Artigos

14 jul 2015

QUEM É O MAL-EDUCADO?


OS MAL-EDUCADOS

Li, nas redes sociais, que alguns brasileiros reprovam a atitude daqueles que dizem, em voz alta, algumas boas e merecidas verdades a certos políticos, quando frequentam ambientes públicos. Para eles, só pessoas muito mal-educadas, ou malcriadas, agem desta forma. 


OS BEM-EDUCADOS

Ora, pelo repúdio que manifestam às atitudes desses brasileiros que apenas mostram as suas indignações quando se deparam com petistas-malfeitores, fica a impressão de que os bem-educados são os -insultados-. Mais: dão a entender que nada justifica alguém vir a ser alvo de qualquer descompostura. Muito menos em ambientes públicos. Pode?
 


GUIDO MANTEGA

Resolvi tocar no assunto porque o ex-ministro Guido Mantega, depois de ser chamado de -ladrão- num restaurante paulista, na frente de sua filha Marina Mantega, resolveu se manifestar por escrito, em forma de artigo que foi publicado recentemente na Folha de São Paulo, com o título: Sobre Intolerâncias.
 


TEXTO-RESPOSTA

Ora, depois de ler a mensagem de Mantega (www.contextolivre.com.br/2015/07/sobre-intolerancias.html) fiquei ainda mais indignado. Principalmente pela forma ridícula como se defende o petista. Pois, quando já estava pronto para contestar as bobagens ditas pelo ex-ministro, me deparei com o texto-resposta, escrito pelo administrador Stephen Kanitz (MBA pela Harvard Business School e Autor de A Missão do Administrador, Controladoria, Brasil Que Dá Certo). 
 


PREVIDÊNCIA SOCIAL

Como, por diversas vezes, tenho me referido ao brutal déficit da Previdência Social, que nenhum governante mostra interesse em atacar, resolvi que deveria repercutir a resposta que Kanitz deu ao ex-ministro, a qual também cai, sob medida, a todos aqueles que dizem que é mal educado quem resolve enfrentar bandidos. Eis:

 


MINISTRO MAL PREPARADO

Seu artigo "Sobre Intolerâncias" publicado na Folha de 5/07 mostra como um Ministro da Fazenda, mal preparado, não consegue nem entender o mal que cometeu à sociedade.
Quando lhe chamam de ladrão nos restaurantes na frente de sua filha Marina Mantega, estes poucos corajosos nem sabem que a ladroagem foi de R$ 8.000.000.000.000,00.
Nem você sabe disto.
Quando mostrei a Lula, na sua frente, da necessidade de resolver o déficit da previdência logo no início de governo, você interrompeu e arruinou a conversa dizendo que não havia sequer déficit da previdência.
Santa ignorância Prof. Guido Mantega!
Se você pelo menos tivesse estudado administração e contabilidade, saberia que o déficit era na época de R$ 260 bilhões por ano, financiado por uma dívida.
Uma dívida para com as novas gerações, os R$ 260 bilhões que os jovens, incluindo a sua filha, estavam contribuindo.

 


SANTA IGNORÂNCIA

Mas no seu despreparo, você achava que as despesas de R$ 260 bilhões estavam sendo "financiadas" por uma receita, uma receita previdenciária de R$ 260 bilhões, portanto déficit zero.
Santa ignorância, e você atrapalhou e destruiu a minha tentativa de explicação ao Lula, naquela reunião com Antoninho Trevisan.
Diante da nossa discussão ele decidiu mudar de assunto dizendo:
"Bom, vamos mudar de assunto, mas pelo que o Kanitz está afirmando, ainda bem que já sou aposentado, porque já garanti o meu."
Lula "garantiu o dele" às custas das receitas de sua própria filha, Marina Mantega, e você nem sabe disto.

Acontece que a nossa Constituição Federal é bem clara, Guido.
"Art. 201. A Previdência Social será organizada observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial."

 


O BRASIL ESTÁ TOLERANTE DEMAIS

O dinheiro da Marina Mantega deveria ter sido depositado por você num Fundo Financeiro, e as aposentadorias determinadas por cálculos atuariais.
Nenhum Fundo foi criado por você, por Armínio Fraga, por Pedro Malan, e pior, você sumiu com a contribuição da sua Marina para imediatamente pagar a velha geração, imprevidente, sem nenhum equilíbrio atuarial.
Os jovens brasileiros são literalmente roubados por economistas como você, em vez dos jovens terem seu dinheiro rendendo juros por 30 anos, e podendo se aposentar com um salário digno.
Só na sua gestão como Ministro sumiram R$ 3 trilhões, que você roubou da nova geração, mas só você sabe exatamente o valor.
E isto é muito mais do que a corrupção da Petrobras, da qual você foi Presidente do Conselho, cargo que você jamais deveria ter acumulado.
Você está fora de si quando diz que a população se tornou intolerante com você.
O Brasil está tolerante demais com economistas despreparados que não sabem o que é déficit atuarial, que não sabem o que é gestão financeira, que nunca leram o artigo 201 da nossa Constituição.
Você vai devolver este dinheiro? Sim ou não?
Sua filha deveria ter sido a primeira a lhe alertar, como eu lhe alertei na frente do Lula.
Em vez de me ajudar a convencer o sapo barbudo, você atrapalhou e cortou a discussão dizendo que não havia déficit.
Se eu lhe encontrar num restaurante, eu vou acusá-lo de ter desviado R$ 3 trilhões, de jovens como a Marina Mantega.
E de ter desviado R$ 3 trilhões de recursos de investimentos de longo prazo, 30 anos em média.
E de ter assim elevado os juros a estes níveis estratosféricos.
E de ter condenado 20 milhões de jovens a uma aposentadoria mínima, tudo pela sua incompetência contábil e financeira.
Espero que sua filha Marina Mantega seja a primeira a cuspir no seu prato.
Você tem sorte que o brasileiro é tolerante e ignorante demais em termos de Finanças e Atuária.
Tenho certeza que o Joaquim Levy está desviando da mesma forma, e ele é economista de Chicago. Por isto você vai escapar.
Mas eu sei, e a Marina Mantega também.


 



Leia mais

13 jul 2015

A ESTRATÉGIA PETISTA


ESTRATÉGIA ESTÁ MONTADA

O encontro -secreto- que Dilma e Lewandowski tiveram, em Portugal, na semana passada, não teve nada de -casual-, como referiu o péssimo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A reunião, para quem prefere a verdade, serviu para montar a estratégia petista que tem como propósito livrar a dupla Lula/Dilma de eventuais acusações formais na Operação Lava-Jato, e, se possível, tentar -melar- o trabalho da Polícia Federal.  


APARELHAMENTO

Antes de encontro -secreto- já era sabido que o PT e demais partidos que abrigam os maiores meliantes do mundo, não ficariam sem ação. Como o aparelhamento foi montado justamente para dar proteção aos corruptos, depois do depoimento do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, Lula e Dilma montaram um plano:  enquanto Dilma embarcava para os EUA, Lula tratou de se reunir com Renan Calheiros, presidente do Senado para acertar o salvamento de ambos no ambiente político.

 

 


ACERTANDO AS PONTAS

Depois que Lula acertou as pontas com a principal casa, o Poder Legislativo, Dilma entrou em cena para cuidar do mesmo assunto no Poder Judiciário. Para tanto pediu ao seu ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para marcar o tal encontro -secreto-, em Portugal, com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski. 


POVO TONTO

Contando com o fato, indiscutível, de que o povo brasileiro é muito tonto, com o vazamento da existência do encontro o governo tratou de dizer que o mesmo foi -casual-. Mais: Dilma declarou que fez a tal reunião só para informar ao presidente do STF que vetará o aumento dos salários dos servidores da Justiça, aprovado recentemente no Senado. Que tal?  


AMPLO PODER DE DECISÃO

Se antes de começar o jogo de -puzzle-, ou -quebra-cabeça-, já se sabia que os espertos não dormem de touca, imagine do que são capazes de fazer quando detêm amplo poder de decisão. Aí a única coisa que resta ao domado e amestrado povo brasileiro é o aumento da raiva, da revolta e da indignação.  Nada mais do que isso.
 


DESCRENTE

Como faço parte dos descrentes de que as instituições brasileiras funcionem estou absolutamente convencido de que os envolvidos na Operação Lava-Jato terão o mesmo fim que foi dado aos meliantes da Operação Mensalão: no fim tanto os reis quanto os amigos dos reis acabarão livres. Livres para morarem em suas casas e agirem do modo que bem entenderem. 


A JUSTIÇA EXISTE

O povo até pode ir às ruas, mas a decisão final cabe, exclusivamente, ao Senado e ao STF. O Senado vai cuidar para que o Impeachment não aconteça; e o STF, para livrar os meliantes das penas que realmente deveriam cumprir. A Justiça, portanto, existe e sempre existiu. O que falta, ou não existe no Brasil, é que ela seja feita... 



Leia mais

10 jul 2015

SOFREMOS DE IMPOTÊNCIA


PERTO DA ENTRADA

Entra dia e sai dia e a grave situação econômica, que se espalha por todas as atividades produtivas do nosso pobre país, ao invés de dar sinais de que o fundo poço está próximo, o que seria suficiente para melhorar o estado de ânimo do povo, infelizmente nos mostra que estamos apenas perto da entrada.

 


ENORME SOFRIMENTO

Ou seja, pelas MÁS E/OU INSUFICIENTES atitudes e, principalmente, pela falta delas, o governo mostra, repetidamente, que o caminho que temos pela frente, além de longo ainda será cercado de enorme sofrimento. 


IMPOTENTES PARA VIRAR O JOGO

O que mais choca é que mesmo diante de certos indicadores que, constantemente, atestam:

1- o péssimo desempenho do nosso PIB;

2- a escalada sem fim da inflação;

3- a elevação sistemática do desemprego;

4- a extraordinária corrupção;

5- a total falta de confiança no governo;

6- a queda brutal da popularidade do governo e do PT; 

nem assim nos tornamos minimamente potentes para virar o jogo. 


LISTA RESTRITA

Vejam que a lista de que define o tamanho das nossas desgraças é muito maior do que esta aí acima. E mesmo diante deste quadro restrito e pra lá de dramático, a - democracia- brasileira não nos dá a capacidade de impor mudanças que nos levem a mudar o complicado quadro que o país vive. 


NEM CERTO NEM JUSTO

Esta severa IMPOTÊNCIA, que faz com que o povo só tenha o direito de fritar e se indignar, enquanto a desgraça cresce e toma conta do país todo, precisa ser melhor entendida e/ou diagnosticada. Só assistir o crescimento do drama, sem poder fazer alguma coisa, não é certo nem justo. 


OTIMISMO???

Volto a afirmar que OTIMISMO é um sentimento que só se justifica depois que tomamos alguma atitude que julgamos boa. A partir daí, o fato de acreditarmos que ela surtirá bons efeitos nos faz mais OTIMISTAS. Portanto, da forma como o governo está agindo o sentimento que nos move é outro. Nem preciso dizer qual é...



Leia mais

09 jul 2015

DILMA CAI OU NÃO CAI?


RISCO BAIXO

Se dependesse apenas de provas, Dilma Neocomunista Rousseff já teria sido catapultada da cadeira de presidente do país. No entanto, como vivemos no país onde infelizmente impera a impunidade, não será por muitas mentiras, pedaladas fiscais e por fartas provas de corrupção que ela sofrerá o impeachment. 


A VONTADE DO POVO E DO VICE

Aliás, se prevalecesse apenas a vontade do povo, e do que diz a lei, o Impeachment de Dilma já deveria ter ocorrido. Entretanto, se prevalecer a vontade do vice, Michel Temer, a presidente concluirá o seu mandato.  - Dilma não precisa se segurar, ela simplesmente NÃO CAI, afirmou de forma enfática. Que tal?


OUTRA HISTÓRIA...

O curioso é que com relação ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que é acusado de ter recebido dinheiro da Construtora Mendes Júnior para pagar pensão alimentícia de sua filha, aí o vice Michel Temer não diz a mesma coisa. — Esse é um processo que está se seguindo e as causas serão examinadas. Quando se tem aquilo julgado e condenado é outra história, afirmou.

 


JUSTIÇA

Como o dinheiro que entrou para a campanha do PT é tão sujo quanto o que foi usado para o pagamento da pensão da filha do Renan, a resposta de Temer, para ambas as situações, deveria ser idêntica, ou seja, depois de analisados os crimes (corrupção e pedaladas), a Justiça deve ser feita. Ou não?


INVESTIGAÇÃO

Bom seria se Temer levasse a sério o fato de que o ministro Celso de Mello, do STF, autorizou que o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, seja levado para depor como testemunha na ação de investigação judicial eleitoral que apura irregularidades na arrecadação da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República no ano passado.

 


RELEBRANDO

Só para relembrar: o empreiteiro afirmou, em um acordo de delação premiada, que 7,5 milhões de reais foram repassados à campanha de Dilma, depois de desviados de contratos com a Petrobras, após pedido do então tesoureiro do PT, o atual ministro da Secretaria de Comunicação Edinho Silva. 



Leia mais

08 jul 2015

O VERDADEIRO VILÃO É O GOVERNO


INFLAÇÃO OFICIAL

Na manhã de hoje, o IBGE divulgou o IPCA, índice que mede a inflação oficial do nosso pobre país, referente ao mês de junho. Como a taxa ficou em 0,79%, o IPCA já acumula altas de 6,17% em 2015 e 8,89% nos últimos 12 meses. 


IGNORA O VILÃO

O curioso é que para medir a INFLAÇÃO OFICIAL do país, o IBGE usa, exclusivamente, uma cesta de produtos e serviços que representam os hábitos de compra dos brasileiros. Agindo assim, o IBGE, de modo imperdoável, não informa que o governo é o verdadeiro responsável pela nossa inflação.

 

 


FENÔMENO MONETÁRIO

Ainda que muita gente não saiba, principalmente porque a mídia e o principais formadores de opinião se recusam a explicar (certamente por falta de conhecimento), a inflação é um fenômeno monetário. Quanto mais moeda em circulação, mais os preços dos produtos e serviços tendem a subir. E vice versa. 


EMISSÃO DE MOEDA

Como o governo, sabidamente, gasta muito mais do que arrecada (ainda que imponha, de forma vergonhosa, uma carga tributária assustadoramente alta aos pagadores de impostos) e se nega de todas as formas a cortar gastos, parte para a emissão de moeda, tanto à vista (dinheiro) quanto a prazo (títulos públicos). Com isso provoca uma entrada de recursos no mercado muito além do que é realmente produzido no país.


SITE DA EXAME

De novo: como a mídia em geral não vai a fundo para esclarecer a opinião pública, mas prefere embarcar nas bobagens que são ditas pelo governo, eis o que saiu hoje no site da revista Exame: -Alimentação e Bebidas são responsáveis por cerca de um terço do índice da inflação, e itens como gasolina e aluguel tem grande importância-. Isso significa que alta e impacto no índice final não são equivalentes. A energia e os jogos de azar tiveram altas similares em 2015, mas o impacto da primeira no IPCA foi mais de 6 vezes maior.
 


IMPACTADO PELA BURRICE ESTATAL

Ora, os combustíveis e energia só estão impactando na taxa de inflação por estupidez governamental, que resolveu represar preços (por muito tempo), ao invés de deixar esta decisão exclusivamente para o mercado. Como os preços dos alimentos são, por consequência, onerados pelo efeito da burrice estatal, a inflação só tem como subir. 



Leia mais

07 jul 2015

GOLPE OU CONTRAGOLPE?


GOLPISTAS

Os petistas e seus aliados do peito, mesmo diante das escancaradas evidências (provas) de que as campanhas eleitorais que resultaram nas eleições de Lula e Dilma à presidência do país foram pagas com dinheiro desviado da Petrobras, insistem em dizer que o mero cumprimento do que manda a lei é uma atitude GOLPISTA. Pode?

 


CONTRAGOLPE

O fato é que a maioria dos brasileiros entende que desrespeitar as leis é crime. Como tal, exige que aqueles que cometem crimes eleitorais devam pagar com a perda do mandato. Simples assim. Portanto, ninguém está querendo propor um GOLPE DE ESTADO no Brasil, como sempre sugerem e afirmam os petistas. O que o povo está impondo é apenas um CONTRAGOLPE NA IMPUNIDADE PETISTA.


EU NÃO VOU, EU NÃO VOU ....

Pois, mesmo que as escancaradas provas sejam mais do que suficientes para deflagrar o processo de Impeachment, a presidente Dilma, ao descartar a renúncia afirmou, de forma patética, o seguinte, na entrevista que concedeu à Folha de S. Paulo: "- Eu não vou cair. Eu não vou, eu não vou. Isso é moleza, isso é luta política".

 


EU NÃO SOU CULPADA (???)

Mais: Dilma, sem a menor cerimônia, chamou os setores da oposição que defendem o seu -impeachment- de "um tanto quanto golpistas". E completou: "- Não há base real para o meu afastamento". "Eu não sou culpada. Se tivesse culpa no cartório, me sentiria muito mal. Eu não tenho nenhuma." Que tal?

Ora, se a presidente não tem culpa, certamente que alguém deve ter. Como deve estar se referindo aos seus eleitores, não há como dizer que tenho alguma culpa.


APARELHAMENTO

Uma coisa, no entanto, deve ser muito considerada nisto tudo: o aparelhamento do Estado, principalmente no que diz respeito às nomeações de alguns ministros do STF, que foram escolhidos por Lula e Dilma para defender os -malfeitos- e -malfeitores- petistas, ainda pesa fortemente em favor da impunidade. Como, aliás, se viu no julgamento do Mensalão. Um horror. 


ÁGUAS TURBULENTAS

Pois, enquanto o barco Brasil navega em águas muito turbulentas, cujas ondas são impulsionadas por fortes ventos de vasta CORRUPÇÃO e extraordinária INCOMPETÊNCIA, a economia sente os reflexos da estupidez governamental por todos os lados. 


MEDIDA PROVISÓRIA

Como o governo não admite, em hipótese alguma, a ideia de fazer qualquer REFORMA, Dilma resolveu baixar uma Medida Provisória que propõe a redução de salários dos trabalhadores da iniciativa privada, com o propósito de estancar a onda de demissões, já em curso. 

O curioso, para não dizer lamentável, é que para os funcionários públicos não há medida alguma. Justamente ali que o custo para a sociedade é imenso. Mal sabe a presidente que para poder pagar o salário dos servidores, muitas empresas são obrigadas a demitir seus colaboradores. Que tal?



Leia mais