Artigos

31 jan 2013

TRAGÉDIAS E ALVARÁS


Compartilhe!           

NO ATACADO E NO VAREJO
Para a sociedade brasileira, sempre muito influenciada pelos meios de comunicação, a palavra -TRAGÉDIA- é usada quase sempre para definir atos funestos que acontecem no ATACADO. Já o termo -ACIDENTE- serve para definir as desgraças ocorridas no VAREJO.
JUSTIÇA
Nas TRAGÉDIAS, pelo que é possível constatar, quanto maior for o número de mortos e feridos, mais a sociedade exige, de forma implacável e rápida, o apontamento imediato de todos os culpados. Todos pedem, em coro, que seja feita Justiça.
CONCURSO
Para tanto entra em cena a velha influência da mídia, cuja maioria dos repórteres e comentaristas agem como se estivessem participando de um concurso, onde o vencedor é aquele que aponta o grande criminoso com mais rapidez. E aí, ao invés de promover o máximo de informação, acabam confundindo ainda mais a opinião pública.
ALVARÁ
No triste episódio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, todos correram atrás do alvará, que no entender equivocado da sociedade brasileira é o documento capaz de definir a correta condição e capacidade de funcionamento de qualquer estabelecimento.
DOCUMENTOS PROTOCOLARES
Ora, considerando que Alvarás e Licenças são fornecidas por entidades públicas/governamentais, o que se pode esperar? Se o povo em geral, assim como a mídia, entende que a grande maioria dos políticos não tem credibilidade e que a incompetência impera por todos os cantos do setor público, Alvarás e/ou Licenças são documentos meramente protocolares.
CONSCIÊNCIA
Vejam, por exemplo, quantos mortos e feridos são recolhidos diariamente nas ruas, avenidas e estradas. Quase todos os motoristas têm licença para dirigir e nem por isso os responsáveis pelas ocorrências (que chamamos de ACIDENTE) deixam de cometer atrocidades. Pergunto: - De que adianta o alvará (carteira), se falta a necessária consciência?
CRIME DOLOSO
Mais: considerando a vontade do povo, de querer a cabeça de culpados pelas tragédias, quem sabe começamos com a presidente Dilma e o governador Tarso (para ficar só com o do RS, cuja sociedade adora tragédias). O que esses governantes estão fazendo com as contas públicas e com a economia é uma verdadeira TRAGÉDIA. Aí estamos diante de crime DOLOSO (com o firme propósito de matar a economia) e não CULPOSO.