DE DUAS, UMA
De duas, uma: ou o Procurador Geral da União, Roberto Gurgel, foi movido por ódio e pela insensatez, ao declarar alto e bom som que 36 dos 38 envolvidos no escândalo do Mensalão são bandidos da pior espécie; ou, todos os réus não passam de pobres anjos inocentes, que estão sendo alvos de uma lamentável perseguição.
OS CULPADOS
Ontem, quem se dispôs a ouvir os argumentos utilizados pelos advogados de José Dirceu, de José Genoino, de Delúbio Soares e de Marcos Valério, perante os ministros do STF, deve ter chegado a uma simples conclusão: os únicos e grandes culpados pelo desvio do dinheiro público são, indiscutivelmente, os contribuintes.
MANDATO DE PRISÃO
Confesso que, diante da estratégia e do maquiavelismo que os advogados de defesa combinaram entre si, fiquei com a nítida sensação de que a qualquer momento algum servidor da Justiça, acompanhado por policiais armados até os dentes, vai bater na minha porta portando um mandato de prisão.
ALGEMADO
Como fiquei bastante impressionado com as manobras ensaiadas pelos advogados, que de antemão estão agindo da mesma forma orquestrada com que os envolvidos agiram com relação ao Mensalão, a minha noite foi cheia de pesadelos. Agitado, lá pela madrugada acordei suando e com uma nítida sensação de estar algemado.
FANTASIOSO MENSALÃO
Mais: tomado pelos maus sonhos eu me via sendo chamado de bandido por ter ajudado a difundir a enorme mentira que foi espalhada pela mídia, a respeito do inexistente e fantasioso Mensalão.
PESADELO
Aos gritos, os meus interlocutores enlouquecidos me sacudiam dizendo que estavam ali para cortar a minha língua e todos os meus dedos, para que eu nunca mais fale e/ou escreva contra a honra dessa gente tão honesta que ora está sentada no banco dos réus.
PRESCRIÇÃO
Depois deste pesadelo, que resultou na noite muito mal dormida, tratei de recuperar a fala dos espertos advogados, que até admitiram alguma culpa de seus clientes. O fantástico é que, para esses crimes, pouca gente sabe que os mesmos já estão prescritos. Agora, além de criminosos, os contribuintes ainda serão taxados de imbecis. Pena dupla, sem perdão. Que tal?