Artigos

18 abr 2019

ALÉM DA CENSURA, PRIVILÉGIOS ABSURDOS!


MAL INFORMADOS

Aqueles que imaginam que as maldades demoníacas protagonizadas pelo STF se restringem (1)- às dezenas de nojentos HABEAS CORPUS concedidos a bandidos que, comprovadamente, cometeram fantásticos atos de CORRUPÇÃO;  e (2)- à CRIMINOSA CENSURA imposta recentemente pelos péssimos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, precisam ser melhor informados.


PRIMEIRA CLASSE

Ontem, lendo a Gazeta do Povo, tomei conhecimento de que o feriadão de Páscoa para os servidores (?) da Justiça Federal, incluindo aí os tribunais superiores como o STF e o STJ, tem, oficialmente, CINCO DIAS.  Oficialmente, porque esta brutal  excrescência está amparada pela lei 5.010/1966. Com isso, a folga desta turma de brasileiros de -PRIMEIRA CLASSE- começou ontem, quarta-feira, 17, e vai até a próxima segunda-feira, 22. Que tal?


SEGUNDA CLASSE

Mais: o feriado da Semana Santa não é o único que a referida lei prevê -EXCLUSIVAMENTE- para o Judiciário. No total, os servidores, juízes e ministros da Justiça Federal dispõem de 25 DIAS DE FOLGA OFICIAL A MAIS do que é conferido aos trabalhadores da iniciativa privada, que compõe a -SEGUNDA CLASSE-.


SERES CELESTIAIS

Confesso que não estou convencido de que a maioria dos nossos senadores venha a aprovar o necessário IMPEACHMENT dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. Entretanto, ao manifestar que contem com o meu total apoio, sugiro que tratem de acabar de uma vez por todas com os nojentos privilégios concedidos aos SERES CELESTIAIS do Poder Judiciário.


REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Voltando ao tema -REFORMA DA PREVIDÊNCIA-, assunto que exige FOCO TOTAL, vejo que tanto a imprensa CONVENCIONAL quanto vários deputados que integram a CCJC da Câmara Federal (todos da oposição e alguns aliados do governo) seguem fazendo o máximo possível para DESIDRATAR a PEC da NOVA PREVIDÊNCIA.


300 MIL EMPREGOS

Ora, por tudo que revelam os BRUTAIS E CRESCENTES ROMBOS DA PREVIDÊNCIA, a ordem deveria ser no sentido de AUMENTAR o sacrifício e não ATENUAR. É preciso lembrar a todo momento que o atraso na aprovação da REFORMA implica pelo menos 1 mil empregos gerados a menos. Até o final do presente ano poderemos deixar de criar mais 300 mil empregos. 

Feliz Páscoa!



Leia mais

17 abr 2019

SERES CELESTIAIS? OU SERES DEMONÍACOS?


DUPLA EXPLOSIVA

Se a quantidade de péssimas decisões tomadas por vários ministros do Supremo Tribunal Federal já bastasse para fazer com que todos os brasileiros, indistintamente, entendessem que a mais alta instância do poder judiciário brasileiro existe para produzir muita INJUSTIÇA, nesses últimos dias a dupla EXPLOSIVA, formada por Dias Toffoli e Alexandre Moraes, simplesmente EXCEDEU. 


PLENOS PODERES

Agindo de forma bastante clara e pra lá de ostensiva, os maus ministros resolveram vir à público para dizer que PODEM MUITO MAIS do que permite a Constituição. Ambos, de forma repetida, embora nada surpreendente, certos de que seus cargos lhes conferem PODERES  CELESTIAIS, resolveram mostrar até onde vão estes tais PLENOS PODERES. 


EXORCIZADOS

Entretanto, a bem da verdade, estes dois ministros (e mais alguns outros) se revelaram como implacáveis SERES DEMONÍACOS. E, pelo grande mal que estão fazendo, sem remorso e muito cheios de si, ambos precisam ser imediatamente EXORCIZADOS.


RETROCESSO

O mais curioso é que o estapafúrdio -CALA BOCA- imposto de forma arbitrária e nojenta pelos maus ministros acabou se transformando num fantástico GOL CONTRA. Vejam que até o sempre muito complicado ministro Marco Aurélio Mello admitiu, claramente, que houve CENSURA na decisão do colega Alexandre de Moraes de determinar à revista digital "Crusoé" e ao site "O Antagonista" a remoção da reportagem "O amigo do amigo do meu pai", que menciona o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.

Para Marco Aurélio, o episódio marca um "retrocesso em termos democráticos". Mais: "Isso, pra mim, é inconcebível (a remoção do conteúdo dos sites jornalísticos). 


IMPEACHMENT

O fato é que do jeito que as coisas estão postas, sem um o EXORCISMO dos ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o STF não recupera a seriedade. Preocupado com isto o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou,  na manhã de hoje (17) uma DENÚNCIA DE CRIME DE RESPONSABILIDADE contra os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, com apoio de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Lasier Martins (Pode-RS), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Reguffe (sem partido-DF).


INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM

Vale lembrar que, no dia 14 de março passado, o advogado Modesto Carvalhosa protocolou um pedido de 150 páginas sustentando que há 32 casos de falta de decoro do ministro que podem ser entendidos como crime de responsabilidade do ministro do STF Gilmar Mendes. "Está claro que a sociedade, por unanimidade, não admite a presença dessa figura no Supremo. Ele é o inimigo público número um do Brasil. Mancha profundamente as instituições brasileiras", disse Carvalhosa. 



Leia mais

16 abr 2019

TODOS CONTRA A CENSURA!


ASSUNTO MAIS IMPORTANTE

Até  ontem, 15, assuntos que não estivessem diretamente focados e comprometidos com a aprovação da necessária REFORMA DA PREVIDÊNCIA, simplesmente não tinham como ser alvos de comentários nos Editoriais do Ponto Critico.


MORDAÇA

Hoje, 16, no entanto, diante da CRIMINOSA MORDAÇA que está sendo imposta pelo ministro do STF, Alexandre Moraes (os demais ministros permanecem silenciosos), deixo de opinar sobre a brutal irresponsabilidade da maioria dos deputados que integram a CCJ da Câmara Federal, que preferiu protelar, sabe-se lá para quando, a tramitação da PEC da NOVA PREVIDÊNCIA.


PENSAR+ E CLUBE DE OPINIÃO

Diante, portanto, da forte e incessante chuva de protestos, carregados de enorme INDIGNAÇÃO contra a LIBERDADE DE IMPRENSA, achei por bem que melhor seria divulgar alguns textos produzidos por integrantes do PENSAR+ assim como a NOTA DE REPÚDIO emitida pelo presidente do CLUBE DE JORNALISTAS E EDITORES DE OPINIÃO do RS, entidades estas que também integro e apoio.


NOTA DE REPÚDIO DO CLUBE DE OPINIÃO

O Clube de Opinião, que reúne alguns dos principais jornalistas do Rio Grande do Sul, vem a público repudiar, com veemência, o ato de censura imposto pelo Supremo Tribunal Federal à revista Crusoé e ao site O Antagonista.
Causa-nos enorme preocupação que a suprema Corte, responsável pela salvaguarda da Constituição Federal, invista contra um dos princípios fundamentais de nossa Carta Magna: a Liberdade de Imprensa.
A liberdade para que profissionais de imprensa possam investigar, apurar, escrever e publicar informações — agradem essas, ou não, aos poderosos de plantão — é parâmetro aferidor e garantidor, de qualquer democracia.
Os últimos movimentos do STF, com a abertura de inquérito para investigar manifestações contra a instituição e seus ministros, e que no dia de ontem, 15 de abril, culminou com a censura imposta a veículos de comunicação, se configura numa preocupante escalada ditatorial, uma ameaça à nossa claudicante democracia.
Esperamos — e mais do que isso, exigimos — uma mudança urgente no posicionamento da nossa corte constitucional, a fim de que todos nós brasileiros, e em especial a imprensa de nosso país, possamos ter garantida, assegurada e reafirmada nossas liberdades mais caras e voltemos a respirar ares de plena democracia em nosso país!


PENSAR+ - MARCEL VAN HATTEM

O pensador/deputado federal, Marcel van Hattem, líder do Novo na Câmara, classificou de “absurda” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de censurar a Crusoé e O Antagonista.
“Uma decisão absurda contra os únicos meios de comunicação que tiveram a coragem de apurar e repercutir um fato que passou em branco no restante da imprensa. Mais: "trata-se de um “cerceamento à liberdade de imprensa e uma ameaça a direitos consagrados pela Constituição”. “É muito perigoso, depõe contra a Corte, contra os ministros, contra a democracia e contra o próprio combate à corrupção. Se o ministro não está envolvido, por que a censura? Quem não deve não teme. Ao silenciar o mensageiro, Toffoli piora a situação.”


PENSAR+ - ROBERTO RACHEWSKY

Com o título - O DIREITO DE SABER-, o pensador Roberto Rachewsky escreveu: 

Só existe um direito mais importante que a liberdade de expressão, seja a liberdade da imprensa noticiar o inimaginável ou de um comediante fazer uma piada desprezível.

É o fundamental direito que embasa aquele e que garante a nossa existência como seres humanos: o direito de saber.

A censura que cala a imprensa, ou quem quer que seja, visa, em última instância, manter a sociedade na ignorância, estado de consciência que leva à servidão.

Quem domina o conhecimento da realidade tem o poder de controlar as mentes de seus semelhantes, seja para libertá-los ou para manipulá-los.

A censura é o uso do poder do estado para controlar os indivíduos através da deliberada escolha pela promoção da ignorância.

O direito de saber não implica na obrigação dos outros nos informarem, mas na possibilidade de, em os outros querendo nos informar, sermos informados.


PENSAR+ DIEGO CASAGRANDE

Eis o comentário do pensador Diego Casagrande sobre o silêncio da OAB:

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional está mesmo disposta a passar vergonha. Nem uma linha sobre a censura imposta à revista Crusoé e O Antagonista.

Por hora, nada.

Silêncio.

Enquanto isso, a sociedade brasileira se levanta e as principais entidades de imprensa se manifestam contra a decisão estapafúrdia e autoritária do ministro do STF.

A entidade, hoje nas mãos da esquerda, está abraçando as causas erradas: quer o fim da prisão em segunda instância, quer acabar com a Lava Jato, não se manifesta contra a censura.

A liberdade é um valor inegociável.

A OAB está pequeninha, pequeninha.


PENSAR+ EDUARDO ALENCAR

Eis o texto do pensador Eduardo Alencar, com o título -O JACOBISMO ESTÁ NO STF-:

Já não há mais o que negar. O Supremo Tribunal Federal (STF) é uma força revolucionária no pior sentido da palavra. E precisa ser parado o quanto antes.

Progressivamente, a Corte vem emparedando a democracia, avançando a agenda do ativismo judicial. De início, ela comprometia o orçamento do Executivo e a segurança jurídica das empresas. Agora, cria crimes do nada e atua pela força na mesma lógica de uma corte revolucionária, com um inquérito policialesco sem objeto claro para cassar os inimigos do projeto de poder desses salomões vermelhos.

Não custa lembrar que está presente em inúmeros manuais de Direito Penal a constatação banal que a ideia de criar crimes a partir da adaptação de leis para tipificar a prisão dos inimigos do regime foi obra do Direito alemão nazista, exatamente o que estão fazendo com a questão da homofobia.

Ao mesmo tempo, ignoram a vontade majoritária da população brasileira e querem transformar em ato lícito aquilo que não o é, levando o Sistema Único de Saúde a se transformar na maior indústria de abortos do planeta. Isso para não falar da revisão de decisões da Corte e dos malabarismos jurídicos por conveniência política que visam a blindar políticos amigos dos magistrados e antigos comparsas de partido.

Em uma semana, o STF censurou a imprensa e agora avança na coação de um General das Forças Armadas, em busca de uma rede imaginária de difamação. Está visivelmente emparedando a democracia no mesmo momento que a imprensa fala que o Presidente "criminaliza a política" por não querer lotear o Estado brasileiro para o Centrão em troca da aprovação da reforma.

Não é Gilmar Mendes, não é Toffoli. É a Corte inteira. Lembrem-se disso. Não há mocinhos ali. Porque o que dão com uma mão, tiram com a outra, ou com as duas.

Está chegando na hora de confrontar diretamente esse poder intermediário centralizador e colocá-lo diante da única decisão possível: ou aceita voltar para o seu lugar e reduzir as prerrogativas às quais se auto-intitulou, ou terá de ser substituído em defesa da própria sobrevivência da República.



Leia mais

15 abr 2019

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA OU RECUPERAÇÃO JUDICIAL?


MODO REVERSÃO

O botão que aciona os motores da economia brasileira segue -OUT OF ORDER-. Entretanto, quando, eventualmente, acende a luz do painel de controle, informando que os motores entraram em funcionamento, aí o movimento é de -REVERSÃO-.


IBC-Br DECEPCIONANTE

Este é o triste retrato da economia do nosso empobrecido Brasil, como revela o IBC-Br -Índice de Atividade Econômica do Banco Central-, divulgado na manhã de hoje, o qual mostra uma preocupante  QUEDA DE 0,73% em fevereiro ente janeiro.


PIB NEGATIVO NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Considerando que o IBC-Br é uma PRÉVIA do resultado do PIB, basta somar a queda de 0,73% em fevereiro ante janeiro com a queda de 0,31% em janeiro ante dezembro, para admitir, de forma inequívoca, que o PIB DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019 será NEGATIVO. 


REFORMA DA PREVIDÊNCIA AINDA EM ABRIL

Ora, se todos os deputados federais fossem dotados de um mínimo de discernimento, esta notícia bastaria para fazer com que a PEC da REFORMA DA PREVIDÊNCIA fosse aprovada, assim como está posta, ainda neste mês de abril.


MOTORES PARADOS

O fato é que, gostando ou não, quanto mais a REFORMA DA PREVIDÊNCIA é adiada mais os motores da economia brasileira permanecem parados ou, quando funcionam, entram em modo -REVERSÃO-, como atesta o índice negativo de 0,73% do IBC-Br. 


FOCUS

Vejam que as projeções que, semanalmente a pesquisa Focus divulga, mostram uma contínua queda da  taxa de crescimento do PIB 2019. Hoje, por exemplo, a projeção do crescimento do PIB para 2019 caiu de 1,97% para 1,95% e para 2020 recuou de 2,70% para 2,58%.

Se levarmos em conta que o ano começou com estimativa de crescimento de 3% (motivada pela certeza da aprovação da Reforma da Previdência), de lá pra cá os motores (PIB) seguem em -modo- REVERSÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO.



Leia mais

12 abr 2019

A VOLTA DA PRAGA DO INTERVENCIONISMO


CANTO DA SEREIA

Entra governo e sai governo e, lamentavelmente, o nosso empobrecido Brasil não consegue se livrar das práticas INTERVENCIONISTAS. Vejam que até os governantes que se declaram abertos às ideias liberais ficam desnorteados quando ouvem o velho CANTO DA SEREIA INTERVENCIONISTA. 


FEBRE

Ontem, ao tomar conhecimento de que a direção da Petrobrás foi -aconselhada-, pelo presidente Bolsonaro, a desistir do reajuste do preço do diesel, percebi o quanto é forte o vírus que transmite a PRAGA DO INTERVENCIONISMO, cujo efeito, mais do que sabido, é a destruição da confiança e a fuga de investimentos.


NOITE DE PAULO GUEDES

Inicialmente fiquei imaginando que se tratava de mais uma -Fake News-. Entretanto, como não houve qualquer desmentido, e os preços do diesel também não foram alterados, aí caí na real. Uma vez confirmada a catástrofe fiquei imaginando como seria a noite do liberal ministro da Economia, Paulo Guedes.


REFINARIAS

Observem que esta péssima decisão chega no exato momento em que o governo discute a venda de boa parte das 13 REFINARIAS DA PETROBRÁS. Ora, se o governo INTERVÉM no preço dos produtos que hoje são refinados apenas pela Petrobrás, certamente seguirá adotando a mesma prática, independente de quem, no futuro, pretenda refinar petróleo. 


INDEPENDÊNCIA DA PETROBRÁS

O que mais lamento é que o governo, ao não mostrar a mínima disposição para PRIVATIZAR a Petrobrás, não proponha a sua INDEPENDÊNCIA, como fez, ontem, com o Banco Central. Ao menos, a estatal ficaria livre de INTERVENÇÕES governamentais, que além de prejudicar os acionistas, desorganizam brutalmente os preços relativos.


A DESCONFIANÇA MORA AO LADO

O fato de reprovar qualquer tipo de INTERVENCIONISMO, vale registrar, nada tem a ver com as boas e corretas medidas que o governo vem tomando e que precisam ser aprovadas o quanto antes. Entretanto, o que acontece a partir de agora é que a velha desconfiança, que havia mudado de endereço, voltou a morar ao meu lado.



Leia mais

11 abr 2019

OS PRIMEIROS 100 DIAS


NEW DEAL

Para quem não sabe, a análise e avaliação dos primeiros 100 dias de quase todos os governos mundo afora teve início em 1933, quando, depois de decorrido este prazo, o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, fez um relatório mostrando os sucessos de sua administração que colocou em marcha o famoso NEW DEAL.


AVALIAÇÃO

Foi a partir de então que os -PRIMEIROS 100 DIAS- se transformaram num marco, ou ponto de partida de avaliação dos resultados obtidos e, principalmente, se estão razoavelmente de acordo com as promessas feitas  ao longo da campanha eleitoral.


SEM ISENÇÃO

No caso do governo Bolsonaro, por tudo que os maiores veículos de comunicação noticiam a todo momento, notadamente a Rede Globo, O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, a análise e a avaliação dos atos presidenciais nada têm de isentas.


VEIA IDEOLÓGICA

Assim, por mais que se diga, e prove, que nestes PRIMEIROS 100 DIAS o Brasil está no rumo certo, a veia IDEOLÓGICA DO ATRASO, que impera no ambiente jornalístico do nosso empobrecido Brasil, não admite a existência de qualquer acerto. Para esses críticos até agora tudo não passou de fracassos.


SURDOS E MUDOS

O curioso é que os críticos do governo Bolsonaro, que decididamente está interessado em mudar o Brasil para melhor, com REFORMAS  substanciais e corretas, se mostraram surdos e mudos durante os últimos 20 anos, período no qual o nosso País foi levado, literalmente, ao CAOS ECONÔMICO E SOCIAL. 


LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO

CAOS este provocado, calculado e intencionalmente, por um contingente de INCOMPETENTES e CORRUPTOS, como se estivessem competindo para ver qual tinha o maior poder de destruição. Também, como referi no editorial de ontem, não analisam os PRIMEIROS 100 DIAS de 2019 do Legislativo e do Judiciário, que mais têm atuado para dificultar e/ou impedir que o Brasil ganhe forças para poder sair da UTI.



Leia mais