HISTÓRIA
História é a narração de fatos sociais, políticos, econômicos, militares, culturais ou religiosos ocorridos no passado, de forma crítica e pormenorizados.
LENDA
Pois, mesmo que a história seja uma exclusiva descrição de fatos, vários historiadores preferem contar episódios que jamais aconteceram. Dependendo de quem as lê, a lenda acaba conhecida como fato, infelizmente.
EDUCAÇÃO
Considerando que o povo brasileiro é carente de educação, depois que a besteira dita e/ou escrita é assimilada, aí não tem mais jeito: vira uma verdade tão absoluta que ninguém mais consegue mudar.
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
A História da Revolução Farroupilha, por exemplo, é uma delas. A data de 20 de Setembro, considerada a data máxima do Estado do RS, é festejada como se os gaúchos tivessem saído vitoriosos na guerra contra as Forças Imperiais. Tudo porque a história é contada por certos intelectuais, de forma mentirosa.
CORAGEM
É correto dizer que os riograndenses foram muito corajosos. Mas o fato é que, além de derrotados, nenhum dos pontos do Acordo de Ponche Verde, que deu fim a conflito, foi atendido. O povo do RS, por total desconhecimento da história, faz feriado para comemorar a derrota e o fato de ter sido enganado.
ACOVARDADOS
O mais importante, sem dúvida, foi o ato de coragem dos então gaúchos separatistas, que não aceitavam a fúria tributária do Império. Pois, nem esta coragem prevalece nos dias de hoje. Os gaúchos de hoje, lamentavelmente, tem se mostrado acovardados diante de tantos desmandos.
COM A MÃO NO PEITO?
Se por algum tempo os demais Estados imaginaram que qualquer ato de indignação ou revolta partiria do RS, isto já virou lenda. A cooptação é uma infeliz realidade. Só restaram a bandeira do Estado, que foi oficializada com a tarja oblíqua vermelha separando o verde do amarelo, e o Hino Riograndense. Nada mais. O curioso é que os gaúchos cantam o Hino com a mão no peito. Pode?