NOTÍCIAS OPOSTAS
Entre tantas notícias que estão chamando a atenção dos brasileiros separei duas, que me parecem mais interessantes por serem opostas:
AZALÉIA
1- Hoje, os gaúchos foram informados de que a fábrica de calçados Azaléia está deixando definitivamente o RS. De malas prontas parte definitivamente para o nordeste do país, para se encontrar com a felicidade que o Estado gaúcho não consegue propiciar.
O CÂMBIO NÃO É O CULPADO
Desta vez, por mais que muita gente entenda assim, não foi o câmbio que provocou a mudança de endereço da empresa. Até porque os Estados do nordeste, que já abrigam fábricas da Azaléia, ficam no território brasileiro e, portanto, enfrentam o problema cambial.
FAMA PETISTA
Como o PT de Olívio Dutra ficou conhecido por ter expulsado a fábrica da Ford, para felicidade da Bahia, o governo Tarso parece que vai ganhar a fama de ter expulsado o setor calçadista do RS, que por ironia do destino está indo para o nordeste.
INFRA-ESTRUTURA E MERCADO
Aqui entre nós: motivos não faltam para cair fora do RS. A logística é péssima. E, se os grandes mercados ficam muito longe do RS, a infra-estrutura simplesmente não existe. Somando com o horripilante custo fiscal do RS, a decisão de cair fora do Estado não pode surpreender.
ABERTURA CUBANA
2- Enquanto o Brasil toma decisões contrárias à lógica da competitividade, os irmãos-ditadores da Ilha de Cuba, que os governantes petistas adoram, e até usam como benchmark, estão oportunizando atividades em que a livre concorrência deverá dar as cartas.
VIVA CUBA!
Em termos gerais, 313 diretrizes já entraram em vigor com o propósito de recuperar a economia cubana. E não deve parar por aí, pois o governo pretende dar mais estímulos à iniciativa privada e a reduzir a presença do Estado na economia. Viva Cuba! Viva Raul Castro! Que tal? Assim as indústrias de calçados do RS acabarão instaladas em Cuba, gente.