Artigos

14 ago 2013

O CUSTO DA DEFASAGEM


COMBUSTÍVEIS

Com a incessante desvalorização do real frente ao dólar, cuja cotação no fechamento de ontem atingiu R$ 2,31, a defasagem de preço dos combustíveis no Brasil, em relação aos países governados de maneira minimamente inteligente, já ultrapassou a marca de 25%.

MAQUIAGEM

Para os iludidos (a maioria da sociedade brasileira), a Petrobrás fechou o 2º trimestre de 2013 com lucro. Porém, para os mais esclarecidos (minoria absoluta) tudo não passou de uma grosseira maquiagem. Até porque é impossível que a Petrobrás possa obter lucro quando compra petróleo pelo preço praticado no mercado internacional e vende aqui com desconto de 25% do valor pago. Isto, como se sabe, nada tem de inteligente. Tem, isto sim, de estupidez. Das grossas.

URUGUAI

Como a presidente Dilma, e o ex-presidente Lula, mantém um relacionamento íntimo e muito antigo com Tabaré Vasques, presidente do Uruguai, bastaria dar um telefonema ao Don Mujica para perguntar qual a política energética adotada em seu país.

DIÁLOGO DILMA/TABARÉ

Como no Uruguai o preço da gasolina está por volta de R$ 4,00/litro, já se conclui que a presidente Dilma ouvirá do presidente Tabaré que a tarefa de formação do preço dos combustíveis não cabe ao governo. Isto é assunto, exclusivamente, de mercado.

PREÇO DO DIA

Para quem não sabe, a refinaria La Teja, da Ancap, localizada em Montevidéu, foi fechada. Assim, a Ancap precisa importar combustíveis da Venezuela, Brasil, Nigéria, Equador, Rússia e África do Sul. Para tanto paga o preço de mercado, em dólar, pela cotação do dia. Caso venda por preço inferior ao que pagou, o benefício obtido pelo consumidor tem um prejudicado: o pagador de impostos, que acabará pagando pelo custo da mercadoria vendida.

OBRIGADA A VENDER POR MENOS

No Brasil, infelizmente, para não prejudicar o consumidor, o governo obriga a Petrobrás a vender os derivados do petróleo por preços muito inferiores ao que pagou. Além de impedir que a empresa invista, o que implicaria na diminuição das compras, compromete fortemente o caixa da estatal.

QUEM ESTÁ BRINCANDO?

A situação é tão dramática que apesar de defasagem já ter chegado a 25% (com a cotação do dólar em R$ 2,31), a diretoria da Petrobrás, cheia de constrangimento, está preparando um tímido reajuste, de apenas 15% para os combustíveis. Pode? Pois, antes que alguém imagine que estou brincando, peço que se convençam de que nunca falei tão sério. Quem está brincando é o governo!!!

Leia mais

13 ago 2013

RS - A FALÊNCIA PERSEGUIDA


DRAMÁTICA

Se a situação financeira de vários Estados tem tudo para ser chamada de complicada, a do RS, para desespero dos gaúchos que entendem do assunto, é, simplesmente dramática. A ponto, inclusive, de fazer com que eventuais candidatos ao governo do Estado simplesmente desistam de concorrer.

RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA

Confesso que ainda não entendi a razão pela qual o governador Tarso Genro está implorando pela renegociação da dívida do Estado junto à União, como manifestou à presidente Dilma no último final de semana, em Porto Alegre, sem conseguir esconder o seu desespero.

SEM BOA VONTADE

Ora, qualquer negociador com pretensão de obter algum êxito em qualquer tipo de negociação, certamente precisa acenar com alguma coisa em troca. Ou seja, algo que mostre, realmente, a existência de uma efetiva manifestação de boa vontade.

MAIOR PERCENTUAL ENTRE OS DEMAIS ESTADOS

Como o RS é o Estado da Federação que apresenta, de forma disparada, o maior percentual de dívida sobre a receita (2,18 vezes), se não houver uma mudança drástica nas contas públicas a simples renegociação do endividamento não trará benefícios satisfatórios para o RS.

DUAS PROPOSTAS

Estou certo de que, se o governador estivesse realmente interessado em renegociar a dívida do Estado, para manifestar alguma boa vontade deveria apresentar um plano com, no mínimo, duas propostas:1- um conjunto de reformas capaz de estancar as despesas consideradas engessadas pela Constituição do Estado; 2- vender (privatizar) todos os ativos públicos (principalmente o Banrisul) e, com os recursos obtidos, tratar de reduzir o endividamento.

RESULTADO

Só estas duas providências, além de altamente estimulantes para que o governo federal se decida pela renegociação de dívida do RS, tem outro efeito importante: criariam um ânimo incrivelmente positivo para a atração de novos investimentos para o Estado.

PLANTIO E COLHEITA

A encrenca, do jeito que está posta, evidencia que o governo do RS, além de não dispor de um tostão para investir, também não consegue atender, minimamente, aquilo que os impostos deveriam financiar. Chamo a atenção, por exemplo, para aqueles que ainda estão vibrando com o fechamento das praças de pedágio no RS, que, como bem disse o empresário Jorge Gerdau, o governo não tem dinheiro para investir na melhoria das rodovias. Se a falta de recursos em rodovias tem o significado do plantio; os buracos significam a colheita.

Leia mais

12 ago 2013

O MINISTRO ENCHEU AS MEDIDAS


FUNDO DO POÇO

Caso se confirme o que está escrito na revista Veja desta semana, onde consta que o auditor Rodrigo Aranha Lacombe contou que seus pareceres pela rejeição das contas eleitorais do PT sumiram do processo por ordem do ministro (ou sinistro) do STF, Ricardo Lewandowski, isto já seria o bastante para admitir que o Brasil chegou, enfim, ao fundo do poço.

MINISTRO DO TSE

Digo -se não bastasse- porque pesa sobre o ministro Lewandowski uma acusação ainda mais grave, como bem diz a Veja: a manipulação que permitiu a aprovação das contas do mensalão e da campanha de Dilma Roussef teria sido conduzida pessoalmente por Ricardo Lewandowski quando ainda era presidente do TSE. Um horror, gente.

PETISTA DE CARTEIRINHA

É mais do que sabido que o ministro Lewandowski, por tudo que demonstrou ao longo do julgamento do Mensalão, é um petista de carteirinha. Até aí, mesmo levando em conta o posicionamento do ministro, que só abriu a boca para tentar absolver os bandidos, não havia como pedir o seu afastamento como julgador.

PERMANÊNCIA IMPOSSÍVEL

Agora, no entanto, a situação é bem outra. O seu envolvimento, segundo consta no relatório do auditor Lacombe, ou Termo de Declaração, como queiram, torna a sua permanência como ministro do STF praticamente impossível. No mínimo, até que tudo seja devidamente apurado, Lewandowski deveria ser afastado do cargo.

JULGAMENTO

Considerando que o próprio STF tem julgado diversos parlamentares e/ou governantes em processos nos quais os mesmos são acusados de irresponsabilidade e má gestão de recursos públicos, o que se exige neste momento é que o ministro Lewandowski também seja julgado, imediatamente, pelos seus pares.

QUEM DECIDE PELA CASSAÇÃO?

Com um detalhe: o STF, mesmo que um parlamentar seja condenado, entrega a decisão da cassação ou não do mesmo à Câmara dos Deputados ou ao Senado, dependendo do caso. E quando o condenado é um ministro do STF, como se espera caso as provas forem verdadeiras, quem vai decidir pela cassação?

PERPLEXIDADE

Por enquanto, pelo que se ouve nos corredores, a perplexidade é muito grande. Mesmo que Ricardo Lewandowski nunca tenha escondido a sua adoração pelo PT, o fato de ter interferido para que as contas da então candidata Dilma Rousseff fossem aprovadas, como atesta o auditor Lacombe, é mais do que séria. É o fim do Brasil!

Leia mais

09 ago 2013

LEI INJUSTA


ESTATUTO DA JUVENTUDE

Na última terça-feira, 06, o governo Dilma publicou, no Diário Oficial da União, a lei ALTAMENTE POPULISTA, que cria o Estatuto da Juventude. Se toda e qualquer intervenção governamental em atividades normalmente desenvolvidas pela iniciativa privada já é tida como absurda, no caso desta lei, que garante o direito a meia-entrada em eventos de lazer e desportivos aos estudantes que comprovarem matrícula em instituição de ensino, é pra lá de injusta.

POUCA FÉ

Faço questão de frisar que, bem antes de ser sancionada tratei de comentar, e explicar, o tamanho da injustiça que o então projeto de lei continha. Entretanto, os agentes do setor, justamente aqueles que mais deveriam se manifestar e gritar, permaneceram calados. Como se levassem pouca fé na aprovação da lei.

BAIXO CONHECIMENTO

Para comprovar o que tenho dito e repetido aqui, à exaustão, de que o povo brasileiro é dotado de baixíssimo conhecimento, e quase nenhum discernimento, a reação foi a pior possível para a sociedade em geral: os privilegiados comemoraram a decisão presidencial sem ter noção de como é formado o preço dos ingressos para eventos culturais, de lazer e desportivos.

PARA SEMPRE

Prevista para entrar em vigor em 180 dias, a nova lei garante um desconto de 50% do valor da entrada, para uma cota de 40% do total dos ingressos de eventos culturais e desportivos para estudantes e jovens de baixa renda. Com isso, o desconto de 50%, já assegurados hoje a estudantes de muitas cidades por meio de leis municipais, como é o caso da atrasada Porto Alegre, valerá para todo o país. Mais: em todos os dias do ano.

FORMAÇÃO DO PREÇO DOS INGRESSOS

Ora, como todos espetáculos têm, invariavelmente, custos de produção, montagem e de apresentação (cinemas teatros, estádios, etc.), para que os mesmos sejam suportados o preço do ingresso precisa ser calculado de acordo com o tipo de público aos quais se destinam.

FALSIDADE

Portanto, se o público-alvo do evento é formado por jovens e/ou estudantes, a estúpida (falsa) meia-entrada terá preço de entrada inteira. E o preço da entrada inteira será igual ao dobro da meia-entrada. Simples assim.

PERGUNTA

Ora, se o negócio do governo é vender ilusões e promover todo o tipo de falsidade, e para tanto se aproveita da total falta de educação do povo, vale a seguinte pergunta: - Por que o governo não decide que todos os brasileiros, estudantes ou não, e independente de idade, cor, renda e sexo, tenham direito à meia-entrada? Mais que todos tenham direito a pagar 50% sobre todos os produtos e serviços que consomem....

Leia mais

08 ago 2013

O FUTEBOL É O QUE IMPORTA


TEMAS

No Brasil todo, em praticamente todas as rodas de conversas, o assunto que o povo mais discute é o futebol. Os demais temas, que deveriam ser motivos de conversas mais longas, se e quando discutidos não conseguem ir além de uma ou duas frases. Tudo porque falta conhecimento e/ou interesse dos interlocutores.

PROTESTOS

A prova de que o futebol é, realmente, aquilo que mais importa, quando os resultados não correspondem os torcedores protestam e pressionam os dirigentes para que façam novas contratações e/ou substituam os técnicos de seus clubes do coração.

EXIGÊNCIAS

O curioso é que antes do início de cada jogo, os espectadores cantam com grande ufanismo, o Hino Nacional (no RS também cantam o Hino Riograndense). Mas, nenhum daqueles que colocam a mão no peito, orgulhosos de seus Estados e País, exigem de seus governantes os resultados que impõem aos seus clubes.

HINOS

Ora, o mínimo que se poderia esperar é que os Hinos, Nacional e Estadual, deveriam mexer com a consciência e com a razão dos cidadãos. Como não produzem qualquer motivação sobre os destinos do País e do Estado, melhor seria que os espectadores cantassem, exclusivamente, os Hinos dos Clubes que se enfrentam.

ASSUNTO DOMINADOR

Portanto, enquanto só o futebol for o assunto dominador das conversas, os governantes não se sentirão exigidos. Eles podem promover derrotas sem fim à cidadania, e vitórias incríveis para si próprios, sem ser incomodados.

INSATISFAÇÃO

Quando o povo se manifesta, como fez recentemente, só mostra que está insatisfeito. Ou seja, não sabe precisamente o que deve ser feito. Não prioriza. Pede recursos quando deveria exigir melhor administração. Quer mais educação, saúde e segurança mas não sabe o que é qualidade.

CIDADANIA

Mais: o povo quer que o governo atenda às necessidades básicas e não os direitos constitucionais. Só por aí mostra o quanto desconhece a razão da existência de qualquer governo. Necessidade deve ser buscada individualmente. Direitos são coletivos. O principal deles, desde que o Brasil foi descoberto, ainda não foi entregue: a cidadania. Isto, os brasileiros só experimentam quando viajam para países de primeiro mundo.

Leia mais

07 ago 2013

BATE-PAPO INFORMAL


REUNIÃO

Ontem, representantes do Instituto Liberdade, do Instituto de Estudos Empresariais e do -PENSAR+!- recepcionaram, em reunião-almoço, o economista e filósofo mexicano, Arturo Damm Arnal e o economista e político argentino, Ricardo López Murphy, que foi ministro da Defesa e da Economia da Argentina e concorreu às eleições presidenciais do país em 2003. Só para esclarecer, ambos foram palestrantes do 1º Colóquio do Fórum da Liberdade, que foi realizado na noite de 2ª feira, 05, com o propósito de debater os Caminhos para América Latina.

ARTURO ARNAL

Pelo que Arturo já havia dito na noite anterior e repetiu ontem fiquei convencido de que o México, mesmo governado por um partido socialista (PRI) tomou um caminho bem diferente daquele que os países bolivarianos estão trilhando. Como o Brasil está caminhando a passos largos para o precipício, confesso que fiquei com inveja dos mexicanos, mesmo sendo governados por socialistas.

REDISTRIBUIDOR

Por ser socialista, o PRI prega a redistribuição. E para atender a este desejo que representa um aumento dos gastos públicos, o aumento da carga tributária é inevitável. Mesmo assim, apesar de afetar o crescimento econômico, a economia está bem, segundo Arturo. Entretanto, adverte: - se fossem feitas as reformas necessárias, poderíamos triplicar, ou até quadruplicar, esse crescimento.

INTELIGENTES

De qualquer forma Arturo classifica os governantes mexicanos como Socialistas Inteligentes, ou seja, bem diferentes daqueles que estão à frente dos governos do Brasil, Argentina, Equador, Venezuela, Bolívia e Nicarágua, considerados os novos comunistas, ou bolivarianos.

RICARDO MURPHY

Já para o argentino Ricardo Murphy, o governo da Argentina (leia-se Cristina Kirchner) está totalmente divorciado da realidade. A exemplo do que acontece no Brasil, o mundo começou quando os socialistas argentinos assumiram o governo. A partir daí, para tudo que dá errado tem um culpado. Lá, como aqui, foi montada a cultura clientelista, da vassalagem e da subordinação, onde os atendidos têm medo de perder as vantagens obtidas.

MERCANTILISMO

Embora em estado mais adiantado, se comparado com o Brasil, o governo argentino impôs um legítimo Mercantilismo. Quem decide o que deve e o que não deve ser produzido é o governo. Além disso, o Corporativismo ganha força para dificultar tudo. O resultado de tudo isso é traduzido pela INFLAÇÃO ALTA E ECONOMIA ESTAGNADA. Bem parecido com o que estamos assistindo aqui, não?

TRIPÉ SOCIAL

Saímos do almoço ainda mais convencidos de que o Brasil está cada dia mais parecido com a Argentina e menos com a cara do México. Isto é ruim e preocupante. Como o governo petista está apoiado no tripé formado pela: Bolsa Família, Classe Média ascendente e Pelo Emprego, e o desequilíbrio já está sendo avistado, a hora é esta para tentar alguma mudança de rumo. O problema é encontrar um líder com boa cabeça para renovar as esperanças. Detalhe: a Marina Silva representa a continuidade do fracasso...

Leia mais