Artigos

08 dez 2014

A UNASUL E O FORO DE SÃO PAULO


DESCONHECIMENTO

Da mesma forma como a organização comunista -Foro de São Paulo - foi ignorada pela mídia desde que foi criada (já se passaram quase 25 anos e continua desconhecida), Unasul dá pistas de que também não receberá grande atenção dos meios de comunicação de maior abrangência popular.  


NOVAS FUNÇÕES

Pois, com a inauguração da suntuosa sede da Unasul (ou URSAL- União das Repúblicas Socialistas da América Latina), que ocorreu na última sexta-feira, em Quito, Equador, é de se presumir que a organização -Foro de São Paulo- deverá desempenhar novas funções daqui para frente.
 


LABORATÓRIO DE IDEIAS

Tudo leva a crer que o FORO DE SÃO PAULO venha a se transformar num Laboratório de Ideias, ou mesmo um Conselho Inspirador de temas e estudos que devem ser discutidos e urdidos antes de serem levados à UNASUL, que a partir desta semana passa a ser o órgão EXECUTOR do programa Bolivariano. 


TAREFAS

Vejam que pouco ou quase nada foi divulgado a respeito das primeiras tarefas a serem desenvolvidas pela Unasul. Pois, durante o evento, a presidente Dilma, alegre como nunca, elencou as principais propostas em estudo e a aprovação de duas delas:
1- a criação de uma unidade técnica de coordenação eleitoral; e,
2- a criação da Escola Sul-Americana de Defesa.
 


DUAS JÁ APROVADAS

A primeira diz respeito a uma unidade técnica de coordenação eleitoral, que concentraria as atividades de observação de processos eleitorais na América do Sul. O objetivo da unidade é criar uma profissionalização das missões da Unasul, estabelecendo um padrão de observação (???).

Já à segunda, que trata da criação da Escola Sul-Americana de Defesa, é um centro articulado de altos estudos para formação de civis e militares, com cursos compartilhados e troca de experiências de defesa.(???)


PRINCÍPIO MAIOR

Como se percebe, o princípio maior que vai reger os estudados destinos da Unasul é o mesmo que foi adotado pelos Mosqueteiros, qual seja: UM POR TODOS, TODOS POR UM. Sem tirar nem por, o mesmo que dominou a vontade da antiga União Soviética.


SEDES

Só para esclarecer:

1- a Unasul já tem sua Sede, a qual fica em Quito, Equador, país liderado pelo neocomunista Rafael Correa (membro do Foro se São Paulo);

2- o Parlamento, como se sabe será em Cochabamba, Bolívia, também presidido por outro neo comunista e também membro do FSP, Evo Morales; e,

3- o Banco do Sul, centro financeiro do Bloco, por onde circulará a moeda única (que Evo Morales sugeriu chamar-se “pacha”( “terra”, em idioma quíchua...) será em Caracas, Venezuela, liderada por Nicolas Maduro. Que tal? 



Leia mais

06 dez 2014

DUAS MULHERES, DUAS POSTURAS


OLHO EM SANTIAGO E EM QUITO

Atrasei, propositadamente, a publicação deste editorial porque antes de fazer qualquer manifestação precisava ouvir o que tinham a dizer, principalmente, duas mulheres, as quais participaram, nesta sexta-feira, de  eventos diferentes na America Latina. 

 


CHRISTINE LAGARDE

Uma delas é a diretora-geral do FMI - Fundo Monetário Internacional-, Christine Lagarde, que esteve em Santiago (Chile) para participar da conferência "Desafios para Assegurar o Crescimento e uma Prosperidade Compartilhada na América Latina.


DILMA ROUSSEFF

A outra é a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que esteve em Quito (Equador) para participar efusivamente da reunião de Cúpula Extraordinária da UNASUL -União das Nações Sul-Americanas-.  ou, como já conhecida, a URSAL -União das Repúblicas Socialistas da América Latina-, por ser uma cópia fiel da URSS -União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 


SEMELHANÇA

A propósito: a Unasul bem que poderia se chamar URSAL - União das Repúblicas Socialistas da América Latina-. Afinal, o compromisso é o mesmo, qual seja a formação do regime ditatorial comunista nos mesmos moldes do que foi feito na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a extinta URSS. 

Aliás, a semelhança é tamanha que até a bandeira da Unasul tem as mesmas cores da bandeira da URSS: vermelho-sangue e amarelo, que continuam sendo utilizadas pelo Partido Comunista.


LAGARDE ADVERTE E ADMITE

Christine Lagarde fez uma alerta: a América Latina enfrentará um caminho que parece cada vez mais instável com as mudanças nas condições econômicas globais. Mais: os preços das commodities, que alavancaram a região por mais de uma década, estão agora em queda forte. Como se isso não bastasse, a era do financiamento barato em dólar está prestes a acabar.  

Lagarde arrematou dizendo: - Se forem introduzidas as reformas estruturais necessárias, o Brasil pode ser um gigante ainda maior do ponto de vista econômico.


DILMA CULPA O MUNDO PELOS SEUS ERROS

Dilma, por sua vez, em Quito, acompanhada pelos líderes de países-membros do Foro de São Paulo (que é representado pela Unasul), para comprovar que, além de grande mentirosa também é uma péssima administradora, cheia de arrogância preferiu culpar a crise internacional pelos problemas no Brasil. Pode?

Agindo de acordo com os ensinamentos obtidos através da Cartilha de Antonio Gramsci, cuja obra inspira as propostas do Foro de São Paulo, Dilma disse que a queda dos preços das commodities são, agora, os grandes responsáveis pela crise brasileira. 

 


NÃO FOI GRAÇAS AO LULA

Ora, com este discurso até os menos atentos perceberam, finalmente, que não foi a capacidade do então presidente Lula que levou o Brasil a ganhar certa notoriedade internacional , como chegou a estampar o The Economist.

Portanto, só para esclarecer de uma vez por todas, o que, entre 2008/2012, realmente levou o Brasil a ser visto com interesse pelos investidores foram os altos preços das commodities e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje, infelizmente, não temos em uma coisa nem outra. E para piorar, nenhuma reforma foi feita e nem será feita.   



Leia mais

04 dez 2014

NOTA DE FALECIMENTO


VELÓRIO

É com imenso pesar que nessa madrugada, depois de ter sido brutalmente atacada por uma gangue formada por governantes corruptos, incompetentes e/ou fortemente comprometidos com as causas Bolivarianas, a importante Lei de Responsabilidade Fiscal veio a falecer. 


CAUSA-MORTIS

No atestado de Causa-Mortis deverá constar, certamente, que o fim da Lei de Responsabilidade se deve ao crescente agravamento das Contas Públicas, principalmente ao longo deste ano, motivado por INÚMEROS ERROS MONUMENTAIS DE CONDUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS. 


PLN 36/2104

Depois de 16 horas de debates regados à forte chantagem (leia-se corrupção) com o uso de verbas públicas (inexistentes) foi aprovado o Projeto (PLN) 36/2014, enviado pela presidente Dilma Neocomunista Rousseff, com o propósito de maquiar o descumprimento da meta do superávit primário.
 


SEM EXTREMA-UNÇÃO

Assim, coube ao nosso valoroso Congresso Nacional, que de forma DEMOCRÁTICA (???) aprovou o PLN 36, a expedição da Nota de Falecimento da LRF. Detalhe: apesar de contar com um fim trágico, a LRF não teve direito nem mesmo à Extrema-Unção. Que tal?


DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA

Mas, o requinte que deixou os mais esclarecidos ainda mais indignados é que, com a aprovação do PLN 36, os Congressistas mataram (!!) dois coelhos com uma só cajadada: ao desligar definitivamente os aparelhos que ainda permitiam a respiração da Lei de Responsabilidade Fiscal, os parlamentares pró manobra fiscal ainda isentaram a presidente Dilma do processo de CRIME de Responsabilidade Fiscal. Pode?
 


PONTA-PÉ NO TRAZEIRO

Foi, sem a menor dúvida, um maravilhoso exemplo de como dar um PONTA-PÉ no traseiro (ou no corpo todo) dos brasileiros. Depois desta epopeia resta dizer, pela enésima vez, que sem a Lei de Responsabilidade Fiscal, a conta vai ficar absolutamente impagável. Pior: podendo gastar o que não foi arrecadado, por não ser crime o que vai reinar daqui para frente é o CAOS.  Viva!


SEM FLORES

Mais: para fazer frente aos gastos cada vez mais absurdos, ao invés de apelar para a eficiência este governo, por ser absolutamente incompetente e/ou corrupto tratará de propor aumento de tributos, como aliás, já vem se manifestando. 

Como devemos poupar o máximo possível sugiro que não gastem dinheiro com flores. Basta uma oração para que a alma da LRF fique em paz... 



Leia mais

03 dez 2014

SALTO ORNAMENTAL


CENTRO DA META

Só nessa semana (menos de três dias) o Brasil deu um grande e importante salto em direção ao centro do caos. Aliás, pelo andamento da carruagem, das metas traçadas pelo governo Dilma para 2014, o CAOS é o único que deverá atingir, rigorosamente, o centro. 


DESTREZA

Chama atenção a maestria e a habilidade demonstrada pela presidente Dilma para levar o nosso pobre país a esta triste situação. Ao se empregar com tanta determinação e destreza para a obtenção do CAOS, Dilma conseguiu fazer com que as demais metas fossem praticamente esquecidas e/ou deixadas em segundo plano.  


SUPERAÇÃO

Se o ex-presidente Lula ficou marcado pela roubalheira monumental que representou o Mensalão, a presidente Dilma, como se estivesse em plena competição com seu criador, para definir quem dá mais prejuízo ao país, resolveu eleger o Petrolão como grande marca de seu primeiro mandato. 


ENOJADO

Ontem, para demonstrar a que ponto chegou o grau de desespero do ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, o mesmo, depois de afirmar que a quantidade de corruptos é imensa (dezenas), se declarou enojado aos membros da CPI mista da estatal. Ora, se Costa está enojado, é fácil imaginar como se sentem os brasileiros em geral. 


DIRETOR PARA ASSUNTOS DE SAFADEZA

Pois, para dar uma clara demonstração do quanto já reina o Bolivarianismo, ou total descontrole no nosso pobre Brasil, Teori Zavascki entrou em cena. Sem dar a mínima importância para as manifestações populares, o ministro do STF simplesmente mandou soltar o diretor para Assuntos de Safadeza da Petrobrás, Renato Duque. Pode?


ESVAZIAR AS GALERIAS

Como se tudo isso já não bastasse, também ontem o presidente do Senado, do PMDB (partido aliado de primeira hora da presidente) comandou um espetáculo digno de país onde a democracia já está prestes a desaparecer.  

Com o propósito de conseguir a aprovação em plenário de uma Lei que anula por completo o CRIME DE RESPONSABILIDADE FISCAL praticado (com louvor) pela presidente Dilma, em 2014, Renan Calheiros mandou a polícia esvaziar as galerias da Casa. 


OS CONTRÁRIOS SÃO OS BANDIDOS

O comportamento de ambos, além de propor que governadores e prefeitos façam a mesma coisa daqui para frente, mostra o quanto a corrupção é dominante no país. Com verbas distribuídas aos parlamentares a própria presidente faz questão de comandar nova onda de safadezas. O curioso, para não dizer revoltante, é que basta se declarar contra os criminosos para ser levado, imediatamente, à condição de bandido. Pode?



Leia mais

02 dez 2014

COERÊNCIA PELA VIA DA ESTUPIDEZ


COERENTE TOTAL

Os fortes rumores que estão sacudindo o mercado financeiro e de capitais dão conta de que o governo Dilma, ainda na sua versão 1.0, continua sendo absolutamente coerente. Ou seja, a presidente se mantém firme na sua forma estúpida, ou incompetente, de governar. 


CAMINHO ERRADO

Ou seja, para tentar fechar as contas públicas do próximo ano, a presidente Dilma deve se decidir pelo velho, surrado, equivocado, triste e errado caminho do aumento de impostos. 


PACOTE DE MALDADES

Segundo informa o jornal Folha de São Paulo de ontem, 01/12, o governo federal estuda incluir no pacote de aumento de tributos para ajuste de suas contas além da cobrança de PIS/Cofins sobre produtos importados também uma alta na taxação de cosméticos. 


CIDE

Uma vez confirmadas, só estas duas medidas podem render R$ 5 bilhões extras em 2015. Além disso também está sendo fortemente cogitada pela equipe econômica do governo,a volta da CIDE (contribuição que regula o preço dos combustíveis), o que produziria uma arrecadação de R$ 14 bilhões.


ERRO IRREPARÁVEL

Como bem esclarece a equipe responsável pelo Movimento Brasil Eficiente, do qual o Pensar+ é apoiador de primeira hora, mais uma vez o governo (estupidamente coerente) comete um equívoco, por  optar por aumento de impostos para tentar resolver seus problemas de caixa.

O erro de Dilma tem uma explicação que está no DNA do seu governo: A DESPESA PÚBLICA TOTAL, que aumentou escandalosamente em cada um dos seus anos de mandato, obrigando se praticar uma escalada tributária que mata a geração de caixa das empresas. 


TRIBUTAÇÃO COMPLEXA E EXCESSIVA

Todas as pesquisas divulgadas por institutos internacionais mostram perda de competitividade do Brasil. E todas elas evidenciam a tributação complexa e excessiva na raiz do problema.

O cenário da indústria e, de resto, o nível das expectativas dos empresários estão muito dependentes de sinalizações práticas do governo no segundo mandato de Dilma que, em boa medida, ainda não aconteceram.
 


MAIS DO MESMO

Por enquanto, como bem informa o MBE, o mercado é embalado por pura esperança de uma renovação apenas pelos nomes anunciados da equipe econômica. A notícia de que a nova equipe pretende fazer o ajuste pelo aumento de impostos é mais do mesmo. Sem uma mudança na política fiscal e tributária, continuaremos perdendo espaço na economia mundial.

A sinalização de responder de modo incisivo e direto ao enorme desafio de eficiência na gestão pública, controle da corrupção e desperdício ainda não aconteceu.
 



Leia mais

01 dez 2014

2014 - ANO DA IRRESPONSABILIDADE GOVERNAMENTAL


SEM TEMPO PARA NOVAS MENTIRAS

Faltando apenas 30 dias para o encerramento de 2014, por mais que o governo ainda queira dizer que a situação do país é boa, uma coisa é mais do que certa: o prazo que nos separa de 2015 não mais admite novas mentiras e/ou qualquer possibilidade de maquiar alguma expectativa. 


ATESTADOS

Aliás, ao examinar as dezenas de atestados econômicos e sociais, assinados pelos mais diversos institutos que pesquisam e/ou medem o comportamento das nossas atividades privadas e/ou governamentais, informam, claramente, que a situação do país vem piorando dia após dia. 


DUAS INVESTIDAS

Os diagnósticos identificam, sem qualquer sombra de dúvida, que o Brasil foi alvo de duas sérias investidas promovidas ao longo dos governos Lula/Dilma, com ênfase maior no primeiro mandato da atual presidente, que se encerra no dia 31/12: 
1- Roubalheira imensa e descontrolada; e,
2- Incompetência sem limite.
 


SAQUES E INCOMPETÊNCIA

Como se não bastassem os fantásticos SAQUES  AOS COFRES DA PETROBRÁS, promovidos (e praticados) principalmente pelos chefões do PT, mas que também contaram com forte participação dos próceres do PMDB e do PP, o Brasil ainda sofre enormemente de uma incompreensível INCOMPETÊNCIA GOVERNAMENTAL, como provam as nossas contas públicas que se encontram em  frangalhos.


ROMBO DE 283 BILHÕES DE REAIS

Segundo levantamento preliminar feito pela Consultoria Tendência, por exemplo, o preço do ROMBO promovido pelos erros da política econômica está em torno de 283 BILHÕES DE REAIS. Ou seja, este é o valor que precisa ser cobrado dos pagadores de impostos, se houver interesse de evitar uma crise ainda maior. Pode? 


ESTUPIDEZ ADMINISTRATIVA

Esta estupidez administrativa se verifica através:

1- do represamento dos preços administrados, principalmente de energia e combustíveis, que em determinado momento foi festejada pela sociedade, onde boa parcela ainda crê que EXISTE ALMOÇO GRÁTIS;

2- do aumento do custo da dívida com a alta das taxas de juros;

3- da desoneração fiscal.  


ANO DA IRRESPONSABILIDADE GOVERNAMENTAL

Resumindo: o ano de 2014 já está marcado como o ANO DA IRRESPONSABILIDADE FISCAL. Pior: mesmo promovendo todo esse esforço (irresponsável) o governo não obteve resultado econômico além de zero. Basta ler o que diz o Boletim Focus de hoje: a estimativa para a expansão do PIB deste ano declinou de 0,20% para 0,19%; e, em 2015, espera-se que o PIB cresça apenas 0,77%, ante 0,80% na leitura anterior.



Leia mais