INCENTIVOS FISCAIS
Incentivos fiscais temporários são sempre muito traiçoeiros. No momento em que são decididos e lançados, dependendo do impacto que oferecem para dinamizar a economia são recebidos com muita festa. Entretanto, quanto mais se aproxima o encerramento do prazo das vantagens fiscais concedidas, maior a desconfiança e, consequentemente, o desânimo de quem produz.ABISMO FISCAL AMERICANO (FISCAL CLIFF)
Como as vantagens fiscais concedidas à economia dos EUA na década passada, ainda no governo Bush, estão com os dias contados (vão vencer em janeiro de 2013), a preocupação é geral. Ou seja, a encrenca está mexendo com os nervos do mundo todo, praticamente, e não só na cabeça dos americanos.PRATO CHEIO
Pelo que reza o acordo firmado lá atrás, o valor a ser retirado da economia, em 2013, é algo como 600 bilhões de dólares. Ora, diante da tênue e inicial recuperação da economia dos EUA, que deve fechar 2012 com crescimento de 2% (mais do que o PIB brasileiro, que espera crescer 1,5%), o fim das isenções é um prato cheio para provocar um ambiente altamente recessivo.INDÚSTRIA NO BRASIL
Pois, enquanto o governo americano se debruça sobre esta importante questão econômica, vejam o que se passa no nosso Brasil: olhando para o calendário faltam apenas 40 dias para o encerramento de 2012. Para a indústria, entretanto, este prazo é ainda menor: mal chega a 30 dias. Sim, porque nas semanas do Natal e Ano Novo a maioria das empresas industriais concede férias coletivas, com retorno previsto para a primeira (ou segunda) semana de janeiro de 2013.PIBINHO
Assim, o PIB brasileiro, que segundo previsão do governo Dilma (que tem a mentira como maior característica) deveria crescer entre 4% e 4,5%, mal e porcamente, e com as calças nas mãos, deve fechar 2012 com apenas 1,5% positivos.NOVA MENTIRA
Só para recordar: em setembro passado, já sem possibilidade de continuar mentindo a equipe econômica do governo não teve outra alternativa senão admitir um crescimento pífio para 2012. Mas, imediatamente, tratou de afirmar que, para 2013 já está certo e garantido que a economia brasileira crescerá 4,5%. O curioso é que desde 2011, quando o PIB apresentou uma taxa de crescimento de apenas 2,7%, o governo havia anunciado esta mesma taxa (4,5%). Pela lógica de raciocínio, o que deve acontecer em 2013 não deve ser diferente do acontecido em 2011 e 2012. Basta observar o que está acontecendo nestes últimos meses.NOVO DISCURSO
Influenciados por boa parte da mídia comprometida e pela equipe econômica do governo Dilma, muita gente comprou o discurso de que a economia brasileira, depois de ficar um bom tempo estacionada, já começava a dar sinais de recuperação. Na realidade, pelo que revelam os últimos números da indústria, a coisa está piorando. Segundo informa o IBGE, a maioria dos Estados patina e não consegue sair do negativo: Goiás (-2,9%), Rio de Janeiro (-2,7%), Paraná (-2,6%), Santa Catarina (-2,2%), Espírito Santo (-1,9%), Ceará (-1,6%), Minas Gerais (-1,4%), Amazonas (-1,3%), São Paulo (-1,2%), Pernambuco (-0,7%), Rio Grande do Sul (-0,4%) e Bahia (-0,1%). E agora?ADMIRAÇÃO TOTAL
O governador do RS, Tarso Genro, que nunca negou ter enorme admiração pelo regime ditatorial de Cuba, conseguiu convencer um grupo de empresários gaúchos de que podem ampliar suas exportações para a Ilha do Dr. Castro. Pode?CUBA É O CAMINHO
Pois, por incrível que pareça, uma comitiva formada por 50 integrantes (35 empresários) está embarcando hoje para Cuba, na esperança de que lá é o grande caminho para turbinar as exportações de produtos gaúchos.BOLA DA VEZ
Confesso, sinceramente, que não entendi o que levou tantos empresários a acreditarem que naquele pobre país, onde até a liberdade é proibida, existem boas oportunidades para expansão de seus negócios. Pela forma com que a imprensa do RS está noticiando a viagem imagino que muita gente acabará acreditando que Cuba é, realmente, a Bola da Vez em termos de investimentos. Que tal?LIBRETA
Já estive em Cuba. Observei, portanto, o caos que só o comunismo consegue impor a uma sociedade. A renda do povo cubano, mais do que sabido, é extremamente baixa. Mal dá para comprar comida, que só é vendida em cotas reduzidas, todas anotadas numa pequena CADERNETA DE ABASTECIMENTO, conhecida por LIBRETA, criada em 1963, quatro anos depois da vitória (?) da revolução de Fidel Castro.QUOTAS
O sistema garante uma quota mensal (reduzida) de arroz, feijão, açúcar, frango, óleo, pão e café, entre outros produtos. Comprar mais do que a Libreta permite, só através do mercado negro ou em Tiendas (lojas com preços fixados em dólares, onde os pesos cubanos são convertidos na cotação de 25x1. Este é o país admirado pelo governador Tarso, que por sua vez quer que os empresários do RS invistam. Bah!REFORMAS
É certo que Raul Castro está promovendo algumas reformas econômicas importantes. Mas a desconfiança é muito grande, principalmente porque o regime ditatorial não assegura aquilo que é decidido pelo governo. Os próprios cubanos estão céticos quanto aos resultados.BOXEADORES
De qualquer forma, como alguns jornalistas integram a comitiva, espero que tenham algum tempo de sobra para visitar as famílias dos boxeadores, Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que Tarso Genro, então ministro da Justiça, deportou sem dó nem piedade para Cuba. Ah, se sobrar mais um tempo sugiro que procurem a jornalista Yoani Sánchez, que sequer tem liberdade para entrar e sair da Ilha. É óbvio que não vão dizer muita coisa. Afinal, já sabem que o regime não permite qualquer sinceridade ou franqueza.REFORMA MINISTERIAL
A presidente Dilma Rousseff, segundo foi revelado pela imprensa, está em vias de fazer uma reforma ministerial. Como se vê, infelizmente, este governo só se preocupa com as moscas. Ao invés de reformar as leis que impõe a existência das Pastas, Dilma só se preocupa com a troca de seus titulares. Pode?SEM CONCORRÊNCIA
Assim, as LEIS PREVIDENCIÁRIAS vão continuar produzindo rombos cada vez maiores; as LEIS TRABALHISTAS vão continuar elevando de forma brutal os custos de produção; e as LEIS TRIBUTÁRIAS, pelas complicações que carregam, vão continuar inibindo mais empreendedorismo. O que torna a nossa CARGA TRIBUTÁRIA a maior do mundo, sem nenhum concorrente por perto.POSTES
Ora, diante disso tudo a conclusão óbvia, clara e indiscutível é que a presidente Dilma não passa mesmo de um POSTE. Da mesma forma como o recém-eleito prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, se definiu, tão logo as urnas confirmaram a sua vitória.OBJETO
Quando Dilma foi eleita presidente, Lula já havia usado a expressão POSTE para mostrar a sua enorme capacidade política para eleger qualquer objeto. Portanto, se os brasileiros em geral já estão sendo governados por um POSTE FEMININO, os paulistanos serão duplamente atendidos: em 2013 passarão a ser governados por POSTE municipal. Neste caso um POSTE MASCULINO.FINALIDADE
Postes, como se sabe, são barras verticais cuja finalidade principal é a sustentação de inúmeras coisas. Nas vias públicas servem para sustentar equipamentos de iluminação e/ou fios e cabos de todos os tipos. Como suas bases estão enterradas, não manifestam qualquer reação. Daí porque os pássaros utilizam os postes para construir seus ninhos na sua parte superior. Já na parte inferior, quem mais usam os postes são os cães, com a finalidade de marcar território.ANALOGIA
Por analogia, quando até um governante se autodenomina como POSTE, o que a sociedade que o elegeu pode esperar? A resposta é simples: ela vai exigir que o POSTE cumpra com a sua finalidade básica, isto é, sustente tudo aquilo que pode. Desde que com o dinheiro dos contribuintes.CACOETE
Portanto, este meu grito insistente por reformas já é visto pelos adoradores de postes como um cacoete, mania ou mesmo uma doença. Elas não vão acontecer, obviamente. Pelo menos enquanto houver POSTES no governo. Há exceções, certamente. O RS, por exemplo, não é governado por um POSTE. É governado por um exterminador das contas públicas. Em Tempo: Estou convencido de que não foi Lula que elegeu Dilma e Haddad. Foi José Serra. O homem é tão ruim e acabado, politicamente, que até POSTES ganham qualquer eleição em que participem. Um horror!INFRAESTRUTURA
No editorial de ontem abordei o quanto a infraestrutura é exuberante nos países de primeiro mundo, e o quanto padecemos pela absoluta falta de investimentos no setor. Como pagamos a maior carga tributária deste mundo, o Brasil deveria estar entupido de estradas, aeroportos, pontes, portos, ferrovias, energia elétrica, etc...AMADURECIMENTO
Pois, enquanto aguardava o voo para o Brasil, me deparei com a notícia, nada surpreendente, de que a (única) pista do aeroporto de Porto Alegre não será ampliada antes da realização da Copa de 2014. Concluí, dentro da linha do raciocínio lógico, que este assunto só voltará a ser tratado daqui a 30 ou 40 anos. Este é o prazo já tradicional de amadurecimento para qualquer obra do RS, tanto da Capital quanto para qualquer cidade do Estado.COPA DO MUNDO
Como a Copa do Mundo é o único evento capaz de produzir investimentos no Brasil, depois da sua realização, em 2014, nada mais acontecerá no país. Salvo, obviamente, no RJ, cuja capital será a sede das Olimpíadas em 2016.ARROGÂNCIA
O mais detestável é que grande parte do povo do RS, desde o período da Revolução Farroupilha, passou a adotar uma postura arrogante e cheia de soberba. Com isso, todos os gaúchos ganharam fama de que se acham melhores do que vivem nos demais Estados.Recentemente, como foi amplamente divulgado, o secretário do (sub)Desenvolvimento do Estado do RS, Mauro Knijnik adotou esta postura, ao reclamar do governo federal que o RS está sendo marginalizado quanto a investimentos no setor automotivo, semicondutores, saúde avançada, óleo e gás, por exemplo.NEVOEIRO POR TODOS OS LADOS
Ora, como é possível querer investimentos no RS, se o Estado não tem um aeroporto minimamente adequado para atender as necessidades, tanto de carga quanto de passageiros? Um aeroporto, aliás, onde sequer foram instalados os equipamentos para possibilitar operações com nevoeiro, gente.PARTICIPAÇÃO RELATIVA
Nos últimos 40 anos, para quem não sabe, o que mais aconteceu no RS foi uma perda de participação relativa no PIB brasileiro. Em 1970, a participação era superior a 10% e hoje está por volta de míseros 6%. Uma prova de que os investidores nacionais e estrangeiros preferiram outros Estados menos rançosos para montar seus negócios.Em compensação, o que mais cresceu no RS foi a folha de pagamento dos servidores públicos. Hoje, sem sombra de dúvida, a Receita de impostos (elevada) mal consegue satisfazer o pagamento dos salários dos ativos e inativos. Fora, portanto, daquilo que reza a Lei de Responsabilidade Fiscal. Pergunto: você investiria em Estado com este perfil?CIDADE DOS ESTÁDIOS
Pois é, gente. Em 2014, Porto Alegre vai ostentar dois belos estádios de futebol, além de várias e importantes obras urbanas. Mas não terá como receber muitos visitantes, uma vez que o aeroporto continuará isolado do mundo, principalmente no inverno, onde o nevoeiro é uma constante. Detalhe: justamente no momento quem que a Copa do Mundo estará sendo disputada no Brasil. Que tal?A HORA DA VOLTA
Encerrado o belo final de semana na fria Paris, cuja temperatura variou entre zero e sete graus, para minha infelicidade é chegada a hora de voltar pra casa. Para quem vive no Brasil esta é, indiscutivelmente, a pior parte da viagem.ATRASO CRÔNICO
Afinal, depois de tudo que se vê, conhece, testa e desfruta no exterior, notadamente nos países europeus e/ou nos EUA, voltar pra casa significa retornar ao ambiente onde impera a mais pura incompetência e o atraso crônico.EDUCAÇÃO E INFRAESTRUTURA
A Europa como um todo, como é mais do que sabido, vive uma crise muito séria. Pois, apesar de tudo a educação e a infraestrutura continuam disponíveis e em nível elevado. Bem diferente daquilo que acontece no nosso pobre país, infelizmente, onde a EDUCAÇÃO é simplesmente NULA e a INFRAESTRUTURA não passa de uma mera PROMESSA.CIDADANIA
O brasileiro (isto é fato) só se vê como CIDADÃO quando viaja para países de primeiro mundo. É quando descobre o que é acesso à mobilidade urbana, segurança, respeito, farta variedade de oferta de serviços de qualquer natureza (com a certeza de que haverá o devido cumprimento), impostos menores, aeroportos bem equipados, diversos modais de transporte, menor ganância, etc.GOVERNO INTERVENCIONISTA
Mais: em qualquer país sério o preço das commodities é decidido pelo mercado. No Brasil, onde o intervencionismo impera, quem decide é o governo. Vejam, por exemplo o caso do petróleo: o governo Dilma congelou o preço do óleo, ignorando totalmente a cotação no mercado internacional.O resultado, como aí está, é o pior possível. O caixa da Petrobrás agoniza, como mostram os últimos balanços da empresa. Pode?TOMANDO NA CABEÇA
O curioso é que os consumidores não percebem que o intervencionismo resulta em APAGÕES, que por sinal já estão virando rotina em todo o país. Nos últimos dias, por exemplo, um enorme APAGÃO atingiu os postos de combustíveis, provocando um forte aumento de preços da gasolina nas bombas. Agora, pior: o preço que os consumidores estão pagando para abastecer seus veículos é infinitamente maior do que a Petrobrás necessita de aumento. Ou seja, enquanto a Petrobrás perde, os distribuidores (postos) ganham. E o consumidor toma na cabeça e em outros lugares do corpo. Pode?SURPRESA
Mudando de saco para mala, no caso do julgamento dos envolvidos no Mensalão, milhões de brasileiros (eu inclusive) estão se declarando surpresos com a atitude dos ministros do STF, cuja maioria resolveu condenar grande parte dos envolvidos. Este sentimento de SURPRESA, no entanto, é explicado de forma muito simples: o Brasil ainda não atingiu o nível desejado de DEMOCRACIA. Daí que esta atitude (nova) dos ministros não era esperada pela maioria dos brasileiros. É possível que a partir desta importante decisão do STF o país tenha dado um passo importante para a Democracia. Mas uma coisa é certa: a estrada é longa.ENCERRAMENTO
Como o SIAL 2012 encerrou ontem, quinta-feira, antes de regressar ao Brasil me proponho a curtir da melhor forma possível o final da semana em Paris. Mesmo que o dia de hoje esteja frio (9 graus) e bastante nublado.CONVÍVIO ÍNTIMO
Ontem, no confortável Centro de Imprensa do SIAL, enquanto preparava as últimas informações sobre a feira, conversei com alguns jornalistas estrangeiros. A maioria queria saber como o ex-presidente Lula estava reagindo diante do julgamento dos envolvidos no Mensalão, uma vez que todos desfrutavam do seu convívio íntimo.ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA
Confesso que até fiquei surpreso com a pergunta, uma vez que veio de um mesmo comunicador que encontrei dois anos atrás, na edição anterior do SIAL. Lembro que naquela ocasião o mesmo ainda desconhecia o que era o tal de Mensalão e até imaginava que Lula era um líder acima de qualquer suspeita.DECEPÇÃO
A minha resposta começou por uma pergunta: - Como você sabe do Mensalão, se o próprio Lula desconhece? Sem se importar com a minha ironia o jornalista disse que os jornais europeus estão disponibilizando a cada momento os capítulos da novela do Julgamento. Ou seja, o respeito e a admiração que o mundo tinha por Lula até pouco tempo atrás está se traduzindo em decepção.CONSOLO
O meu consolo é que o jornalista, por ter boa lembrança, fez questão de dizer que eu estava certo nas minhas críticas. Textualmente, ele disse que se rendia aos meus comentários feitos lá em 2010, nos quais se negava a acreditar. O nosso papo encerrou com um - Até 2014, no próximo SIAL! Mas, antes de sair da sala ainda disse: Tomara que Lula não volte nunca mais. Muito menos em 2014... (risos)MENU MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO
Problemas policiais do Brasil à parte eis uma boa notícia na área da saúde: Cientistas britânicos, liderado pelo Dr. Paul Berryman, da Leatherhead Food Research, estudam 4.000 problemas de saúde que preocupam fabricantes e supermercadistas. Tentam reduzir os critérios sanitários considerados necessários quanto às informações sanitárias que os industriais poderão indicar nas embalagens dos produto, conforme um acordo prévio com as autoridades competentes.Os mesmos teriam descoberto o menu mais saudável do mundo, que além de muito saboroso é ótimo para o organismo. Trata-se de composto de terrine de salmão (rico em ômega 3 e DHA que é bom para as artérias, coração e cérebro); uma salada mista, um queijo fresco com nozes e um molho de caramelo sem açúcar ( com bom sabor e excelente para a digestão, dentes e controle da glicemia). Para o lanche, 30g de nozes ao dia, cujo consumo contribui para melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos.SIAL OFF
A grande novidade desta edição da feira foi o lançamento do SIAL OFF, um guia seletivo das melhores lojas gourmet de Paris. O propósito é atender, basicamente, visitantes, expositores e jornalistas, na descoberta de estabelecimentos e conceitos de alimentos. Ao andar pelas ruas de Paris, quando a fome aperta basta consultar o manual para obter a riqueza e os conhecimentos culinários dos franceses, como: os produtos combinando tradição e criação, o charme de suas lojas, os utensílios de mesa e, obviamente, os chefs, que contribuem para a sua reputação internacional.Para atender o projeto, o SIAL contou com o apoio da Comissão Regional de Turismo de Paris Ile-de-France, cujo desejo comum é promover a gastronomia local e francesa, com um público internacional.A boa ideia, que foi criada só para o SIAL, deveria chegar aos turistas em geral, não?