ATENTADO TERRORISTA
O assunto dominante no mundo todo, desde a manhã de ontem, é o grave ataque terrorista contra o jornal francês, Charlie Hebdo, que resultou não só em várias mortes de jornalistas/cartunistas, mas, de um severo e triste golpe contra à humanidade e à liberdade.
JE SUIS CHARLIE?
Preocupado e fortemente comovido com o grau de frieza e violência contra a -liberdade de expressão-, como que querendo me solidarizar com o universo daqueles que, naturalmente, repudiam atitudes do tipo, também fiquei me perguntando: - Eu sou Charlie?
SOU PONTO CRÍTICO!
Pois, em parte, a minha resposta é -SIM!- Porém, como comunicador estritamente opinativo, individual, e ex-presidente do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião, prefiro ser e continuar sendo -PONTO CRÍTICO!-
Como tal, como muitos leitores sabem, já fui alvo de inúmeras ameaças, ainda que, felizmente, em grau menor de terrorismo, como esse que assistimos ontem.
PERGUNTEM AO LULA, DILMA E BERZOINI
Como o Brasil vive, desde o momento em que o PT chegou ao governo central, um período incessante de tentativas de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa, diante do grave atentado ao jornal Charlie Hebdo, a tal pergunta -Você é Charlie?-deve ser feita, tanto ao ex-presidente Lula quanto à presidente Dilma Neocomunista Rousseff e seu ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que voltou a insistir em controlar os meios de comunicação ao modo bolivariano.
PREGAÇÃO MENTIROSA
Vale lembrar que Lula quis por que quis criar o Conselho Federal de Comunicação, com o propósito de fazer valer aquilo que só interessa ao governo. Dilma, por sua vez, para tentar desviar a atenção da sociedade ignara, prega, disfarçada e mentirosamente, que apoia a liberdade de expressão.
BEM FEITO!
Ainda que já tenha feito referência em outras oportunidades, não posso deixar de referir que a cada atentado terrorista que acontece no mundo, me vem à lembrança a reação espontânea da filha do ex-governador Tarso Genro, Luciana Genro. Ao ser entrevistada por uma rádio do RS, sobre o ataque às torres gêmeas em NY, Luciana disse alto e bom som: - BEM FEITO!
ALMA ASSASSINA
Enquanto Luciana foi autêntica, por mostrar o tamanho da alma assassina daqueles que apoiam atitudes tomadas por líderes de países totalitários, Dilma e seus seguidores menos corajosos preferem agir da forma cínica e mentirosa -Politicamente Correta-.
Portanto, pela continuada insistência com que os líderes da Unasul - Organização Comunista Latinoamericana- querem calar a imprensa livre, a única coisa que, por enquanto, nos diferencia do ataque ao Charlie Hebdo é o uso das armas. Que tal?
REAÇÕES DIFERENTES
Para concluir: todos perceberam o pito que o ministro Barbosa levou de Dilma, por ter se manifestado sobre a reformulação dos reajustes do salário mínimo, não?
Já quanto à manifestação feita pelo ministro Berzoini, de recriar o Controle da Mídia, Dilma ficou quieta e silenciosa, não? Isto explica tudo...
ESTUPIDEZ PETISTA
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, no alto de sua estupidez petista, voltou a defender a criação de uma contribuição para financiar o setor.
Para comprovar o tamanho de seu insignificante cérebro, o péssimo ministro disse: - É o caminho para garantir a sustentabilidade do sistema integral e universal, que cada vez custa mais caro. Pode?
MÁ ADMINISTRAÇÃO
Ora, nem o mega-escândalo das -próteses-, recém mostrado, que representa apenas um entre centenas de casos que comprovam as mais diversas safadezas com o dinheiro público, notadamente na área da saúde -tanto pública quanto privada-, serviu para esclarecer o ministro que as carências de recursos, independente dos setores públicos do país, se devem, basicamente, à questões de má administração e gerenciamento.
DESPREPARO E DESINTERESSE
Diante da péssima postura adotada pelo despreparado ministro Chioro, a conclusão é a seguinte:
1- o seu reduzido cérebro não tem alcance suficiente para entender o que o Movimento Brasil Eficiente defende com provas incontestáveis;
2- o PT, como já manifestou diversas vezes, nunca se interessou em examinar o número exagerado de processos burocráticos impostos na área tributária, que encarecem brutalmente a máquina pública a ponto de desperdiçar o equivalente a um PIB a cada quatro anos.
REAFIRMANDO
Pois, mesmo que já tenha escrito inúmeras vezes sobre o tema, volto a afirmar, com absoluta certeza, que bastaria haver um pouco de EFICIÊNCIA no setor público para que recursos substanciais fossem ECONOMIZADOS.
A FONTE NÃO PODE SECAR
Na realidade, para não passar por bobo ou ingênuo, devo admitir que ECONOMIA de recursos públicos é tudo que não interessa a este governo. Afinal, a fonte que alimenta todos os tipos de safadezas não pode secar, não é mesmo?
MINISTÉRIO DA FAZENDA
Observo que a sociedade pensante se mostra mais confiante com a chegada de Joaquim Levy ao Ministério da Fazenda. No entanto, pelo que disse o ministro Levy, ao admitir a necessidade de mais tributação para equilibrar as contas públicas, percebo que também não se interessou pelo estudo do Movimento Brasil Eficiente. Pelo menos não citou nas suas breves manifestações.
OPORTUNIDADE
Estamos, enfim, diante de uma oportunidade, definida por:
1- dar um passo a frente, de quem está a menos de 5 cm do abismo;
2- dar um passo atrás, típico de quem acredita que pode haver uma sobrevida para o país que, pelo resultado da eleição, prefere o caos.
Proponho que a sociedade como um todo se acorde e faça alguma coisa. Até porque, se depender do PT, com Dilma a frente, a opção 1 já está tomada.
BALANÇA COMERCIAL
O déficit da balança comercial brasileira, que fechou 2014 em U$ 3,930 bilhões, foi simplesmente sensacional. Coisa que, além de já ser algo muito comum nos governos petistas, ainda é considerado o pior resultado alcançado desde 1998. Só para lembrar: quando o PT ainda não havia chegado ao governo. Fantástico, não?
PARCERIA
Isto tem explicação? Certamente. Através da versão neocomunista, o problema está na desvalorização do preço das commodities que o Brasil produz. Já pela ótica das pessoas de mediana capacidade de discernimento, o problema maior está na parceria: os principais países-parceiros comerciais deste governo neocomunista-petista fazem parte da turma da Unasul, como Cuba, Venezuela e Argentina, principalmente. Que tal?
PARTICIPAÇÃO QUASE NULA
Ah, não esquecendo que nos anos em que o preço das commodities nos favoreciam, o -sucesso- se devia ao bom governo Lula/Dilma. Agora, que as commodities estão em queda livre, a culpa é debitada ao mercado. Que tal?
É sempre importante registrar, no entanto, que a participação do nosso pobre país no comércio internacional, é simplesmente ridícula: apenas 1,2%. Ou seja, se o Brasil deixar de exportar qualquer coisa, o impacto no mundo dos negócios internacionais será nulo.
SEM IMPLICÂNCIA
Antes que algum leitor/assinante seja traído pela falsa ideia de que sou implicante com este governo neocomunista-petista, faço questão de prestar um esclarecimento: os meus comentários são feitos à luz dos números oficiais. Portanto, não tem essa de versões douradas de acordo com interesses, coisa que os governos do PT adoram.
COLEÇÃO ENORME
Voltando ao assunto -ROMBOS-, o fato é que nesses últimos 12 anos de governo petista (Lula e Dilma), a coleção é enorme. E, pelo visto, é algo que só cresce. Mais: pela felicidade que transborda na mente de seus seguidores, nos deixa com a sensação de que o fracasso não pode ter fim.
CONTAS PÚBLICAS
Vejam, por exemplo, as CONTAS PÚBLICAS: o déficit (ROMBO) nominal do setor público quase triplicou durante o primeiro mandato da presidente Dilma: passou de 2,6% do PIB para 6,1%, ao fim de 2014, segundo projeções do mercado financeiro. A situação é tão alarmante que, segundo cálculos do FMI, o Brasil é o segundo emergente com maior rombo nas contas públicas. Fica atrás apenas da Índia, cujo déficit nominal alcança 7,2% do PIB.
ROUBOS
Eu poderia ficar o dia todo escrevendo sobre os mais diversos ROMBOS promovidos ao longo desses 12 anos de governo petista. Mas, como preciso finalizar este editorial não posso deixar de mencionar o ROMBO da Petrobrás, ou mais corretamente, o ROUBO NA PETROBRÁS.
Pois é, meus caros leitores, quando não estamos diante de ROMBOS estamos diante de ROUBOS. No caso da Petrobrás, que ainda não sabemos o montante, até os magníficos ROMBOS parecem insignificantes. Pode?
AMANTES DO CAOS
Para os amantes e perseguidores do caos econômico e social, o ano de 2015 inicia cheio de esperança. Como Dilma, seus aliados e seguidores já mostraram que são imbatíveis no jogo no qual quem mais destrói é quem sai vitorioso, quanto maior o fracasso maior a felicidade.
BOLETIM FOCUS
Vejam, por exemplo, o que informa (hoje) o primeiro Boletim Focus de 2015: a projeção de crescimento do PIB para 2015 foi reduzida de 0,55% para 0,50%, enquanto que a projeção da inflação, pelo IPCA, aumentou de 6,38% para 6,39%. Que tal?
CONSTRUÍDAS COM CUIDADO
Tais projeções, que nas últimas 15 semanas se direcionam sempre voltadas para o centro do inferno, não são obras do acaso: foram todas construídas, com grande cuidado, pelo departamento da engenharia do governo Dilma Neocomunista Rousseff.
SENTIDO INVERSO
Olhando pela perspectiva (frágil) do time contrário, de quem joga pensando que o sucesso é definido pelo crescimento econômico com inflação baixa, tudo aquilo que o Boletim Focus vem projetando deveria ser ao contrário, ou seja:
1- o crescimento do PIB deveria estar no lugar da taxa da inflação projetada; e,
2- o crescimento da inflação deveria ser igual ou menor do que a projeção do PIB.
FÉ E DEVOÇÃO
O lamentável é que a cultura do atraso, que se instalou no nosso pobre país desde a chegada da primeira caravela portuguesa, foi parar no DNA do povo brasileiro. Não havendo, portanto, a possibilidade de ser extirpada, a sociedade se agarra à Fé e à Devoção, como se viu nas imagens mostradas pela televisão na virada do ano.
PULAR SETE ONDAS
Essa tola mania que milhões de brasileiros têm, de entregar a Deus, aos santos e aos governantes o destino de suas vidas, identifica a incapacidade -voluntária- de reagir aos despropósitos. Mais: mostra que as ações cabíveis para um bom futuro está em comer porco e lentilha e pular sete ondas e outras coisas mais. Pode?
TUDO VAI DAR CERTO...
Percebendo que o povo mergulha na tradição anual, de acreditar que basta ter esperança e fé imaginando que -no fim tudo vai dar certo- o governo faz a sua parte cada dia mais destrutiva: aumenta gastos e diminui serviços. O que implica em necessidade de mais reza, fé e devoção por parte do povo cada dia mais pobre em discernimento.
O curioso é que enquanto o governo cassa quem se atreve a SONEGAR IMPOSTOS, o que mais faz, com precisão absoluta, é SONEGAR SERVIÇOS. Pode?
RECHEADO DE MENTIRAS
Aproveitando ao máximo, como já é praxe, a quase nula capacidade de discernimento do povo brasileiro e, principalmente, dos políticos aliados que são convocados para aplaudir (claque) em todas as recepções e eventos governamentais, a presidente Dilma tratou de rechear de mentiras e enganações o discurso de posse.
REPETITIVA
Agindo desta forma, contando obviamente com o apoio irrestrito da mídia comprometida, tanto por questões de afinidade ideológica quanto influenciada pelas verbas oficiais de propaganda, Dilma foi repetitiva, ou seja, iniciou o seu segundo mandato da mesma forma como acabou o primeiro: mentindo descaradamente.
DISCERNIMENTO
O lamentável, repito, é que só os raros brasileiros que têm alguma capacidade de discernimento são capazes de entender o quanto há de enganações nas palavras da presidente Dilma e do presidente do Congresso, Renan Calheiros, que comandou a cerimônia de posse.
CLAQUE
Cumprindo o que parecia estar escrito no -programa oficial- que teria sido entregue aos deputados e senadores antes da cerimônia, com absoluta precisão os -puxa-sacos de plantão- não deixaram de interromper a fala da presidente com os mais efusivos aplausos, sorrisos e movimentos de manifestação de concordância.
PROVA DA MENTIRA
Pois, enquanto a plateia cumpria o seu papel de claque sorridente, Dilma tratava de fazer a sua parte: mentir. Como não tenho o mínimo interesse e/ou vontade de ser um -estraga prazer- desde o primeiro momento de 2015 proponho uma mera comparação daquilo que Dilma afirmou versus a realidade. Para não enumerar todos vejamos o que a presidente disse a respeito da INFLAÇÃO e PETROBRÁS.
INFLAÇÃO E PETROBRÁS
1- No quesito INFLAÇÃO, Dilma afirmou que conseguiu terminar o seu primeiro mandato com índice abaixo da meta.
Na realidade, como dizem os índices oficiais, nos últimos quatro meses a taxa ficou sempre acima da meta.
2- No quesito PETROBRÁS, Dilma disse ter muitos motivos para preservar e defender a estatal de -predadores internos- e de seus -inimigos externos-. Por isso, vamos apurar com rigor tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais. Vamos, principalmente, criar mecanismos que evitem que fatos como estes possam voltar a ocorrer.
Na realidade, os predadores e inimigos são, exclusivamente, políticos de seu partido e partidos aliados. Pode?
MERGULHO DA BALEIA
Ainda que estejamos no segundo dia do ano, pelo que foi dito ontem já é possível admitir que o pífio desempenho da economia brasileira, registrado ao longo do primeiro mandato de Dilma Neocomunista Rousseff, admite uma clara afirmação: face ao apreço que o PT tem pela matriz bolivariana de subdesenvolvimento, o ano de 2015 será ainda mais preocupante.
Tudo leva a crer que neste segundo mandato o desempenho anterior, identificado como -voo de galinha- será substituído pelo -mergulho da baleia-.
ÚLTIMO EDITORIAL DO ANO
Este é o último editorial que escrevo neste complicado 2014, ano que, como se sabe, será lembrado para todo o sempre, pelas incontáveis mentiras, inúmeros escândalos e extraordinária incompetência, que se transformaram em marca registrada deste governo Dilma-petista-neocomunista.
PLANTIO
Tudo aquilo que o PT e seus aliados plantaram, desde o momento em que puseram os pés (literalmente) no Poder, principalmente nesse primeiro mandato -Dilma- de quatro anos, o resultado aí está:
1- os impostos atingiram a marca de 36% do PIB;
2- os investimentos mal e porcamente chegaram a 1% na melhoria dos serviços públicos.
GASTOS PÚBLICOS
Isto sem falar nos gastos públicos, onde o Brasil, além de recordista, fecha 2014 na pior colocação da história, entre seus pares denominados Emergentes. Graças, infelizmente:
1- ao excesso de regulamentação;
2- a um sistema tributário estúpido; e,
3-uma quantidade enorme de direitos sem a correspondência dos necessários deveres.
FALTA A AÇÃO
Ao perceberem que o povo brasileiro se divide basicamente entre:
1-uma minoria que tem alguma capacidade de discernimento; e,
2-uma maioria portadora de cérebro atrofiado;
os nossos governantes sabem que o máximo que a sociedade consegue mostrar é indignação. Como a INDIGNAÇÃO SEM AÇÃO não produz qualquer resultado diferente de mais sofrimento, tudo isso colaborou para tantas safadezas, incompetência e mentiras.
ANO DO ELETROLÃO
Portanto, ainda que diante de tantos absurdos o 2014 termina como o Ano do Petrolão. E 2015, que aí está, mesmo que muita coisa ainda precise ser esclarecida, dependendo da boa vontade da mídia pode se consagrar como o Ano do Eletrolão.
E 2016, se nada impedir, tem tudo para ser o Ano do Bndesão. E assim por diante...
SAÚDE E FORÇA
Diante de tantas mazelas crescentes, o que ainda mais choca é que um grande número de safados conseguem ser beneficiados pelo efeito Impunidade.
Assim, atendendo à tradicional postura adotada nas viradas de cada ano, onde desejamos tudo de bom para aqueles com os quais nos comunicamos, desejo a todos os leitores/assinantes MUITA SAÚDE E FORÇA.
BOA VIRADA!
Como não vamos deixar, nem no curto e nem no médio prazo, de ser meros indignados, enquanto o governo nos conduz de maneira brilhante ao comunismo latino, ou Bolivarianismo, só com muita saúde e força poderemos enfrentar o destino que o PT já reservou para o Brasil.
Com um detalhe: 2015, pelo que ficou acertado na última e recente reunião da UNASUL (ou URSAL), será o ano da consolidação da caminhada rumo ao Comunismo na versão Latina.
Boa virada! que Deus abençoe o nosso pobre Brasil...