Artigos

27 set 2011

A EMERGENTE ÁFRICA DO SUL


ESFRIANDO A CABEÇA

Como não suporto mais a estúpida vontade dos integrantes do governo Dilma, de criar a qualquer custo um imposto para a Saúde, resolvi passar alguns dias fora do país. Como destino, para respirar ares mais puros, escolhi a África do Sul, mais precisamente a belíssima Cidade do Cabo.

SOUTH AFRICA

A África do Sul, como se sabe, da mesma forma que o Brasil é, também, um país emergente. A curiosidade, entretanto, se deve à duas razões que julgo importantes: 1- foi sede da última Copa do Mundo (em 2010); e, 2- faz parte do BRICS (que, inexplicavelmente, a imprensa acredita que, por ter o S no final da sigla, coloca a palavra no plural. Pode?)

CAPE TOWN

Como passo a semana toda na Cidade do Cabo trato, de imediato, de observar o que de fato aconteceu em termos de obras realizadas para a Copa de 2010, e como estão sendo aproveitados, atualmente, os equipamentos urbanos construídos para aquele mega-evento.

SURPRESA

Esta é a primeira vez que ponho os pés na África. E pela grande curiosidade que cultivo em saber como vive o povo dessa região do continente, a minha agradável surpresa começou com a confortável viagem feita pela aeronave da South African Airlines. Um show.

INFRAESTRUTURA

Quanto à cidade do Cabo (Cape Town), com seus quase 4 milhões de habitantes, já no desembarque apresentam-se como destaque a beleza do lugar e sua excelente infraestrutura turística. Faz jus, enfim, também no meu entender, ser considerada uma das cidades mais bonitas do mundo.

GREEN POINT

Bem, mas deixando de lado os fantásticos e abundantes produtos turísticos que Cape Town oferece, é importante salientar que o belo Estádio Green Point, construído para a Copa de 2010, continua sendo bem utilizado, mesmo que o futebol seja muito pouco praticado no país.

EVENTOS

O consórcio formado pela South África Sail Group e o Stad de France segue administrando o Green Point. A primeira providência foi reduzir o número de lugares, de 64.100 para 55 mil. Com isso os espectadores ganharam mais conforto para assistir, além dos jogos de Rugby (esporte preferido), aos inúmeros eventos musicais que chegam a Cape Town.

PROGRAMAÇÃO

Amanhã pretendo escrever sobre a atração de investimentos. Desde já informo que a programação prevê a visitação de algumas vinícolas e a participação em um grande remate de cordeiros da raça Dorper, em fazenda localizada a 300 km de Cape Town.

Leia mais

26 set 2011

RS: UM ESTADO ACANHADO


O RS JÁ ERA

O Estado do RS, como a maioria dos brasileiros acompanha, por muitos e muitos anos ocupou a liderança, na região Sul do Brasil compreendida por PR, SC e RS, em termos de representatividade empresarial e em participação relativa da formação do PIB nacional.

O PARANÁ É O NOVO LÍDER

Hoje, porém, o quadro já é outro. Face a uma perda gradativa e crescente de empresas sediadas no Estado, neste ano, pela primeira vez o Paraná assumiu essa liderança, como pode ser visto através de alguns indicadores, tipo Valores Ponderados de Grandeza e de endividamento.

EXTERMINADOR DO RS

Esta troca de posição no ranking da Região, se verifica pela perda gradativa e crescente de empresas com sede no RS. Uma das razões é fruto do lamentável governo petista, comandado por Olívio Dutra, que tal qual um Exterminador do Futuro tratou de fazer com que muitas empresas desistissem do Estado gaúcho.

REVISTA AMANHÃ

Ah, antes que algum leitor mais desavisado diga que é má vontade minha para com o Exterminador peço que deem uma olhada nas páginas da revista Amanhã, edição de agosto/setembro, que divulga as 500 maiores empresas do Sul do Brasil (PR, SC e RS) com o título: Grandes & Líderes.

MÉTODO SÉRIO

No aspecto metodológico da realização do ranking, por uma questão de credibilidade só existe uma fonte de informação: o balanço das empresas. E o critério de classificação regional é o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), cuja análise técnica é de exclusiva responsabilidade da PwC - Price Watherhouse Coopers.

ANÁLISE COMPARATIVA

Chama muito a atenção, na análise dos Estados, que na soma dos VPGs o RS atingiu R$ 96,6 bilhões enquanto o PR ficou com R$ 101,5 bilhões. Em patrimônio, o RS somou R$ 73,5 bilhões e o PR, R$80,8 bilhões. Da mesma forma, o RS perde em Receita Bruta e Lucro Líquido.Entretanto, o Estado gaúcho ganha em PREJUÍZO (R$ 422 milhões contra R$ 183 milhões do Paraná). Que tal?

POLO AUTOMOBILÍSTICO

Outro detalhe: o crescimento do polo automobilístico do Paraná. É importante entender que, enquanto a Ford foi defenestrada do RS pelo governo petista indo para a Bahia, o PR acolhia a Renault, empresa que contribuiu enormemente para o seu crescimento em VPG neste ano.Obviamente não se trata do fim do mundo o fato do RS perder o primeiro lugar para o PR. Mas, a continuar com este desempenho, em poucos anos a segunda posição irá para SC. Vai demorar um pouco, certamente, mas as favas podem estar contadas. Afinal, o centro de decisão de centenas de empresas que continuam produzindo no RS já transferiram suas sedes para outros Estados. É um sinal importante de que não estão aguentando, não?

Leia mais

23 set 2011

A INSUPERÁVEL INCOMPETÊNCIA


COMENTÁRIO EXEMPLIFICADO

Dias atrás fiz um comentário dizendo que, entre um corrupto e um incompetente é preferível ficar com o corrupto. Tudo porque, se não houver outra possibilidade de escolha, o corrupto é aquele que dá um prejuízo muito menor aos logrados.

PREJUÍZOS

Vejam que, de tantos casos de corrupção que acontecem no nosso país (campeão mundial em desvio de dinheiro público) os resultados impostos por políticos incompetentes têm causado prejuízos muito maiores para os pobres contribuintes.

INCOMPETÊNCIA

Observem, por exemplo, o desempenho do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Não é, certamente, um sujeito desonesto. Mas, em compensação, é de uma incompetência rara. Por ser fiel, de corpo inteiro, às decisões equivocadas, que dão prejuízos enormes ao Brasil, o ministro Mantega cabe muito bem no figurino da minha observação.

PLANTADOR DE PEPINOS

Pelas decisões que prefere tomar, Mantega dá a impressão de que depois de eleger as piores alternativas a sua decisão recai sobre aquela que produz maior devastação para a economia. Se fosse um agricultor seria um notável plantador de pepinos. A semana que está findando que o diga.

NADA CONVENCIDOS

Como Mantega não age solitariamente entende-se que a sua chefe, Dilma Rousseff, vai na mesma toada, certamente. Pelas medidas que ambos já tomaram e, principalmente, pelas que estão deixando de tomar, é de se concluir que nenhum dos dois está convencido de que a crise mundial é séria.

PREPARADOS PARA A CRISE?

Faço este julgamento a partir da enfática declaração feita por Dilma, ontem, em Nova Iorque: - Estamos preparados para enfrentar a crise! Como assim? 1- Os países europeus que mais estão sofrendo são aqueles cujos governos estão em linha com a ideologia socialista petista; 2- As reformas e/ou reduções de despesas que aqueles países estão fazendo, não deveriam ser feitas também aqui?3- Esta crise não pode ser confundida com terremoto, tufão ou tsunami. Estes, por terem curta duração, admitem uma reconstrução rápida dos estragos;

AFUNDANDO AINDA MAIS

De novo: enquanto os países da Europa, idem os EUA, tentam debelar a crise com corte de gastos (inclusive salários e proventos dos aposentados), o Brasil age com total estupidez ao ignorar as reformas. Isto é estar preparado? Aliás, nunca antes na história deste país se viu tanto aumento de salário de servidores (de todos os tipos e classes) além de tantas contratações. Enquanto os governos europeus reformam a previdência, o governo Dilma dá discursos na ONU. Mais: para enfrentar os gastos cada vez maiores com a saúde, ao invés de obter recursos via reformas o governo Dilma (com seus aliados) prefere aumento e/ou criação de novos impostos. Pode? Em resumo pergunto: isto é estar preparado para a crise? Não! É para se afundar ainda mais na crise.

Leia mais

22 set 2011

PRA TRÁS, A PASSOS LARGOS


CONHECIMENTO GERAL

Da mesma forma como é impossível encontrar alguém que não saiba em que data se comemora o Natal, por exemplo, também não se imagina que, a estas alturas dos acontecimentos, exista alguém que desconheça que o mundo está passando por uma crise econômica muito séria.

LONGE DA CONTAMINAÇÃO

Pois, por incrível que possa parecer, face às incríveis atitudes que o governo brasileiro vem tomando, fica a impressão de que a tal crise nada mais é, para nós, do que um desarranjo ocasional. Ou, se algo de ruim existe no mundo, o Brasil está longe da contaminação.

MÁQUINA DO TEMPO

Em síntese, já se pode afirmar, sem errar, que o governo petista de Dilma Rousseff, além de mostrar uma fantástica predileção por despesas, parece ter inventado a MÁQUINA DO TEMPO, cujo funcionamento permite, exclusivamente, levar o país para um lado só: o PASSADO.

ROMBOS IMPAGÁVEIS

O resultado das atitudes desastrosas, já experimentadas pelo país, já mostra o quanto nos aproximará dos males que atingem, hoje, os países da Europa e os EUA. As decisões mais recentes, infelizmente, vão fazer o Brasil ficar rotulado como PAÍS DOS ROMBOS IMPAGÁVEIS.

PROTECIONISMO

Depois de baixar medidas protecionistas absurdas, que fazem o país ressuscitar a velha e absurda MATRIZ NACIONALISTA, a presidenta Dilma foi a Nova York para, entre outras coisas, protestar sobre o protecionismo dos países de primeiro mundo. Ou seja, o Brasil pode e deve ser incompetente; já os demais países, o governo Dilma não admite que sejam atrasados. Que tal?

MACROECONOMIA

Vejam que entre as várias doenças que destroem, sem piedade, dia após dia, os tecidos do organismo Brasil, só uma cirurgia, ou reforma, conseguiu emplacar: a reforma MACROECONÔMICA. Foi por aí que o Sistema Financeiro Nacional foi corrigido, ganhou credibilidade, e deu enorme sustentação ao país. Isto, ou o PROER, foi melhor compreendido só no auge da crise de 2008, rendendo importantes dividendos para o Brasil.

PAÍS QUE VAI PARA TRÁS

Se o governo Lula nada fez com relação às demais doenças - todas muito graves -, o governo Dilma, além de querer agravar o que já estava mal, ainda resolveu promover uma explícita destruição da primeira cirurgia. Atitude típica de quem, para desorganizar o coreto, provoca uma hemorragia como solução para curar doenças. Pode?Em menos de um ano de governo já acabou com a autonomia relativa do Banco Central, ao 1- derrubar a taxa de juros no momento em que inflação está mais acelerada; 2- mandar às favas os importadores de veículos, bicicletas, vinhos e de costelas com osso, para ficar só com estes; e 3- resolver aumentar alíquotas de IOF sobre contratos e operações que envolvem o câmbio. Ora, isto prova que o Brasil é, indiscutivelmente, o PAÍS QUE VAI PARA TRÁS.

Leia mais

21 set 2011

ANÁLISE FRIA


POVO DESCONFIADO

A alta incessante do dólar, nesses últimos dias, está deixando muita gente com pulgas atrás das orelhas. A preocupação fica evidente diante da forma com que a maioria está acompanhando a cotação da moeda, ou seja, como se jamais tivessem confiado muito na supervalorização do real.

ANALISTAS DESCONFIADOS

Até os analistas, que através de suas pretensamente infalíveis BOLAS DE CRISTAL em forma de relatórios, sequer imaginavam que a cotação da moeda norte-americana, tanto para este ano quanto para o próximo (2012), teria fôlego para ir além de R$ 1,60.

PREFERÊNCIA POR ABISMOS

Como se vê, uma coisa é o desejo, que as pessoas geralmente nutrem. Outra, bem diferente, é a realidade. Como politicamente incorreto, que prefere analisar em cima de fatos, sempre deixei claro o quanto não compactuei com a tese de que o dólar permaneceria com preço atrativo, a considerar a vontade inabalável dos nossos governantes em construir abismos.

INVESTIMENTOS E DESPESAS

Os brasileiros sensatos, que usam o discernimento, sabem muito bem do que estou falando (ou escrevendo). O Brasil carece, desesperadamente, de investimentos, em forma, principalmente, de infra-estrutura. A nossa opção, no entanto, tem sido pela construção de abismos, em forma de despesas. Em algum momento isto, obviamente, acabaria mal.

CRESCIMENTO ARTIFICIAL

Além do mais, o motivo que levou o país a ter crescimento do PIB nesses últimos anos é pra lá de conhecido. Chama-se CRÉDITO FÁCIL. Pois, esse mesmo crédito fácil, que acabou por produzir um crescimento artificial, já começa a dar sinais de esgotamento. O que também não era difícil de se imaginar.

LUCRO

Como o Brasil está carregado de dólares até o pescoço, caso o governo queira segurar um pouco a alta da moeda para evitar um forte surto inflacionário, ainda acabará lucrando bastante. Principalmente porque fez enorme posição a preços abaixo de R$ 1,60.

MONITOR FISCAL

O fato é que, junto com o início da elevação da cotação, no início da semana passada, entrou a velha desconfiança de que o dólar estava barato demais. Quem tem memória sabe que a qualquer momento tudo poderia mudar. Este receio faz com que muita gente entre comprando, pouco se importando com o que dizem os analistas. Ou seja, com o mercado não se brinca. Quando os compradores resolvem entrar para valer, não há vendedor capaz de conter o ímpeto. Ainda mais depois de tomar conhecimento do relatório do FMI de ontem (Monitor Fiscal), informando que o Brasil está entre os países emergentes mais vulneráveis a uma eventual deterioração fiscal, caso haja agravamento na crise econômica mundial.

Leia mais

19 set 2011

ENTRE FATOS E LENDAS


HISTÓRIA

História é a narração de fatos sociais, políticos, econômicos, militares, culturais ou religiosos ocorridos no passado, de forma crítica e pormenorizados.

LENDA

Pois, mesmo que a história seja uma exclusiva descrição de fatos, vários historiadores preferem contar episódios que jamais aconteceram. Dependendo de quem as lê, a lenda acaba conhecida como fato, infelizmente.

EDUCAÇÃO

Considerando que o povo brasileiro é carente de educação, depois que a besteira dita e/ou escrita é assimilada, aí não tem mais jeito: vira uma verdade tão absoluta que ninguém mais consegue mudar.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A História da Revolução Farroupilha, por exemplo, é uma delas. A data de 20 de Setembro, considerada a data máxima do Estado do RS, é festejada como se os gaúchos tivessem saído vitoriosos na guerra contra as Forças Imperiais. Tudo porque a história é contada por certos intelectuais, de forma mentirosa.

CORAGEM

É correto dizer que os riograndenses foram muito corajosos. Mas o fato é que, além de derrotados, nenhum dos pontos do Acordo de Ponche Verde, que deu fim a conflito, foi atendido. O povo do RS, por total desconhecimento da história, faz feriado para comemorar a derrota e o fato de ter sido enganado.

ACOVARDADOS

O mais importante, sem dúvida, foi o ato de coragem dos então gaúchos separatistas, que não aceitavam a fúria tributária do Império. Pois, nem esta coragem prevalece nos dias de hoje. Os gaúchos de hoje, lamentavelmente, tem se mostrado acovardados diante de tantos desmandos.

COM A MÃO NO PEITO?

Se por algum tempo os demais Estados imaginaram que qualquer ato de indignação ou revolta partiria do RS, isto já virou lenda. A cooptação é uma infeliz realidade. Só restaram a bandeira do Estado, que foi oficializada com a tarja oblíqua vermelha separando o verde do amarelo, e o Hino Riograndense. Nada mais. O curioso é que os gaúchos cantam o Hino com a mão no peito. Pode?

Leia mais