Artigos

10 out 2013

VÉSPERA DE ANIVERSÁRIO


Compartilhe!           

PARIS
Ontem, após quatro dias de intensa movimentação, a 32ª Edição da Anuga (feira bienal que teve inicio em 1942) foi encerrada. À noite, com o sentimento do dever cumprido, viajei para Paris, onde permaneço até o final da semana. Convencido de que é um crime passar por Paris e não ficar no mínimo três ou quatro dias me proponho a fazer este sacrifício. Mais: tomando só vinhos nacionais.
ANUGA
Antes de tratar de assuntos além-feira, para não deixar alguns leitores sem saber o significado da palavra ANUGA, aí vai: é uma sigla que resulta das iniciais alemãs de Allgemeine Nahrungs- und Genussmittel-Ausstellung, que, traduzido, quer dizer Exposição Geral de Alimentos e Estimulantes.
INFRAESTRUTURA
Pois, enquanto me delicio com a fantástica infraestrutura oferecida por estas duas belas cidades (Colônia e Paris) do Velho Mundo, cujo interesse turístico mundial neutraliza e/ou encobre os efeitos da crise que abalou por vários anos a Europa como um todo, trato de ler as notícias do Brasil. Aliás, nem sei porque faço isto...
ESTÔMAGO REVOLTADO
É lógico que com a internet ninguém mais tem o direito de se manter desinformado. Mesmo sabendo que vou me aborrecer com as notícias daí insisto em abrir os sites dos principais jornais do Brasil, no meu notebook. Dito e feito: as duas primeiras notícias já deixam o meu estômago revoltado.
EDITORIAL DO NYT
A primeira diz respeito ao editorial publicado ontem no jornal -The New York Times- no qual analisa os obstáculos do governo Dilma neste ano, após o país ter registrado avanços nos últimos dez anos na área social e econômica. O interessante é que na mesma linha do que a revista britânica -The Economist- havia publicado dias atrás, o principal jornal dos EUA analisa com as mesmas palavras registradas nos últimos 12 anos de existência do Ponto Crítico.
ANIVERSÁRIO
Pois, o editorial do NYT, ao afirmar que a presidente Dilma precisa fazer avançar reformas políticas e projetos de investimento público para que o país retome o crescimento da economia e mantenha a inflação sob controle, fez exatamente aquilo que venho fazendo, exaustivamente, nos últimos anos. Aliás, o editorial veio mesmo a calhar por uma boa razão: amanhã, dia 11 de outubro, o Ponto Crítico completa 12 anos de muita opinião e intensa gritaria sobre a necessidade de reformas para o Brasil.
JANTAR EM PARIS
As reformas, infelizmente, não vieram e tão cedo não virão. Já o 12º aniversário do Ponto Crítico não pode passar em branco, não? Como o palco da comemoração, por mero acaso, está montado para acontecer na bela Paris, só me resta me decidir pelo restaurante e pedir que a legítima CHAMPAGNE (nada de espumante) atinja a temperatura certa. Tim Tim!Amanhã, como faço anualmente, presto minhas homenagens aos meus incentivadores.