Artigos

07 out 2013

ANUGA 2013 - 1


Compartilhe!           

BOM PRESTÍGIO
Ontem, tão logo entrei no Centro de Imprensa da Koelnmesse, na bela cidade de Colônia, Alemanha, onde acontece a importante ANUGA 2013 (e outras 75 feiras internacionais a cada ano), me veio à cabeça o quanto o Brasil ainda gozava de bom prestígio entre os emergentes, no ano de 2011, quando aqui estive para cobrir a edição anterior.
EM 2011
Lembro bem que naquela ocasião, quando me apresentei dizendo ser brasileiro, alguns jornalistas de várias partes do mundo me perguntaram cheios de ansiedade sobre o Brasil, que pela mídia ainda era bajulado e tido como nova potência mundial...
CURIOSIDADE
Desta vez, bem de acordo com o que já estava esperando, a curiosidade dessa mesma turma é outra: agora só querem saber o que levou o governo Dilma a desistir das boas ideias para se juntar à países latinos muito atrasados, como Venezuela, Argentina e outros bolivarianos.
MAU CAMINHO
Como a Anuga exige muito tempo para percorrer os inúmeros pavilhões que abrigam mais de 6770 expositores (fornecedores de alimentos e bebidas) de 98 países, sugeri que acessassem em -Edições Anteriores- do Ponto Crítico. Tenho certeza que ao ler os editoriais, eles saberão, tim tim por tim tim, as razões que levaram Dilma e sua equipe a escolher esse mau caminho para o Brasil.
BRASIL
Bem, mas vamos ao assunto feira. Como a ANUGA é uma importante feira de alimentação mundial, o Brasil, por suas características não poderia ficar de fora. Nesta edição, 73 empresas do nosso país, dos setores de carnes (bovina, suína e frango), biscoitos, café, frutas, produtos orgânicos, balas e confeitos estão presentes no Pavilhão do Brasil.
GALETERIA
Uma das atrações no Pavilhão Brasil é a Galeteria Brazilian Chicken, montado pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF), em parceira com a Apex, para promover as exportações do setor. Através da degustação, a UBABEF aposta no desenvolvimento de novos negócios internacionais para o setor de aves.
TENDÊNCIAS E CONCEITOS
Uma feira de alimentos e bebidas tem como propósito, basicamente, a apresentação de novos produtos, tendências e conceitos inovadores orientados para o futuro de consumo, os quais são constantemente pesquisados pelos fabricantes. Funcionando como um verdadeiro barômetro, o já tradicional Taste 13 mostra produtos selecionados por um grupo de jornalistas especializados, de mais de 500 empresas que se candidataram para participar de show especial com mais de 1.200 conceitos.