Artigos

22 nov 2012

PAC 2


PÍLULA DOURADA

Nesta semana a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, apresentou mais um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como PAC 2. Obediente à praxe governamental, a ministra, obviamente, dourou a pílula sem mostrar constrangimento.

ENTENDIMENTO

Como são poucos os brasileiros que se interessam pelo assunto, nem as desculpas foram ouvidas. Muito menos o entendimento de que tudo que foi exposto não passou de uma artimanha para deixar o povo feliz, satisfeito e mais iludido do que nunca.

CRESCIMENTO?

Trocando em miúdos, o Programa de Aceleração do Crescimento, cuja mãe é a presidente Dilma Rousseff como batizou seu antecessor, não vem ajudando em nada o PIB brasileiro. Nem em 2011 e muito menos em 2012, cujo crescimento previsto mal chegará a 1,5% e olhe lá. Ora, se o Programa leva o nome de Aceleração do Crescimento, é de se imaginar o que aconteceria com o Brasil caso o tal PAC não existisse.

AO PÉ DA LETRA

O fato é que, ao pé da letra e dos acontecimentos, o Brasil só vem apresentando crescimento efetivo em inflação, gastos públicos, corrupção e violência. Coisas, aliás, que revelaram a forma petista de governar. Algo, enfim nunca visto na história desse país.

CHINA

Pois, no meu modesto entendimento, gente, estou convencido do seguinte: se a economia brasileira apresentasse índices de crescimento nos mesmo níveis das taxas de violência e de corrupção, o desempenho da China seria considerado pífio e/ou ridículo em termos de tamanho.

ANTES DE CRISTO

Com a aproximação das festas de final de ano, muitas empresas enviam aos seus clientes e fornecedores as tradicionais agendas. Considerando as atitudes medievais tomadas pelos nossos governantes, mormente o governador Tarso Genro, do RS, não vai causar surpresa se forem distribuídas agendas de 2013 AC. Explico melhor: o atraso é tamanho, que o ano de 2013 é o de Antes de Cristo.

PETROBRÁS

Para não deixar barato, ontem o ministro Mantega disse que a Petrobrás está bem de caixa. Pode? Daí que os combustíveis não tem data para serem reajustados. Ou seja: Mantega não mantém diálogo com a presidente da estatal há muito tempo. Do jeito que se comporta e sabe das coisas acabará sendo informado da concordata da Petrobrás pelo Correio.

Leia mais

21 nov 2012

ABERTA A SAFRA DE APAGÕES


PRONTA PARA SER COLHIDA

A safra de APAGÕES está pronta para ser colhida no nosso pobre Brasil. Por ser abundante, a colheita promete se prolongar por vários anos. E desta vez, pelo visto, o governo não fará qualquer discriminação. Como não quer ver ninguém se queixando, todos os setores de atividade econômica deverão ser atingidos.

ADUBO INFALÍVEL

O adubo que o governo resolveu usar para promover os mais diversos APAGÕES é antigo. Tem na sua fórmula, como se sabe, o componente mais eficaz e infalível do mundo: o INTERVENCIONISMO. E, para não deixar dúvidas de que dará certo, a dose que vem sendo aplicada é cavalar.

NOVIDADE

A grande novidade que o governo Dilma está apresentando no menu dos mais diversos APAGÕES é o grau de grandeza. A partir de agora, quem vai dizer qual o mais sério é o cidadão. Ele é quem vai eleger o maior, o mais importante. Tudo dependerá, exclusivamente, da sua maior ou menor necessidade. Que tal?

MAIOR DE TODOS

Nas áreas de infraestrutura os APAGÕES já são conhecidos. Não são poucos nem pequenos e, inclusive, já vem sendo colhidos ao longo das últimas décadas. É o caso das estradas, portos, aeroportos, etc. Mas agora, para tornar insignificantes esses APAGÕES, o governo colocou no forno o maior de todos: o APAGÃO DA ENERGIA. Hors Concours, gente.

ELETROBRÁS

Para evitar especulações a respeito, desta vez o governo Dilma usou a Bolsa de Valores como janela de transparência. Quem duvida do APAGÃO basta olhar para as cotações das ações da Eletrobrás. A queda de mais de 50% do preço das ações da estatal em poucos dias revela o tamanho da encrenca.

PERCEPÇÃO EQUIVOCADA

O mais interessante nisso tudo é que o povo está vibrando com a proposta populista adotada pelo governo para promover o APAGÃO: a redução do valor da conta de luz em até 28%. A falta de educação e/ou conhecimento da sociedade impede a percepção de que vai pagar (menos) por algo que simplesmente não vai existir. Pode?

O PROBLEMA É O SOFÁ

Comparando o preço de energia em vários países fica evidente que o tamanho dos impostos é que torna a nossa energia extremamente cara. Como não consegue convencer os governadores a reduzir o elevadíssimo ICMS da conta de luz, Dilma resolveu acabar com a geração, transmissão e distribuição de energia no Brasil. Ou seja, a solução encontrada foi tirar o sofá da sala...

Leia mais

20 nov 2012

MARCAS FORTES


IMIGRAÇÃO

Quando alguém se mostra desanimado com o desinteresse dos governantes para fazer do Brasil um país desenvolvido, e a partir daí declara que o melhor é cair fora do país, isto acaba sendo visto e ouvido como um desabafo. Até porque ninguém desconhece que países mais desenvolvidos não estão facilitando e/ou promovendo programas de imigração.

MIGRAÇÃO DOS GAÚCHOS

Já quando o desencanto está relacionado ao Estado ou Município, aí tudo é muito mais fácil, pois a decisão de mudança depende, exclusivamente, da vontade do insatisfeito. Isto explica porque tantos gaúchos, ao longo dos últimos cinquenta anos, foram morar, trabalhar e promover desenvolvimento em vários Estados do país.

DESERTO EMPRESARIAL

Ainda assim, com tamanha debandada, o RS, de forma absolutamente mitológica, continua sendo visto como um Estado com boa qualidade de vida. Mesmo sendo administrado por governos petistas cujo propósito tem sido fazer do RS um enorme deserto empresarial.

EMBRIAGADOS

Tenho como certo que a maioria dos gaúchos vive em estágio sonolento, como se embriagados pelo clima campeiro. Se conseguirem ficar sóbrios e pararem para pensar, uma grande parte não vai hesitar: vai querer respirar ares menos retrógrados que, certamente, existem de sobra país afora. Se a decisão for tomada ao mesmo tempo o congestionamento será caótico.

GOVERNO OLÍVIO

O interessante é que as maiores decepções que não saem das mentes dos gaúchos que ainda são capazes de discernir vem sendo protagonizadas por governantes petistas. Olívio Dutra, como se sabe, entre tantos absurdos que cometeu como governador ficou marcado como o exterminador de projetos, principalmente o da fábrica da Ford.

GOVERNO TARSO

E o atual governador Tarso Genro, amante inveterado da política e da economia cubana, também pretende entrar para a história como aquele que, além de provocar o maior déficit fiscal do Estado, resolveu sepultar o projeto de construção da importante rodovia ERS-010, o que resultou, ontem, na saída do discordante secretário Beto Albuquerque.

PROGRESSO? JAMAIS!

Agora o mais interessante nisso tudo: Tarso e o PT resolveram sepultar a obra da rodovia ERS-010 porque a mesma já se tornara conhecida como RODOVIA DO PROGRESSO. Ora, onde já se viu o Estado do Rio Grande do Sul ter algum compromisso com qualquer coisa que leve o nome de PROGRESSO, gente? Isto, como se sabe aqui e na lua é algo impossível. Aliás, na cabeça da maioria dos gaúchos, CONCESSÕES são PRIVATIZAÇÕES. Pode? Isto significa que, para este grupo nada pensante, a contratação de empregadas domésticas é vista como venda ou entrega da moradia e não como a contratação de um serviço de manutenção e limpeza. Que tal?

Leia mais

19 nov 2012

MESTRES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


CAOS TOTAL

Fala-se muito do ABSIMO FISCAL dos EUA. Só que no Brasil, mais precisamente, no Estado do RS, o qual é (des)governado pelo petista Tarso Genro, a encrenca é, proporcionalmente, muito maior. Além de imensa e real, a cratera deixada pelo rombo das contas públicas é palpável, gente.

SAÍDAS PARA A CRISE

É importante deixar claro que o caos nas contas públicas do RS foi TOTALMENTE construído nesses dois anos do governo Tarso. Não se trata, portanto, de coisa herdada de governo anterior. A julgar pelo tamanho do rombo só existem duas saídas para os pobres contribuintes gaúchos: 1- o aeroporto; 2- a BR 290. Uma terceira seria usar a BR 101, mas pelo enorme congestionamento, que nunca dá trégua por absoluta falta de infraestrutura, é continuar no Estado.

MAIS DE 1,3 BILHÃO

Às vésperas do encerramento de 2012, o déficit já promete ser maior do que 1,3 bilhão de reais. Que tal? Isto sem considerar: 1- que o Tribunal de Justiça gaúcho suspendeu o aumento da contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 13,25%; 2- que a Constituição manda aplicar 12% da Receita Corrente Líquida na Saúde; e, 3 - que o piso nacional dos professores precisa ser cumprido.Como se vê, a situação só vai piorar em 2013.

CUBA

Pelo visto, o que ainda pode aliviar a sensação de FUNDO DO POÇO experimentado pelo Estado do RS são os negócios que o governador e alguns empresários gaúchos pretendem fazer em Cuba. Afinal, a Ilha do Dr. Castro é o país que ostenta uma excelente taxa de desenvolvimento econômico. Coisa, aliás, que causa inveja a qualquer lugar do mundo. Que tal? A propósito: a tal Campanha do RIO GRANDE DO SIM, lançada dias atrás pela ABVB, conseguirá superar o caos das finanças públicas do RS, cujo alfaiate é o governador Tarso?

TRAJE ARROGANTE

Como os petistas do atraso agem e administram a coisa pública sempre com a mesma forma, a presidente Dilma Rousseff não deixou por menos: na última sexta-feira posou para a mídia mundial com seu tradicional traje de líder arrogante, ao se apresentar em Cadiz (Espanha), para participar da XXII Cúpula Ibero-Americana. Ansiosa, do alto de sua imensa capacidade econômica medieval, Dilma já foi tratando de atacar as necessárias políticas de austeridade que estão sendo usadas para enfrentar a crise mundial.

DEFENSORA DA GASTANÇA

Dilma sustentou, enfaticamente, que o Brasil defende que a consolidação fiscal exagerada e simultânea não é a melhor resposta à crise mundial, e que pode até agravá-la, levando a uma maior recessão. Mais: acrescentou que esta visão permitiu ao Brasil superar os efeitos da crise a partir de 2008. Levando em conta que o PIB brasileiro patina de forma insistente e persistente; que as despesas públicas e a violência se elevam de forma desordenada e impressionante; e que a corrupção é a marca registrada do governo petista, Dilma deveria ter ficado calada. Mas, como se viu, ela se apresentou na Espanha para ensinar tudo sobre gastança dizendo que a austeridade europeia deve ser suspensa. Que tal?

ESTÁDIOS E PRESÍDIOS

O lamentável é que Dilma não disse nada a respeito da violência que impera em vários Estados brasileiros. É bem possível que se lhe perguntassem a respeito, Dilma, espertamente, faria uso da frase cunhada pelo seu antecessor, dizendo que EU NÃO SABIA...Muita gente, certamente, gostaria de entender as razões que levam o governo Dilma a gastar bilhões de reais com a construção de estádios em lugares onde não existem clubes de futebol, e não constrói presídios num país onde sobram criminosos por todos os cantos e lados.

Leia mais

14 nov 2012

NEM EDUCAÇÃO NEM PRESÍDIOS


EDUCAÇÃO

Nada nesse mundo acontece por acaso. Isto significa que para tudo sempre há por detrás, no mínimo, uma causa. O desinteresse que os governantes mostram pela educação, por exemplo, se reflete, diretamente, de diversas maneiras no Brasil.

COMPORTAMENTO

Da forma como o tema vem sendo (des) tratado, muita gente não tem consciência de que ela inicia pelo comportamento do cidadão indo até o interminável conhecimento, o qual precisa, constantemente, ser renovado à luz dos acontecimentos.

POPULAÇÃO DE CRIMINOSOS

Além disso, (está mais do que provado) a consequência da falta de educação é o ingresso de mais pessoas no mundo do crime. O que, por sua vez, torna necessária a existência de cada vez mais presídios. Comparado com inúmeros países, o Brasil está entre aqueles cuja população de criminosos é crescente e elevada.

PRISÃO DOMICILIAR(?)

Como presídios também não são do interesse dos nossos governantes, a falta de vagas no sistema penitenciário vem obrigando a Justiça a decidir que os condenados se mantenham em prisão domiciliar. Aí, por absoluta falta de fiscalização e/ou cuidado, o criminoso fica exultante, pois se julga, como temos assistido, livre para fazer o que bem entende.

TRÁFICO É MAIS RENTÁVEL

A declaração dada pelo adolescente (17 anos) que foi preso ontem, em Jacaraípe, ES, com drogas, arma e munições, diz bem o que mais acontece em todos os cantos do Brasil: o menor disse, alto e bom som, que não pensa em sair do crime. - Não preciso estudar não, porque, no tráfico eu ganho mais, arrematou cheio de confiança. Que tal?

APAGÕES

Enquanto o Brasil convive com seus já eternos APAGÕES, onde o que atinge a EDUCAÇÃO é um dos mais perigosos, o governo Dilma destina bilhões de reais para a construção de estádios país afora. Muitos deles em locais onde sequer o futebol é praticado por clubes de primeira e segunda divisão.

CUIDAR DA CONSEQUÊNCIA

Se o governo erra ao gastar bilhões com estádios, ao menos deixa de gastar com a construção de escolas. Até porque também não forma professores para educar o povo. Portanto, a crítica que resta a este governo mau-caráter é quanto ao desleixo que mostra em relação aos presídios. Quem não quer educar precisa cuidar da consequência que promove a falta de estudo. Que trate, pois de construir PRESÍDIOS.

Leia mais

13 nov 2012

FLERTANDO COM INIMIGOS


LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Entre os assuntos importantes que dominaram o cenário político brasileiro em 2012, a liberdade de expressão foi um que mereceu grande destaque na mídia, inclusive de forma bastante recorrente. O curioso é que quanto mais os nossos governantes se declaram favoráveis à liberdade de expressão, maior tem sido a descrença do povo de que estejam sendo minimamente sinceros.

RAZÕES DE SOBRA

Pois, considerando o que já acontece na Argentina, no Equador e, principalmente, na Venezuela, cujos líderes são sempre elogiados, apoiados e defendidos a toda hora pela dupla Lula/ Dilma e seus admiradores, sobram razões para uma constante preocupação de que a liberdade de expressão esteja, sim, cada dia mais ameaçada.

CORTINA DE FERRO LATINA

Leve-se em conta que os líderes dos países acima fazem parte da organização comunista denominada FORO DE SÃO PAULO, cujo propósito (consta em atas) é construir uma Cortina de Ferro na América Latina, nos moldes daquela que foi sepultada na Europa com a queda do Muro de Berlim. Fato, aliás, jamais negado pelos membros do FSP.

EDITORIAL DE ZERO HORA

Pois, no editorial do jornal Zero Hora de domingo, 11, com o título: A VERDADE INCOMODA, mais uma vez o assunto veio à tona. Uma prova de que tudo que a presidente Dilma e seus assessores dizem e repetem a respeito, simplesmente não está colando e/ou convencendo.

JORNALISMO INDEPENDENTE

À linhas tantas, o editorial diz o seguinte: - O jornalismo independente e responsável enfrenta, historicamente, a perseguição sistemática de ditadores, políticos, autoridades e cidadãos que atuam à sombra e não gostam de ver suas malfeitorias reveladas.Mais: Com as exceções que se conhece, os incomodados já não mandam matar os mensageiros como fazia o mongol Gengis Khan. Mas censuram, constrangem, usam o poder político e econômico para calar as críticas e não hesitam em beneficiar aqueles que apenas os elogiam.

INTERESSES DO GOVERNO

O que chama muito a atenção, por ser absolutamente verdadeiro, é que o próprio Jornal Zero Hora está entre aqueles que se submetem aos interesses do governo. Quanto mais verbas públicas e/ou privadas ZH recebe, mais se cala e/ou mostra desinteresse por matérias que deveriam ser do conhecimento geral e específico dos leitores.

FORO DE SÃO PAULO

Um deles, por exemplo, é a existência do próprio Foro de São Paulo, que o jornal gaúcho sequer menciona. Justamente dessa organização, gente, onde são cultivadas e desenvolvidas todas as iniciativas para tentar, a todo momento, calar a imprensa e os cidadãos. Pode? Tenho ou não razão? Além disso, o jornal Zero Hora emprega centenas de jornalistas que DETESTAM a liberdade de expressão. Esses maus profissionais entendem que pessoas sem diploma não tem o direito sagrado de emitir opinião em qualquer meio de comunicação do país. Pode?

Leia mais