Artigos

16 jul 2009

O DONO DA PIZZARIA


DOUTORADO

Grande especialista e profundo conhecedor da arte de fazer pizzas, com doutorado para poder formar profissionais do ramo, o presidente Lula chamou de ?

pizzaiolos

os senadores da oposição que defendem a criação da CPI da Petrobrás.

CONHECIMENTO DE CAUSA

Mesmo com o forte repúdio demonstrado pelos mais atingidos, até aí ninguém pode tirar a razão de Lula. Afinal, o homem agiu com grande conhecimento de causa, como dono da pizzaria.

SEM EXAGERO

Embora não tenha havido qualquer exagero nas palavras do presidente, o imperdoável é não ter incluído como bons profissionais do ramo os políticos do seu partido e dos aliados.

GARANTIA

A maior garantia de que Lula é mesmo o proprietário da pizzaria está no fato da CPI da Petrobrás vir a ser comandada por políticos (profissionais) governistas. Afinal, a maioria dos cargos da Comissão, ficou nas mãos do governo.

BOM PASTOR

Além de dono de pizzaria, Lula tem se destacado também como pastor. Imbatível na arte da comunicação, o que mais gosta é fazer o sermão do dia. E sai sempre muito aplaudido pelas ovelhas do enorme rebanho de brasileiros que lhe seguem.

MULTIFUNCIONAIS

A exceção dele, Lula, todos os políticos são multifuncionais, como faz questão de destacar: depois de taxados de picaretas, agora já são, também, ótimos pizzaiolos. Ele, no entanto, é só o bom pastor. Ainda assim, para nós são quase todos assaltantes.

RESSURREIÇÃO

Na condição de pastor, Lula não deixa de apontar os demônios que fazem mal ao Brasil. O principal deles, pela contínua repetição que faz nos sermões diários, é o enterro da CPMF.Inconformado com a perda do estúpido tributo, o padre Lula quer reviver o acontecimento bíblico da ressurreição. Não do homem, mas da contribuição. Que tal?

Leia mais

15 jul 2009

SHOW DE CINISMO


ÀS LÁGRIMAS

Ultimamente, o presidente Lula vem dando verdadeiros shows carregados do mais puro cinismo. Na semana passada, no exterior, quase foi às lágrimas em defesa do amigo dileto, José Sarney.

MAIS CÍNICO

Ontem, praticamente repetindo o gesto, Lula foi ainda mais cínico quando elogiou Fernando Collor, em Palmeira das Índias, no Estado de Alagoas.

GOVERNABILIDADE

É perfeitamente compreensível que sempre haja o melhor relacionamento possível entre políticos de partidos aliados. Sem isso ninguém poderia garantir uma boa governabilidade. Até aí tudo bem.Porém, quando qualquer uma das partes parte para o cinismo e a esperteza, aí é duro de ver, ler e ouvir.

MEMÓRIA

Afinal, nenhuma memória tem vida tão curta assim, a ponto de conseguir zerar as mágoas promovidas por contendas entre pessoas extremamente opostas. Principalmente no caso de Sarney e Collor em relação ao presidente Lula.

SEM PUXA-SAQUISMO

É uma pena que o cinismo tenha chegado a esse ponto, gente. É sabido que, quando não é permitida a franqueza e a sinceridade, o respeito precisa ser preservado. Isso, no entanto, não autoriza o puxa-saquismo, pois fica muito falso, sem credibilidade.

SEGUNDA GUERRA

Na Segunda Guerra Mundial, a imprensa fez de tudo para promover um encontro entre Churchill e Hitler, na tentativa de um armistício. Churchill, no entanto, sempre desconversou o assunto.

SEM ACORDO

Quando os aliados venceram os alemães, um repórter indagou o motivo pelo qual o ministro inglês nunca aceitou um encontro com Hitler. A resposta veio rápida:- Hitler é um inimigo e não um adversário. Com inimigos não há acordos.

Leia mais

14 jul 2009

UM NOVO FEUDO


ESTATAL

Sem surpresa alguma, o governo está anunciando que decidiu mesmo pela criação de mais um feudo estatal para ?cuidar- das reservas de petróleo da camada pré-sal.

PRECEITO BÍBLICO

Como o povo adora ser enganado, e permanece nesse estado com enorme prazer e estupor, o convencimento geral é de que o petróleo aqui é realmente nosso. Até parece preceito Bíblico em que a contestação é inaceitável.

MINHAS CONVICÇÕES

Como tenho compromisso com as minhas convicções, que são as minhas verdades, nunca vou parar de repetir que a parcela da Petrobrás que pertence ao povo é ínfima. Isto, infelizmente, parece impedido de penetrar na cabeça da maioria absoluta dos incautos brasileiros.

CUSTO E VANTAGENS

Vamos deixar bem claro: o custo da empresa, sem dúvida, sempre pertenceu à sociedade. Já as enormes vantagens estão nas mãos dos funcionários da estatal e dos seus governantes.

O PRÉ-SAL É NOSSO!

E agora, com o nascimento da mais nova estatal, que ? cuidará- das reservas do pré-sal, os brasileiros, já devidamente catequizados pelo presidente Lula, vão a loucura. O pré-sal é nosso! Viva.

NÃO REAGIR

Enquanto rola esta notícia, os nossos senadores continuam levantando muros e mais muros de proteção para impedir a diminuição das vantagens e das roubalheiras. E o povo? Quieto e consciente de que diante de assaltantes a ordem é não reagir.

DESEMBARQUE

O senador Pedro Simon, do PMDB, quer que seu partido discuta de forma efetiva, mas com cuidado, a saída do governo de Yeda Crusius. Um senador que nada faz para melhorar a imagem do Senado, dizer que há crise no Executivo do RS? Depois dessa afirmação de Simon, a governadora Yeda deveria exigir o imediato desembarque do PMDB de Simon do seu governo.

Leia mais

13 jul 2009

COMO INSPIRAÇÃO


DUAS DATAS

Duas datas internacionais muito importantes são comemoradas neste mês: para os americanos o 4 de julho, Dia da Independência; e para os franceses o 14 de julho, dia da queda da Bastilha.

SEM COMENTÁRIOS

A imprensa brasileira, infelizmente, achou por bem não fazer comentários, na semana passada, sobre a passagem do 4 de julho, data da Independência dos EUA.

SÍNTESE DA CARTA

Sempre que possível deveria ser repetida, exaustivamente, a síntese mais importante da Carta de Declaração da Independência americana, ocorrida lá em 1776: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade individual.

INSPIRAÇÃO

Como amanhã é 14 de julho, data historicamente importante para os franceses, ainda há tempo para que a mídia estampe o quanto a queda da Bastilha pode inspirar a nós brasileiros.

ELEMENTO-CHAVE

Sempre é bom lembrar que o 4 de Julho de 1776, embora seja muito festejado nos EUA, foi o elemento-chave para que os franceses possam comemorar o 14 de julho de 1789, quando atacaram e derrubaram a Bastilha.

O BRASIL NÃO FEZ

O que os franceses e americanos fizeram lá atrás, o Brasil precisa fazer com urgência: 1- promover a queda do absolutismo político; e, imediatamente após, tratar de escrever uma Constituição igual a dos americanos.

A NOSSA BASTILHA

O momento atual não poderia ser mais propício. Os escândalos políticos praticados em todos os cantos do país, estimulam uma mudança e um enfrentamento. Afinal, o Senado está para o Brasil como a Bastilha esteve para a França.

Leia mais

10 jul 2009

DITADO POPULAR


POR ALGUM TEMPO

Um velho ditado que diz o seguinte: É possível enganar algumas pessoas por algum tempo, muitas por muito tempo, mas nunca todas por todo o tempo.

POR TODO O SEMPRE

No Brasil, pelo que estamos percebendo, o que consta no ditado não tem nenhum sentido, uma vez que muita gente tem o dom de enganar o povo por várias gerações. Por todo o sempre.

OBRA DO DESTINO

É óbvio que quanto menor o nível de esclarecimento, maior é a capacidade de ser enganado. Exemplo: basta dizer que tudo que acontece é OBRA DO DESTINO e muita gente já fica conformada.

NAS ESCRITURAS

Como se todas as dificuldades e obstáculos que precisam ser enfrentados na vida estivessem reservados e gravados nas escrituras. E que a ordem é aceitá-las passivamente.

CONGRESSISTAS

Vejo, por exemplo, que os nossos congressistas, liderados pelo maquiavélico Sarney, vão continuar enganando o povo eternamente. Mesmo que muitos admitam haver exageros nas safadezas praticadas, há quem debite tudo isso a obra do DESTINO.

POPULARIDADE DE LULA

O Presidente Lula, pelo magnífico índice de popularidade que ostenta, coisa nunca vista na história deste país, tem esta capacidade de enganar seus adoradores.

CASA DOS HORRORES

Sabedor disso, Lula tranquiliza seus eleitores fazendo de Sarney um santo. A tal ponto que, se Sarney viesse a falecer, a cerimônia do seu enterro deixaria o showneral de Michael Jackson no chinelo.

THE ECONOMIST

-Tenho certeza de que nem o artigo publicado na revista britânica ? The Economist - desta sexta-feira, vai mexer com os brasileiros. Eis o que diz a revista:

CASA DOS HORRORES

Os escândalos do Senado brasileiro são lembretes das falhas cometidas por aliados do presidente Lula e da sua disposição em fechar os olhos para escândalos quando lhe convém. O título do artigo: Casa dos Horrores.

Leia mais

09 jul 2009

EDUCAÇÃO ECONÔMICA


SITUAÇÃO CLARA

Para que uma sociedade possa ser informada de forma correta, e compreenda a real situação econômica no lugar onde reside, duas coisas são por demais importantes: 1- a seriedade do conteúdo a ser comunicado; e, 2- o efeito que a explicação venha a produzir na cabeça dos informados.

TÉCNICA

Por outro lado é necessário que as exposições sobre economia sejam exclusivamente técnicas, de fácil compreensão e totalmente isentas de ideologia. Até porque, caso houver cunho político, com propósito eleitoral, o entendimento do assunto e a relação causa/efeito das medidas será defeituosa.

ESTUDO ECONÔMICO

Como recebi, recentemente, um estudo econômico me enviado por uma séria fonte empresarial, tratei de analisar o tema sob ângulo estritamente técnico antes de fazer qualquer comentário. Com esse único propósito, isento de qualquer ideologia, repasso o conteúdo.

CUSTOS ELEVADOS

O que mais quero, no entanto, é que percebam o quanto o Brasil, e o Estado do RS em particular, estão comprometidos pelos custos muito elevados que carregam, em comparação com outros países competidores mundo afora.

ESTUDO

A crise mundial determinou uma redução de 15% no faturamento das empresas do RS, o que significa um menor fluxo de caixa nas empresas e uma consequente redução de investimentos.Com o recuo da produção em 15%, o número de horas trabalhadas caiu 9,2%, o que significa uma redução, comprovada, de 24 mil vagas no mercado de trabalho. Matematicamente, a massa salarial teve uma redução de R$ 376 milhões. Até aqui não há dúvidas, correto?

NÚMEROS COMPARATIVOS

Pois bem, se o quadro brasileiro preocupa, o RS está muito pior do que o Brasil. Nos últimos doze meses (mai 2008/abr 2009) os números são os seguintes: BRASIL RS Prod. Industrial: -10,9% -12,7%Faturamento na Indústria: -5,2% -10,6%Emprego na Indústria : 0,1% -1,8%Exportações Totais : -6,4% -15,7%Utilização da CapacidadeInstalada na Indústria: -4,2% -6,9%

CUSTO DE PRODUÇÃO

Se já é muito caro produzir no Brasil, comparativamente com países emergentes, mais caro ainda é produzir no RS. Só para ter uma idéia, para produzir qualquer coisa no Brasil, o custo operacional/vendas líquidas é de 55,6%. No RS o custo se eleva para 64,5%. Ou seja, o RS é o 5º Estado mais caro para a indústria produzir.

ATENÇÃO, GOVERNANTES

O estudo é amplo, mas o que aí está precisa ser conhecido pelos governantes. Se não olharem para o problema, onde os custos precisam ser reduzidos, principalmente o peso dos tributos assim como as contribuições sobre a folha de salários, a situação só vai piorar. Isto é sério, gente. É análise técnica, com ZERO de ideologia ou catastrofismo.

Leia mais