Artigos

01 out 2013

O MANDATO (SOFRÍVEL) DE DILMA


NEM AÍ

Sei, perfeitamente, que a maioria do povo brasileiro não está nem aí para os editoriais que escrevo, diariamente, chamando a atenção de que a situação econômica do país, durante o mandato de Dilma Rousseff, não fez outra coisa senão piorar.

SOFRÍVEL

Gostem ou não, o fato é que desde o momento em que Dilma sentou na cadeira presidencial, o PIB brasileiro passou a apresentar um desempenho pra lá de sofrível. Vejam:

2011

No primeiro ano de governo (2011), a dupla Dilma/Mantega prometeu um crescimento de 4% a 4,5%. O país, a duras penas, conseguiu apenas 2,7% de crescimento.

2012

Tentando animar os brasileiros que adoram ser influenciados por mentiras e enganações, a dupla Dilma/Mantega voltou à carga dizendo que em 2012 estava garantido um crescimento de 4%. De novo a frustração, pois o país só cresceu 0,9%

2013

Neste ano, a dupla mentirosa voltou à carga e garantiu, mais uma vez, que a economia do país estava pronta para crescer 4%. Pois, faltando três meses para o fechamento do ano, até o ministro Mantega, que adora contrariar a lógica e, principalmente, o mercado, admitiu que a economia deve crescer apenas 2,5%.

2014

Para o último ano de mandato de Dilma, as previsões continuam inalteradas: o mercado aposta que, no máximo, a economia brasileira vai repetir 2013, ou seja, crescer algo como 2,5%.Na média, portanto, a bravateira Dilma vai encerrar o seu mandato presidencial deixando a economia brasileira praticamente estagnada. Bom não?

INFLAÇÃO

Agora o pior: se o PIB não consegue crescer, a INFLAÇÃO dá o troco de forma assustadora e mostra o seu vigor. Vejam: em 2011, a taxa de inflação foi de 6,5%; em 2012 atingiu 5,84%; em 2013, segundo o Boletim Focus, do BC, deve fechar em 5,8%; e,em 2014, as previsões indicam que a taxa deve ficar em 5,6%. A média, portanto, é de 6%. A série informa, claramente, que está acima da meta. Como se isso tudo não bastasse, eis a nota do Banco Central de ontem: o Brasil registrou em agosto seu primeiro déficit primário para o mês desde o início da série histórica, em 2001. O déficit de R$ 432 milhões acumulado em agosto significa que o governo não conseguiu economizar recursos para engordar o montante necessário para pagar os juros da dívida em 2013. Com tudo isso, Dilma está quase eleita para um segundo mandato. Pode?

Leia mais

30 set 2013

POVO MASOQUISTA?


ELEIÇÕES 2014

Faltando um ano para as eleições de 2014, as primeiras pesquisas já dão uma boa pista sobre os candidatos certos, e outros que ainda não se declararam como tais, que gozam da preferência dos eleitores decididos.

RS NADA POLITIZADO

Pois, se levarmos em conta o que dizem as pesquisas feitas no RS (comprovadamente um Estado nada politizado), divulgadas ontem, tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o governador Tarso Genro largaram na frente como preferidos dos gaúchos. Pode?

FADA DO ASSISTENCIALISMO

Mesmo que nada esteja decidido, no primeiro momento fiquei espantado com a avaliação obtida por Dilma Rousseff. Cheguei a imaginar que o Ibope havia confundido o RS com o Nordeste do país, onde a presidente é tida como DEUSA POPULISTA e/ou FADA DO ASSISTENCIALISMO.

REELEITA

Vejam só o que a pesquisa Ibope revelou: Se a eleição para presidente fosse hoje, Dilma seria reeleita com 34% dos votos, independente dos cenários. Ou seja, bem à frente de Marina Silva (16%); de Aécio Neves (15%) e de Eduardo Campos (3%).

MASOQUISMO

O curioso é que a vontade que esses gaúchos revelam para o sofrimento não se restringe à eleição presidencial. Para o governo do Estado, a situação não é muito diferente: Tarso Genro, também petista, largou na frente, com 27%. Tais preferências identificam que grande parte dos eleitores do RS são masoquistas.

TRAIDORA

Agora o pior: quem vem em segundo lugar na corrida ao Piratini (Palácio do Governo do RS) é a senadora Ana Amélia Lemos. Justamente aquela que se consagrou como a grande traidora de seus eleitores, nas eleições municipais de 2012, quando apoiou de corpo e alma a comunista Manoela D´Avila. Pode?

RIO GRANDE DO SIM

De novo: como esta foi a primeira pesquisa, as eleições estão abertas. O resultado, portanto, pode ser bem diferente. Entretanto, a conclusão que chego é simples: o Ponto Crítico não ajudou quase nada para explicar que o RIO GRANDE DO SIM, campanha que algumas entidades e pessoas estão empenhadas, só pode existir com outras formas de administração.

Leia mais

27 set 2013

AINDA A ESPIONAGEM


A NOTÍCIA

Por óbvio, o mundo todo já havia lido a notícia de que a N.S.A. (Agência de Segurança Nacional dos EUA) vinha espionando a presidente Dilma Rousseff e a Petrobrás.

INTERESSE

Mesmo assim, a maioria dos noticiários só se interessou pelo assunto depois que a nossa presidente resolveu LAVAR ROUPA SUJA na Assembleia da ONU, no início desta semana.

INTERNET

Como os maiores jornais do país (como sempre) não se dedicam a avaliação e/ou interpretação correta das notícias sobre o governo, quem quer opinião precisa buscá-las na internet e/ou na mídia internacional, bem mais isenta, felizmente.

MIAMI HERALD

Pois, o Miami Herald, na última 4ª feira publicou uma declaração feita por um ex-embaixador norte-americano (o qual preferiu não se identificar), em que afirma que os EUA certamente continuarão a espionar o Brasil. O artigo traz explicações do diplomata para os motivos que levaram o governo norte-americano a adotar políticas invasivas de inteligência no Brasil.

PAÍS NÃO AMIGO

De acordo com o embaixador, Washington considera que o Brasil NÃO SEJA UM PAÍS AMIGO. E quem quer saber as razões para tanto basta ler os registros do Foro de São Paulo e observar a conduta do governo brasileiro. Os amigos de Luis Inácio Lula da Silva, de Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores são os inimigos dos Estados Unidos: a Venezuela chavista, pela primeira vez com (Hugo) Chávez e agora com (Nicolás) Maduro; Cuba de Raúl Castro, Irã, a Bolívia de Evo Morales, Líbia nos tempos de Kadafi; Síria de Bashar Assad.

PAÍS ENCRENQUEIRO

Além disso, informa o diplomata, o Brasil costuma concordar com as posições da Rússia e da China nas discussões sobre conflitos internacionais, sobretudo ao defender a não-intervenção militar na Síria.

ASSENTO NA ONU

O jornal afirma ainda que os EUA jamais trabalharão para que o Brasil ocupe um assento permanente nas Nações Unidas, conforme pleiteado pelo governo brasileiro. SIMPLESMENTE, PORQUE JÁ TEMOS ADVERSÁRIOS PERMANENTES: RÚSSIA E CHINA. - Não precisamos de um terceiro, disse o embaixador ouvido pela publicação.

Leia mais

26 set 2013

DILMA EM NOVA IORQUE


ROAD SHOW EM NY

Ontem, a presidente Dilma Rousseff, que anda tiririca da vida com os americanos, não se fez nem um pouco de rogada: mesmo depois de promover uma série de intervenções em várias atividades econômicas, resolveu participar de um ROAD-SHOW DE INFRAESTRUTURA, em N.York (justamente em solo americano), com a pretensão de atrair investidores.

IDEAIS BOLIVARIANOS

Como os noticiários do mundo todo, principalmente os jornais e revistas especializadas em economia, não cansam de informar que o governo brasileiro tem grande afinidade com os IDEAIS BOLIVARIANOS, qualquer argumento usado para dizer que o Brasil é um BOM NEGÓCIO vai encontrar um forte obstáculo chamado lógica do raciocínio.

EXEMPLO PETROBRÁS

Por óbvio, quem resolveu fazer perguntas não ficou nem um pouco satisfeito com as respostas. Até porque, todos aqueles que lá estavam tem boa memória, ou seja, sabem, perfeitamente, o que aconteceu com a Petrobrás e seu mais que desastrado IPO.

MAIOR DA HISTÓRIA

Lembro bem que em fevereiro de 2010, o ministro Mantega (o mesmo que continua à frente da economia brasileira) declarou ao mundo todo que a Petrobrás faria o maior IPO da história do capitalismo. Como o Brasil estava na crista da onda, os investidores estrangeiros não questionaram e entraram com tudo. Deu no que deu...

GARIMPO

É óbvio que os babacas não deixam de existir. Mas, com toda certeza, até os vocacionados para desempenhar o papel de bobos colocam limites nas suas operações. E como há outros países que se mostram mais atraentes para investir, garimpar babacas está cada vez mais difícil.

MATRIZ

Ora, se aqui no Brasil, onde o marco regulatório é inseguro e a taxa de investimento é extremamente baixa, os nossos empresários não estão confiantes com o rumo da economia, cuja MATRIZ impede o crescimento necessário, tentar atrair investidores de fora me parece uma tarefa ainda mais difícil.

PRIVATIZAÇÃO

Pra finalizar, se existe uma palavra que os brasileiros em geral detestam, e o governo idem, é PRIVATIZAÇÃO. Como não há recursos públicos suficientes para bancar os investimentos necessários, a única saída seria a venda de empresas e/ou promover concessões. Isto, no entanto, está longe de ser uma realidade.

Leia mais

25 set 2013

DILMA E A ESPIONAGEM


REAÇÃO PRESIDENCIAL

Antes de tudo um esclarecimento: não vejo razões para criticar a reação da presidente Dilma Rousseff quanto ao tema da ESPIONAGEM norte-americana. Mesmo levando em conta que não há espaço para ser muito ingênuo, imaginando que a espionagem passou a ser uma novidade, a reação é necessária.

POSTURA

Entretanto, o que mais tem chamado a minha atenção (até aqui) neste episódio foi a firmeza com que a presidente Dilma Rousseff mostra quando toca no assunto. Principalmente, porque esta mesma postura presidencial simplesmente inexiste com relação aos sérios problemas que atingem o nosso pobre país.

ASSEMBLEIA DA ONU

Com relação ao Mensalão e aos incontáveis casos de corrupção promovidos por gente de seu partido, os quais estão envolvidos até à medula, por exemplo, Dilma nunca foi enérgica como se mostrou, ontem, na abertura da Assembleia da ONU.

NÃO PIA

O curioso, ou impressionante, é que Dilma se refere aos atos de ESPIONAGEM como uma afronta aos nossos direitos humanos. Entretanto, não dá um pio quanto à nossa baixíssima qualidade da Educação, da Saúde e da Segurança, que representam os reais direitos humanos constitucionais de todos os brasileiros. Pode?

PELA TV

De novo: vejam que não estou discordando da sua reação quanto aos casos de ESPIONAGEM, sobre o quais só tomou conhecimento graças ao jornalismo investigativo mostrado no programa Fantástico da TV Globo. Ou seja, nem isso as autoridades do país sabiam. Pode?

CUSTO BRASIL

Quanto à seríssima questão da nossa COMPETITIVIDADE, totalmente prejudicada pelo elevadíssimo CUSTO-BRASIL, que já deveriam estar resolvidos, Dilma demonstra pouco interesse. Tanto é verdade que não faz qualquer comentário sobre REFORMAS.

MATRIZ DEFEITUOSA

Se Dilma tivesse aproveitado melhor a oportunidade que o Brasil tem, por ter o direito de fazer a abertura da Assembleia da ONU, para mostrar projetos que atraiam investidores, seria muito mais interessante. Isto, no entanto, como se sabe, não seria possível, diante da estúpida defeituosa Matriz de (sub) Desenvolvimento que o PT defende. Que tal?

Leia mais

24 set 2013

UMA BOLHA PÚBLICA


MINHA CASA MINHA VIDA (?)

As notícias sobre o Programa MINHA CASA MINHA VIDA, infelizmente, não são nada boas. Corrijo: nada boas só para os pagadores de impostos, que vão custear a já esperada inadimplência, a qual já se manifesta de forma crescente e preocupante.

PROGRAMA ELEITOREIRO

Como se trata de um Programa altamente populista e, portanto, de cunho eleitoreiro, o MINHA CASA MINHA VIDA tem como princípio fazer a alegria dos beneficiados, que, de antemão, sabem que jamais serão obrigados a entregar seus imóveis por falta de pagamento das prestações.

CAIXA FEDERAL

De forma esperta, como manda o figurino populista, o governo informa que a taxa de inadimplência dos financiamentos imobiliários fornecidos pela Caixa Econômica está dentro do razoável e, portanto, não preocupa.

INADIMPLÊNCIA

No entanto, para quem se dedica a examinar os números com alguma seriedade vai perceber que na faixa de financiamento que inclui participantes com renda mensal mais baixa (até 1600 reais), a taxa de inadimplência já está em 20%. Que tal?

BOLHA

Como bem descreve a revista Veja desta semana, o número é dez vezes maior que a média dos financiamentos imobiliários no Brasil. Se comparado com o percentual de atrasos de pagamento de hipotecas de 2007, aquela que levou os EUA à maior crise da sua história, a nossa já é 4 pontos mais alto. Ou seja, uma tremenda Bolha, não?

CRÉDITO CONCENTRADO

Como o crédito imobiliário no Brasil está totalmente concentrado na Caixa Econômica Federal, o sistema financeiro como um todo não será atacado pelo mal que representa a inadimplência do setor. Assim, a Bolha só atingirá a instituição governamental.

DESUMANO

Como a Caixa é uma ESTATAL, ou seja, um banco que não vai à falência, quem acabará cobrindo o rombo é o pagador de impostos. E quem se rebelar será considerado um cidadão ABSOLUTAMENTE DESUMANO, que não tem a mínima solidariedade com os menos afortunados. Viva!

Leia mais