Artigos

14 set 2016

CAUSA ARRASADORA


Compartilhe!           

FALTA DE DISCERNIMENTO

Entre tantos inimigos que lutam desesperadamente e com todas as suas forças para evitar que o nosso pobre país se desenvolva em níveis nada além do razoável, certamente que o maior deles é a FALTA DE DISCERNIMENTO, OU RACIONALIDADE.   


OBSTÁCULOS

É a partir da FALTA DE DISCERNIMENTO que obstáculos de todos os tamanhos vão sendo colocados em todos os caminhos, impedindo a visão, o acesso e, por consequência, os prazeres de tudo aquilo que poderia ser desfrutado com o crescimento da economia.


SEGUNDA CLASSE

A rigor, aí está a grande CAUSA de todos os males que afetam a vida e a consciência da maioria dos cidadãos deste nosso imenso país. Tanto é verdade que mais de 90% do nosso povo não sabe, ou não dá a mínima importância, que faz parte de uma lamentável SEGUNDA CLASSE DE BRASILEIROS. 


SENSO COMUM

Com a consciência totalmente SUFOCADA, tudo que acontece de ruim, ou que torna o Brasil um país muito caro para quem realmente produz, é considerado como NORMAL e, portanto, ACEITÁVEL. É o que a psicologia chama de SENSO COMUM, ou aglomerado de hábitos, inconscientes ou semiconscientes, que governam o dia-a-dia das pessoas. Resumo: ninguém discute, nem reclama.

 


GRANDE CUSTO

Pouquíssimos brasileiros sabem que o GRANDE CUSTO, que é carregado pela SEGUNDA CLASSE (que onera dramaticamente a produção e o consumo) é formado pelas DESPESAS COM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (União, Estados e Municípios), que compõe uma privilegiada PRIMEIRA CLASSE.


INDEXAÇÃO

Vejam, por exemplo, que diante desta fantástica crise financeira que atinge o país, os estados e municípios, 99% dos brasileiros entendem que INDEXAR DESPESAS é considerado como bom e indispensável para as CONTAS PÚBLICAS. 

A propósito, o pensador Darcy Francisco Carvalho dos Santos, em artigo publicado hoje na ZH, faz uma importante referência sobre este tema, admitindo que vai despertar ódio e incompreensão. Eis o que diz o Darcy:


VINCULAÇÃO E INDEXAÇÃO

A VINCULAÇÃO E A IDEXAÇÃO são os dois maiores inimigos do equilíbrio orçamentário.

A VINCULAÇÃO aumenta automaticamente a despesa sempre que aumenta a receita. No caso do Estado do RS onde 60% da receita é vinculada, para cobrir uma insuficiência 10, a receita tem que ser aumentada em 25, porque 15 é automaticamente gasto (60% de 25). Com a última renegociação da dívida houve redução desse percentual, porque as prestações deixaram de ser pagas em função da receita.

A INDEXAÇÃO, que faz aumentar uma despesa sempre que aumenta outra a que está é indexada. É o caso dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a que estão indexados os membros da justiça e carreiras afins dos estados e de alguns municípios e o teto salarial de todos os servidores. Segundo a imprensa, o reajuste que está por ser votado pelo Congresso Nacional gerará um efeito total em cascata de R 4,5 bilhões em todo o País.