MIST
O mesmo Jim O?Neill, que ficou conhecido mundialmente por ter criado o conceito BRIC, que identifica Brasil, Rússia, Índia e China, está hoje com os olhos voltados para outros países, que formam o conceito chamado MIST, acrônimo de México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia.
NEXT 11
Na verdade, ONeill vê oportunidades melhores no mundo de hoje em 11 países, que formam o NEXT 11, como batizou, formado por Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia, Coreia do Sul e Vietnã. Os países que formam o MIST, no entanto, são aqueles que mais estão chamando a atenção.
MATA A COBRA...
Em recente entrevista, ONeill simplesmente mata a cobra e mostra o pau: disse que os investimentos feitos pelo seu Fundo - NEXT 11 - não foram afetados, tanto pelos problemas revelados no mercado americano e europeu, quanto aos dramas vividos em vários mercados do BRIC.
PROCESSO DE DESACELERAÇÃO
Como bom observador, ONeill percebeu que os países que formam o BRIC estão em processo de desaceleração. Com isso os investidores começaram a transferir seus recursos para novos mercados, mais atraentes.
MÉXICO
As economias MIST, por exemplo, mais que dobraram em termos de tamanho na última década. Só o México, que além de ser o único país da nossa região, e segunda maior economia da América Latina, as exportações recordes de automóveis estão ajudando o crescimento a superar o do Brasil pelo segundo ano, face a diminuição da demanda chinesa pelas exportações de commodities do País.
GRANDE TRAIDOR
Já sei: o mesmo ONeill, que já foi festejado por ter colocado o Brasil na crista da onda econômica mundial, será apedrejado e tratado como GRANDE TRAIDOR. Tudo porque resolveu consagrar países com mais disposição para o crescimento. Países que têm olhos voltados para a capacidade competitiva através de reformas pontuais e, principalmente, com educação. Que tal?
CONSELHO DE COMUNICAÇÃO
Ontem, o Clube de Opinião de Porto Alegre, que reúne Jornalistas e Editores de Porto Alegre, debateu com a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do RS, Vera Spolidoro, o anteprojeto de lei que institui o Conselho Estadual de Comunicação Social. A secretária, obviamente, defende o novo órgão, que contará com 25 membros, representando as mais diversas entidades, além do governo do Estado, que se encontra em fase debate antes do seu encaminhamento à Assembleia Legislativa.Vera Spolidoro está convencida de que o Conselho será um órgão apenas CONSULTIVO, sem poder de decisão. E que seu objetivo maior é a democratização do acesso à informação. E arrematou dizendo que em nenhum ponto do projeto aparece o verbo REGULAR. Tá bom...