ANIVERSÁRIO DO REAL
Amanhã, 1º de julho de 2014, o Plano Real completa 20 anos. Como está em coma, na UTI, não há clima favorável para festejar a data, que, diga-se de passagem, marca a única reforma econômica que foi feita neste nosso pobre Brasil extremamente carente de mudanças.TRIPÉ EM ESTADO CRÍTICO
Construído sobre o tripé-METAS DE INFLAÇÃO, CÂMBIO FLUTUANTE E RESPONSABILIDADE FISCAL-, o Real, se encontra hoje aleijado e em estado crítico, com o corpo totalmente mutilado.CORPO DESFIGURADO
O estrago que o Real sofreu ao longo desta administração petista-neocomunista, nesses últimos doze anos, foi de tal ordem que se não fosse o símbolo que identifica a nossa moeda, seria muito difícil o reconhecimento do seu corpo, totalmente desfigurado.MUTILAÇÃO
A mutilação que sofreu o tripé que sustenta o Real passa, diretamente, por: 1- a Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi estranhamente flexibilizada; 2- o Câmbio Flutuante, que passou a ser totalmente administrado; e3- as Metas de Inflação, que foram corrompidas pela intervenção do governo que resolveu segurar, de forma irresponsável, os preços da energia e combustíveis;CULTURA DA DESTRUIÇÃO
O estrago foi de tal ordem que, para o Brasil voltar a ter ao menos aquela reforma feita em 1994 preservada, só fazendo um novo Plano Real. E mesmo assim o plano só se sustentaria se acompanhado de cláusulas pétreas. Caso contrário, voltaria a ser destroçado novamente.INFLAÇÃO
Olhando para a Inflação brasileira, que a cada semana novos índices são divulgados, o que estamos colhendo é simplesmente de amargar. Para ficar dentro da meta, o governo, espertamente, resolveu ampliar a banda. E, mesmo assim, a TAXA DE INFLAÇÃO insiste em querer ultrapassar a linha-limite, onde mora o diabo.VAI VIRAR DEFUNTO
já, para desespero de quem está preocupado com a produção, aí acontece exatamente o contrário: a economia não para de decrescer. Hoje, por exemplo, depois de continuadas previsões de queda da atividade econômica, o Boletim Focus já enxerga (com otimismo) um crescimento de apenas 1,10% do PIB para este ano.Se o Real, que está em coma, souber disso, aí não tem jeito: vai virar defunto. Espero, entretanto, que dê tempo para que receba a extrema-unção.CALOTE ARGENTINO
As páginas de economia da maioria dos jornais brasileiros estão, quase todas, praticamente ocupadas por notícias e/ou abobrinhas sobre a Copa do Mundo. Ainda assim, a atitude -intencional- do governo da Argentina, chefiado pela bolivariana Cristina K, de colocar o vizinho país à beira de um calote internacional, não deixou de ser comentada.DEPÓSITO
Ontem, como que querendo surpreender o mercado financeiro internacional, o ministro da economia da Argentina, Axel Kicillof, anunciou ao mundo todo que estava depositando U$ 832 milhões para pagar uma parte da dívida estruturada que vence na segunda-feira, 30.DECISÃO DA SUPREMA CORTE
Entretanto, a decisão -considerada arriscada- tomada pelo governo Cristina K, não foi aceita pela Suprema Corte dos Estados Unidos, que obriga o país a quitar dívidas com fundos de hedge (especulativos). Com isso, a situação da Argentina, que já não era nada boa, ficou ainda pior com o anunciado calote.SOLIDARIEDADE BRASILEIRA
Se até aí tudo mal, pior ainda ficou depois que o governo brasileiro (leia-se governo Dilma Petista-Bolivariana), através do embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Antônio Patriota, afirmou que o País -apoia completamente- a Argentina em sua luta com os legítimos credores americanos. Pode? Que tal?CARTILHA
Tal atitude, a rigor, não é de se estranhar. O que o governo petista-brasileiro, fez foi agir como manda o regulamento e/ou cartilha do Foro de São Paulo, do qual é membro fundador. Como tal resolveu apoiar o governo argentino, também membro do FSP, condenando a atitude da Suprema Corte dos EUA.FALAM POR SI
Este filme, que trata da -solidariedade dos governos socialistas e/ou neocomunistas- já é bem conhecido. As atitudes ridículas tomadas pelos governos Lula/Dilma, nos episódios que envolveram os ex-presidentes, Manoel Zelaya, de Honduras, e Fernando Lugo, do Paraguai, por exemplo, falam por si.DL 8243
O curioso, para não dizer lamentável é que os partidos aliados do governo Dilma-Boliviano, como é o caso do PMDB, PP e PSD, por exemplo, não se manifestaram. Da mesma maneira como continuam calados com relação ao DL 8243, que implanta, definitivamente, o bolivarianismo no Brasil.TORCIDA 1
Ontem, no Estádio Beira Rio, pouco antes do início do jogo Argentina x Nigéria, fui abordado por um leitor assíduo dos editoriais do Ponto Critico, que de pronto me perguntou para quem estava torcendo. Como se não tivesse entendido corretamente a pergunta, respondi:TORCIDA 2
1- torço pela liberdade, cada vez mais escassa no Brasil;2- torço para que os menos esclarecidos se deem conta do mal que os petistas estão fazendo para o país; 3- torço para que o povo brasileiro reprima a Matriz Econômica Bolivariana, que está liquidando com a nossa economia;4- torço para que as reformas estruturais sejam feitas, e com isso o Brasil venha a ser um país competitivo.TORCIDA 3
Em suma: para que tudo isso se torne minimamente possível torço, desesperadamente, para que o PT e seus aliados percam as eleições em todo o país. Tanto para presidente quanto para governos estaduais de todo o Brasil.ESPERANÇA
É óbvio que só ficar na torcida não ajuda em coisa alguma. Para que haja alguma esperança, antes de tudo é preciso que aconteça algum tipo de ação. A primeira é informar, através de opinião fundamentada, como venho fazendo, diariamente, em forma de editoriais.ESTRATÉGIAS
Como está findando o prazo em que a mídia pode se manifestar, sob pena de ser banida e/ou pagar multas exorbitantes, proponho que todos os leitores que assim como eu se dizem insatisfeitos e indignados, tracem estratégias capazes de levar o PT e seus aliados à derrota nas eleições de outubro.OBAMA
Se o tempo de rádio e televisão é importante para os políticos, para os eleitores o mais relevante hoje é, indiscutivelmente, o uso das redes sociais. Não esqueçam que Obama, venceu as eleições graças ao uso da internet e não das emissoras de rádio e TV. É hora, portanto do nosso - YES, WE CAN! -O PT NÃO TEM VEZ
Assim como muita gente parou algumas horas para ver a Copa, também pode destinar uma hora por dia para organizar e levar, sem ranço, sugestões esclarecedoras dizendo em quem deve votar e, principalmente, em quem não deve votar. No meu Estado (RS), por exemplo, Dilma, Tarso e candidatos ao Senado, Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa, o PT não tem vez. QUEM SABE COMEÇAMOS POR AÍ?MATA OU MORRE
Em tempos de Copa do Mundo, principalmente quando acontece a definição daqueles que vão permanecer na competição para jogar o sensacional -MATA OU MORRE-, o negócio é se render ao tema e tudo aquilo que faz do Torneio um evento pra lá de importante.SUCESSO
Não se discute que a realização da Copa do Mundo está sendo um grande sucesso, tanto de público quanto de organização. Aliás, não fossem as exigências feitas pela FIFA, que a mídia e outros mais desancaram o pau chamando seus dirigentes de arrogantes, certamente que os espetáculos não viriam a se transformar no sucesso que estamos assistindo.PORTO ALEGRE
Em Porto Alegre, lugar onde moro, vale a pena registrar que, pela pouca distância que separa o centro da cidade do estádio Beira-Rio, e pelo fato do local onde está a -Fan Fest- ficar no meio do caminho, a vida dos torcedores tem sido muito facilitada e, por conseguinte, muito festejada.CAMINHO DO GOL
Portanto, se a Prefeitura de Porto Alegre não conseguiu concluir a maioria das obras do PAC da Copa, ao menos a principal delas, denominada -CAMINHO DO GOL-, a qual tem sido mostrada ao mundo todo nos dias de jogos do Beira Rio, não só está pronta como ficou muito bonita.TRÊS INIMIGOS MORTAIS
Aliás, sejamos sinceros: a maioria das demais obras do PAC da Copa, aquelas que são de exclusiva responsabilidade do Executivo Municipal, só não foram concluídas porque a Capital do RS é atacada diariamente por três grandes inimigos mortais: o Meio Ambiente, o Ministério Público e a Justiça, cuja má vontade já é por demais conhecida por todos os sensatos.LEGADO
Portanto, quando se fala em Legado o que precisa ser observado é o número e as vantagens que as obras de infraestrutura vão proporcionar às cidades-sede após o dia 13 de julho, quando a Copa termina.DESPERDÍCIO E CORRUPÇÃO
Tirando, portanto, o espetáculo e a organização (exigência da FIFA), que está sendo notado e festejado por torcedores do mundo todo, o que preocupa, e muito, é o enorme superfaturamento da maioria dos estádios, que jamais serão lucrativos. Ou seja, a taxa de retorno do investimento é zero. Ou seja, o belo reconhecimento que o Brasil está colhendo com a organização desta Copa poderia custar muito menos, não fosse o enorme desperdício carregado de corrupção. É isto que os brasileiros não aceitam e, com toda razão vão continuar reclamando.UM PUXA O OUTRO
Enquanto Cristina Kirchner faz a lição de casa, com cuidado e de forma absolutamente consciente e propositada, visando cumprir o plano de transformar a Argentina numa Venezuela (que por sua vez já está quase igual a Cuba), o Brasil dá nítida impressão de que pretende, em breve, atingir o patamar alcançado hoje pela Argentina.UNASUL É A VELHA URSS
Tais providências desses e outros países latinos identificados com o plano desenvolvido e aprovado pelo Foro de São Paulo, admitem que a Unasul - União das Nações do Sul- não passa de uma versão sul-americana da velha URSS.CORTINA DE FERRO
Pela tamanha semelhança que existe entre a UNASUL - o bloco político formado pelos países que fazem parte do FSP- e a URSS, bem que poderia ser chamado de URB - União das Repúblicas Bolivarianas, ou, simplesmente, União Bolivariana. Aliás, numa das primeiras reuniões do Foro de São Paulo surgiu a ideia de criar uma Cortina de Ferro Latino-Americana. Que tal?TRANSIÇÃO PARA O SOCIALISMO
Portanto, sem qualquer exagero, como todos os países-membros da União Bolivariana têm um mesmo compromisso (por decisão unânime dos membros do Foro de São Paulo), qual seja de fazer o quanto antes a Transição para o Socialismo, tudo que acontece numa Nação, por ser de interesse comum, deve ser perseguido pelas demais.A PASSOS LARGOS
A propósito deste tema vejam, por exemplo, o que diz o economista e Pensador (Pensar+) Ricardo Bergamini: - O Brasil caminha, a passos largos, para ser a Argentina de hoje, visto que nossas reservas em moedas estrangeiras NÃO estão sendo geradas pelo COMÉRCIO INTERNACIONAL (deficitário em US$ 188,1 bilhões de 2011 até 2013), mas sim pela CONTA DE CAPITAL (superavitária em US$ 259,0 bilhões de 2011 até 2013).CONTA CAPITAL
Mais: - O primeiro sinal de nossa dificuldade em manter essa posição da conta de capital foi o aumento dos juros básicos de 7% ao ano para os atuais 11% ano. Apesar desse aumento de juros, havendo fuga de capital será inevitável o pedido de socorro ao FMI. Acreditem se quiserem!!!!MATRIZ BOLIVARIANA
Eu sei, perfeitamente, que muita gente não dá a mínima importância para o que acontece com a cada vez mais pobre economia brasileira. Entretanto, enquanto essa Matriz Bolivariana não for abandonada, as chances do Brasil crescer ficam cada dia mais escassas. E se Dilma se reeleger, aí saímos da escassez e entramos na categoria do impossível.SEM OMISSÃO
Ainda que seja sabedor de que a maioria do povo brasileiro não gosta e/ou dá pouca importância aos assuntos que tratam da nossa economia, principalmente neste momento em que rola a Copa do Mundo de futebol no nosso país, prefiro correr o risco de deixar de ser lido, e compreendido, do que me omitir.DESCONHECIMENTO DAS REGRAS
Aliás, falando em futebol, ainda que o Brasil seja considerado mundo afora como -País do Futebol-, (o que deixa muitos brasileiros orgulhosos) até os mais apaixonados (atletas, dirigentes, torcedores e a imprensa esportiva) mostram enorme desconhecimento das regras para a prática desse esporte.GOL ANULADO (???)
Um grande exemplo desta falta absoluta de conhecimento sobre as regras do futebol é notada em quase todos os jogos, quando narradores e comentaristas dizem, em praticamente todas as transmissões, que houve um ou mais GOLS ANULADOS, só porque a bola ultrapassou a linha.REGRA INEXISTENTE
Ora, se há alguma coisa que nunca existiu no futebol, é o tal de -GOL ANULADO -. O fato de uma bola entrar no gol após uma infração ter sido assinalada pelo árbitro (ou assistente), não tem importância alguma.VOLTANDO À ECONOMIA
Portanto, se as regras do futebol, que é a paixão do povo, são desconhecidas, as regras que determinam o comportamento da economia, por ser de baixíssimo interesse, nem se fala.PACOTE TÍMIDO
Ainda assim, como é sabido que o setor industrial vai de mal a pior no nosso pobre país, ontem o governo Dilma-Petista-Neocomunista resolveu jogar para a torcida, através de um tímido pacote de estímulos à indústria. Tudo se resume numa reedição de velhas medidas, cuja eficácia é pra lá de duvidosa e/ou insignificante na tentativa de elevar a nossa péssima competitividade industrial, como a continuidade do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até o final de 2015, a volta do Reintegra e a mudança nas condições do programa de refinanciamento de dívidas fiscais (Refis).INCOMPETÊNCIA VOLUNTÁRIA
Mais uma vez, este Governo Dilma-Bolivariano, demonstrando total incompetência (voluntária) não propõe a realização de Reformas Estruturais, que tornam o nosso país muito caro para nós, brasileiros, e para os nossos já afastados importadores.A propósito: a Economist Intelligence Unit (EIU), braço de inteligência da revista britânica -The Economist- divulgou ontem o novo ranking mundial sobre -FACILIDADES PARA FAZER NEGÓCIOS NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS-. Pois, entre 82 países analisados, o Brasil, país cada vez menos competitivo graças à adoção da Matriz Bolivariana, caiu da 41ª para a 43ª posição. Que tal?