REAÇÃO DIAGNOSTICADA
A reação mostrada por Lula, um dia após ter sido denunciado pelo MPF como COMANDANTE MÁXIMO DO ESQUEMA DA LAVA-JATO, foi a prova que faltava para atestar que o ex-presidente sofre de distúrbios mentais graves. Lula é, definitivamente, um PSICOPATA.
MENTE SEM RUBORIZAR
Quem assistiu a reação de Lula pela TV teve, certamente, dupla percepção: combinou o áudio com a imagem de alguém que perdeu completamente não só a consciência como a compostura. Lula, sem ruborizar, mente descaradamente. Com absoluta convicção diz, e repete a todo momento, que é o ser mais honesto que habita o nosso planeta. Pode?
PSICOPATIA
Com a pretensão de melhor entender o comportamento do ex-presidente, que se agrava de forma gritante dia após dia, esbarrei com o texto do psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, sobre a PSICOPATIA.
CONJUNTO DE COMPORTAMENTOS
Eis o que diz o psiquiatra Hervey: - A PSICOPATIA consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos. Encantadoras à primeira vista, os PSICOPATAS geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.
EGOCÊNTRICOS, DESONESTOS E INDIGNOS DE CONFIANÇA
Os PSICOPATAS, segue Cleckley, costumam ser EGOCÊNTRICOS, DESONESTOS E INDIGNOS DE CONFIANÇA. Mais: com frequência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio.
Os psicopatas não sentem culpa. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.
ENQUADRAMENTO PERFEITO
A rigor, Lula se enquadra perfeitamente no perfil definido como portador da séria doença. Ainda mais se for levado em conta que muitos PSICOPATAS, por mostrarem enorme capacidade para manipular pessoas, muitas vezes ocupam cargos relevantes onde exercem poder.
PRISÃO
Detalhe: o psicopata não é um sociopata. Dizem os estudos que os PSICOPATAS nascem com características como impulsividade e ausência de medo, o que faz com que busquem condutas de riscos e perigos, terminando muitas vezes em atitudes antissociais, uma vez que são incapazes de se estabelecerem corretamente nas normas sociais. Já o sociopata, apresenta um temperamento um pouco mais "normal" que os psicopatas.
No caso de Lula estou convencido de que a sua grave doença deve ser tratada num ambiente propício: A PRISÃO!