ELEIÇÕES 2014
Faltando um ano para as eleições de 2014, as primeiras pesquisas já dão uma boa pista sobre os candidatos certos, e outros que ainda não se declararam como tais, que gozam da preferência dos eleitores decididos.
RS NADA POLITIZADO
Pois, se levarmos em conta o que dizem as pesquisas feitas no RS (comprovadamente um Estado nada politizado), divulgadas ontem, tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o governador Tarso Genro largaram na frente como preferidos dos gaúchos. Pode?
FADA DO ASSISTENCIALISMO
Mesmo que nada esteja decidido, no primeiro momento fiquei espantado com a avaliação obtida por Dilma Rousseff. Cheguei a imaginar que o Ibope havia confundido o RS com o Nordeste do país, onde a presidente é tida como DEUSA POPULISTA e/ou FADA DO ASSISTENCIALISMO.
REELEITA
Vejam só o que a pesquisa Ibope revelou: Se a eleição para presidente fosse hoje, Dilma seria reeleita com 34% dos votos, independente dos cenários. Ou seja, bem à frente de Marina Silva (16%); de Aécio Neves (15%) e de Eduardo Campos (3%).
MASOQUISMO
O curioso é que a vontade que esses gaúchos revelam para o sofrimento não se restringe à eleição presidencial. Para o governo do Estado, a situação não é muito diferente: Tarso Genro, também petista, largou na frente, com 27%. Tais preferências identificam que grande parte dos eleitores do RS são masoquistas.
TRAIDORA
Agora o pior: quem vem em segundo lugar na corrida ao Piratini (Palácio do Governo do RS) é a senadora Ana Amélia Lemos. Justamente aquela que se consagrou como a grande traidora de seus eleitores, nas eleições municipais de 2012, quando apoiou de corpo e alma a comunista Manoela D´Avila. Pode?
RIO GRANDE DO SIM
De novo: como esta foi a primeira pesquisa, as eleições estão abertas. O resultado, portanto, pode ser bem diferente. Entretanto, a conclusão que chego é simples: o Ponto Crítico não ajudou quase nada para explicar que o RIO GRANDE DO SIM, campanha que algumas entidades e pessoas estão empenhadas, só pode existir com outras formas de administração.