Artigos

11 set 2015

DAY AFTER


SEMANA TRÁGICA

Mesmo com o feriado da Independência, esta curta semana que dá início ao mês de setembro encerra de forma trágica para o nosso pobre país, cujas consequências -amargas- não serão esquecidas tão cedo por todos os  brasileiros. 


ADMISSÃO DE ERRO

No início da semana, em discurso que proferiu em Campina Grande, PB, a sempre desconexa presidente Dilma repetiu o que já havia dito em 2013 e voltou a admitir, novamente, que ERROU NA AVALIAÇÃO  da gravidade da situação econômica durante a campanha eleitoral.  


ARREPENDIMENTO SEM REPARAÇÃO???

Ora, a admissão de erro, ou arrependimento, pressupõe REPARAÇÃO DO DANO. Ainda que os brasileiros em geral sofram de compadecimento, ou seja se satisfazem com um simples pedido de desculpas, o fato é que a responsabilidade por tudo que acontece no setor público, como é o caso da corrupção e da incompetência, é do chefe de Estado. Ou seja: quem erra deve pagar pelo dano que cometeu.  


NÃO FIZ NADA ERRADO...

Pois, para provar que é muito desconexa, em entrevista concedida ontem ao jornal Valor, a presidente Dilma Neocomunista Rousseff declarou: - Eu não saio daqui, não faço essa renúncia. Não devo nada, NÃO FIZ NADA ERRADO. Pode?
 


PAÍS SÉRIO

Já no meio da semana, para piorar ainda mais a situação de calamidade pela qual passa a nossa economia, o Brasil foi agraciado com a perda do selo de Investment Grade. Aí quem fez questão de mostrar o alto grau de imbecilidade foi o ex-presidente Lula.

Vejam que em 2008, quando o país ganhou o selo de Bom Pagador, Lula disse alto e bom som que o INVESTMENT GRADE fazia do Brasil um PAÍS SÉRIO.


NÃO SIGNIFICA NADA

Pois, ontem, em Buenos Aires, Lula mostrou mais uma vez que é um autêntico petista. Além de atacar o ajuste fiscal disse, e repetiu, cheio de arrogância misturada com ignorância, que a decisão da Standard & Poor "não significa nada". Que tal?

Aliás, nunca consegui entender os motivos que levam muita gente a afirmar, principalmente quem atua na mídia, que Lula deu continuidade ao Plano Real. Trata-se de um engano puro e imperdoável. O que Lula fez foi usar o Plano Real para obter confiança do povo. E a partir daí deu início ao processo bolivariano, que sempre teve como propósito a destruição da economia. 


ME TIREM O TUBO

Para encerrar a semana -trágica- o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, como que atingido pelo pensamento petista do atraso, resolveu dizer uma bobagem extraordinária -jamais ouvida em lugar algum do nosso universo-. Levy, de forma desmiolada disse que IMPOSTO É INVESTIMENTO NO PAÍS. Quando li a besteira saí gritando: ME TIREM O TUBO!


Sem Título



Leia mais

10 set 2015

ENFIM PODRE!


PODRIDÃO

O esforço do PT, com foco concentrado no resultado da desgraça, acaba de ser coroado. Com uma vitória brilhante e incontestável, o Brasil, sob a administração destruidora Lula/Dilma, retornou ao lugar de onde nunca deveria ter saído: país especulativo.


FOCO NA DESGRAÇA

Focados no caos e bem sucedidos nas suas ações, o governo Dilma conseguiu o que mais queria: a perda do selo de Grau de Investimento, que tanto incomodava o PT e seus seguidores.


DEVOLVER O SELO

Na noite passada, a nossa presidente e demais petistas, com toda certeza, foram para a cama com a sensação do dever cumprido. Na corrida de revezamento, quando Dilma assumiu o bastão que lhe foi entregue por Lula, em 2010, tratou de fazer o dever petista-de-casa: devolver ao mundo o SELO DE BOM PAGADOR. 
 


INCANSÁVEIS

O PT, como se vê, jamais entrou em período de descanso. Desde o momento em que assumiu o governo trabalhou incansavelmente na destruição dos pilares que sustentavam o Plano Real, representados pela RESPONSABILIDADE FISCAL, METAS DE INFLAÇÃO e CÂMBIO FLUTUANTE, responsáveis diretos pela obtenção do importante SELO DE GRAU DE INVESTIMENTO. 


VENEZUELA

É importante esclarecer que a cassação do Grau de Investimento, não significa que o PT de Dilma e Lula está dando a obra como acabada. Nada disso. A meta é fazer do nosso pobre país uma Venezuela. Falta pouco, mas ainda tem caminho pela frente. 


DESPESAS LEGAIS

Vale observar que o PT criou várias e extraordinárias despesas públicas e colocou todas na lei para impedir que sejam cortadas. A maioria delas pétreas. Ora, diante dessa impossibilidade para cortar despesas que foram colocadas na lei, o governo acena, desesperadamente, com novos impostos para conseguir honrar com o populismo. 


TRAVESSIA

Usando do mesmo estratagema de sempre, o governo Dilma fala em imposto -Travessia-. Pois, a tal TRAVESSIA deveria ser financiada com perda -temporária- de privilégios, favores e benefícios concedidos nos últimos anos. Seria a única saída justa e honesta. Mas, justiça e honestidade não passam pela cabeça petista, certamente. 



Leia mais

09 set 2015

FALÊNCIA MÚLTIPLA DE ÓRGÃOS


DIAGNÓSTICO

Quando as doenças aparecem e os incômodos se prolongam por tempo acima do esperado, o que todo mundo faz é procurar saber do que se trata, para que as CAUSAS sejam devidamente atacadas. Esta importante etapa, conhecida como DIAGNÓSTICO, é que determina quais remédios devem ser usados para a cura dos males.

 


FALÊNCIA MÚLTIPLA DE ÓRGÃOS

No caso da economia brasileira, o DIAGNÓSTICO informa que o Brasil sofre de FALÊNCIA MÚLTIPLA DE ÓRGÃOS, motivada por:

1- EXCESSO DE INCOMPETÊNCIA

2- CORRUPÇÃO DESENFREADA

3- MENTES DESTROÇADAS PELA IDEOLOGIA DO ATRASO


ROTA DA FELICIDADE

Como se os itens acima já não fossem suficientes para produzir a Falência dos Órgãos, o PT (desde o momento em que Lula assumiu a presidência) foi ainda mais longe e preciso: implantou a Matriz Econômica Desenvolvimentista. E propagou ao mundo todo que através dela o Brasil passaria a trilhar a sonhada Rota da Felicidade. 


CONSEQUÊNCIAS TERRÍVEIS

Ainda que alguns poucos tenham se manifestado, dizendo que o modelo petista não passava de uma grande fraude, com consequências terríveis para o país, de nada adiantou. Enquanto o povo, cheio de satisfação, se lambuzava com medidas populistas/assistencialistas, a doença -indolor- ia, paulatinamente, tomando conta dos órgãos vitais do nosso pobre país.


ADOCICADAS E AMARGAS

O curioso, ou nojento, é que a mídia -também muito incompetente- considerou as medidas que acabaram por levar o país ao abismo, como -adocicadas-; e trata dos remédios que precisam ser ingeridos como -amargos-. Pode? 


NOJENTO

Mais nojento ainda tem sido o comportamento das corporações de servidores públicos. Primeiro, entram em greve para obrigar o governo a pagar por vantagens absurdas e aumentos além da conta. Depois (caso do RS) quando o governo se vê impossibilitado de honrar o acordo, os servidores não desistem das vantagens. Ao contrário: voltam ao estado de greve. Ou seja, param antes, durante e depois. E o povo assiste tudo, passivamente.  


REGIME DE EXCEÇÃO

Como é mais do que sabido, despesa de pessoal, no setor público, é para sempre. Quem está na-ativa-, além de gozar da estabilidade, também não é passivo de redução salarial. Como não há receita suficiente para pagar a altíssima folha, a Falência dos Órgãos do Estado é mais do que óbvia. Ora, diante de uma situação assim, pelo visto só nos resta o Regime de Exceção. Alguém admite isso?



Leia mais

08 set 2015

O MELHOR DO RS É O VIZINHO


SEM ESCOLHA

Nos finais de semana prolongados, o que praticamente todas as emissoras de televisão fazem é mostrar a quantidade de carros nas estradas. Tanto na abertura quanto no fechamento dos feriadões.

 


BANDIDAGEM

Pois, quem mora em Porto Alegre, como é o meu caso, sair da cidade deixou de ser uma busca por lazer e descanso, mas uma maneira de se proteger contra a bandidagem, que simplesmente anda solta em todo o Estado do RS.  


SANTA CATARINA

Ainda que a distância não seja pequena (460km), a viagem Porto Alegre/Florianópolis deixou de ser cansativa, principalmente depois da inauguração da Ponte Anita Garibaldi, ou Ponte de Laguna. Ainda assim, o que me dá maior prazer mesmo é ver o quanto o Estado de SC está, a olhos vistos, em condições econômicas e sociais, muito melhor do que o RS.  


ALÉM DO MAMPITUBA

Tão logo o Mampituba é atravessado, o show já começa através dos preços dos combustíveis, ofertados por diversos postos de abastecimento distribuídos ao longo da BR101. Com preços variados, bem diferente do que acontece no RS, onde o preço é único (tabelado pelo cartel), a cada dez quilômetros percorridos aparece uma nova oferta tentadora. 


VANTAGEM

Se na estrada a vantagem se mostra nítida, em Florianópolis a oferta se mostra mais interessante.  Enquanto na Capital do RS a gasolina é vendida por R$ 3,29/litro, em Florianópolis vários postos oferecem o mesmo produto por R$ 3,02 e até por R$ 2,99. Pode?


SANTA CATARINA

Além de ter um litoral magnífico e uma região serrana espetacular, a economia do Estado de Santa Catarina está numa posição bem melhor em termos comparativos. Principalmente a região de Araquari, na grande Joinville, que abriga um fantástico polo mecânico/automobilístico.

Diga-se de passagem que, independente da maravilhosa logística (rodo-portuária) que a região apresenta, o RS ajudou muito quando o governo Olívio Dutra resolveu expulsar inúmeras empresas sistemistas.  


ATRIBUTOS

Como se não bastassem as vantagens acima descritas, o governo de SC não cogita aumento de ICMS como pretende o governo gaúcho. O que significa maior competitividade e alegria para quem produz, vende e consome no ambiente catarinense. Isto sem falar no IPVA, que é 1/3 menor. Que tal? 



Leia mais

04 set 2015

O ASNO E A ANTA


ASTROLOGIA CHINESA

A astrologia chinesa, para quem não sabe, segue um ciclo de 12 anos e cada um deles é representado por um dos seguintes animais sagrados: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Este ano (2015, ou 4.713 no calendário lunar chinês), por exemplo, é o ano do Carneiro.


CICLOS

Pois, como que imitando a China, independente do aspecto astrológico, a partir de 2002, quando Lula Petista assumiu o Poder Executivo, o nosso pobre país passou a viver também por ciclos representados por animais. Com um detalhe interessante: os mesmos, pela forma como são vistos e considerados mundo afora, nada têm de sagrados. 


CICLOS PETISTAS

O 1º CICLO PETISTA, ou CICLO LULA, teve duração de 8 anos (iniciou em 01/01/2003 e terminou em 31/12/2010) , e foi (muito bem) representado pelo ASNO.

O 2º CICLO, chamado de CICLO DILMA, que iniciou em 01/01/2011, mesmo que venha a ser interrompido por razões de ordem legal, é representado pela ANTA.
 


ASNEIRAS

Ainda que o preço das commodities tenha colaborado para que muita gente, tanto daqui quanto do exterior, tecesse loas (infundadas) ao ex-presidente Lula, o fato é que em termos de ASNEIRAS o ciclo teve plena correlação com as típicas atitudes atribuídas ao animal que representa.   


CICLO DILMA

Da mesma forma, pelas frases e pensamentos, constantemente manifestados e expressados pela presidente Dilma Neocomunista Rousseff, nenhum outro animal, senão a ANTA, poderia representar corretamente e plenamente o CICLO DILMA. 


MENTIRAS, CORRUPÇÃO E INCOMPETÊNCIA

O fato é que em ambos os CICLOS, como a maioria dos brasileiros -tardiamente- se deu conta, foram marcados por MENTIRAS, CORRUPÇÃO E INCOMPETÊNCIA. O que contribuiu, pelos resultados que estão sendo colhidos com esta fantástica crise plantada e cultivada ao longo deste período, para o reconhecimento definitivo daqueles que corretamente anteciparam o cenário atual.


UBER

Quanto à Dilma não é necessário recorrer a declarações antigas, pois todos os dias a presidente se esforça para mostrar o quanto suas revelações lembram as atitudes atribuídas às pobres ANTAS. Ontem, por exemplo, Dilma resolveu dizer que o UBER (serviço -concorrencial- de transporte público) vai promover desemprego de taxistas. Pode?

Ora, quem deve decidir se deve usar o Taxi ou o Uber é, exclusivamente, o cliente interessado em ser transportado. Ninguém mais. A presidente, para confirmar que pensa como uma ANTA, resolveu defender, publicamente, o -cartório- ao invés de ficar ao lado do consumidor. Que tal?


 



Leia mais

03 set 2015

CRIME: SETOR QUE SÓ CRESCE


SETOR CRIME

Independente das operações que vem sendo deflagradas, constantemente, pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, o SETOR CRIME, de forma mais do que evidente e reconhecida, continua crescendo, de forma exponencial, em todos os cantos do país. Mais: afligindo tanto os brasileiros quanto os turistas-visitantes.

 


DESONESTIDADE

Antes de tudo é importante esclarecer que no Brasil só é considerado CRIME aquilo que está à margem da lei. Ora, como nem tudo que é lícito (legal) é tido como honesto, muito daquilo, que à luz da lógica e da consciência deveria ser considerado CRIME, deixa de ser levado em conta. Mas deveria, porque a DESONESTIDADE tem o mesmo peso social.


SETORES SOCIAIS

Em termos sociais temos os seguintes setores:

1- o PRIMEIRO SETOR, que é o PÚBLICO, ou seja, o Estado/Governo, também conhecido como setor NÃO PRODUTIVO. Ou parasitário, no nosso caso.

2- o SEGUNDO SETOR, representado pelo MERCADO, ou seja, o que é privado. É conhecido como SETOR PRODUTIVO.

3- o TERCEIRO SETOR, que é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. É representado pelas conhecidas ONGs - ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS.

 


QUARTO SETOR

Pois, mesmo que todos os tipos de CRIME sempre estiveram presentes em todos os cantos do planeta, no Brasil o SETOR CRIME é, comprovadamente por todas as estatísticas, aquele que mais cresce. Isto sem falar nos latrocínios e homicídios que acabam com o sossego e, muitas vezes, com a vida dos atingidos.
 


ATITUDE

De novo: este QUARTO SETOR, cujos atos praticados independem de categoria, tipo, atitude e valores, está presente em vários países. A diferença entre o que acontece aqui, se comparado com países sérios, está na atitude.

Para tentar impedir o avanço dos atos ilícitos, os governantes sérios, além de melhorar os controles e a segurança, impõem PENAS PESADAS aos criminosos. Coisa que não se cogita no nosso pobre país.


INCENTIVO AO CRIME

No Brasil, mais do que sabido, não é assim que as coisas funcionam. Além de um policiamento frágil, e muitas vezes envolvido com atos criminosos, as penalidades, quando aplicadas para os poucos que conseguem ser presos, estão mais identificadas como programas de INCENTIVO AO CRIME.

Daí a razão para dizer, com absoluta certeza, que o SETOR CRIME é aquele que apresenta maior crescimento no país. Mais: está permeado em todos os demais Setores e fora deles.


O MAIS RENTÁVEL

Ultimamente, o CRIME tem mostrado um crescimento fantástico dentro SETOR PÚBLICO. É ali que a corrupção se instalou com força total e descomunal em todos os níveis. Não há um dia sequer que a imprensa não descubra ou noticie uma falcatrua.

Vivendo num ambiente assim, onde a impunidade é imensa, a sociedade como um todo acaba contribuindo, abertamente, e cada vez com mais intensidade, para o crescimento deste QUARTO SETOR, que vai desde o contrabando (de qualquer tamanho), pirataria, falsificação, sonegação, pequenos roubos, tráfico de drogas, etc.

E quando alguém se insurge e resolve aplicar a lei, coisa rara no Brasil, um escudo salvador, conhecido como -DIREITOS HUMANOS- é imediatamente acionado pelo criminoso. Pronto. Diante desta pura verdade só nos resta dar um -VIVA- ao QUARTO SETOR!- Além de promissor é, certamente, o mais rentável.



Leia mais