MINHA CASA MINHA VIDA (?)
As notícias sobre o Programa MINHA CASA MINHA VIDA, infelizmente, não são nada boas. Corrijo: nada boas só para os pagadores de impostos, que vão custear a já esperada inadimplência, a qual já se manifesta de forma crescente e preocupante.
PROGRAMA ELEITOREIRO
Como se trata de um Programa altamente populista e, portanto, de cunho eleitoreiro, o MINHA CASA MINHA VIDA tem como princípio fazer a alegria dos beneficiados, que, de antemão, sabem que jamais serão obrigados a entregar seus imóveis por falta de pagamento das prestações.
CAIXA FEDERAL
De forma esperta, como manda o figurino populista, o governo informa que a taxa de inadimplência dos financiamentos imobiliários fornecidos pela Caixa Econômica está dentro do razoável e, portanto, não preocupa.
INADIMPLÊNCIA
No entanto, para quem se dedica a examinar os números com alguma seriedade vai perceber que na faixa de financiamento que inclui participantes com renda mensal mais baixa (até 1600 reais), a taxa de inadimplência já está em 20%. Que tal?
BOLHA
Como bem descreve a revista Veja desta semana, o número é dez vezes maior que a média dos financiamentos imobiliários no Brasil. Se comparado com o percentual de atrasos de pagamento de hipotecas de 2007, aquela que levou os EUA à maior crise da sua história, a nossa já é 4 pontos mais alto. Ou seja, uma tremenda Bolha, não?
CRÉDITO CONCENTRADO
Como o crédito imobiliário no Brasil está totalmente concentrado na Caixa Econômica Federal, o sistema financeiro como um todo não será atacado pelo mal que representa a inadimplência do setor. Assim, a Bolha só atingirá a instituição governamental.
DESUMANO
Como a Caixa é uma ESTATAL, ou seja, um banco que não vai à falência, quem acabará cobrindo o rombo é o pagador de impostos. E quem se rebelar será considerado um cidadão ABSOLUTAMENTE DESUMANO, que não tem a mínima solidariedade com os menos afortunados. Viva!