SEMPRE EXISTIU
De uma hora para outra o povo brasileiro passou a ser informado pela mídia de que os postos de combustíveis operam em forma de cartel. Como se isto fosse uma novidade. Pois, por mais que alguém tente me desmentir, o fato é que o cartel sempre existiu.
DESCONHECIMENTO
O curioso é que a mídia só tratou desse assunto após os aumentos sucessivos dos preços do etanol e da gasolina nas bombas. Provando uma falta de conhecimento sobre o tema, a mídia imagina que cartel só existe quando os preços dos produtos cartelizados sobem. Caso os preços dos combustíveis baixem nas bombas, face à uma possível redução praticada pelos fornecedores e distribuidores, mesmo que isto venha a ter reflexo junto aos consumidores, não significa o fim do cartel.
CARTELIZAÇÃO TRIBUTÁRIA
Mas, aproveitando a deixa, tudo aquilo que o governo está querendo para o país, como consta na proposta de REFORMA TRIBUTÁRIA que está sendo costurada, é a formação do CARTEL DOS CARTÉIS. Explico: para acabar com a competição fiscal entre os Estados, o governo vai cartelizar a tributação.
PELO MAIOR VALOR
Insisto: o governo usa o termo GUERRA FISCAL, ao invés de COMPETIÇÃO FISCAL, para colorir a proposta. No entanto, ao tornar o ICMS igual para todos os Estados, além de formar um enorme CARTEL, as alíquotas serão definidas pelas mais altas, em vigor. Ou seja, um prejuízo e tanto para contribuintes e empreendedores.
SEM EXPLICAÇÃO
Ora, se o governo não admite a existência de cartel de combustíveis, como explica o fato de que está pretendendo formar um poderoso cartel tributário?
GANÂNCIA
Mais: se os donos dos postos e os usineiros estão sendo acusados de gananciosos, o que não deixa de ser uma verdade, o que dizer do governo, que além de impedir a competição, nos impõe uma enorme carga tributária, estupidamente gananciosa?
O PIOR É O MONOPÓLIO
O ministro Lobão, nas vezes em que aparece para dar explicações, além de dizer besteira propõe cada vez mais intervencionismo. Portanto, jamais esperem que o Lobão Mau venha a público para defender a quebra do monopólio do petróleo.Num concurso de Grandes Males para a economia, anotem aí: entre um monopólio e um cartel, apesar de ambos serem altamente prejudiciais para o funcionamento do mercado, o pior de todos é o monopólio.