AGRADECIMENTO PELOS 15 ANOS
Antes de tudo, pela enorme e incalculada felicidade que produziu as centenas de mensagens de cumprimentos enviados pela passagem dos 15 ANOS (DEBUT) do Ponto Critico, ocorrida no 11/10, manifesto aqui o meu mais sincero agradecimento. Vocês foram, simplesmente, DEMAIS!
PRAZER E CONFIANÇA
Tais manifestações, caros leitores, além de me encherem de prazer têm o poder de me tornar ainda mais confiante e estimulado para continuar produzindo mais e mais conteúdos que evidenciam as sempre inequívocas vantagens que só a LIBERDADE proporciona.
SEGUNDO TURNO
Aproveitando a proximidade do segundo turno das Eleições Municipais, nada mais importante existe do que apoiar aqueles candidatos que realmente mostram real capacidade para fazer a grande diferença que os brasileiros estão exigindo, como ficou demonstrado pelo resultado obtido no primeiro turno.
TEXTO DE FERNANDA BARTH
Para tanto publico o texto produzido pela pensadora (Pensar+), jornalista e mestre em Ciência Política, Fernanda Barth, sobre as razões que aponta para eleger NELSON MARCHEZAN JR (45), como prefeito de Porto Alegre. Eis:
10 RAZÕES
O segundo turno é comparação de personalidades, de capacidades e projetos de gestão. É uma campanha nova. As cartas estão sendo dispostas e o jogo político está para começar. Assim, aí vão 10 motivos para se votar em Nelson Marchezan Júnior (45) para prefeito de Porto Alegre:
1. Marchezan tem a atitude e a coragem necessárias para enfrentar problemas históricos de Porto Alegre, como a burocracia e a privatização do Estado pelas corporações.
2. Marchezan vai focar em gestão estratégica, com foco em resultados para a população, corte de gastos desnecessários e investimento no que é prioritário.
MAQUINA PÚBLICA
3. Marchezan vai reduzir a máquina pública que hoje tem 37 secretarias, autarquias e gabinetes, além de apoiar as parcerias público-privadas, concessões e privatizações.
4. Assistindo aos pronunciamento de Marchezan, na Câmara dos Deputados, em Brasília, podemos ver que ele sempre lutou contra as corporações e os privilégios absurdos de setores públicos, pelo legalismo e cumprimento da constituição e defendendo o pagador de impostos.
5. Marchezan é um homem coerente e transparente em sua vida pública, mantendo suas posições independente de coligações políticas ou pressões externas.
QUEBRA DE CICLO
6. A eleição de Marchezan será a quebra de um ciclo de 16 anos, de PDT e PMDB se alternando na chapa majoritária, após um ciclo de 16 anos de PT com Frente Popular. A oxigenação e alternância no poder são extremamente necessárias para buscar novas soluções para velhos problemas e vícios que se instalam após períodos tão longos no poder.
7. Marchezan vai exonerar o Diretor-Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari e reestruturar as funções do órgão. Usar tecnologia para gerenciar as sinaleiras de forma inteligente, melhorando o trânsito e o fluxo de veículos. Também vai permitir a utilização de corredor de ônibus para táxis com passageiros e lotações;
PDT, PSOL, PCdoB E PT
8. A trabalhista Juliana Brizola, vice de Melo, foi imposta na chapa pelo presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, o homem que "ama" a Dilma e votam contra todas as medidas que propõe desenvolvimento e crescimento.
9. Os partidos de esquerda como PSOL, PCdoB e PT lançaram manifesto recomendando o voto em Sebastião Melo;
10. Podemos eleger diretamente o primeiro prefeito que não é de esquerda desde Loureiro da Silva, em 1960.
15 ANOS DE EXISTÊNCIA
Hoje, o Ponto Critico, com muita saúde e persistência, está completando 15 ANOS de existência. Ainda que tenha atingido a idade do -DEBUT-, que segundo a tradição das famílias brasileiras mais conservadoras é o momento em que os adolescentes se apresentam à sociedade com roupas e comportamento mais adulto, no caso do Ponto Critico não é assim: desde o primeiro texto, escrito e publicado no dia 11 de outubro de 2001, a linha editorial sempre se mostrou a mesma, ou seja, em defesa da LIBERDADE.
ROBERTO CAMPOS
Aliás, já no primeiro editorial deixei bem claro que o Ponto Critico, de forma muito modesta, tinha como grande propósito dar continuidade à constante pregação que vinha sendo feita pelo inesquecível economista liberal, diplomata, político, empresário e professor Roberto Campos, que faleceu em 9 de outubro de 2001 (dois dias antes).
MONSTRO INEXISTENTE
De lá para cá, como os leitores podem comprovar através dos ARTIGOS ANTERIORES, o que mais fiz foi mostrar o quanto a LIBERDADE é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de quem quer que seja. Infelizmente, por força de um péssimo ensino público (e privado, certamente), o LIBERALISMO sempre foi visto no nosso país como um monstro, ainda que nunca tenha sido experimentado. Pode?
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
Como presente de aniversário de 15 ANOS, o Ponto Critico recebe com muita felicidade a aprovação da PEC 241, aprovada ontem, na Câmara dos Deputados, por 366 votos a favor contra 111. É certo que ainda falta aprovar em segundo turno na Câmara e em dois turnos no Senado, mas o importante é o quanto o Brasil já está ganhando em termos de confiança e esperança.
PIB E PRODUTIVIDADE
Este, com toda a certeza, não é o momento para fazer críticas à PEC 241. Entretanto, o que não consigo engolir é a decisão de propor a INDEXAÇÃO DOS GASTOS pela inflação. No meu entender, por tudo que já li e muito estudei, tudo só pode ser indexado pela TAXA de desempenho do PIB e/ou pela PRODUTIVIDADE. O resto é ilusão, desconhecimento e/ou má administração.
SOBRE A PEC 241
Hoje, no entanto, nesta EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO, não posso deixar de homenagear o meu inspirador -Roberto Campos-. Aproveitando o que a TROPA DO ATRASO vem manifestando contra PEC 241, dizendo que é um CRIME CONTRA OS POBRES, eis o que sempre dizia o mestre R. Campos:
- Quem se preocupa sinceramente com os pobres deve buscar, obsessivamente, elevar a demanda de mão de obra através de medidas como:
1) A privatização de empresas estatais, pois o governo falido perdeu a capacidade de investir;
2) A eliminação de restrições ao capital estrangeiro, que geraria empregos e traria tecnologia;
3) A diminuição dos encargos sociais e burocráticos, que oneram o custo da contratação."
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Mais: - O subdesenvolvido procura soluções mágicas. Quando faltava chuva, o inca não tinha dúvida: sacrificava algumas crianças ao deus de plantão. No Brasil esquecemos as razões profundas da corrupção, a falência múltipla do Estado, obsoleto, corporativo, ocupado por interesses espúrios, cuja ineficiência tem por maiores vítimas os pobres e indefesos.
Se continuarmos a pensar nos sintomas, e não na doença, não conseguiremos mudar as coisas. Só se Deus for mesmo brasileiro..."
PEC 241
Hoje, até o final da tarde, se tudo der certo, a Câmara dos Deputados deve aprovar a PEC 241, que trata do TETO DOS GASTOS PÚBLICOS. Trata-se, certamente, de uma importante medida RESTRITIVA com o propósito de tornar viável o nosso empobrecido país.
CANAL LIVRE
Enquanto a ala séria e decente do nosso país aguarda, com grande expectativa, a votação e aprovação da PEC 241, proponho algumas reflexões a respeito da medida, aproveitando o que disse ontem, no Programa Canal Livre, da Band TV, o economista, pensador e presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro.
NÃO É UM CASTIGO
Paulo Rabello foi oportuno ao dizer que a PEC 241, como prefere grande parte da mídia brasileira que não tem a mínima familiaridade com a simples aritmética, ou as quatro operações, NÃO É UM CASTIGO, mas o INÍCIO DE UM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA SAÚDE ECONÔMICA, FINANCEIRA E FISCAL DO NOSSO EMPOBRECIDO PAÍS.
LEI DE EFICIÊNCIA
Atenção, portanto: a existência de um TETO PARA OS GASTOS PÚBLICOS propõe que a partir daí os governos precisam ser mais eficientes nas DESPESAS para que sobre mais para INVESTIMENTOS. Resumindo: a Lei de Responsabilidade Fiscal diz o que NÃO PODE SER FEITO, enquanto uma Lei de EFICIÊNCIA estabelece como FAZER BEM.
AJUSTE FISCAL
Vamos, portanto combinar, que o AJUSTE FISCAL precisa ser encarado como o PRIMEIRO GRANDE PASSO. Por ser difícil não pode bastar em si mesmo, mas como um abridor de portas para a EFICIÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS.
DOSE
Como bem lembrou Paulo Rabello, a prescrição médica para o Brasil doente, é a mesma que tem sido dita e explicada nos últimos 30 anos. Como o pouco que foi feito ao longo do governo FHC acabou destruído pelos governos Lula e Dilma, com requintes de excessiva e gritante crueldade, o que muda mesmo é apenas o tamanho da DOSE.
TROPA DO ATRASO
Vejam que a resistência da Tropa do Atraso, formada por deputados do PT, PDT, PSOL, PCdoB e REDE, nada mais é do que a vontade explícita de levar o BRASIL a posição conquistada pelo governo venezuelano. Ao usar a limitação de gastos em EDUCAÇÃO E SAÚDE para defender suas ideias equivocadas, não sabem que ambas são INVESTIMENTOS. E, como tal, serão preservados à custa de outros CORTES.
PARA FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO
Ontem, para felicidade geral daqueles que têm algum discernimento, a Comissão Especial da Câmara aprovou, por 23 votos contra 7, a PEC 241 que trata do Teto dos Gastos Públicos.
AMOR PROFUNDO
Pois, ainda que só uma minoria tenha votado contra a importante PEC, o fato é que esta TROPA DO ATRASO, além de barulhenta e muito mal educada, fez questão de mostrar ao mundo todo o profundo amor que nutre pela estúpida e destruidora MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA.
A FAVOR DO ATRASO
De novo, para que fique bem claro: a tal Matriz Econômica, que levou o país ao CAOS, continua sendo defendida pela criminosa TROPA DO ATRASO. Ao dizer que são contra a perda de DIREITOS DA SOCIEDADE, mostra que é a favor do DESEMPREGO e da INJUSTIÇA SOCIAL. Pode?
A TROPA
É muito importante registrar, mesmo sendo repetitivo, que a TROPA DO ATRASO da Comissão Especial da Câmara é formada por políticos dos seguintes partidos: PDT, PT, PCdoB, PSOL E REDE. Até aí, como se sabe, nada há de novo.
POSTURA CORRIQUEIRA
Pois, levando em conta esta postura sempre muito lamentável e corriqueira do PDT, vejam que em Porto Alegre, onde haverá segundo turno das Eleições Municipais, a candidata a vice de Sebastião Melo, que representa a TROPA DO ATRASO, é a PEDETISTA Luciana Brizola, que tem se manifestado contra o Impeachment da Dilma dizendo que foi Golpe.
CONTRA REFORMAS
Mais: o PDT tem se colocado, de forma firme e insistente, contra tudo que interessa para tirar o país da crise brutal em que se encontra. Além de se posicionar contra o Impeachment de Dilma, o PDT de Luciana Brizola também grita e bate pé contra as REFORMAS, DA PREVIDÊNCIA e TRABALHISTA.
A VICE DO ATRASO
Mais: O PDT de Luciana Brizola não é apenas contra a PEC 241. Por incrível que possa parecer aos ouvidos de quem desenvolve o raciocínio lógico, também votou contra a Petrobrás, no que diz respeito ao pré-sal. Pode????
Pois é. Esta é a vice de Sebastião Melo, que deve ter escolhido Luciana porque pensa da mesma forma como vota o PDT. Aí a pergunta: é esta TROPA que você quer para comandar a prefeitura da Capital do RS?
É hora, portanto, de apoiar NELSON MARCHEZAN JR.
UMA QUARTA-FEIRA E TANTO
Diante de tanta coisa ruim que acontece no nosso país, principalmente nos últimos 13 anos de PT no governo, tudo que aconteceu ontem, quarta-feira, 05 de outubro, precisa ser muito festejado e comemorado.
PRÉ-SAL
Começando, por ordem de acontecimentos das decisões, pelo projeto aprovado pela Câmara (292 a favor e 101 contra), que desobriga a Petrobrás de participação no PRÉ-SAL. Tal decisão permitiu que a falida estatal se livrasse das correntes que a aprisionavam a tudo aquilo que não tem como cumprir.
SEM CAPACIDADE PARA INVESTIR
Por mais óbvio que tenha sido a decisão tomada pela maioria dos deputados, poucos (notadamente a turma do atraso - PT, PC do B, PDT, PSOL e REDE) jamais serão capazes de entender que sem ela o próprio pré-sal estaria condenado a não ir adiante, uma vez que a estatal, depois de vitimada pela enorme roubalheira petista, vai ficar por muito tempo sem a mínima capacidade para investir.
PRISÃO APÓS SEGUNDA INSTÂNCIA
A segunda maravilha esteve a cargo do STF, ou melhor dizendo, por conta de seis ministros que entendem que a prisão dos condenados pela Justiça deve ocorrer a partir da decisão da SEGUNDA INSTÂNCIA.
VOTANDO COM O CORAÇÃO
Nem precisaria dizer que a votação só se tornou apertada (dependeu do voto da presidente do STF, ministra Carmem Lúcia) porque dois ministros-petistas resolveram votar com o coração: o ministro Dias Toffoli, que mudou de voto (coisa inacreditável até então, pois havia votado pela prisão na última sessão que tratou do tema) e do ministro Ricardo Lewandowski.
PEC 241
Por último, ainda que tenha enorme importância, foi o encaminhamento da PEC 241, que trata do Teto dos Gastos Públicos. Mesmo que a votação esteja acertada para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 10, vê-se que o governo já conseguiu votos suficientes para aprová-la. Tomara.
GOLPE NAS CONTAS PÚBLICAS
Para finalizar não posso deixar de registrar que o Tribunal de Contas da União, por unanimidade, deu parecer pela REJEIÇÃO DAS CONTAS DO GOVERNO DILMA EM 2015. Como se vê, o que aconteceu com as contas de 2014, que levou ao Impeachment da neocomunista, se repetiu em 2015 com mais agravantes. Ou seja, DILMA COMPROVOU QUE DEU UM SEVERO E CONTÍNUO GOLPE NAS CONTAS PÚBLICAS.
FUNDO DO POÇO
As boas notícias de que o Brasil pode, enfim, ter encontrado o FUNDO DO POÇO, e a partir de agora pode dar início a uma retomada do desenvolvimento, ainda que devam ser bastante festejadas é preciso que fique muito claro que o sucesso depende do tratamento que o paciente -Brasil- precisa ser submetido.
SEM APARELHOS
Estamos, por enquanto na fase inicial da derrubada dos malditos obstáculos impostos pela estúpida -Matriz Econômica Bolivariana- (que no linguajar petista do atraso leva o nome de Desenvolvimentista).
Assim, com o horizonte mais aberto, se o governo Temer e o Congresso Nacional estiverem realmente dispostos a fazer e acontecer, aí o Brasil sai da UTI e passa a respirar sem aparelhos.
PERSPECTIVAS ECONÔMICAS GLOBAIS
Vejam, por exemplo, que até o FMI, pelo que diz no seu relatório Perspectivas Econômicas Globais, passou a admitir que o desempenho da economia brasileira, caso as reformas anunciadas sejam aprovadas, é, SIM, de MELHORA.
De uma preocupante retração de 3,3% do PIB deste ano, o FMI acredita que em 2017 sairemos da recessão, com um crescimento de 0,5%.
CONDICIONANTES
De novo: DEPENDEMOS DAS REFORMAS ANUNCIADAS apenas para MELHORAR. Isto, tanto para bom quanto para mau entendedor significa que estamos longe de apresentar um importante e necessário CRESCIMENTO.
Mais: quanto mais tempo levar para que as REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA (principalmente estas) aconteçam, pior fica.
POÇO DA DESGRAÇA
Entretanto, se os nossos governantes copiarem o discurso e a vontade mostrada pelo novo prefeito de São Paulo, João Doria, que já deixou bem claro que tão logo tome posse pretende vender o Pacaembu e Interlagos, aí o Brasil toma jeito e vai em frente. Caso contrário, além de mostrarem não querer desenvolvimento algum, voltamos a cavar ainda mais o POÇO DA DESGRAÇA.
OLHO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Com o mesmo olhar atento às importantes intenções e/ou decisões que o governo Temer mostra estar disposto a fazer, não desgrudo do Segundo Turno das Eleições Municipais de Porto Alegre, onde manifesto apoio aberto ao candidato-pensador, Nelson Marchezan.
RAZÕES PARA APOIAR MARCHEZAN
Ainda que tenha boas razões para apoiar Marchezan, o que mais me faz não querer a vitória de Sebastião Melo é exemplar e decisiva: tanto o atual vice-prefeito de Porto Alegre quanto sua vice, a esquerdista Luciana Brizola, se declararam CONTRA O IMPEACHMENT DE DILMA. Ambos insistem que houve GOLPE. Pode?