ABSTENÇÕES
A cada eleição no nosso país, o que mais vem chamando a atenção, independente, óbvio, do resultado das urnas, é o número sempre crescente de ABSTENÇÕES.
MÉDIA ALTA
Nestas Eleições Municipais, como vem sendo amplamente divulgado na mídia, o percentual médio de eleitores brasileiros que achou melhor não comparecer para votar, superou a marca de 20%. Em algumas cidades este índice chegou a quase 40%.
O VOTO NÃO É OBRIGATÓRIO
O curioso é que não foram poucos os políticos que, ao serem entrevistados, trataram de apenas especular as razões para tamanho desinteresse por parte dos eleitores. Nenhum deles percebeu, infelizmente, o mais importante: independente de percentual, só o fato de haver ABSTENÇÕES significa, claramente, que o VOTO, NO BRASIL, NÃO É OBRIGATÓRIO.
OBRIGAÇÃO ZERO
Fica, portanto, mais do que evidente, que a OBRIGAÇÃO DO ELEITOR, neste nosso país onde a LIBERDADE é escassa, se restringe à necessidade de JUSTIFICAR a ausência na sua Zona Eleitoral. Mais: ainda é multado por não comparecer. Pode?
PEC LIBERAL
Como se vê, nenhum dos políticos entrevistados entendeu o recado. Caso tivessem entendido (e faz muito tempo que esta mensagem vem sendo dada com muita insistência) já teriam apresentado uma PEC para acabar de vez com a nada liberal -JUSTIFICATIVA-, pois o VOTO, repito, NÃO É e NUNCA FOI, EM HIPÓTESE ALGUMA, OBRIGATÓRIO.
HIPOSSUFICIENTE
Na realidade, o fato é que o povo brasileiro, em geral, sempre foi considerado HIPOSSUFICIENTE para tudo. Com isso os governantes entendem que a maioria não tem condições mínimas de resolver seus próprios problemas. Aí, quem sabe, está a razão para explicar o quanto o LIBERALISMO tem dificuldade para ser entendido, compreendido e prospere.
DIREITO
Tomara que os números mostrados pelas ABSTENÇÕES no país todo sirvam de ATESTADO para que se acabe, de uma vez por todas, com a falsa ideia de que o VOTO É UM DEVER. Como a real DEMOCRACIA se faz com LIBERDADE, o ato de participar de qualquer eleição deve ser visto como UM DIREITO.
YES, WE CAN
O bordão americano -YES, WE CAN-, que foi sussurrado por escravos e abolicionistas quando proclamaram uma trilha em direção à liberdade, como todos sabem, também foi determinante para fazer de Barack Obama, em 2008, presidente dos EUA.
SIM, NÓS PODEMOS
Pois, o recado que o povo brasileiro deu, em forma de votos nas urnas nas Eleições Municipais que se desenvolveram ontem, também tem tudo a ver com um sonoro e importante -SIM, NÓS PODEMOS-. Ou seja, PODEMOS, SIM, nos tornar livres do terrível MAL QUE O PT E ASSEMELHADOS produziram por todos os cantos do nosso país nos últimos anos.
PORTO ALEGRE
Como os leitores/eleitores do Ponto Critico acompanharam durante todo o mês de setembro, o que mais fiz foi promover CANDIDATOS-PENSADORES que se colocaram à disposição para concorrer a Prefeito e Vereador de Porto Alegre.
CANDIDATOS-PENSADORES
O resultado, meus caros, foi pra lá de consagrador: dos cinco candidatos-pensadores, dois (FELIPE CAMOZZATO, e RICARDO GOMES) resultaram eleitos para VEREADOR; e um (NELSON MARCHEZAN) vai para o SEGUNDO TURNO, depois de chegar em primeiro lugar na corrida eleitoral de PREFEITO da Capital do RS. Que tal?
ENGAJAMENTO DO PENSAR+
Este forte engajamento do Pensar+ (importante grupo de pensadores que tenho a satisfação de integrar), que resolveu entrar de cabeça neste pleito apresentando CANDIDATOS-PENSADORES, com pensamento LIBERAL, que jamais haviam disputado qualquer eleição pública (à exceção de Nelson Marchezan), soou com um verdadeiro -SIM, NÓS PODEMOS!-
É POSSÍVEL, SIM!
Pois, da mesma forma como saímos vencedores até aqui queremos fechar o segundo turno, em 30/10, elegendo Nelson Marchezan (45) Prefeito de Porto Alegre. O fato do PT ter saído derrotado nestas Eleições não significa que estamos satisfeitos. O Pensar+ quer mostrar que -É POSSÍVEL, SIM- acabar com a velha e surrada forma errada de fazer política.
Ao agradecer aos leitores/eleitores, pela confiança e pelos votos que deram em favor dos nossos PENSADORES LIBERAIS, cumprimento, com muito carinho, não só os que se elegeram como, também, os dois liberais (Fernanda Barth e Fábio Ostermann) que não chegaram lá desta vez.
CARTEIRO GOVERNAMENTAL
A cada dia que passa o CARTEIRO OFICIAL DO GOVERNO bate nas portas de todos os brasileiros para entregar mais um envelope pardo, com o mesmo conteúdo dos anteriores, ou seja, NOVAS CONTAS PÚBLICAS QUE DEVEM SER PAGAS IMEDIATAMENTE.
RECEITAS E DESPESAS
Neste mês de setembro, que encerra hoje, não foi diferente: enquanto as RECEITAS não param de despencar, graças às eficientes administrações desastrosas dos governos Lula/Dilma/Petistas que levaram o país à breca por vontade própria, as DESPESAS, ao contrário, continuam crescendo. Pode?
PNAD CONTÍNUA
Pois, para deixar a tragédia ainda mais emocionante o IBGE, no dia em que encerra o mês de setembro, aproveitou para divulgar a -Pnad Contínua- (pesquisa nacional por amostra de domicílio) do último trimestre encerrado em agosto, que mostrou a espetacular Taxa de Desemprego de 11,8%. Detalhe: é a maior já registrada na série histórica, que foi iniciada em 2012.
FORÇAS DO MAL
Pois, mesmo diante da catástrofe que parece não ter fim, um bom número de brasileiros continua esperançoso e confiante de que a partir de outubro tudo vai melhorar. Tomara. Entretanto devo confessar que continuo dominado por elevado índice de incredulidade. Até porque as FORÇAS DO MAL, que se colocam contra as reformas (Previdenciária e Trabalhista, principalmente estas duas) vão fazer de tudo para que não aconteçam.
IDIOTAS
O fato é que por força do fantástico POPULISMO PETISTA, o brasileiro em geral se transformou num verdadeiro e completo IDIOTA. Aliás, o inesquecível articulista Nelson Rodrigues escreveu isto muitos anos atrás, como mostra na crônica que leva o título: -A REVOLUÇÃO DOS IDIOTAS. Eis:
A REVOLUÇÃO DOS IDIOTAS
Até o século XIX o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar.
Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente não pensava. Os “melhores” pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas.
Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas.
ÚLTIMA CHAMADA
Ah, não esqueçam: neste domingo, dia de Eleições Municipais, trate de escolher candidatos que têm condições de fazer a mudança que o país exige. Experimente votar em candidatos LIBERAIS. Querem uma dica? Aí estão os CANDIDATOS-PENSADORES, que integram o Pensar+, todos LIBERAIS:
Anotem aí:
Para -PREFEITO -
Nelson Marchezan Jr. - 45
Fábio Ostermann - 17
Para -VEREADOR -
Ricardo Gomes - 11022
Felipe Camozzato - 30500
Fernanda Barth - 11456
PAIXÃO PELO ESTADO
A paixão que a maioria dos brasileiros nutre pelo ESTADO é algo que precisa, urgentemente, ser tratado por psicólogos e/ou psiquiatras.
Mesmo assim, para a obtenção de bons resultados, ou a cura, é absolutamente necessário que esses profissionais sejam LIBERAIS AUTÊNTICOS, ou seja, convencidos de que o DIREITO DE ESCOLHA de qualquer coisa que deva ser feita ou consumida cabe, exclusivamente, aos INDIVÍDUOS, ou CIDADÃOS.
O GOVERNO ANTES DO POVO
Aliás, esta grave doença, que está no DNA de um contingente enorme de brasileiros, chegou ao Brasil em 22 de janeiro de 1808, com D. João VI. O grande mal que assola o nosso país se deve, certamente, pelo fato de que o Brasil é o único país do mundo onde primeiro veio o GOVERNO e depois o POVO.
PRIMEIRA CLASSE
O mais interessante é que mesmo depois da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, até os privilégios, que eram conferidos aos nobres que faziam parte da Corte de Portugal, foram totalmente mantidos e expandidos aos funcionários públicos, que constituem a mais injusta PRIMEIRA CLASSE de brasileiros.
LIBERAIS - INIMIGOS MORTAIS
Como se vê, não foram poucos os cuidados para fazer com que o povo se convencesse do quanto é necessária a presença do ESTADO em todas as atividades econômicas. A partir daí o governo ficou sempre muito à vontade para determinar: 1- quem deve fazer qualquer coisa (formação de cartórios) e, 2- como devem se portar os consumidores.
Isto explica, claramente, as razões pelas quais os LIBERAIS sempre foram vistos como inimigos mortais do Estado.
APLICATIVOS
Recentemente, com o advento dos APLICATIVOS, felizmente, muita gente se deu conta de que o DIREITO DE FAZER OU CONSUMIR deve caber apenas a cada indivíduo, e não ao GOVERNO. Vide, por exemplo, o sucesso que está fazendo o -UBER-, que nada mais é do que uma escolha pessoal de quem quer serviço de locomoção.
VONTADE INDIVIDUAL
Isto, no entanto, ainda não chegou na cabeça de muitos políticos nacionalistas/corporativistas-, que continuam impedindo e/ou dificultando a VONTADE INDIVIDUAL DE EMPREENDER E CORRER RISCOS de se dar bem ou não na atividade escolhida.
MAL DO ESTADO
Tomara que esses APLICATIVOS funcionem como verdadeiros e decisivos remédios para a cura das mentes afetadas pelo MAL DO ESTADO, fazendo com que cada indivíduo se convença de que pode fazer suas escolhas e não ser obrigado a fazer o que o ESTADO decida por ele.
CANDIDATOS-PENSADORES - LIBERAIS
Por estas e por todas as outras volto a lembrar os NOMES E NÚMEROS dos CANDIDATOS-PENSADORES que, como LIBERAIS AUTÊNTICOS, concorrem a -Prefeito e Vereador- em Porto Alegre:
Anotem aí:
Para PREFEITO -
Nelson Marchezan Jr. - 45
Fábio Ostermann - 17
Para VEREADOR -
Ricardo Gomes - 11022
Felipe Camozzato - 30500
Fernanda Barth - 11456
COMPETITIVIDADE MUNDIAL
O Brasil, até para os menos ligados ao tema, nunca foi uma -brastemp- em termos de COMPETITIVIDADE MUNDIAL. Entretanto, o que todos precisam ter em conta é que até o momento em que o PT assumiu o governo, o nosso país nunca esteve colocado, no ranking mundial, como figura atualmente.
57ª POSIÇÃO
Segundo informa o RELATÓRIO DE COMPETITIVIDADE GLOBAL, que foi divulgado ontem, pelo Fórum Econômico Mundial, o nosso empobrecido país, por ABSOLUTA FALTA DE REFORMAS, foi arremessado para a sofrível 57ª posição no ranking mundial, no período 2011/2014. Que tal?
INSTITUIÇÕES
Quem se dispõe a ler o importante estudo produzido pelo Fórum Econômico Mundial verá que a queda do Brasil no Ranking Mundial não foi circunstancial e tampouco se deu por -azar- ou descuido em um ou outro item analisado.
Para chegar a 57ª posição, o governo Dilma fez uso de ENGENHARIA PURA, com muita força. Ou seja, a queda foi muito bem planejada e executada com firmeza e determinação. Afinal, o que o PT mais fez foi competir com a Venezuela, considerado o -país benchmark- da Matriz Bolivariana do Atraso.
PERDAS MAIORES DE POSIÇÕES
Vejam, por exemplo, alguns itens que mais contribuiriam para a queda do Brasil no Ranking Mundial de Competitividade Global e tirem suas próprias conclusões:
1- INFRAESTRUTURA (investimentos em logística e transporte): perdemos 5 posições - 71ª para 76ª;
2- MACROECONOMIA: perda de 10 posições - da 75ª para 85ª (atrás da Bolívia e Guatemala);
3- EFICIÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO (que mede a produtividade da mão de obra: perda de 17 posições - de 92ª para 109ª.
REFORMAS???
O estudo mostra também, com total clareza, que os países latino-americanos afinados com a cartilha do -Foro de São Paulo- não estão nem aí para a importante e necessária COMPETITIVIDADE. Para estes países, REFORMAS significam aprovar leis que ENCARECEM O ESTADO e/ou simplesmente inviabilizam o funcionamento da ECONOMIA DE MERCADO.
CRISE MUNDIAL
Sabe-se que os esquerdistas, por falta de conhecimento e/ou raciocínio, apontam costumeiramente, a CRISE MUNDIAL como responsável pela situação do Brasil. Pois, mesmo sabendo que jamais serei entendido por gente que se recusa a entender qualquer coisa que seja lógica, o fato é que a CRISE, ao ser MUNDIAL, atinge, por óbvio, todos os países.
Bom seria para o Brasil se os nossos governantes copiassem o que fazem a Suiça, Cingapura, EUA, Holanda e Suécia, que figuram nas primeiras colocações. Ou o Chile, Peru Uruguai, para ficar na América Latina.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Volto a lembrar os NOMES E NÚMEROS dos CANDIDATOS-PENSADORES que concorrem a -Prefeito e Vereador- em Porto Alegre:
Para PREFEITO -
Nelson Marchezan Jr. - 45
Fábio Ostermann - 17
Para VEREADOR -
Ricardo Gomes - 11022
Felipe Camozzato - 30500
Fernanda Barth - 11456
GRAVE CRISE ECONÔMICA
Dentro de alguns dias -11 de outubro- o Ponto Critico vai completar 15 anos de vida. Pois, desde o primeiro editorial, como bem sabem os leitores que me acompanham, sempre tratei de alertar que a ADMINISTRAÇÃO PETISTA resultaria numa GRAVE CRISE ECONÔMICA jamais vista no nosso pobre país.
MATRIZ BOLIVARIANA
Digo isto para enfatizar que não são recentes as minhas críticas à MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA, ou DESENVOLVIMENTISTA, como prefere o PT. Mais: todas elas sempre foram respaldadas por racionais fundamentos que aprendi, tanto na vida acadêmica como aluno quanto como professor da cadeira -Finanças e Controle Orçamentário- em várias universidades do país.
FOCO NA ADMINSTRAÇÃO DESASTROSA
Aproveito, no entanto, para fazer uma confissão: o meu foco se restringiu apenas à FORMA PETISTA DESASTROSA DE GOVERNAR, que já era o bastante para me convencer dos sérios prejuízos que causariam a médio e longo prazo. Ou seja, nunca passou pela minha cabeça -ingênua- que além de ADMINISTRAR MAL, o PT estava disposto a SAQUEAR OS PAGADORES DE IMPOSTOS, via TESOURO NACIONAL E AS ESTATAIS.
POVO ENOJADO
Pois, ainda que em termos de MÁ ADMINISTRAÇÃO sobram razões para ficar longe do PT para sempre, coisa que lamentavelmente poucos brasileiros enxergaram a tempo, o fato é que a SAFADEZA DESBRAGADA que vem sendo descoberta está servindo para deixar o povo totalmente enojado do PT, como mostram claramente as pesquisas de intenção de voto nas Eleições Municipais.
FUNDOS DOS POÇOS
O que quero dizer com isto tudo é que o PT, com Lula e Dilma a frente, cavaram dois PROFUNDOS POÇOS no terreno Brasil. Ambos, por incrível que pareça, SEM FUNDO. Depois de anos de verificação e divulgação, tanto dos terríveis atos de CORRUPÇÃO quanto de MÁ ADMINISTRAÇÃO, o que menos se sabe é onde ficam os FUNDOS DOS POÇOS. Pode?
BADESUL
No Rio Grande do Sul, como foi amplamente noticiado, o Badesul, QUE DEVERIA SER EXTINTO (nunca privatizado) concedeu créditos politicamente vergonhosos para AMIGOS DO GOVERNO PETISTA (leia-se Tarso Genro e Dilma Rousseff). O resultado, por óbvio, não poderia ser outro: INADIMPLÊNCIA TOTAL. Como as empresas tomadoras dos empréstimos estão falidas, o prejuízo é fantástico.
LEMBRETE IMPORTANTE
É por estas e por todas as outras que insisto: votem em candidatos LIBERAIS. Anotem aí os nomes e números dos CANDIDATOS-PENSADORES, que integram o Pensar+:
Para PREFEITO -
Nelson Marchezan Jr. - 45
Fábio Ostermann - 17
Para VEREADOR -
Ricardo Gomes - 11022
Felipe Camozzato - 30500
Fernanda Barth - 11456