Artigos

01 fev 2010

ABRINDO O BICO


DESABAFO COERENTE

As declarações, em tom de desabafo, feitas pelo comandante do 11º BPM do RS, o tenente-coronel Sérgio Simões, publicadas na ZH de sábado, 30/01, deixou a mim e mais 99% dos gaúchos um pouco mais confortados. Não pelos resultados que os ditos vão promover, mas porque alguém da área de segurança do Estado, finalmente, resolveu abrir o bico.

CONSTATAÇÃO

A constatação conferida pelo comandante da BM, de que a polícia prende várias vezes o mesmo bandido, e a Justiça, por sua vez solta, imediatamente, o criminoso, é mais do que velha. Diante de tantos e repetidos casos, já não cabe falar de má vontade para com a Justiça. Trata-se, de novo, de pura constatação. Coisa palpável. Real.

DIVIDINDO OS ADJETIVOS

Nas diversas oportunidades que ousei afirmar, com fundamentos claros, de que as instituições públicas gozam do mais puro descrédito, mesmo assim não faltaram as costumeiras mensagens me taxando de ácido, pessimista e pouco esperançoso. Agora, pelo visto, alguém mais vai dividir comigo tais adjetivos.

DEPUTADOS ÁGEIS

O tenente-coronel Sérgio Simões prega, ao longo da entrevista, que os deputados precisam ser mais ágeis. Aí, infelizmente, o comandante da BM cometeu um grande erro. Os deputados, ao contrário do que afirma, são muito ligeiros, gente. Principalmente, ou exclusivamente, quando precisam aumentar seus benefícios.

ATROCIDADES

Esses mesmos deputados, federais e/ou estaduais, são absolutamente nulos e desinteressados na arte de promover uma legislação mais adequada para uma segurança pública à altura das necessidades do povo. Ainda mais quando se leva em consideração os níveis impressionantes de atrocidades em todo o território nacional.

AJURIS

Diante de tanta obviedade, que de forma muito tardia foi exposta por um categorizado agente de segurança pública, o mais interessante mesmo foi a reação pra lá de absurda, do presidente da Associação dos Juízes do RS, - Ajuris, João Ricardo dos Santos Costa, ao dizer que o oficial da BM reeditou um clichê surrado. E arrematou dizendo que essa história de Polícia prende e Justiça solta já é ultrapassada. Pode?

O PUFE DA GOVERNADORA

Se houvesse um interesse sinérgico das lideranças, coisa impensável no RS, as autoridades deveriam se reunir para resolver o assunto. E não para criticar o que não pode ser criticado. A insegurança é uma realidade, gente. Dura, séria e complicada. Tem toda razão o comandante Simões quando diz que a sociedade e seus representantes estão, exclusivamente, preocupados com o pufe da casa da governadora. O resto pode esperar -ad eternum-, pois não tem a mínima importância.

Leia mais

29 jan 2010

SERES EM EXTINÇÃO


MAIS OUVIDOS

Diante de tantas catástrofes naturais, que no Brasil estão se notabilizando pelas enchentes, os ambientalistas passaram a ser muito mais ouvidos. Como a educação do povo é muito estreita, a ciência não encontra ambiente suficientemente capaz para explicar os fenômenos da natureza.

AMBIENTALISTAS

Com essa história de aquecimento global, coisa pra lá de cansativa até porque nada foi comprovado cientificamente até agora, os ambientalistas ganharam espaço enorme. Até porque, por falta de argumentos ninguém ousa contrariar ou colocar em dúvida o tema. E quem o faz é imediatamente excomungado.

EDUCAÇÃO

Enquanto isso prefiro manter a minha posição e o meu entendimento. Continuo convencido de que preservar a natureza é pura questão de educação e não de impedimento do crescimento econômico. Bem ao contrário daquilo que os esquerdistas vêm pregando, como ocorreu nesses dias de Fórum Social Mundial.

CRIME AMBIENTAL

É curioso, no entanto, que esses detratores ideológicos insistam na preservação das espécies. Em contrapartida, o que mais querem é a extinção imediata dos liberais. Como defensores do meio-ambiente isto é um crime. Crime ambiental.Aqui no Brasil, por exemplo, o mico-leão-dourado e a arara azul, considerados em extinção, são espécies mais numerosas do que os liberais.

MAU?

Infelizmente, para dificultar ainda mais o entendimento das propostas liberais, os ambientalistas, ou esquerdistas melhor dizendo, condenam o liberalismo. Como se o país já tivesse tentado maior liberdade individual e o resultado alcançado tivesse sido ruim. Como isto nunca existiu, como se explica que o liberalismo é mau?

CANSADO

O médico do presidente Lula disse que ele é saudável mas que está muito cansado. OK. Este cansaço, presumo, só pode ser atribuído ao esforço que ele faz para mentir e fazer da ministra Dilma a sua candidata à presidente. Quando é para se reunir com Chávez e Cia o cansaço não se manifesta.

REPÚBLICA BOLIVARIANA

Também não pode dizer que a leitura do PNDH o deixou cansado. Tampouco mostrou cansaço quando assinou a proposta que pretende transformar o Brasil na mais nova República Bolivariana, a exemplo da Venezuela, Equador, Bolívia.

Leia mais

28 jan 2010

UMA SENHORA DESCONHECIDA


FORO DE SÃO PAULO

A organização comunista, - Foro de São Paulo -, permanece, infelizmente, como uma senhora nada conhecida pelos brasileiros. A razão, na minha lógica, é muito simples: a sociedade entende, equivocadamente, que aquilo que os jornais não publicam não existe. É isto mesmo: simplesmente não existe.

INSISTÊNCIA

Já àqueles que se interessam pela leitura de outros meios de comunicação, a chamada de mídia alternativa, perceberam que entre os poucos veículos que falam da existência do Foro de São Paulo, o Ponto Crítico foi aquele que mais se destacou pela insistência. Sempre esclarecendo a existência e os propósitos do FSP.

SILÊNCIO TOTAL

Na condição de editor do Ponto Crítico, a cada artigo escrito sobre o FSP sempre me referi sobre o inexplicável silêncio de todos os principais meios de comunicação. É algo inacreditável. A mídia aberta, que sempre noticiou as inúmeras invasões do MST, e sempre reportou as edições do Fórum Social Mundial, se recusa a informar sobre o nascedouro das manifestações social-comunistas do país e/ou da América Latina.

AMBIENTE DAS DECISÕES

Pois, para que ainda não sabe, tudo que vem acontecendo na América Latina é fruto das decisões tomadas nas diversas reuniões do Foro de São Paulo. É ali que as manobras são boladas, estrategicamente, para serem colocadas em prática quando a oportunidade for favorável.

EXAGERO

Uma vez que a grande mídia nada registra é compreensível que muita gente não tenha levado a sério aquilo que o Ponto Crítico adverte. Assim, grande parte dos leitores deve ter entendido os meus textos como um exagero. Principalmente porque sempre me posicionei de forma muita crítica ao PT e seus grandes aliados.

Leia mais

27 jan 2010

A CULTURA DA DEMOLIÇÃO


EFICIÊNCIA NA DESTRUIÇÃO

É mais do que sabido que os nossos políticos são pródigos e eficientes na tarefa da demolição. Mesmo quando o mundo todo se volta para a construção e desenvolvimento, com o Brasil sendo levado à condição de país-oportunidade, o que é uma dádiva, ainda assim os políticos não desistem.

AO ABISMO

Convencidos, culturalmente, de que sempre há espaço para piorar aquilo que sequer chegou ao estágio de razoável, a ordem é perseguir, de forma constante e organizada, até encontrar meios capazes de levar o país ao abismo.

ESTUPIDEZ LEGAL

Além da fantástica estupidez que consta no projeto que está sendo apresentado no Fórum Social-Comunista Mundial, que obriga as empresas a destinarem 5% do lucro aos funcionários, um outro Projeto de Lei, de número 6138/09, define que os funcionários contratados via CLT passarão a ter direito a mais 30 dias de descanso, além das férias, a cada 5 anos de trabalho na mesma empresa ou em instituições de um mesmo grupo econômico.

CAINDO FORA

Anotem aí: a autoria deste projeto maluco é do deputado Iran Barbosa. Obviamente, um petista. De Sergipe. Mesmo que as duas propostas comunistas não venham a ser aprovadas, o que não é uma fava contada, o fato é que muitos investidores já devem estar convencidos de que não devem investir aqui. Por precaução, o negócio é cair fora. Desistir da tal oportunidade que o Brasil revela.

ÁGUA SUJA

Quanto maiores a estupefação e a impotência para reagir a tanta esperteza, o que resta aos mais sensatos, cujas mentes não conseguiram ser lavadas com a água suja da ideologia socialista, é a leitura dos textos que expressam alguma indignação.

DROGAS

Mesmo sabendo que as mensagens de revolta por si só não consagram a força ou o poder para mudar a triste realidade, uma coisa elas conseguem: enquanto durar esta frágil liberdade de expressão, as notas de repúdio funcionam como drogas produtoras de algum prazer.

ACOLHIDA

O que é mais duro e lamentável nisso tudo é que a grande imprensa dá acolhida de páginas inteiras às loucuras propostas pelos comunistas sem qualquer comentário crítico. E quando algum liberal se manifesta, a obra sequer é noticiada. Muito menos, obviamente, o autor.

Leia mais

26 jan 2010

REUNIÃO DOS ATRASADOS


IDÉIAS RETRÓGRADAS

O Fórum Social-Comunista Mundial, que agita a semana da pobre Porto Alegre, considerada como capital mundial do comunismo, continua o mesmo nesses dez anos de existência: uma reunião das espécies mais atrasadas do planeta. E todos, naturalmente, muito convencidos de que, através de suas idéias retrógradas, um outro mundo ?melhor- é possível.

UTOPIA

Como se trata de um público há muito conhecido como ?inimigo número um - da liberdade, embora sempre digam o contrário, tudo aquilo que vêm pregando nesses dez anos de FSM não passa de uma utopia.

A PROVA DO ATRASO

A prova palpável do atraso está na presença das mais variadas estrelas vermelhas convidadas. A principal deste Fórum Comunista é, indiscutivelmente, o incomparável Hugo Chávez. O frenesi será apoteótico quando a aeronave do ditador aterrissar em Porto Alegre.

O INTERVENTOR

O estúpido, pela identidade ideológica dos participantes do FSM, será muito mais saudado pelo fato de ter censurado seis redes de televisão da Venezuela, entre elas a conhecida RCTV (Radio Caracas Televisión Internacional). Todas elas tiradas do ar por uma razão: deixaram de transmitir os discursos de Chávez. Pode?Esta é a tal mensagem de liberdade exigida pelos comunistas. E este, pasmem, é o tal -mundo melhor-, que os social-comunistas entendem e clamam como possível. Pode?

POPULISTAS

A programação do Fórum Comunista, obviamente, não ousa propor um debate sobre a lamentável situação da Argentina e da Venezuela, países governados por excêntricos populistas, cujo pensamento da esquerda se revela como altamente destruidor do tecido social.

ARGENTINA

A Argentina, além de tantos fracassos que o povo vem colhendo, poderia expor o seu momento incrível, onde a presidente Cristina Kirchner não arreda pé da vontade de intervir no Banco Central. A confusão é tamanha que o BCA iniciou a semana com dois presidentes: um reconhecido só pelo Governo; e outro, legítimo, que se nega a deixar o cargo porque foi o Senado que o colocou lá.

VENEZUELA

Já a Venezuela poderia discorrer sobre o caos. Se quase tudo falta lá, o que mais sobra é a arrogância do seu ditador. A ponto do vice-presidente, e também ministro da Defesa, Ramón Carrizález, achar que o melhor seria pegar o boné e cair fora do governo. Conhecedor do estilo truculento de Chávez, Ramón alegou motivos pessoais para não sofrer as consequências.

Leia mais

25 jan 2010

O EFEITO CRÉDITO


CAPITAL DE GIRO

Por muitos e muitos anos o crédito bancário, aqui no Brasil, foi uma mercadoria sempre muito escassa. Com isso, as vendas no comércio só podiam crescer em função do tamanho do capital de giro que as empresas dispunham para poder financiar seus consumidores.

TÍTULO DE CRÉDITO

Esta limitação de crédito fez do Brasil o país do cheque pré-datado. Esta loucura em termos de simplificação e facilidade para aumentar as vendas fez com que o cheque deixasse de ser uma ordem de pagamento à vista para se transformar num título de crédito, coisa que contrariava a própria Convenção de Genebra.

COMPORTAS ABERTAS

Com a deflagração da crise financeira mundial, onde o mercado externo simplesmente paralisou, a única alternativa que nos restou para crescer foi o mercado interno. Pois, a partir daí, principalmente, que as comportas do crédito se abriram, de forma vigorosa e definitiva por aqui.

ATESTADO DE IMUNIDADE

Se o crédito descontrolado foi levado à condição de mal do século, atingindo o mundo a ponto de se produzir uma gigantesca crise, o Brasil se apresentou como um dos raros países blindados e totalmente fora da contaminação. Por absoluta falta de crédito concedido ganhamos o atestado de imunidade.

QUALIDADE

Se em 2009 o crédito concedido já representou 42% do PIB, para este ano de 2010 o percentual deve aumentar para 50% do PIB, pelo que diz o sistema. Algo bastante confortável dependendo da qualidade, ou capacidade de pagamento dos financiados.

TOMADOR DE RISCO

Isto tudo prova, tranquilamente, que não foi a renda do povo o fator determinante do crescimento das vendas do comércio brasileiro. Foi, isto sim, a enorme concessão de crédito feita agora pelo sistema financeiro, que passou a tomar o risco antes pertencente ao comerciante.

PROVISIONAMENTOS

Chamo atenção para um ponto: caso a renda não cresça, coisa que depende do investimento, que por sua vez depende do nível de poupança, a inadimplência acabará sendo inevitável. Para evitar estragos desta ordem os bancos vão necessitar cada vez mais de provisionamentos. O bastante, como se sabe, para aumentar a taxa de juros dos financiamentos concedidos.

Leia mais