COMO UMA LUVA
Como o propósito do grupo - PENSAR+! - é transmitir conhecimento através de conteúdos que possam, de fato, contribuir com o esclarecimento das coisas que acontecem no nosso país, o excelente texto do pensador Percival Puggina, com o título - A OVERDOSE DO PETISMO -, cai como uma luva. Vejam:A OVERDOSE DO PETISMO
Raras vezes se viu tamanha barafunda num MAR DE ROSAS. Dilma Rousseff já cumpriu dois terços de seu mandato acumulando trapalhadas e fracassos. Demorou duas décadas mas, finalmente, o PT está alcançando seu objetivo de 1994 - ACABAR COM O PLANO REAL. O sonho dourado das esquerdas nos anos 90, o fim do programa que deu estabilidade à moeda nacional, aquilo que Lula tentou mas não conseguiu em seus oito anos, Dilma, está realizando em menos de quatro, à base de trombada na cristaleira.EVASÃO DE VERDINHAS
O petismo espatifou a Economia e tudo mais à sua volta. Mesmo despejando bilhões no mercado, o Banco Central não está conseguindo conter a evasão das verdinhas ianques, que se retiram do país como os ratos abandonavam o Titanic nas impressionantes cenas do filme de James Cameron.MAIS E MELHOR
Há poucos meses, quando o PT festejava, em São Paulo, seus dez anos no governo da União, o tom ufanista dos discursos mostrava que o partido chegara à overdose de poder. - PODE JUNTAR QUEM QUISER, bravateou Lula, convicto de nova vitória do partido em 2014. - QUALQUER COISA QUE ELES TENTAREM FAZER, NÓS FAREMOS MAIS E MELHOR, prosseguiu o eufórico ex-presidente, nariz enfiado no pote do poder.OVERDOSE DE PODER
Seguiu-lhe a arrevesada sucessora, tratando de mostrar serviço. Arrombou a ostra onde oculta sua sabedoria e extraiu esta pérola: -NÃO TENHO MEDO DE COMPARAÇÕES, INCLUSIVE SOBRE CORRUPÇÃO... Isso tem outro nome, claro. Mas é, também, overdose de poder. Poder sobre a própria imagem, sobre a sociedade, poder sobre os demais poderes, poder sobre a mídia, poder agregado, ano após ano, em sequências exponenciais perante auditórios interesseiros.INCONFORMIDADE
Quatro meses depois foi a vez de o povo evidenciar que também ele tivera sua overdose de petismo. E saiu às ruas para pacíficas e civilizadas demonstrações de inconformidade. O povo deu uma olhada no próprio país e percebeu que, por trás da publicidade, dos cenários, das montagens, das invenções e versões, tudo - simplesmente tudo! - vai muito mal.MAIS PAC, MENOS PIB
Depois de dois PACs lançados às urtigas, que não valiam a tinta e o papel gastos para redigi-los, a economia arqueja sobre uma infraestrutura carente de tudo que importa - energia, rodovias, ferrovias, armazenagem, portos. Quanto mais PAC, menos PIB. O rio São Francisco continua no mesmo lugar, levando, dolente, suas águas para o mar de Alagoas. Nas refinarias projetadas, nada se avoluma com maior rapidez do que o preço inicialmente previsto. Aqui, no Rio Grande do Sul, de onde escrevo, as ditas OBRAS DA COPA ficarão para depois da Copa. O prometido, jurado e sacramentado metrô de Porto Alegre ainda é um risco no papel, em eterna discussão. E a duplicação da travessia do Guaíba resume-se a um trabalho de computação gráfica. A Educação brasileira é a penúltima entre 40 países estudados pela Economist Intelligence Unit. A Saúde beira à perfeição. Sim, é um perfeitíssimo pandemônio! Nós, cidadãos, reconhecemos que houve uma inversão nos extratos sociais. Mudamo-nos para o submundo, para a zona de perigo, onde não existe a proteção da lei, onde padecemos nossa desdita sob a implacável violência do andar de cima. Ali, no andar de cima, é tudo ao contrário e o mundo do crime opera ao resguardo do imenso guarda-chuva gentilmente proporcionado pelo aparelho de Estado e suas leis. É isso que se chama, aqui, de Segurança Pública. Tudo por obra e graça do petismo que chegou à overdose de si mesmo e perdeu os próprios controles.COM RIGOR
Pode parecer incrível, mas a verdade é que um grande número de brasileiros ainda não percebeu que enquanto MUITAS empresas privadas se preocupam com a qualidade e a produtividade, TODAS as empresas públicas fazem exatamente o contrário, ou seja, aplicam programas de improdutividade e má qualidade com o máximo rigor.TRÊS DEPARTAMENTOS
Aliás, a estrutura organizacional de todas as estatais, mesmo que não conste nos seus estatutos sociais, precisam contar com três departamentos: da INEFICIÊNCIA, da INCOMPETÊNCIA e da CORRUPÇÃO. Para tornar qualquer empresa inviável basta a atuação de apenas um departamento. Entretanto, para que o desastre seja total, os governantes exigem que os três departamentos sejam muito focados e tenham atuação plena.PREGADORES
Ora, como isto é um FATO já analisado e comprovado, sob todos os ângulos de observação, quem prega pelo fim das privatizações e/ou concessões de serviços públicos à iniciativa privada só o faz por três razões: 1- sofre de doença mental gravíssima; ou, 2- é um ideológico apaixonado pelo caos; e, 3- faz parte da corporação.SEM EXCEÇÃO
Diante das claras evidências de que as administrações de empresas públicas são pra lá de tenebrosas, até chega-se à conclusão de que existe, sim, regra sem exceção. No caso de estatais, a regra é gerir mal, desperdiçar ao máximo e roubar o que for possível. Sem exceção.SEM PIEDADE
O Brasil é rico em estatais falidas, como se sabe. Mas, quem excede mesmo é o Rio Grande do Sul. Os monstros, tipo CEEE, EGR, PROCEMPA, CESA, por exemplo, já bastam para mostrar o quanto seus administradores agem, sem piedade, contra o dinheiro público. Pois, mesmo assim, muitos gaúchos adoram empresas públicas. Pode?PROCEMPA
A Procempa, empresa pública municipal de Processamento de Dados, está simplesmente abalada, financeiramente. Motivo: foi assaltada por seus administradores. A ponto, inclusive, de não sobrar dinheiro para a folha de salário do funcionários. Que tal?EXCELÊNCIA?
Já a situação da CEITEC - Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica, estatal brasileira com sede em Porto Alegre, no péssimo Estado do RS, é de chorar. O mais estranho, no caso desta estatal, é que o governo se refere à empresa como um CENTRO DE EXCELÊNCIA. Pode? O fato é que, passados 13 anos desde que o projeto CEITEC começou a tomar forma (foi criada em 2000), quando um protocolo de intenções foi firmado entre os governos municipal, estadual e federal, ainda está em busca de um rumo. Excelência sem rumo!Como os petistas e assemelhados sempre tiveram verdadeira aversão à iniciativa privada, o governo, por possuir as mesmas convicções, simplesmente desistiu de tornar a estatal economicamente viável. A bem da verdade é preciso deixar claro o seguinte: os departamentos da INEFICIÊNCIA, DA IMPRODUTIVIDADE E DA CORRUPÇÃO são os mais ativos e promissores. Detalhe: nunca entraram em greve nem sofreram paralisações. Que tal?LIBERAÇÃO DE DINHEIRO PARA A GRÉCIA
O representante brasileiro no Fundo Monetário Internacional, o petista de carteirinha Paulo Nogueira Batista Jr, ao votar contra a liberação de novas tranches de recursos para a Grécia, no meu entender não deveria ser penalizado, como está sendo noticiado e previsto.FORMA
Justifico a minha colocação porque, pela primeira vez, o economista surpreendeu positivamente: conseguiu, para minha estupefação, fazer uso da razão. Nogueira até pode ser criticado pela forma. Mas, nunca por ter negado a liberação da parcela.ORIGEM DOS RECURSOS DO FUNDO
Ora, até as pedras que se espalham por todos os caminhos do mundo sabem que emprestar dinheiro à Grécia é se despedir do dinheiro para sempre. E como os recursos do FMI saem dos bolsos dos pagadores de impostos de todos os países que dele participam, é preciso que haja critério no uso do caixa.BRONCA DO MANTEGA
Pela reação do ministro Mantega, que informa ter sido um equívoco o voto contrário de Nogueira Batista Jr, quando o mesmo vier ao Brasil na próxima semana (foi chamado) vai levar uma bronca. Até porque Mantega, depois de conversar com Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI, se declarou favorável à retificação do voto, ou seja, a favor da caridade.PUNIDO POR TER RAZÃO
Isto explica, com absoluta clareza, o quanto os petistas, em geral, adoram desperdiçar recursos públicos. Quando um petista surpreende por fazer uso da razão (coisa absolutamente rara e até impensável), e se manifesta contra o desperdício, é imediatamente repreendido. Pode?11 PAÍSES
O curioso é que Paulo Nogueira Batista Jr representa, além do Brasil mais outros dez países da América Latina e do Caribe no FMI. Não é de se perguntar o que acham, cada um dos países representados, sobre o voto do brasileiro que foi contrário ao mau uso do dinheiro do Fundo?FINANCIAR O FMI
Vale dizer que o ex-presidente Lula se vangloriou, quando anunciou ao mundo todo, que o Brasil deixaria de ser financiado pelo FMI e passaria a financiar o Fundo. Como o dinheiro usado para tanto é do contribuinte brasileiro, o mínimo que se poderia exigir é que esse recurso fosse bem administrado.ARQUIPÉLAGO
Foi muito oportuna, principalmente neste momento, a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal IDHM-2013, o qual é elaborado pelo PNUD (ONU), em parceria com o IPEA e a Fundação João Pinheiro. Levando em conta que o Brasil, tal qual um enorme arquipélago, é formado por mais de 5500 municípios, é possível constatar que em algumas delas (poucas) existe uma razoável e/ou boa qualidade de vida.EDUCAÇÃO
É importante observar que até o ano passado os estudos e levantamentos, feitos pelo PNUD, para definir o nível de desenvolvimento humano de determinada região eram, basicamente, econômicos. Recentemente, com a mudança de metodologia, o item que ganhou mais força é a EDUCAÇÃO. Com isso, para que um município obtenha IDH maior é preciso que ofereça acesso ao conhecimento.COMPOSIÇÃO
Desta forma, o IDHM passou a ser um índice composto, BASICAMENTE, por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: 1- VIDA LONGA E SAUDÁVEL (LONGEVIDADE);2- ACESSO AO CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO); e,3- PADRÃO DE VIDA (RENDA).INTERPRETAÇÃO
Há, certamente, várias maneiras de interpretar os índice obtidos pelos municípios brasileiros. No entanto, a maioria das pessoas e, principalmente, a mídia, que se dedicaram a ler os números publicados pelo PNUD, das duas uma:1- não se dedicaram ao tema com a profundidade que eles merecem; 2- usaram, como sempre, a paixão ideológica, que impede a visão com a devida transparência.RENDA
Na minha visão, o crescimento da renda, considerado BOM pela importante evolução percentual obtida no período, se deu em cima de uma base extremamente baixa. Olhando um pouco mais para trás, vê-se que a renda havia apresentado uma queda muito forte. Daí que estamos retornando aos patamares anteriores, basicamente.EDUCAÇÃO
Passemos, então, para a área da EDUCAÇÃO. Segundo informa o estudo do Pnud, a Educação foi o indicador que mais melhorou. Subiu 128%. OK, mas olhando melhor os números já se identifica que o mesmo apresenta o menor valor absoluto do IDHM (0,637 em 2010, contra 0,279 em 1991). Ou seja: saímos do péssimo para o ruim. Vale, portanto, a pergunta: - Isto é, realmente, melhorar?QUALIDADE DE VIDA
O estudo, certamente merece muitas análises e observações. Através dos indicadores é possível fazer um planejamento sério e correto para que o Brasil possa avançar no IDHM, que nada mais é do que a verdadeira QUALIDADE DE VIDA. Entretanto, uma coisa o IDHM revelou com total clareza: nas ações que dependem do governo, a situação é a pior de todas. Já aquilo que depende dos indivíduos é o que está melhorando. Resumindo: o socialismo adotado pelo governo é a parte ruim do nosso desenvolvimento. Que tal?DESTAQUE
No últimos anos, ainda que a tecnologia tenha avançado muito e com isso oportunizado melhoria para a administração em geral, os nossos governantes tem preferido ganhar destaque pela total e absoluta INCOMPETÊNCIA.ATESTADOS DE INCOMPETÊNCIA
Hoje, pela avaliação que o povo está dando aos nossos governantes, a impressão que está sendo colhida é que esses maus administradores parecem estar participando de um concurso, cujo vencedor é aquele que distribui o maior número de atestados de incompetência por dia, semana, mês e ano.GOVERNO TARSO
Neste aspecto, mesmo que o governo Dilma esteja fazendo de tudo para mostrar que é um concorrente de grande peso, quase que imbatível, o governo Tarso, do RS, tem se mostrado praticamente um -hors-concours- em matéria de estupidez e incompetência.SISTEMA INCAPAZ
Ontem, para não fugir à regra, a Brigada Militar e o Ministério Público do RS decidiram que o sistema de segurança(?) pública do Estado, depois das manifestações de rua, não é capacitado para enfrentar situações de risco. Melhor: INCAPAZ de conter uma possível violência com torcedores do Inter e do Grêmio, no Gre-Nal do próximo domingo.DECISÃO GOVERNAMENTAL
Assim, a decisão que os governantes incapazes tomaram foi muito simples: distribuíram mais um ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA, dizendo que o Gre-Nal só poderá ser assistido (na Arena do Grêmio) pelos sócios e torcedores do clube mandante. Pode?PAGA E NÃO RECEBE
Simples assim: o povo brasileiro em geral, e o gaúcho em particular, paga caro pelo serviço de segurança publica, em forma de impostos. No entanto, o que recebe, além de total INSEGURANÇA, é a proibição de assistir ao maior espetáculo esportivo do Estado. Pode?IDH-M
Amanhã farei comentários a respeito da divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), que está sendo bastante explorado pela mídia. De antemão já se sabe que o calcanhar de aquiles do Brasil é a EDUCAÇÃO, que falta tanto quanto inexiste SEGURANÇA em todos os cantos do país.ORIGEM DO - PENSAR+! -
Atendendo ao desejo de um grande número de leitores/assinantes desejosos por saberem sobre a origem do grupo -PENSAR+!- e qual o papel que, efetivamente, prestam os Pensadores, eis aí um breve resumo:CAUSA E EFEITO
No dia 1º de julho de 2009, quando resolvemos (eu e mais três economistas) formar o - PENSAR+! -, de imediato percebi a vontade daquele pequeno grupo no sentido de levar esclarecimentos sobre o que realmente é CAUSA e o que é EFEITO, nas questões que afetam sistematicamente a economia brasileira.PRÉ-REQUISITOS
A partir de então, todos aqueles que passaram a engrossar as fileiras do - PENSAR+!- perceberam, da mesma forma, o quanto é importante e necessário este esclarecimento. Foi daí que se convencionou que para ingressar no clube, o candidato precisa possuir os seguintes pré-requisitos:HONESTIDADE;SIMPLICIDADETOTAL DISCERNIMENTORACIOCÍNIO LÓGICOVONTADE PARA PRODUZIR CONTEÚDOS; e, possuirFICHA LIMPA E MENTE ABERTA.SEM RANÇO IDEOLÓGICO
Pois, esses Pensadores (com P maiúsculo), cujo grupo só tem crescido, sem apelar para o prejudicial ranço ideológico, não param de se manifestar. E o fazem de forma muito aberta, concordando ou discordando sobre os assuntos discutidos. Esta postura clara, franca e transparente acontece, da mesma forma, tanto nas reuniões presenciais quanto virtuais.POLITICAMENTE INCORRETO
Agindo assim, além de tornar o ambiente sempre muito saudável, o grupo também consegue isolar totalmente a possibilidade de alguém vir a se manifestar através da figura falsa do POLITICAMENTE CORRETO. O grupo, portanto, propõe ideias e não insinuações.NOTÁVEIS
Faço aqui uma revelação pessoal: vejo que o grupo, pelas suas características e anseios, reúne pessoas que considero NOTÁVEIS. Estou certo, e a cada dia que passa mais me convenço, de que destas cabeças sairão coisas boas, corretas e factíveis para proporcionar a construção de um Brasil realmente mais justo e muito promissor.PREGADORES
Um detalhe importante: nenhum dos Pensadores aceita e/ou goza de privilégios e/ou outros benefícios que a toda hora são distribuídos pelos governantes populistas, obviamente às custas do dinheiro público. Para que tenham uma noção do comportamento dos membros do grupo, até a conta do restaurante, quando acontecem as reuniões informais, é individual, ou seja, cada um paga pelo que consumiu. Nem nessas ocasiões há o famoso racha, que nada tem de justo. Mas, para concluir, como só PENSAR não basta, o grupo resolveu que também precisa AGIR. Ou seja: além de PENSADORES todos estão dispostos a ser também PREGADORES. Pregadores, logicamente, das boas ideias do esclarecimento e de tudo mais que possam levar ao desenvolvimento.Para tanto, todos os veículos de comunicação são importantes e devem ser usados para repercutir os conteúdos. Principalmente as redes sociais, que tem se mostrado bem mais eficientes ultimamente. Que tal?