Artigos

22 mar 2011

UM PACTO DE AMOR


CESSAR FOGO

Pois, tão logo o presidente dos EUA, Barack Obama, se despedia, ontem pela manhã, do Brasil, partindo em direção ao Chile, o governo brasileiro caiu na real e tratou de pedir o Cessar Fogo na Líbia.

BELA RECEPÇÃO

Depois da bela recepção oferecida à Obama, cujos elogios ao governo brasileiro já manifestei no editorial de ontem, seria de estranhar esta atitude grosseira? Negativo, gente. O que aconteceu foi, simplesmente, a lógica.

MEU IRMÃO E LÍDER

Convenhamos: ao se abster na votação da ação da ONU contra a Líbia, o governo brasileiro já estava prestando mais uma declaração de amor ao ditador Muammar Kadafi. Ou será que ninguém lembra quando, em julho de 2009, Lula se referiu a Kadafi dizendo - Meu amigo, meu irmão e líder?

PREDILEÇÃO

Ora, deixemos de ingenuidades, gente. Afinal, sem xiliques e faniquitos, não há quem não saiba da enorme predileção que Lula sempre teve por ditadores e assassinos. Basta conferir a forma com que se refere a Fidel Castro, Hugo Chávez, Cesare Battisti, Ahmadinejad, Kadafi, etc. O homem é só sorrisos.

CONTRA A AÇÃO

Mesmo que Lula não seja mais o presidente do Brasil, o fato é que o PT de Lula continua no governo. Não seria, portanto, um absurdo este comportamento com relação à Líbia. Ontem, ao pedir o Cessar Fogo, o governo brasileiro disse, claramente, que votou contra à ação da ONU.

INVASÃO DE TERRAS

Enquanto o governo Dilma voltava os olhos e ouvidos para a Líbia, a turma do MST agia tranquilamente fazendo mais uma invasão. Como o Brasil é país com elevado espírito de Justiça, o dono da área ainda vai carecer de uma decisão do Poder Judiciário para ter a sua terra de volta. Pode?

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Agora fico imaginando o que aconteceria caso o PNDH/3 tivesse sido aprovado e vigorando. Aí, a tal de reintegração de posse seria simplesmente uma Missão Impossível. Se alguém duvida sugiro que dê uma olhada no perigoso projeto comunista.

Leia mais

21 mar 2011

O VISITANTE E O AUSENTE


GO HOME

Abstraídas as velhas e surradas manifestações da turma que, mesmo sem saber por que, continua usando cartazes com as palavras -Go Home- quando um americano ilustre vem ao Brasil, a visita de Barack Obama foi um sucesso.

COMENTÁRIOS

Pelo fato de Obama ser o presidente do EUA, considerado, portanto, o homem mais importante deste mundo, era de se esperar que a mídia não viesse a comentar a visita do líder americano exclusivamente pelos discursos e comentários que fez ao longo de sua estada no Brasil.

SUBENTENDIDOS

Aí, como se sabe, as especulações falam mais alto. Os subentendidos, que os comentaristas enxergam analisando um conjunto de situações, passando pela simpatia, pela forma e pelos gestos usados pelo visitante, sua família e comitiva.

AUSÊNCIA NOTADA

Pois, atendendo o meu apelo especulativo, ao ressaltar a importância da visita de Barack Obama ao Brasil não posso deixar de me referir à ausência do ex-presidente Lula, na recepção feita pelo governo brasileiro ao presidente dos EUA, no último sábado, em Brasília.

ATO DE SOLIDARIEDADE

Mesmo que Lula tenha recusado o convite feito pela presidente Dilma Rousseff, alegando para tanto um compromisso familiar, é difícil, ou impossível, não ligar a sua ausência como um ato de solidariedade para com seus amigos líderes do Irã, Líbia, Venezuela, Equador, Cuba, etc., todos inimigos declarados dos EUA.

FORO DE SÃO PAULO

Afinal, pelo que pode ser extraído, tanto das atas quanto das imagens feitas nas reuniões do Foro de São Paulo, do qual Lula é membro fundador, basta alguém defender a liberdade e a democracia para ser execrado imediatamente. Principalmente, quando se fala dos EUA.

APOIO A DITADORES

Considere-se aí que a equipe diplomática de Lula cumpriu com o programa imposto pelo FSP. O Itamaraty, como se sabe, se notabilizou por diversas atitudes, algumas até muito ridículas. Uma delas foi pelo apoio dado ao tirano Manuel Zelaya, defenestrado da presidência de Honduras. Sem esquecer, também, os apoios incondicionais dados a vários ditadores. Daí que seria complicada a sua participação na recepção. Isto sem considerar que Lula não aceita o papel de coadjuvante.Para concluir esta minha análise preciso cumprimentar a presidente Dilma. Fez uma aparição digna de um Chefe de Estado. Receba, portanto, junto com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, os meus sinceros cumprimentos.

Leia mais

18 mar 2011

FORÇAS ENVERGONHADAS


BOQUIABERTOS

A indicação de José Genoíno, mensaleiro comprovado, para ocupar o cargo de Assessor Especial do Ministério da Defesa deixou, certamente, muitos brasileiros boquiabertos.

PIADA

Entre tantas coisas que só acontecem no nosso pobre Brasil, imaginar que José Genoíno (por tudo que já fez e foi nesta vida, principalmente como guerrilheiro e mensaleiro) pudesse vir a ser indicado para o cargo acima, era algo concebido somente como mais uma piada. Simplesmente por aí.

NOCAUTE

Embora o espanto tenha sido grande para quem conhece o passado de Genoíno, o mais intrigante era o silêncio sepulcral dos ocupantes das Forças Armadas, depois que seu nome foi divulgado. A impressão, para justificar tamanha mudez, era de que o impacto da notícia teria levado os militares ao nocaute.

MENSAGEM DE UM CONTRARIADO

Ontem, no entanto, recebi uma mensagem de um militar da Marinha do Brasil, totalmente contrariado com a escolha de Genoíno. Quem assina é Euripedes Barbosa Ribeiro, Suboficial-EL(Ref), Poeta e Escritor, Membro do Movimento Poetas del Mundo, Membro da Academia de Cultura da Bahia. Eis alguns trechos:

TRECHOS DA MENSAGEM

- Sou militar há quarenta e um anos, trinta dos quais na ativa na Marinha do Brasil. Enverguei durante todo esse tempo, e com muito orgulho, o uniforme da gloriosa Armada. Sempre fui um militar disciplinado, correto e cumpridor dos meus deveres.

JOSÉ GENOÍNO

Hoje tenho vergonha do que sou, porque sou um militar que a partir do último dia 10/03, tem como um dos seus comandantes um cidadão que está indiciado no STF como criminoso, participante da quadrilha do capo José Dirceu, nominado pelo então Procurador Geral da República como -Chefe de uma Organização Criminosa!-Estou falando do Sr. José Genoíno, que acaba de ser nomeado Assessor Especial (?) do Ministério da Defesa, e que em épocas não muito distantes pegou em armas contra as próprias Forças Armadas.

VERGONHA

Estou falando de um homem FICHA SUJA, que estará em posto de comando de homens a quem é exigida uma vida e comportamento exemplares e ficha limpa. É preciso que se saiba, que uma simples contravenção disciplinar pode tirar uma promoção de um militar, prejudicando-o na carreira. Como se sentirá esse homem, sabendo que tem que prestar reverências a um cidadão indiciado como criminoso?Estaremos neste país, tão carentes de homens idôneos? Terá sido por isso que o Sr. João Paulo Cunha, outro indiciado no mesmo processo, tenha sido eleito para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara? Não! Acho que é mesmo uma forma de afrontar a opinião pública e os militares. Isso certamente é idéia gerada na cabeça de alguns setores revanchistas, que permeiam este governo. Me espanta o SILÊNCIO da Cúpula Militar. É certo que vivemos uma democracia, e que os militares devem ocupar-se exclusivamente das suas funções constitucionais. Mas a uma afronta, tão clara quanto esta, esperava-se algum tipo de manifestação. Não estou falando de uma renúncia coletiva dos comandantes. É querer demais. Mas de uma manifestação, qualquer que fosse, que demonstrasse descontentamento. Esse silêncio é motivo ainda maior da minha vergonha. Que tal?

Leia mais

17 mar 2011

SOLIDARIEDADE POSITIVA


POVO SOLIDÁRIO

A dramática tragédia que levou uma parte do Japão às ruínas está fazendo com que muitos povos manifestem as mais diversas formas de solidariedade. E a mais comum é através do envio de alimentos e roupas, conforme informam os meios de comunicação.

PROGRAMA DE IMIGRAÇÃO

Como os brasileiros têm se mostrado sempre muito solidários com todos aqueles que são atingidos por catástrofes, independente de nacionalidade, proponho que se faça uma SOLIDARIEDADE POSITIVA, qual seja de abrir um programa de imigração para os japoneses sem teto, sem emprego e sem cidade.

TENTO

Estou convencido de que esta forma de ajuda poderia marcar um tento espetacular para o Brasil. Mesmo que os japoneses interessados no programa viessem a receber uma boa oportunidade para recomeçar suas vidas fora de sua pátria, quem ganharia muito mais seria o Brasil.

BENEFÍCIOS

Razões para tanto não faltam. Mas, ficando somente com o fato de que estaríamos recebendo pessoas extremamente educadas, capazes e com testado espírito de desenvolvimento, o contato com o nosso povo poderia trazer enormes benefícios para todos.

VIRTUDES

Se esta forma de solidariedade, extremamente positiva, fosse admitida aqui, os Estados e Municípios que viessem a se candidatar para receber os japoneses seriam premiados. Tenho certeza de que muitos brasileiros iriam atrás desses imigrantes para tirar o máximo proveito de suas incríveis virtudes.

CORAÇÃO GRANDE

Sei, perfeitamente, que propostas interessantes geralmente não são aceitas no Brasil. Mas, mesmo assim, para provocar o sentimento de milhares de solidários brasileiros que tem um coração muito grande, insisto com o projeto.

SEM DISCRIMINAÇÃO

E, para afastar qualquer tipo de discriminação na escolha dos porventura interessados japoneses deixo esta tarefa para as autoridades daquele país. Se viessem para o Brasil somente os menos esclarecidos, ainda assim estaremos ganhando muito. Que tal? Vamos ser solidários?

Leia mais

16 mar 2011

MELHOR DO QUE O JAPÃO


SEM SURPRESAS

O que o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse ontem, quando se pronunciou sobre energia nuclear, não é algo que possa surpreender. Até porque o ministro, principalmente por ser petista, tal qual seu líder Lula o que mais gosta é de fazer bravatas.

ENERGIA NUCLEAR

Considerando que o povo brasileiro, na sua grande maioria, não tem a mínima noção do que é e para que serve a energia nuclear, Mercadante deitou e rolou. Vaidoso ao extremo, o ministro parece ter feito afirmações com o propósito de vir a se enxergar quando as emissoras de rádio e TV viessem a colocar as matérias no ar.

O BRASIL É MELHOR

Mercadante, para quem não viu e ouviu, afirmou que o sistema brasileiro de segurança é superior ao japonês. Que tal? E completou: - O sistema brasileiro e o japonês têm diferenças importantes, entre elas o sistema de refrigeração. No Brasil, o sistema é independente. No Japão, não tem a mesma qualidade da defesa que Angra 1 e Angra 2. Ainda bem, não?

TRANQUILIDADE

Depois dessa importante afirmação confesso que fui dormir mais tranquilo, gente. Afinal, o que nós queremos mais, depois de ver as constantes cenas horripilantes que vem do Japão? Pois, para tranquilidade geral, o Brasil está à frente do Japão. Principalmente em termos de energia nuclear. Ufa.

ARROGÂNCIA E UFANISMO

Ironias à parte, esta brutal arrogância, misturada com ufanismo estúpido, faz com que muita gente, depois de ouvir as mais diversas asneiras se perfile e comece a cantar o Hino Nacional. Provando, assim, de que atingimos, finalmente, a condição definitiva de superpotência.

ILUSÃO

É por bobagens deste tipo que os brasileiros são iludidos a toda hora. Exemplo? Ora, o povo adora quando uma obra pública é anunciada. Imagina, assim, que a realização da mesma, quando acontece, é entregue com enorme atraso. Isto sem levar em conta o custo, as falcatruas e os rombos animalescos das mesmas.A notícia do Metrô de Porto Alegre, nesta semana é uma prova disso. Pois, por incrível que possa parecer, há quem acredite que a obra vai sair rapidamente. Pode?

PRAZO PARA OBRAS

Por estar com os pés bem no chão, tudo me faz crer, gente, que as obras de reconstrução das cidades japonesas destruídas pelos terremotos e, principalmente pelo arrasador tsunami, estarão concluídas bem antes da nossa triste BR 101. Podem crer. Isto porque o Brasil é melhor do que o Japão, segundo Mercadante, Lula e outros bobos.

Leia mais

15 mar 2011

O QUE NINGUÉM PREVIU


PLANOS E ORÇAMENTOS

De outubro a dezembro de 2010, como acontece a cada período, as pessoas, empresas e governos trataram de fazer planos e elaborar orçamentos para o ano de 2011. Alguns, inclusive, até mais à frente.

ÍNDICE DE ACERTO

Para tentar melhorar o índice de acerto, além de levar em conta o ritmo do desempenho da economia até então, as projeções futuras ainda contaram, em quase todas as análises, com alguma possível recuperação dos países desenvolvidos. Os quais, por sua vez, estão se esforçando para se reerguer da queda sofrida pela forte crise de crédito.

CRISES SUPERLATIVAS

Pois, nenhum dos estudos e projeções explorados pela mídia, segundo observei até o presente momento, colocou como provável, ou mesmo possível, a ocorrência das crises que estão sacudindo o mundo todo. Duas delas, por exemplo, de grande magnitude, como é o caso das crises políticas que atingem a África e/ou o Oriente Médio e a recente e tenebrosa catástrofe que atinge o Japão.

PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA

O fato é que, embora tudo neste mundo sempre tenha alguma probabilidade de ocorrência, mesmo que ínfima, ninguém atribuiu peso algum nas suas projeções, para estas graves crises que estão mexendo fortemente com as economias e os mercados mundiais.

NO BRASIL

No Brasil, se as crises que estão abalando o mundo já preocupam, se levarmos em conta as nossas catástrofes climáticas, que só nos dois primeiros meses de 2011 produziram rombos fantásticos nas nossas contas públicas, pelo tamanho das destruições ocorridas em vários Estados e Municípios, a apreensão não pode ser pequena.

JAPÃO

Mesmo que o Japão precise ser reconstruído, e será, o que representa uma janela importante para países produtores e exportadores de matérias primas e materiais de construção, é importante observar que qualquer decisão neste sentido representa maior endividamento do governo japonês, extremamente endividado.

A GRANDE VIRADA

Como as dívidas dos países desenvolvidos aumentaram significativamente nos últimos anos, enquanto as dívidas dos países em desenvolvimento nunca diminuíram, caso do Brasil, o futuro, no curto e médio prazo, não é muito promissor.Entretanto, como as crises não deixam de existir só porque são indesejáveis, num momento como este o melhor é se preparar para a grande virada que certamente virá. Quem fizer, correta e adequadamente, as lições de casa, reformando leis e orçamentos, melhor estará preparado para a hora da virada. Lamento que o Brasil, mais uma vez, pelo vício incrível da gastança desmedida, não aproveitará a grande oportunidade.

Leia mais