Artigos

02 jan 2012

A PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA


ORAÇÕES

A cada entrada de um ano novo, em todos os cantos do planeta, independente de sexo, cor ou religião, todo mundo repete o mesmo gesto: além dos abraços com desejos repletos de felicidade, cada um roga para que só aconteçam coisas boas para si e para seus familiares e amigos no período que se inicia.

AGRADECIMENTO

Pois, desde já, aproveitando o ensejo, além de desejar que todos os leitores/assinantes se dêem da melhor forma possível em 2012, também agradeço o sem número de mensagens enviadas, com os mesmo votos, nesses dias de festas de Natal e Ano Novo. Grato, gente.

PROBABILIDADE

Entretanto é sempre bom lembrar que, à exceção na hora da virada do ano, onde a alegria e a confraternização só permitem a presença do pensamento positivo, os sentimentos de otimismo ou pessimismo só podem ser levados à sério quando acompanhados de um correto cálculo de probabilidade de ocorrência daquilo que se quer ou espera.

SÁUDE E DINHEIRO

Vejam que entre os pedidos normalmente feitos, dois se destacam de forma insuperável: MUITA SÁUDE E DINHEIRO. Ora, como ninguém pode esperar que basta ter sorte para a obtenção das preces, é necessário tomar alguns cuidados para aumentar a probabilidade de ocorrência dos desejos pretendidos.

PREVENÇÃO

Quem melhor cuida da sua saúde, se prevenindo de doenças, embora não esteja livre de qualquer mal, tem maior probabilidade de cura. Da mesma forma, quanto mais longe das bebidas alcoólicas, menor a probabilidade de errar e/ou colocar a vida alheia em risco. Tudo, de novo, uma questão de probabilidade.

ECONOMIA E POLÍTICA

Pois, no caso da nossa economia e da nossa política, usando o mesmo cálculo de probabilidade exigido para tudo que acontece no mundo, estou convencido de que, DE FORMA GERAL, são poucos os motivos para comemorar. Com uma ressalva: não para os políticos, que já garantiram o seu bem estar sem fim, mas para a sociedade, que precisará arcar, em 2012, com uma despesa pública ainda mais alta. Parece mentira, não? Mas o custo, pra lá de exagerado, vai aumentar ainda mais.

REALISMO

Se o mundo todo, principalmente os países da Europa, já antecipam que o ano de 2012 será muito complicado e ruim, todos os demais países precisarão adotar medidas de redução de custo para equilibrarem suas contas e ficarem mais competitivos. No Brasil, sem qualquer má vontade ou mau agouro, mas usando o correto cálculo das probabilidades, o que se vê, claramente, é uma preocupação exclusiva com a COPA DO MUNDO DE 2014. Além disso, o combustível, de alta octanagem, que o governo continuará usando para manter a economia aquecida é o CRÉDITO. Ora, se o estouro não acontecer em 2012, ao menos vai contribuir de forma decisiva para tornar preocupantes os anos seguintes.De novo: é o dizem as probabilidades de ocorrência. Sem otimismo ou pessimismo, gente. Quem diz isto é o realismo.

Leia mais

29 dez 2011

O DESTAQUE DO ANO


ANO DA CORRUPÇÃO

Antes que os exigentes leitores/assinantes do Ponto Crítico reclamem o esquecimento quanto ao apontamento do costumeiro destaque sobre aquilo em que o Brasil foi mais notório e brilhante, informo que foi intencional deixar para esta última edição de 2011. Pois, este foi o ANO DA CORRUPÇÃO.

PONTO ALTO

Confesso que este grande destaque já poderia ter sido apontado há mais tempo, uma vez que dificilmente poderia aparecer algo novo com mais notoriedade. Para não deixar a mínima dúvida de que este foi o grande ANO DA CORRUPÇÃO, a chave de ouro ficou com a posse do senador Jader Barbalho, ocorrida ontem, por exclusiva vontade do STF. Que tal?

ÁPICE

Embora longe do ineditismo, uma vez que nos últimos anos a corrupção já vinha se destacando de forma impressionante, ainda assim o ano 2011 entra para a história como o período em que o MAL FEITO atingiu o seu ápice. Ou seja, só pode ser superado pelos anos seguintes.

73ª POSIÇÃO

Colaborando no sentido de evitar descuidos e/ou perseguições vejam o que diz a Transparência Internacional, organização não-governamental fundada em março de 1993, com sede em Berlim e que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção: no relatório anual, recém divulgado, com a análise dos índices de percepção de corrupção dos países do mundo, a nota do Brasil, sobre CORRUPÇÃO, mesmo alarmante será muito festejada pelo governo brasileiro. Sim, porque passou de insignificantes 3,7 para 3,8. Só que esta ridícula ? melhora decimal- levou o Brasil a cair da 69ª para 73ª entre 182 países analisados. Pode?

MELHORES COLOCADOS

A queda ínfima se explica pelo progresso mais acentuado de outros países e pela entrada de novas nações na lista da ONG. O país mais bem colocado no ranking é a Nova Zelândia (com nota 9,5), seguida pela Dinamarca (com nota 9,4).

PROGRESSO

Outra área em que o Brasil fica tradicionalmente no -lado B-, conforme informa o relatório dos rankings é a de Ciência e Tecnologia. Mas, ainda assim, neste item um estudo divulgado em março pela Royal Society, academia nacional de ciência britânica, mostrou que o Brasil apresentou um pequeno progresso.

TILINTAR DAS TAÇAS

O Brasil também piorou no ranking que tenta medir a facilidade de se fazer negócios em 183 países. Perdeu seis colocações, caindo da 120ª para a 126ª posição, segundo o Banco Mundial. As avaliações levam em conta dez indicadores e se concentram no ambiente de negócios entre pequenas e médias empresas. O Brasil ficou bem, por exemplo, no item -proteção a investidores-, mas mal no que avalia a facilidade para se pagar imposto.Bem, se alguém quer um verdadeiro Feliz Ano Novo e seguintes sugiro que se envolva, pra valer, pela realização das reformas e pela educação. Caso contrário os desejos ficarão restritos ao mero tilintar das taças de espumantes. Até 2012, gente!

Leia mais

28 dez 2011

A MÍDIA E O POVO ILUDIDOS


NOTÍCIA EQUIVOCADA

Ontem, os principais jornais do país divulgaram uma mesma e equivocada notícia, fornecida pelo Dieese (?) deixando muita gente feliz: -

Com a entrada do novo salário mínimo (622 reais), a economia brasileira receberá R$ 47 bilhões.

Incrível, não?

POR LEI E NÃO POR NEGOCIAÇÃO

Em primeiro lugar é preciso que todos se convençam de que qualquer forma de remuneração, fixa ou variável, só deveria ser definida por negociação e nunca por legislação, como acontece no nosso país. É o caso, infelizmente, do valor do salário mínimo nacional e/ou regional.

FORMAÇÃO DOS PREÇOS

Em segundo, mesmo que algumas pessoas teimem quanto à realidade dos fatos, a formação dos preços de todos os produtos e serviços resulta da: 1- remuneração das pessoas; 2- das matérias primas; 3- do lucro dos empreendedores; e, principalmente, 4- da carga tributária imposta pelos governos federal, estaduais e municipais.

MERCADO

Isto significa, por óbvio, que o aumento de preço dos recursos utilizados para a existência dos bens e serviços implica em aumento de custo de produção. Caso a produtividade não consiga diminuir o aumento do custo, aí tudo se resolve da seguinte maneira: 1- o consumidor aceita pagar mais caro; ou, 2- o produto/serviço deixa de ser produzido. Isto é mercado.

SALÁRIO APOSENTADO

Vamos deixar bem claro que o salário mínimo no Brasil deveria ter outro nome: SALÁRIO MÍNIMO DOS APOSENTADOS DO INSS. Como o governo, terminantemente, não admite fazer uma reforma Previdenciária, para acabar de uma vez por todas com este péssimo Sistema de Repartição, e entrar definitivamente no Sistema de Capitalização, os aposentados e pensionistas precisam receber algum provento. Daí o Salário Mínimo.

DOS IMPOSTOS

Ora, o salário dos aposentados e pensionistas é pago: 1-uma parte pelas contribuições dos trabalhadores; e, 2- outra parte pelos contribuintes de impostos (o povo todo). Assim, grande parte dos 47 bilhões de reais, que o Dieese informa que serão injetados na economia brasileira, vai sair dos cofres do Tesouro Nacional. Ou seja, dos impostos.

AUMENTO DO CUSTO

Portanto, o aumento do valor do salário mínimo não propõe, em hipótese alguma, a entrada de novos recursos no mercado, como diz o Dieese. Sendo assim é preciso que todos entendam que mais uma vez o povo e a mídia foram iludidos. Tomem nota: o que o aumento do salário mínimo está impondo, em última análise, é um aumento do custo dos bens e serviços produzidos. Tanto pelo salário pago pelos empregadores quanto pelo imposto que o governo vai precisar arrecadar para cobrir o rombo da Previdência.

Leia mais

27 dez 2011

HOMENAGEM A VLÁCAV HAVEL


REVOLUÇÃO DE VELUDO

Ao invés de publicar uma nota de pesar pelo falecimento de Václav Havel, ocorrido na semana passada, a minha preferência, por entender como mais justo e correto, é prestar uma homenagem a esse importante líder da Revolução de Veludo, que acabou com o regime comunista da antiga Tchecoslováquia, em 1989.

LUTO FECHADO

Enquanto nenhum partido político do nosso país se manifestou pela morte de Vlácav Havel, e o PCdoB continua de luto fechado e muito abalado com o desaparecimento do feroz ditador Kim Jong-il, da Coreia do Norte, não posso deixar de destacar os feitos do primeiro líder da antiga Tchecoslováquia que, insisto, acabou com o regime comunista no país, em 1989.

REPLETOS DE ALEGRIA

Para quem não sabe, Vlácav Havel, como escritor, foi muito censurado. E, por ter sido um dos principais opositores do comunismo, foi levado à prisão por diversas vezes. O que, certamente, deve ter deixado as mentes e corações de todos os simpatizantes do atrasado Partido Comunista do Brasil - PCdoB - repletos de alegria e satisfação.

PRIMAVERA DE PRAGA

Vale lembrar que o termo PRIMAVERA ÁRABE, que consagra os movimentos rebeldes dos países do norte da África, principalmente, tem origem no movimento PRIMAVERA DE PRAGA, que Vlácav se envolveu de corpo e alma e por isso teve a publicação de suas obras proibida na antiga Tchecoslováquia. Como participante ativo da redação da Carta 77, tornou-se líder do movimento em favor dos direitos humanos.

UNANIMIDADE

Com a queda do governo comunista, em 1989, Havel acabou eleito presidente da Tchecoslováquia pelo voto unânime da Assembleia Federal. Depois da separação da Eslováquia também presidiu a nova República Tcheca.

PRIMAVERA BRASILEIRA

Confesso que esta breve homenagem que presto ao grande líder Vlácav Havel tem duplo motivo: o primeiro é dar exposição aos importantes feitos que mudaram os destinos de Praga, considerada uma das mais belas cidades do mundo. O segundo é provocar os mansos brasileiros para uma exitosa PRIMAVERA BRASIL, que devolva o país aos brasileiros, hoje totalmente escravizados pelas corporações.

APROVAÇÃO VIRTUAL

As redes sociais, pelo que revelam algumas pesquisas, dão conta de que os brasileiros aprovam, em massa, os manifestos primaveris deflagrados pelos árabes. Quem sabe, a partir desta aprovação virtual, aparece um líder com disposição e coragem para levar adiante a proposta de fazer o Brasil um país realmente notável. Minhas homenagens, caro Vlácav Havel, pelo que fez pelo seu povo que hoje vive em liberdade. Vá em paz.

Leia mais

26 dez 2011

A BISBILHOTEIRA


INCÔMODO

Os altos servidores do Poder Judiciário resolveram escancarar ao povo brasileiro que a democracia, no Brasil, tem limite.Para deixar claro quem realmente manda no pedaço e o quanto não suportam a idéia de serem investigados, os magistrados decidiram que o Conselho Nacional de Justiça é um incômodo na vida do Judiciário.

CNJ

Cabe aqui um registro: para que os leitores entendam o assunto, um dos objetivos do CNJ, criado em 31/12/2004 e instalado em 14/06/2005, é o aperfeiçoamento do serviço público na prestação da Justiça.

SEM INVESTIGAÇÃO

Pois, o que levou o CNJ a ganhar destaque na mídia, na semana do Natal, foi o fato de que, exatamente no último dia do ano judiciário (19/12), o ministro do STF Marco Aurélio Mello decidiu, por liminar, impedir que o CNJ investigue juízes antes que os tribunais onde eles atuam analisem sua conduta. Na prática, Mello suspendeu todas as apurações até então abertas pelo CNJ. Interessante, não?

ENVOLVIMENTO PROVÁVEL

O fato é que até então poucos brasileiros davam importância, ou entendiam corretamente, o papel do CNJ. Entretanto, a partir da escandalosa liminar já é possível supor o quanto os servidores do Poder Judiciário podem estar envolvidos em ?mal feitos-, como prefere a nossa presidenta Dilma Rousseff. Esta suposição cresceu exatamente porque os juízes não estavam suportando qualquer tipo de investigação.

MUITO A ESCONDER

Ora, só age desta forma quem tem algo a esconder ou não está com a consciência muito limpa. Pois, a liminar concedida por Marco Aurélio Mello sugere exatamente isso, uma vez que o ministro alegou que o CNJ não pode tomar a iniciativa de investigar juízes antes das corregedorias locais. Pode?

CORPORATIVISMO

Pra mostrar o quanto a decisão tomada por Marco Aurélio Mello é corporativo, um outro ministro, Ricardo Lewandowski, suspendeu a apuração sobre a folha de pagamento de servidores do Judiciário em 22 tribunais, quando o CNJ averiguava movimentações financeiras atípicas.

CURIOSA E INTROMETIDA

Só resta a nós, pobre povo brasileiro, neste momento, cumprimentar a ministra Eliana Calmon, corregedora do CNJ, pela atitude corajosa. Nada foi resolvido, mas ao menos o assunto ganhou boa repercussão. O que nos deixa um pouco mais animados. Por enquanto, o mais provável é que Eliana Calmon seja afastada do cargo. Afinal, quem mandou ela ser curiosa e intrometida?

Leia mais

22 dez 2011

MENSAGEM NATALINA


DA MELHOR FORMA POSSÍVEL

Como estamos na antevéspera do Natal e a próxima semana será a última de 2011, só me resta desejar aos leitores/assinantes do Ponto Crítico que desfrutem da melhor forma possível deste tradicional momento de confraternização junto com seus familiares e amigos.

2012 INEVITÁVEL

Como o tempo não para, a chegada de 2012 é simplesmente inevitável. Melhor ou pior do que o ano que está findando, o fato é que o próximo estará presente por 365 dias nas nossas vidas. Precisará, portanto, ser enfrentado.

MENOS FANTASIOSO

Se, nos anos anteriores, as mensagens de boas festas que enviei sempre estiveram acompanhadas de abundantes votos de um Feliz Natal e muitos desejos de prosperidade para o Ano Novo, desta vez proponho algo bem mais real, ou seja, menos fantasioso.

SEJAM PREVENTIVOS

Mesmo que, com toda a sinceridade, continue a desejar que os leitores/assinantes consigam, de fato, realizar todos os planos projetados para 2012 faço aqui uma proposição: não deixem de ser preventivos. Quem melhor se proteger das coisas ruins geralmente acaba sofrendo menos. Para tanto, proponho o seguinte:

PREVENÇÃO BÁSICA

1- Como a felicidade começa pela liberdade, faça de tudo para que ela nunca escape. 2- Não descuide da saúde. Sem ela é impossível ser feliz.3-Invista o máximo que puder em educação. É o melhor meio de chegar a um bom fim.4- Não descuide da segurança. Sua e de sua família. Até porque a insegurança vai aumentar e muito.

ESQUEÇAM O GOVERNO

Não esperem que o governo cuide destas questões, por mais que estejam escritas na Constituição. Nunca esqueçam que o passado é testemunha de que a maior parte do dinheiro público é destinado a concessão de privilégios exigidos pelas corporações. Principalmente dos servidores públicos.Portanto, caso algum de vocês não pertença a esta classe de privilegiados, trate de cuidar da sua felicidade.

FELIZ NATAL!

Por último, mas não menos importante, proponho que não se deixem levar por falsas mandingas e/ou pajelanças. A realidade é outra, gente, bem diferente do que dizem os curandeiros e videntes. O nosso sistema, como se sabe, está fortemente corrompido. Portanto, ninguém pode esperar que, de repente, as coisas se alterem. Vamos, pois, com toda certeza, em 2012, continuar sendo roubados, esfolados, inclusive e, principalmente, pelo Estado.Envio votos sinceros de um Feliz Natal, com o máximo de PREVENÇÃO. Até segunda-feira!

Leia mais