PREÇO DE BANANA?
Não foram poucas as vezes em que a turma do PT, e os esquerdistas em geral, se aproveitando da ignorância do povo brasileiro saiu gritando aos quatro ventos (continuam gritando) dizendo que a Vale, e outras poucas empresas públicas que hoje estão sendo administradas pela iniciativa privada, foram vendidas a preço de banana. Melhor: todas saíram quase de graça aos seus compradores.
EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE
Ainda que estejamos diante de uma grande mentira, o fato é que com aquelas poucas privatizações a sociedade brasileira ganhou enormemente. Observem que as empresas e/ou concessões, ao serem privatizadas, ganharam algo que jamais haviam conquistado: eficiência e produtividade.
Com ambas os resultados passaram a ser animadores para todos: acionistas e cidadãos pagadores de impostos.
RISCO E VANTAGENS
Mais: o risco do negócio, que até então era do povo brasileiro, passou a ser, exclusivamente, dos novos acionistas. E com mais eficiência e produtividade o governo ainda resultou extremamente beneficiado por obter maior arrecadação.
EXEMPLO MAIOR E INEQUÍVOCO
Independente dos argumentos lógicos até aqui colocados, quem colabora de forma absolutamente inequívoca do quanto as privatizações são importantes e necessárias, é o próprio governo. Através da situação calamitosa da Petrobrás, que só chegou a tanto por pura vontade dos petistas, liderados por Lula e Dilma, que só se preocuparam em saquear a estatal.
ESPERTAMENTE MENTIROSOS
Portanto, ainda que o controle acionário da Vale tivesse sido vendido à iniciativa privada a preço vil, como preferem os petistas e esquerdistas em geral por serem espertamente mentirosos e aproveitadores, a Petrobrás foi além de tudo que se possa imaginar: foi simplesmente liquidada pelos próprios bandidos que o governo colocou para comandar a empobrecida estatal do petróleo.
CONTENÇÃO DE GASTOS?
Pretendendo mostrar que tipo de administração pública sabe imprimir, este governo mega-intervencionista, diante de uma crise fiscal sem precedentes, onde a contenção de gastos é imperiosa, aceita e propõe aumento de salários aos seus servidores de forma absurda. Bela economia, não?
Em tese: quem administra desta forma as contas públicas, o que se pode esperar que faça com as empresas públicas que estão sob o seu comando? Nada mais do que o caos...
A propósito: você, leitor, entregaria a sua vida para ser administrada pela Graça Foster????
ATESTADO DE INCAPACIDADE DE RACIOCÍNIO
Contribuo, para finalizar, que através do raciocínio lógico é possível fazer com que mais pessoas defendam as privatizações. Basta observar que o pré-requisito para alguém chegar a ser um CIDADÃO é ter MATURIDADE e DISCERNIMENTO. Maturidade, por convenção, é obtida pela idade; e Discernimento, pela educação (escolaridade).
Portanto, apenas pelo uso do discernimento não há como admitir a existência de empresas estatais. Quem age de forma contrária está dando um atestado de absoluta incapacidade de raciocinar. Que tal?
A venda do Banrisul, por exemplo, seria altamente benéfica para o RS. Antes de tudo, a venda do banco estatal já representaria um excepcional ganho de inteligência do povo. Demonstraria que teria obtido, finalmente, um grau avançado de educação.
PENSAR+
Ao longo de 2014, este editor e todos aqueles que participam do PENSAR+, grupo criado com o propósito de produzir conteúdos que tenham a pretensão de, através de cálculos econômicos (raciocínio lógico) levem o máximo de esclarecimento possível da relação Causa/Efeito de tudo que acontece na sociedade brasileira, teve muito trabalho e, felizmente, grande reconhecimento.
CONVENCIMENTO
É importante registrar que, por defender e aplicar, constantemente, a lógica de raciocínio nos mais diversos temas estudados e abordados, o PENSAR+ entende que para obter o convencimento de seus leitores os conteúdos devem ser:
1- muito pragmáticos; e,
2- nada ideológicos.
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
Pois, mesmo dedicando enorme e constante preocupação quanto à avaliação da situação econômica do Estado do RS e do país, principalmente da situação financeira do governo gaúcho, ontem à noite, durante o Jantar de Confraternização de Fim de Ano dos Pensadores, os presentes chegaram a uma triste conclusão: ERRAMOS NA AVALIAÇÃO.
PIOR DO QUE SE IMAGINAVA
A situação, caros leitores/assinantes é, infelizmente, bem pior do que se imaginava. Esta constatação tem como base a absoluta falta de transparência nas contas públicas do RS, que já é uma marca registrada dos governos petistas, que escondeu uma parte do caos que passou a ser desnudado nesses últimos dias.
HORROR!
Ou seja: a grossa maquiagem que está sendo raspada do corpo todo do Estado do RS pela equipe de transição do governo eleito, já consegue mostrar um pouco do quanto o mesmo foi retalhado e amputado ao longo dos quatro anos de mandato de Tarso Genro. Um verdadeiro horror!
JANEIRO
Como o PENSAR+ tem, por princípio, um compromisso firmado com a verdade, e a partir dela bater a real fotografia do que sobrou do corpo, até meados de janeiro, independente dos números que serão mostrados pelos mais diversos segmentos que também estão dedicados no levantamento da situação, dará a sua versão das situação dramática das Contas Públicas do RS.
UM LIBERAL NO PARLAMENTO
A estas alturas dos acontecimentos, diante do quadro estarrecedor que vivem tanto o Brasil quanto o RS, confesso que não sei qual dos dois está em situação pior. A única vantagem (?) que o RS ainda leva, ainda que totalmente estraçalhado, é que o PT está saindo do governo. O Brasil, infelizmente, continuará nas mãos desastrosas de Dilma e Cia.
Como a esperança é a última que morre, neste cenário fúnebre ainda temos algo a festejar: a confirmação, que saiu ontem à tarde, de Marcel Van Hatten (que era primeiro suplente) como novo deputado do RS. Com Marcel na Assembleia do RS teremos, enfim, a presença de um parlamentar verdadeiramente liberal. Parabéns, Marcel.
VÁRIAS CRISES
Mesmo considerando que o petróleo já tenha passado por várias crises, sem dúvida alguma a maior delas aconteceu na década de 1970/1980, quando os preços da commodity subiram de forma astronômica.
Só para lembrar: desde 1970, quando o preço estava na ordem de U$ 3,30/barril, a população mundial só viu os preços aumentarem, chegando, em 2011, a ser cotado em U$ 111,26/barril.
VIÉS DE QUEDA
Agora, no final de 2014, pela primeira vez desde então estamos assistindo a uma drástica redução da commodity, que chegou a ser conhecida como -ouro negro-, cuja cotação já está abaixo de U$ 60/barril. Com viés de queda.
PRGUNTA MAIS DO QUE NORMAL
Ora, diante de uma queda tão brusca (praticamente 50% do preço) em tão pouco tempo é de se perguntar se a crise do petróleo, iniciada lá em 1970, teria chegado ao fim, não?
XISTO BETUMINOSO
Pois, ainda que esta resposta não possa ser dada assim tão facilmente, porque não são poucos os motivos que explicam a queda de preços, o fato é que o XISTO BETUMINOSO, cujas rochas existem em grande quantidade nos EUA, já se tornou um forte concorrente do petróleo.
Mais: o mesmo tem se revelado um modo mais limpo e eficiente para extrair petróleo e gás de rochas.
NOVAS DESCOBERTAS
Mesmo admitindo que a volatilidade do preços de todas as -commodities- é algo comum nos mercados do mundo todo, quanto mais formas de se obter energia forem descobertas, a preços mais competitivos, melhor para os consumidores que vivem em países capitalistas.
EFEITO MERCADO
Isto, no entanto, só acontece em países onde as leis do mercado são obedecidas, como é o caso dos EUA, por exemplo. Lá, como pude constatar, o efeito da queda dos preços do barril de petróleo é percebido nos preços da gasolina: a regular, cujo galão custava em outubro U$ 3,28, já está por volta de U$ 2,83. Que tal?
PARADOXO
Faço estes esclarecimentos para sugerir aos assinantes do Ponto Crítico (e a quem interessar possa) a leitura da importante entrevista publicada nas Páginas Amarelas da Veja desta semana, com revelações feitas pelo cientista político americano Michael Ross.
Detalhe: tudo que Ross revela é fruto de um profundo estudo sobre a síndrome da riqueza fácil, onde os países de governos autoritários, que dominam o petróleo, não só gastam mal como ainda usam o dinheiro para se perpetuar no poder. Eis o que Ross fala sobre a Venezuela Chavista e o Brasil Petista:
Nos anos 90, a PDVSA (estatal da Venezuela) era considerada como a mais bem administrada empresa de petróleo, protegida da interferência política e com melhores profissionais e economistas daquele país. Esta reputação foi simplesmente destruída por Hugo Chávez...
No Brasil, como se sabe, os governos petistas, liderados por Lula e Dilma, fizeram o mesmo com a Petrobrás...
FIM DESPREZÍVEL
Ontem à noite, com ampla divulgação em todas as mídias, a CPMI da Petrobrás deu por encerrada as investigações (?) feitas pelos congressistas. E como não poderia deixar de ser, o fim não poderia ser mais melancólico. Ou desprezível, melhor dizendo.
NINGUÉM FOI INDICIADO
Apesar de todas as evidências de um farto esquema de corrupção que atingiu de forma impressionante os cofres da estatal, o relatório final da Comissão, lido pelo deputado Marco Maia (PT-RS), simplesmente desqualificou as análises técnicas desenvolvidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, desta forma, terminou por não indiciar ninguém. Pode?
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
Pois, como se vivêssemos em outro mundo, depois de passadas menos de doze horas da leitura do estúpido relatório, o Ministério Público Federal decidiu oferecer denúncia contra 35 pessoas (por enquanto) envolvidas no esquema de corrupção na Petrobrás, sendo que 22 delas estão ligadas a grandes empreiteiras do país. Que tal?
COMPORTAMENTOS DISTINTOS
Enquanto o relator da CPMI da Petrobrás, Marco Maia, afirmava a decisão de ignorar a mega safadeza, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, agindo em sentido contrário, felizmente, afirmou que a denúncia apresentada pelo MPF significa a abertura de mais uma fase do trabalho da Lava-Jato, que é longo e não se resolverá em tempo breve.
Mais: Janot disse ainda que a investigação sobre a corrupção na Petrobrás será feita com "temperança e de forma transparente".
ATÉ AGORA SÃO 50
Ignorando a palhaçada feita pelos congressistas e, principalmente, a lamentável relatoria do deputado Marco Maia que deixou todos livres, o coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal, procurador da República Deltan Dallagnol, disse que até o presente momento o número de envolvidos alcança 50. Mais: Dallagnol afirmou ainda que o MPF vai buscar na Justiça o ressarcimento de R$ 1 bilhão apenas das seis empreiteiras até aqui investigadas.
PALHAÇOS
Como se vê, os deputados e senadores, que são eleitos pelo povo, depois de um longo tempo e muitas denúncias correndo por todos os cantos, disseram que não viram -indícios de irregularidades- na Petrobrás. Fizeram, portanto, todos aqueles que representam através do voto, de verdadeiros palhaços.
NOJO
Ainda que seja quase impossível confiar em pessoas de confiança dos petistas, como é o caso do Procurador-Geral da República, é preciso apoiar o Sr. Rodrigo Janot, que mostrando grande indignação com o que vem assistindo e investigando, disse: ESSAS PESSOAS ROUBARAM O ORGULHO DOS BRASILEIROS!
É desta forma que me vejo, Sr. Janot: não tenho o mínimo orgulho de ser brasileiro. Estou com muito nojo.
GENTE ESTÚPIDA
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao admitir, ontem (somente ontem), que HÁ FORTES INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS, deu, por tabela, uma clara demonstração do quanto a sociedade brasileira, ao eleger políticos do PT e aliados, passa, inequivocamente, a ser tratada como gente estúpida.
PROVAS
Ora, depois de tudo que se viu, ouviu e assistiu ao longo deste ano, com a apresentação de inúmeras provas (ainda não todas) que atestam o quanto a Petrobrás foi saqueada, o ministro da Justiça do governo Dilma apenas admitiu - a existência de INDÍCIOS DE FRAUDES na estatal. Pode?
LUGAR COMUM
Agindo desta forma, o ministro da Justiça se compara, ipsis litteris, ao seu colega da Fazenda, ministro Guido Mantega, que só recentemente admitiu que há FORTES INDÍCIOS DE QUE A ECONOMIA BRASILEIRA não vai crescer 4%, como previu no início do ano.
POSTURA
Esta postura ministerial, com toda certeza, não é obra de um simples acaso. Tudo, nos governos petistas, é muito bem estudado, treinado e calculado para fazer com que o povo se mantenha o mais tempo possível tomado pela enganação. De preferência para todo o sempre.
LULA
O interessante, para não dizer lamentável, é que os petistas, quando muito, só admitem a existência de haver -indícios- dos crimes já estão francamente escancarados. O ex-presidente Lula, por exemplo, que até hoje jura de pés juntos que o Mensalão jamais existiu, nunca admitiu a existência de -indícios- de safadeza. Pode?
INVENÇÃO DA OPOSIÇÃO
Como toda regra tem exceção, é de se supor que se Lula for pego de jeito e não tenha como fugir do assunto -Petrobrás-, é pouco provável que admita, como fez o ministro Cardozo, a existência de indícios de fraudes na estatal. Dirá, certamente, alto e bom som, que assim como o Mensalão não existiu, o Petrolão é mais uma invenção dos oposicionistas.
INDÍCIOS DE INCOMPETÊNCIA
Para fechar: o ministro José Eduardo Cardozo, depois de levar um pito da presidente Dilma, porque admitiu a existência de -indícios de fraudes na Petrobrás- tentou contornar dizendo que -bota as mãos no fogo- pela Graça Foster e demais diretores da falida estatal.
Ora, com isso Cardozo entende que, quanto à administração -sabidamente desastrosa da Petrobrás-, não há -indícios de incompetência-. Pode?
CENTRO DA META
Na sua obstinada corrida para, literalmente, quebrar o país ainda neste fatídico 2014, a presidente Dilma Neocomunista Rousseff sabe que, para atingir o CENTRO DA META, os poucos dias que faltam para acabar o ano são mais do que suficientes.
COROADA
Pelo grau de obediência que mostra com o que está escrito no Manual fornecido pelo Foro de São Paulo, do qual o seu partido é membro fundador, só pelo que já conseguiu com a Petrobrás a presidente Dilma terminará 2014 coroada como -líder-destaque- pela turma da Unasul, ou Ursal.
RESULTADO SURPREENDENTE
Confesso que nunca tinha visto, lido ou mesmo alguém que soubesse de alguém com tamanha vocação para a destruição de um país. Dilma é realmente -Hors Concours-.
Através de programas populistas/assistencialistas, e dominação total do Legislativo e do Judiciário, como determina a obra de Antonio Gramsci, Dilma tem feito das MENTIRAS, INCOMPETÊNCIA E CORRUPÇÃO uma imbatível combinação no seu propósito de afundar o país.
DESCUIDO
Às vezes, quem sabe pelo meu grau de ingenuidade, cheguei a pensar que Dilma, ao atender um telefonema qualquer, se distraiu e acabou colocando uma dose exagerada da fatídica mistura na panela. Com isso ficou sem controle da situação que resulta agora nessa fantástica destruição antes da hora prevista.
JOIA DA COROA
O fato é que o que Dilma fez com a Petrobrás (por enquanto) é mais do que coisa do diabo. Ninguém, de sã consciência, consegue entender o empenho e dedicação que o PT e seus aliados de primeira hora tiveram no sentido de simplesmente liquidar com aquela que já foi considerada a mais legítima Joia da Coroa Brasileira.
PRIVATIZAÇÃO E/OU ESTATIZAÇÃO
Confesso que ao longo de tantos anos defendendo, com unhas e dentes, a PRIVATIZAÇÃO DE ESTATAIS, começando pela Petrobrás, jamais coloquei este tipo de destruição que estamos assistindo como motivo. Os meu argumentos davam conta, basicamente, das vantagens que os brasileiros (donos imaginários) levariam apenas com a administração privada, que resulta em:
1-tirar as empresas das mão dos sindicatos;
2- aumentar a produção com menor custo;
3-proporcionar mais arrecadação tributária.
CAMINHO SENSATO
Pois, para minha desilusão, nem com todos os casos de corrupção e roubalheira que já são conhecidos, os quais atingiram a quase falida Petrobrás, não vejo o povo exigir, imediatamente, a PRIVATIZAÇÃO DE TODAS AS ESTATAIS. Este, sem a menor dúvida, é o caminho mais sensato.