Artigos

22 mai 2017

SAÍDA OU DESTINO?


DESTINO!

Quando alguém se dispõe a viajar, ou se locomover, certamente tem na cabeça o destino. Quem não tem destino definido é porque resolveu andar à toa, sem se preocupar com que encontrará pela frente desde o ponto de partida.


SAÍDA???

Pois, o que mais chama a atenção neste nosso cada dia mais pobre Brasil, é que muita gente, quando percebe que estamos em maus lençóis, só faz uma pergunta: - QUAL É A SAÍDA? Ora, não estamos em busca de uma SAÍDA, mas de um DESTINO.  


DANOS ECONÔMICOS

Vejam, por exemplo, o que neste momento em que a crise política atingiu um novo patamar, produzindo DANOS ECONÔMICOS ainda mais sérios (como se isto fosse possível depois de uma queda de quase 9% do PIB nos últimos três anos), são raros os brasileiros que têm mostrado preocupação com o DESTINO a ser alcançado.


TRÁGICO

Volto a afirmar, por pura reflexão técnica e matemática, carregadas de total bom senso e muito discernimento, que a viabilidade econômica no nosso país (mesmo que muito tímida) depende das REFORMAS que estão tramitando no Congresso. 


REFORMAS

Isto significa, para maus e bons entendedores, de forma absolutamente irrefutável, que sem estas REFORMAS (Trabalhista e Previdenciária) o destino do Brasil é TRÁGICO. Em termos comparativos, é o mesmo que a VENEZUELA experimentou, cujos resultados (lamentáveis) estão aí para serem vistos e muito bem compreendidos.


PASSO IMPORTANTE

Deixo bem claro que não defendo governos e muito menos governantes. Defendo planos econômicos decentes e promissores. O fato é que presidente Temer, ainda que esteja numa situação complicadíssima politicamente, deu um passo importante ao livrar o Brasil da Matriz Econômica Bolivariana e, a partir daí encaminhar REFORMAS mínimas para tentar uma recuperação econômica.  


FUTURO DO BRASIL

Como as forças contrárias às REFORMAS (notadamente o exército formado por 15.007 sindicatos, que não querem apenas a saída de Temer mas, principalmente, a volta de Lula) resolveram entrar de cabeça nesta luta política, visando, objetivamente, restaurar a MATRIZ DO ATRASO.  Caso saiam vitoriosos o futuro do Brasil é NEGRO.

 


COMPRA DO INGRESSO

Gostem ou não, o fato é que os brasileiros que estão sendo seduzidos pelas propostas arquitetadas pelo Foro de São Paulo, que apoia a volta de Lula e seus parceiros, o que menos querem é uma SAÍDA. Estão, isto sim, adquirindo o ingresso para o MESMO DESTINO escolhido pela Venezuela. Será um encontro e tanto, não? 



Leia mais

19 mai 2017

RESISTÊNCIA LIBERAL


PASMOS

Se a delação dos executivos da Odebrecht já havia deixado muita gente de cabelo em pé com o tamanho da CORRUPÇÃO no nosso pobre Brasil, a delação da turma da JBS promete emoções ainda mais fortes. Mesmo que não se trate de um concurso para identificar quem mais SAQUEOU o país, o fato é que até os menos ingênuos estão pra lá de pasmos com as (apensas) recentes descobertas.


FINANCIADORES DA CORRUPÇÃO

O que mais impressiona é que os milhões (ou bilhões) que foram transacionados pelos envolvidos na farta CORRUPÇÃO, uma parte (expressiva) já saiu direta e imediatamente do bolso dos pagadores de impostos; já uma outra parte (muito maior) foi financiada pela venda de TÍTULOS PÚBLICOS, configurando aumento da DÍVIDA PÚBLICA. Esta parte, como se sabe, será cobrada mais a frente, quer pela via de aumento da CARGA TRIBUTÁRIA, por INFLAÇÃO ou ambas. Simples assim.


MEIOS DE COMUNICAÇÃO

O que mais preocupa nisto tudo é que os brasileiros -de bem-, que têm real e consciente apreço pela liberdade e pela democracia (minoria, infelizmente), esperam que alguém aponte a saída. Porém, se depender dos meios de comunicação, que disparam notícias e especulações de acordo com o viés ideológico de seus analistas e colunistas, aí, infelizmente, o Brasil não tem como prosperar.


IMPUNIDADE

Volto a afirmar que agindo assim, a mídia, como sempre, prefere atacar as CONSEQUÊNCIAS deixando as CAUSAS praticamente intactas. Vejam que um dos grandes males que fazem do nosso Brasil em terreno fértil para qualquer tipo de  CRIME é a IMPUNIDADE. 


POPULISMO

Mais: quando um povo está dominado pelo pânico, se alguém grita informando uma saída, ninguém consulta o mapa para saber se está sendo conduzido em direção ao precipício. Neste momento, para quem ainda está disposto a pensar e raciocinar, o terreno é próprio para eternizar o POPULISMO.   


RESISTÊNCIA LIBERAL

Pois, de minha parte informo que  estou pronto para RESISTIR, tal qual fizeram alguns franceses, que formaram a RESISTÊNCIA FRANCESA. Eles sabiam, claramente, que não seriam capazes de ganhar a guerra. Por ter esta consciência, os heróis franceses trataram de RESISTIR, na expectativa de que em algum momento uma força maior viesse a aparecer para derrotar o inimigo. 

Precisamos formar a nossa -RESISTÊNCIA LIBERAL-, contra o poderoso exército SOCIALISTA. 


LEI DE IMIGRAÇÃO

Ah, quanto à LEI DE IMIGRAÇÃO, sobre a qual tenho recebido várias mensagens pedindo que assine compromisso que visa impedir a sua aprovação, o que tenho a dizer é que diante de tanta besteira que acontece no nosso pobre país, mais me convenço de que só estúpidos incuráveis podem ter interesse em viver no Brasil.


Sem Título



Leia mais

18 mai 2017

PÁ DE CAL


DESTINO???

Atônitos,  sem saber o que fazer e muito menos o que poder esperar que aconteça daqui para frente neste nosso triste e empobrecido país, muitos brasileiros considerados -honestos- devem ter passado a noite se perguntando se esta situação -já tida como crônica, ou interminável- se instalou no Brasil por obra de um destino, certamente traçado e construído pelo demônio.  


OTIMISTA

Como o brasileiro em geral é um OTIMISTA -SEM CAUSA-, do tipo que acredita que -no final tudo vai acabar bem para todos- , quando percebe a existência de uma crise, não importando de que tamanho e força, o que normalmente faz é esperar que sua crença se manifeste e, no fim, se confirme. Simples assim.


POPULISMO

Como tenho dito e repetido a todo o momento, tudo que acontece no nosso triste Brasil é CONSEQUÊNCIA da educação que o povo recebe (quando recebe). Ora, quanto menos as pessoas são informadas, orientadas e educadas, mais se tornam presas do lamentável e destruidor -POPULISMO-. 


EXCEÇÃO À REGRA

Há quem acredite que o melhor caminho para sair de CRISES -econômicas, políticas e/ou sociais- é deixar que o CAOS apareça com grande nitidez no fundo do poço. Só a partir daí é possível construir bons caminhos para alcançar alguma prosperidade e desenvolvimento. Pois, para quem pensa assim faço uma advertência: o Brasil tem feito de tudo para ser uma EXCEÇÃO À REGRA. 


BURACO SEM FIM

Aqui, por tudo que está acontecendo no Brasil, com tantas forças do mal agindo e vencendo com boa margem, dá a entender que não há limite para o CAOS. O nosso poço não é diferente dos demais, que normalmente têm fundo.  Ou seja: quando nos defrontamos com algo que possa se identificar com o que é considerado -FUNDO DO POÇO-, a ordem é CAVAR, CAVAR E CAVAR para que o BURACO seja do tipo -SEM FIM-. 


ADORADORES DO CAOS

Como se vê, pela enésima vez, quem está indo às ruas para protestar é a TURMA de sempre, composta pelos COMUNISTAS, SOCIALISTAS E POPULISTAS, que adoram o CAOS. Os legítimos defensores da LIBERDADE e da DEMOCRACIA, sempre receosos, dão a entender que fazem parte do grupo de OTIMISTAS que acreditam que -no final tudo vai acabar bem para todos-. Se em algum momento resolverem acordar deste sonho (ou pesadelo) profundo, entenderão o quanto foi perdido. 


PÁ DE CAL

Ainda que as imagens e áudios obtidos pelo empresário Joesley Batista não tenham sido divulgados, o que pode atestar a veracidade das denúncias, o fato é que o Brasil está à deriva, sem governo. Este clima é aterrador para a economia e, por consequência, para tudo o mais. Ninguém sabe até quando vamos suportar, mas ontem à noite a PÁ DE CAL foi jogada em cima dos escombros da política brasileira.  



Leia mais

17 mai 2017

MANIFESTANTE OU CRIMINOSO?


CRIMINOSOS

A mesma imprensa que define como CRIMINOSOS  aqueles que, através de câmeras e microfones escondidos (ou não), praticam atos de desvios de dinheiro público, por razões que ainda desconheço insiste em afirmar que os VÂNDALOS que destroem o patrimônio público ou privado não passam de MANIFESTANTES. Pode? 


ART. 163 DO CÓDIGO PENAL

Antes de tudo sugiro que os profissionais da mídia, para melhor informar seus leitores, ouvintes e telespectadores, leiam com atenção o que diz  o artigo 163 do Código Penal brasileiro. Ali está escrito, claramente, que VANDALISMO é CRIME. Mais:  o AUTOR DO DELITO fica sujeito a PRISÃO E MULTA, por danos ao patrimônio público, sendo que a  pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes.
 


MANIFESTANTES?

Confesso que não sei de onde a mídia tirou que qualquer MANIFESTANTE, ao se posicionar contra alguma coisa que o incomoda, ou por algo que reivindica, garante o direito de quebrar e destruir patrimônio público e/ou privado.  


ALMA REBELDE?

 Vejam, por exemplo, o que acontece com as PICHAÇÕES de prédios públicos e privados: a mídia, em geral, trata os PICHADORES com grande simpatia. Vários colunistas chegam a dizer que estes CRIMINOSOS são ARTISTAS, do tipo que se deixam levar pela ALMA REBELDE. 


LEI ANTIVANDALISMO

Felizmente, dois prefeitos - João Doria, de São Paulo, e Nelson Marchezan Jr, de Porto Alegre - resolveram enfrentar o problema de forma direta e correta, ou seja, deixando claro que VANDALISMO é CRIME e como tal precisa ser tratado.

 

 


CIDADE SUJA

Ontem, ao encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de lei ANTIVANDALISMO, que endurece as penalizações na legislação para quem suja a cidade, o prefeito Nelson Marchezan Jr. ressaltou que a cidade não está limpa, e a culpa é de todos. 

 


PUNIÇÃO

Para o prefeito, todos cometem erros, mas precisam ser responsabilizados. “Pichador vai pagar multa pesada, a Guarda Municipal vai pegar pichador. E quem tem grande patrimônio e suja a cidade também será punido”, disse.

Marchezan lembrou, ainda, que qualquer pessoa poderá colaborar com a prefeitura denunciando quem depreda, picha ou suja as ruas, praças e prédios. “O espaço público não é espaço privado de correntes ideológicas”, citou.

 



Leia mais

16 mai 2017

O ESTOQUE DE VERDADES (OU MENTIRAS)


INOCENTES

Da mesma forma como impressiona o tamanho descomunal da roubalheira até agora apurada com a Operação Lava-Jato, o que também chama muito a atenção é que a cada delação feita pelos criminosos, os denunciados (todos, sem exceção) correm, desesperadamente, para dizer que são INOCENTES. 


INVENTORES DE HISTÓRIAS

O que muitos dos envolvidos, que preferem acusar os delatores de -inventores de histórias- com o propósito de diminuição do tempo que deveriam permanecer na prisão, ainda não se deram conta é quanto ao tamanho do possível ESTOQUE de denúncias, que certamente deve ser bem maiores do que imaginam. 


ESTRATÉGIA

Creio que por questões de estratégia, tanto o Ministério Público Federal quanto o excelente juiz Sérgio Moro entendem que bem antes de mostrar tudo que foi delatado, nada melhor do que acompanhar as reações dos esbravejados envolvidos. Quem sabe trata-se de um teste inicial para ver quem realmente está mentindo:  os delatores ou os delatados. 


LISTAS

Observem que estes que estão delatando também se declararam como INOCENTES, quando seus nomes apareceram nas listas dos envolvidos nos casos de corrupção. Foi o tempo em que permaneceram presos que levou estes delatores a entregar as quadrilhas todas e seus líderes. 


QUADRILHA

Ora, por mais que os denunciados digam que os delatores mentem com o propósito de se livrar da prisão, o fato é que ao devolverem boa parte do produto do assalto não só admitiram CULPA como também deixaram claro e transparente que faziam parte da quadrilha cujos nomes estão sendo delatados. 


AMBIENTE

A pergunta que todos devem estar fazendo é a seguinte: - É possível que só os delatores sejam mentirosos? Pois, para esta pergunta a minha resposta é: - Deixem os delatados mofar por algum tempo no xadrez. Trata-se do melhor ambiente para refrescar a memória, como já aconteceu com os atuais delatores. Que tal?


EDITORIAL DE ONTEM

Ah, só para  complementar o que escrevi no Editorial de ontem, no qual fiz referências às importantes afirmações feitas pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, no BRAZIL FORUM, em Londres, eis o que o mesmo disse sobre os problemas trabalhistas do nosso país:  

1- o Brasil, sozinho, é responsável por 98% dos processos trabalhistas em todo o planeta —o país tem 3% da população mundial.

2- O Citibank desistiu de operar no Brasil quando detectou que obtinha no país 1% de suas receitas, mas sofria 93% das ações trabalhistas.

3- comentou que 4% do PIB brasileiro é gasto com o custo do funcionalismo público, com o que procurou indicar o alto custo do Estado.

4- a soma dos sistemas público e privado da Previdência custa o correspondente a 54% do ORÇAMENTO  BRASILEIRO, ou seja, mais do que o dobro do que é gasto com educação, saúde e benefícios sociais.
 



Leia mais

15 mai 2017

NOTA 10, MINISTRO BARROSO!


BRAZIL FORUM UK 2017

Para não perder o FOCO volto a escrever sobre a nossa falida e injusta PREVIDÊNCIA SOCIAL. Desta vez faço minhas as palavras do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, durante a palestra que proferiu na conferência de abertura do -BRAZIL FORUM UK 2017-, na semana passada, em Londres.

 


AFIRMAÇÕES IMPORTANTES

Barroso, que antes de tudo é -socialista-, afirmou com absoluta convicção que a REFORMA DA PREVIDÊNCIA é tardia e, portanto mais do que necessária: é inadiável. Além disso, o ministro falou sobre a necessidade de restringir o foro privilegiado, anotando que serviria como poderoso instrumento de combater a corrupção.


TIROU DAQUI...

Quando Barroso explicou que "O setor previdenciário brasileiro é uma imensa transferência de renda dos pobres para os ricos, porque os 30 milhões de pensionistas no INSS custam um pouco mais do que 1 milhão de aposentados no setor público e todo o resto da sociedade financia essa transferência de renda", imaginei que o ministro tirou tais palavras do Ponto Critico. Só pode...


TRISTEZA ENORME

A minha convicção ganhou ainda mais força depois de que o ministro do STF disse: - "Quando vejo um pobre contra a reforma da Previdência me dá uma tristeza enorme, porque ele não sabe que está pagando a aposentadoria de um sistema que é feito para tirar dinheiro dele. Se pobre estiver sustentando rico, o sistema é perverso e injusto, portanto tem que mudar". 

Pergunto aos leitores: - Vocês já não leram isto aqui? Certamente que sim! 


REFORMA POLÍTICA

Para completar a sua conferência, Barroso atacou outros graves problemas pendentes de solução no nosso empobrecido Brasil, como: 1-a necessidade de uma reforma política, com a diminuição do custo da eleição, e uma ampla restrição ao foro privilegiado para combater a corrupção no Brasil.

 


ENXUGANDO GELO

Ao finalizar, Barroso emendou: "O sistema político brasileiro reprime o bem e potencializa o mal", disse o ministro, que complementou dizendo:  "Sem mudar o sistema político, toda a energia que gastamos vai se dissipar em nada, pois ficamos num sistema onde o direito penal fica enxugando gelo".


LIDO, OUVIDO E COMPREENDIDO

Deixo bem claro que não simpatizo nem um pouco com o ministro Barroso por várias questões. Entretanto, não posso deixar de elogiar o que pensa e diz sobre estes graves problemas ou injustiças que atacam o nosso país por todos os poros. Tomara que seja lido, ouvido e bem compreendido pelos nossos Congressistas. 



Leia mais