Artigos

16 jun 2017

DESORIENTADOS PELA MÍDIA


CÂNCERES

Antes de tudo é sempre preciso afirmar, com o máximo de clareza, que para voltar a ser um país com real esperança de prosperidade, o Brasil precisa, com igual intensidade, se livrar de dois enormes e destruidores CÂNCERES: a CORRUPÇÃO e o ATRASO.

 

 


CONDENADOS AO FRACASSO

Livrar o nosso pobre país apenas da CORRUPÇÃO, ainda que seja imprescindível, urgente e absolutamente necessário, não será o bastante. Mais do que nunca, se o povo, através dos governos que elege, não atacar as CAUSAS que levam o país ao fracasso econômico e social, aí continuamos condenados ao fracasso. 


IDEOLOGIA DO ATRASO

É mais do que sabido que quanto menos educado, mais os meios de comunicação ficam à vontade, e tiram proveito, para influenciar a opinião pública. Neste aspecto, infelizmente, o que mais se vê, lê e ouve, é uma contínua pregação de comunicadores formados em ambientes onde impera a ideologia do atraso. 


DESORIENTADOS

O resultado desta objetiva empreitada midiática, como se percebe, é um quadro de preocupante DESORIENTAÇÃO POPULAR, onde a maioria das pessoas repetem, cheias de convencimento, tudo que é dito através dos microfones. Notadamente dos microfones da maior empresa de comunicação do país, que está extremamente focada no Fora Temer.

 


TORPEDEADO

Neste grave momento, o mais importante para o país, além do COMBATE À CORRUPÇÃO, são, inequivocamente, as REFORMAS. Pois, mesmo que as propostas de reformas TRABALHISTA e PREVIDENCIÁRIA sejam tímidas, nem assim recebem atenção e apreciação por parte da mídia. Ou seja, tudo aquilo que pode recolocar o Brasil nos trilhos do crescimento, ou é ignorado ou é torpedeado. Pode?  


ÚNICO OBJETIVO

Confesso que não tenho admiração por Temer. Entretanto, o que está mais do que claro e evidente é que tudo que vem sendo feito não visa a sua saída da presidência. Volto a insistir: o real e único propósito desta forte empreitada é evitar a aprovação das REFORMAS.  


PERIGO

Ainda assim, o que realmente preocupa é que na tentativa de aprovar as Reformas, Temer vem recuando muito no que diz respeito ao controle das despesas. Aí é que mora o perigo. Como bem diz o economista Marcos Lisboa, em entrevista concedida ao Valor,  - “Com a volta do crédito subsidiado, conteúdo nacional, estímulo a grupos de interesses, o Brasil não vai voltar a crescer. Essa foi a rota que trouxe o Brasil à crise. Se essa agenda volta, volta a crise”.
 



Leia mais

14 jun 2017

MUITA EMOÇÃO E POUCA RAZÃO


EMOÇÃO MAIOR DO QUE A RAZÃO

É muito importante que tenhamos sempre em mente que diante de um público visivelmente tomado pela EMOÇÃO, não há como fazer com que prevaleça a RAZÃO. Isto só será possível, ainda que não seja uma tarefa fácil, depois que os ânimos ficarem menos exaltados e/ou mais controlados.


REVOLTA E INDIGNAÇÃO

Ora, considerando que o número de falcatruas só aumenta, atingindo níveis até então impensáveis para qualquer ser vivo deste planeta, não há como exigir que o justo sentimento de revolta e indignação, que tomou conta da abalada sociedade brasileira, dê lugar a alguma racionalidade. 


CRUCIFICADO

Pois, na medida em que a perplexidade vai tomando conta da sociedade, mais ela se torna propícia para desconfiar de tudo e de todos. Isto significa que basta sugerir que alguém foi visto apertando a mão de um político ou empresário envolvido em falcatruas para que este alguém seja imediatamente julgado, condenado e crucificado. 


SEM COMPROMISSO COM A VERDADE

É neste clima de absoluta desconfiança que o Brasil vive, infelizmente. Como se não bastasse este ar fortemente poluído, os principais meios de comunicação do país se comportam como se estivessem participando de uma ferrenha competição, onde sai vitorioso aquele que publica mais notícias e informações, independente do compromisso com a verdade.  


BOATOS

Entretanto, como a sociedade em geral prefere acreditar em tudo que vê, ouve ou lê nos jornais da sua região e/ou do país, por certo que as mentiras publicadas e defendidas pelos seus âncoras e colunistas são absorvidas como se verdades fossem. 


INSTITUIÇÕES FUNCIONANDO?

Vejam, por exemplo, que a mídia segue dizendo que, apesar de tudo que o Brasil está passando, as Instituições, estão funcionando. Só não dizem o principal: as Instituições estão funcionando, sim, apenas para garantir impunidade, vantagens e privilégios para seus ocupantes. O resto, que está fora, que se exploda.


AOS TRANCOS E BARRANCOS

Pois, como se vê, só no momento em que a EMOÇÃO vier a dar lugar a RAZÃO será possível a tomada de atitudes e medidas corretas e sensatas, do tipo que produzam bons efeitos para o nosso sofrido país. Até lá, gostem ou não, vamos vivendo aos trancos e barrancos.  



Leia mais

13 jun 2017

NO BRASIL A EDUCAÇÃO É LEVADA MUITO A SÉRIO


RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO

Pode parecer incrível, e até inacreditável, aos olhos e ouvidos de quem vive fora do nosso empobrecido Brasil, mas  fato é que o brasileiro em geral não sabe viver longe de uma ou mais CRISES. Melhor: na mesma medida em que nutrimos enorme paixão por problemas não escondemos o ódio que temos pelas soluções. 


EXCESSO DE EDUCAÇÃO

Este estado de coisas, que em países onde reina a lógica e a decência é considerado como inimaginável, tem feito com que muitos brasileiros acreditem que tudo acontece por absoluta falta de EDUCAÇÃO. Pois, no meu entender, tudo que acontece no Brasil não é por falta, mas por excesso de EDUCAÇÃO. 


NA BAHIA

Vejam, por exemplo, o que acontece apenas na Bahia, segundo informa o Instituto Paraná Pesquisas: naquele Estado, Lula dispõe de mais votos do que todos os demais candidatos juntos. Com 42,7% das intenções de voto, o petista fica a frente de Bolsonaro (12,8%), Ciro Gomes (8,4%) e João Doria (5,1%). Que tal?

 


EDUCADO PARA O CAOS

Esta manifestação de muito amor por CRISES e/ou problemas de grande porte se dá, exclusivamente, por excelente formação escolar. Ou seja, através do altíssimo índice de preferência (42,7%) que os eleitores baianos têm por Lula, considerado o maior ladrão do planeta, fica mais do que provado que na Bahia o povo é muito bem EDUCADO e ORIENTADO para conviver, para sempre, com o CAOS.  


IMPLACÁVEL

Vamos, portanto, deixar de lado a ideia -falsa- de que o povo brasileiro é desprovido de EDUCAÇÃO. Ao contrário, o resultado do grande esforço que os governos social/comunistas liderados pelo PT e assemelhados empreenderam na região nordeste do país, na área educacional, aí está, de forma implacável: quase 50% dos eleitores querem a volta de Lula para presidente. Pode?


MESMO DESTINO

Como a parcela de brasileiros que conseguem discernir e/ou apresentam boa capacidade de raciocínio lógico vem diminuindo a olhos vistos, muito em breve as demais regiões até agora pouco afetadas pela EDUCAÇÃO SOCIALISTA deverão ter o mesmo destino. Aliás, um Estado que está muito próximo desta triste realidade, por exemplo, é o Rio Grande do Sul, cujo povo já nutre, faz muitos anos, enorme paixão pela esquerda. 


MATRIZ EDUCACIONAL

Como se vê, enquanto estamos olhando apenas para a Matriz Econômica, na tentativa de livrar o país do modelo bolivariano, a Matriz Educacional avança de forma perigosa, produzindo farta atrofia mental nos pobres jovens brasileiros. Mais: com a ajuda descomunal de boa parte da mídia, cujos profissionais são formados em ambiente altamente contaminado pela sujeira socialista. 



Leia mais

12 jun 2017

MURO DE LAMENTAÇÕES


SÓ LAMENTOS

O Brasil virou um grande MURO DE LAMENTAÇÕES. Em todas as rodas de relacionamento, pessoal ou mesmo remotos, percebe-se, claramente, que não há um brasileiro sequer que, cheio de desconfiança, não esteja lamentando por tudo e de todos.


OS OUTROS

Vejam que a grande maioria da sociedade sempre aponta como sujeitos dotados de mau caratismo e/ou responsáveis pela forte crise moral, que vem arrasando o país como um todo, só aqueles quem não fazem parte do seu ambiente familiar e com os quais convivem com mais intimidade. 


SURPRESA

Pois, da forma com que a consciência de inúmeros brasileiros se encontra sufocada, o que tem levado muita gente a aceitar a corrupção como algo normal, corriqueiro e, dependendo do valor, como desculpável, a única coisa que não cabe mais a qualquer brasileiro é a manifestação de SURPRESA.

 


TECIDO SOCIAL

Vamos combinar, sem a necessidade de qualquer retoque ou mesmo cuidar das exceções, que o tecido social brasileiro como um todo, gostem ou não, está CORROMPIDO. Neste ambiente, basta alguém soltar um boato, do tipo que ouviu falar de que fulano ou beltrano está envolvido em algum malfeito, para que todos, independente das manchas que carregam, crucifiquem o indicado.


TSE

Ora, como vivemos neste extenso oceano habitado por milhões de corruptos e mal intencionados, muitos até iniciantes, considerados ainda como relativamente inofensivos, o que me deixou muito perplexo foi a reação de SURPRESA misturada com INDIGNAÇÃO daqueles que não aceitaram a decisão do TSE que votou pela não Cassação da Chapa Dilma/Temer.


A SURPRESA SERIA A CASSAÇÃO DA CHAPA

Aqui entre nós: onde está a surpresa? Alguém imaginava, depois de todos os prognósticos, que o resultado seria diferente? Ora, os gritos histéricos que o povo emitiu através dos meios de comunicação e das redes sociais dão a entender que este enorme contingente de brasileiros vive em outro país. Entendam, por favor, que a SURPRESA só seria possível caso a cassação se confirmasse.


BONS REPRESENTANTES

Há quem diga que decisão judicial não se discute. Errado: não só se discute como se critica e/ou aplaude. O fato é que com ou sem indignação, tudo que é decido em última instância a ordem é o cumprimento.  Agora, gostem ou não, o julgamento é passado.

Volto a afirmar: - se algo deve e pode ser feito, isto só é possível daqui para frente. É hora, pois, de deixar a indignação de lado e se preocupar em quem votar em 2018. O povo, para não ficar SURPRESO, precisa de bons representantes!



Leia mais

09 jun 2017

O REAL PAPEL DO IMPOSTO


POR FORÇA DE LEI

No editorial de ontem voltei a sustentar aquilo que já havia escrito na década passada e que a realidade comprova de forma inequívoca: antes mesmo de satisfazer a sua própria vontade, cabe a todo brasileiro que produz ou consome entregar ao governo, por força de lei, uma parcela significativa da sua renda ou mesmo daquilo que conseguiu poupar. 


PAGAR OU PAGAR

Pois, para que fique ainda mais claro, sem qualquer ponta de ironia ou má vontade peço que os leitores compreendam, de uma vez por todas, que no Brasil a cobrança de IMPOSTOS não estabelece compromisso algum com qualquer CONTRAPARTIDA. Gostem ou não, o ato de pagar impostos nada mais é do que uma obrigação que não pressupõe mínimo compromisso de retorno. É pagar ou pagar!


ANÁLISE

Por formação e costume, a sociedade brasileira reluta em admitir, ou mesmo entender, esta cruel realidade. Entretanto, se alguém se dispuser a analisar o assunto, certamente não levará mais do que algumas horas para se convencer de que a finalidade dos IMPOSTOS é, exclusivamente, atender privilégios daqueles que atuam no setor público. Quer seja para enorme corrupção ou por altos salários e privilégios. Grandes privilégios, diga-se de passagem.


RECICLAGEM MENTAL

Ainda que o estrondo desta realidade alcance decibéis ensurdecedores, não há santo que faça com que o povo brasileiro se convença de que esta obrigação só tem um lado. Não cabe, portanto, que muitos brasileiros sigam dizendo que pagam seus impostos para não receber coisa alguma em troca. Como são passivos e pacíficos recomendo que façam uma correta reciclagem mental. 


TEMPO SENHOR DA RAZÃO??

Mesmo diante desta flagrante injustiça percebe-se o quanto a sociedade brasileira em geral continua tomada por muita ingenuidade e/ou imbecilidade. Tanto é verdade que não quer reforma alguma. Guiado por propaganda enganosa e safada criada por sindicatos e corporações e endossadas por partidos de esquerda, o povo ainda espera que o tempo seja o senhor da razão e não as suas próprias ações. Pode? 


BENCHMARK

Enganaram-se, redondamente, todos aqueles que apostaram que o Impeachment de Dilma representava o fim do PT e de suas vontades criminosas. Pura ingenuidade, pois o exército de mais de 15 mil sindicatos seguiu em frente, com foco nos propósitos e metas comunistas, que tem como benchmark o modelo que levou a Venezuela a superar o limite do caos. 



Leia mais

08 jun 2017

MUITO ÔNUS E NADA DE BÔNUS


CORRUPÇÃO

O Brasil, é preciso repetir isto à exaustão até que seja bem compreendido, não pode nem deve ser visto apenas como uma vítima da forte corrupção, que, sabidamente, se espalhou por todos os cantos do país deixando totalmente emporcalhado e sem confiança o nosso setor público.


 


MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA

O que muita gente ainda não percebeu, mas precisa, é que a destruição proporcionada pela Matriz Econômica Bolivariana, colocada em prática com muito afinco pelos governos Lula/Dilma/Petistas, produziu prejuízos dez ou vinte vezes maiores para os bolsos dos pagadores de impostos.


CRISE ECONÔMICA

Percebe-se, claramente, que a grossa corrupção, mesmo produzindo estragos menores do que a CRISE ECONÔMICA, que levou por água abaixo milhões de empregos, empresas e sonhos, vem provocando maior indignação no seio da sociedade.  

 

 


CAUSA ABISSAL

A grande e maior causa da catástrofe que levou o Brasil às últimas posições nos mais diversos rankings mundiais se deve ao emprego da Matriz Econômica Bolivariana. Aí está, repito, a CAUSA da abissal encrenca que levou o nosso país à lona.


IMPOSIÇÕES NECESSÁRIAS

Em última análise, assim como é extremamente importante e inadiável a luta pela aprovação das DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO, projeto que, infelizmente, foi colocado no fundo de alguma gaveta do Congresso Nacional, também é importante e inadiável que nunca mais se permita, a qualquer governante, a adoção de medidas contidas na MATRIZ DO ATRASO.  


INCONSCIENTES

De novo: a CORRUPÇÃO, cujo prejuízo é infinitamente menor, provoca muita indignação e revolta. Já a ADMINISTRAÇÃO DESASTROSA, cuja CONSEQUÊNCIA aí está estampando um desespero geral, parece ter sido implantada com uso de anestésicos potentes, pois muita gente ainda continua inconsciente. 
 


APENAS ÔNUS. NADA DE BÔNUS

Esta postura PASSIVA e PACÍFICA deixa uma clara impressão de que no Brasil os tributos são criados e/ou aumentados com apenas um único propósito: o de impor sacrifícios aos cidadãos. O anestésico fez com que todos entendam e se convençam de que tributos não estão relacionados com contrapartidas, tipo obras ou serviços públicos. É apenas ÔNUS. Sem BÔNUS. 
 



Leia mais