ONDAS SENOIDAIS
Quem analisa uma série temporal dos preços de produtos e/ou serviços percebe, graficamente, que a flutuação se descreve em forma senoidal, onde as ondas identificam constantes e repetitivos ALTOS e BAIXOS.
CORAÇÃO
Vejam, inclusive, que o até o gráfico que descreve o batimento do nosso coração também mostra oscilação senoidal, registrando curvas constantes e repetitivas, com picos de alta e de baixa.
SENOIDE ESQUISITA
Ora, esta mesma lógica se faz presente através da volatilidade dos preços dos ativos negociados nos mais diversos mercados, ainda que neste momento, considerando o estado crucial que vive a nossa economia, o desenho gráfico do comportamento, tanto dos preços quanto da taxa de confiança, esteja mostrando uma senoide esquisita, com curvas disformes.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Este movimento, no entanto, se levarmos em conta o quanto a REFORMA DA PREVIDÊNCIA é tudo que o Brasil precisa para ganhar forças e condições de ir em frente, nada tem de estranho. Assim, quando o mercado percebe que as chances de aprovação da PEC melhoram, este sentimento se manifesta através dos preços dos ativos.
SUSSURRO
Da mesma forma, basta um simples sussurro vindo do final dos corredores da Câmara Federal, ou em qualquer outro lugar, para o mercado acusar imediatamente o golpe. Como se vê, basta um suspiro e a onda que descreve a senoide política/econômica já aponta para baixo.
TENDÊNCIA DE ALTA
O que precisa ser considerado, no entanto, é que a aprovação da REFORMA DA PREVIDÊNCIA dará início a uma nova ONDA SENOIDAL no Brasil, onde a TRAJETÓRIA dos ALTOS E BAIXOS vai mostrar, de forma clara, uma forte TENDÊNCIA DE ALTA. Alta de INVESTIMENTOS, que aumentarão a oferta e, por consequência, o crescimento do nosso combalido PIB.
ASSUMIR POSIÇÃO
No meu entender -liberal- não vejo nada de errado no fato de uma empresa jornalística apoiar um ou mais governantes. O que não é correto, muito menos ético e decente, é não assumir tal posição, através dos EDITORIAIS (carteira de identidade dos jornais), perante leitores, ouvintes e telespectadores.
POSTURA MENTIROSA
Se por um tempo alguns dos principais meios de comunicação do nosso País tentaram de todas as formas dissuadir seus seguidores informando, 1-que não inventam notícias; e, 2- só têm compromisso com a verdade; esta postura, notadamente nos últimos meses, passou a ser considerada por grande parte de brasileiros como MENTIROSA.
ERROS E ACERTOS
Se levarmos em conta que dependendo da formação -ideológica- daqueles que analisam as propostas e decisões tomadas por governantes (ou falta delas), muito daquilo que alguns consideram como ACERTO é visto por outros como ERRO. Neste caso, o que deve prevalecer é a LÓGICA DO RACIOCÍNIO.
INFORMAÇÕES TENDENCIOSAS
Também, por óbvio, ninguém é obrigado a gostar de quem quer que seja. Entretanto, quando um meio de comunicação qualquer manifesta uma forte má vontade com tudo que um governante propõe ou afirma, aí fica mais do que evidente o quanto as notícias ou opiniões são tendenciosas.
PERSEGUIÇÃO NOTÓRIA
Se, nos últimos meses muita gente ainda tinha dúvidas quanto ao papel desempenhado pela Rede Globo e o Jornal Folha de São Paulo, por exemplo, em relação a tudo que faz ou pretende fazer o governo do presidente Jair Bolsonaro, hoje, sem medo de errar, a maioria do povo brasileiro está convencida de que a PERSEGUIÇÃO é notória.
SÓ ERROS
Não se trata, portanto, de mais uma eventual queixa infundada. Basta ver que para estas duas organizações jornalísticas, que não são as únicas, a probabilidade do governo Bolsonaro cometer ERROS E ACERTOS é simplesmente NULA. Por incrível que possa parecer, Bolsonaro e suas mais diversas equipes só cometem ERROS. Que tal?
RELATOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA CCJ
Ontem, enquanto a turma do deixa-disso, mostrando clara preocupação, tratava de arrefecer o nada saudável bate-boca envolvendo, de um lado, o presidente Jair Bolsonaro; e, de outro, pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, duas notícias alvissareiras contribuíram para animar aqueles que querem um NOVO BRASIL.
LEILÃO DA NORTE-SUL
A primeira notícia diz respeito ao resultado do leilão de concessão da Ferrovia NORTE-SUL, no qual a empresa Rumo, ligada ao grupo Cosan, arrematou o trecho de 1.537 quilômetros, que vai da cidade de Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO, por R$ 2,719 bilhões à vista - ágio de 110,92%), com o compromisso de investir R$ 2,72 bilhões em melhorias ao longo de 30 anos. Detalhe: ao final do período a concessão não poderá ser renovada.
DOZE ANOS
Observem que este foi o primeiro leilão de ferrovia realizada pelo governo em mais de dez anos. O último, que lá em 2007 (12 anos atrás) oferecia um trecho de 720 quilômetros da Norte-Sul, entre Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA), o qual foi vencido pela empresa Vale.
RELATOR NA CCJ
A segunda notícia foi a esperada definição do deputado/relator da REFORMA DA PREVIDÊNCIA na CCJ - Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, onde o escolhido foi o delegado Marcelo Freitas, do PSL-MG. Felizmente, pelo que foi noticiado, Freitas, além de preparado é alinhado com o governo e com a Nova Previdência. Ufa!
DESEJO
Mais: somando estas excelentes notícias com a perspectiva (ou convencimento) de que o bate-boca só serviu, de fato, para abalar a combalida confiança de investidores, produtores, comerciantes e consumidores, o que mais quero daqui para frente é que todas as REFORMAS, notadamente a da PREVIDÊNCIA e a TRIBUTÁRIA sejam aprovadas.
NECESSÁRIAS E IMPORTANTES
A propósito, com o mesmo entusiasmo que recebi estas duas notícias, que produziram um clima de -bem estar- no contaminado ambiente econômico e governamental do nosso empobrecido Brasil, proponho que daqui para frente somemos esforços para, conjuntamente, esclarecer a quem quer que seja, o quanto são verdadeiramente necessárias e importantes as REFORMAS.
PAIXÃO PELO CAOS
Pela forma como os gravíssimos problemas brasileiros estão sendo encarados por aqueles que foram eleitos com a exclusiva incumbência de tirar o nosso empobrecido Brasil da UTI, chega-se a uma dura e triste conclusão de que boa parte deles se apaixonou perdidamente pelo CAOS.
MUITOS FILHOS
Pelas atitudes e declarações que colho a todo momento, não são poucos aqueles que se mostram prontos e dispostos em manter uma firme, estável e duradoura relação com o CAOS ECONÔMICO. Mais: querem que este relacionamento seja coroado com o nascimento de muitos filhos.
PARA TODO O SEMPRE
O mais importante, pelo que estão dando a entender, é que os frutos tenham as mesmas características da MÃE CAOS. Assim, as chances de se manterem intactos os privilégios concedidos à turma da PRIMEIRA CLASSE de brasileiros é muito maior. Ou seja, a continuidade faz com que estes 8% de apaniguados continuem, para todo o sempre, sustentados por mais de 92% da população brasileira.
ESTOQUE DE ESPERANÇA
Mesmo que vá continuar lutando, constantemente, para que o Brasil possa ganhar alguma musculatura e com isto consiga se livrar de boa parte dos males que os levaram a UTI, em estado desesperador, só pelo que vi e assisti nestes últimos dias confesso que o estoque das minhas esperanças voltou a diminuir, de forma preocupante.
BOLA ESTÁ COM O CONGRESSO
Aliás, ontem, o ministro de Economia, Paulo Guedes, ao ser questionado se sua permanência no cargo está condicionada à aprovação da reforma da Previdência, deixou bem claro que não tem apego ao cargo. Mais: "Se o presidente não quiser, se a Câmara não quiser, eu voltarei para onde sempre estive”. Arrematou dizendo que a bola da Previdência agora está com o Congresso.
RÁPIDOS E EFICIENTES PARA O MAL
Esta clara falta de vontade dos congressistas em dar andamento na REFORMA DA PREVIDÊNCIA fica ainda mais clara porque já se passaram 90 dias deste que deveria ser o Ano da Graça de 2019 e até agora não foi escolhido o RELATOR da PEC. Pode?
O curioso é que na 3ª feira, 26, a Câmara aprovou num espaço de meia hora -EM DOIS TURNOS- a PEC que tornou o Orçamento Impositivo. Ou seja, para ferrar os deputados são rápidos e eficiente. Já quando é para DAR VIDA AOS BRASIL ....
MAU SINAL
Depois de um período de euforia, que iniciou em outubro de 2018 com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, a DESCONFIANÇA voltou a reinar de forma muito clara e altamente preocupante, como revelam os constantes levantamentos aferidos pelos mais diversos institutos.
CONSUMIDOR E CONSTRUÇÃO
Em março, por exemplo, o índice de CONFIANÇA DO CONSUMIDOR, elaborado pela FGV, recuou 5,1 pontos em relação a fevereiro (96,1 para 91,0 pontos), o menor valor desde outubro de 2018.
No mesmo período, o índice de CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO, também calculado pela FGV, caiu 2,5 pontos, configurando a MAIOR QUEDA na margem desde junho de 2018 (-2,9 pontos).
Detalhe: o índice de expectativas deste setor teve queda ainda maior, de 7,6 pontos, para 101,4 pontos, o menor valor desde outubro do ano passado (95,3). Que tal?
EMPRESÁRIO INDUSTRIAL
Da mesma forma, no mesmo período (março) o Índice de CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO INDUSTRIAL (ICEI) registrou queda de 2,6 pontos, como informou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em pesquisa realizada com 2.508 empresas, entre os dias 1º e 19 deste mês.
Detalhe: o ICEI é um indicador que antecipa tendências da economia. Empresários confiantes têm mais disposição para fazer investimentos, aumentar a produção e criar empregos. Isso é decisivo para o crescimento da economia.
CONFIANÇA NO JUDICIÁRIO
Diante de tantos índices que mostram um crescimento generalizado da DESCONFIANÇA, a cereja do bolo está estampada no Índice de CONFIANÇA NO JUDICIÁRIO, medido pela FGV. Se em 2018 apenas 29% da população confiava na Justiça, atualmente, se for levado em conta as péssimas e comprometidas decisões que vem sendo tomadas pelos ministros do STF, este percentual não vai além de 20%.
CAUSA
Quem leu o editorial até aqui já deve ter percebido, com absoluta clareza, que a CAUSA de tamanha DESCONFIANÇA está na irresponsabilidade dos deputados federais, que nestes quase 90 dias de 2019 ainda não escolheram o relator da PEC da REFORMA DA PREVIDÊNCIA, tida e havida como o REMÉDIO que pode tirar o Brasil da UTI.
100 DIAS DE GOVERNO
Faltando poucos dias para completar os 100 DIAS de governo Bolsonaro, marca que a sociedade brasileira, com forte influência da mídia, considera como vital para imprimir a identidade dos novos governos, já se sabe, infelizmente, que os brasileiros não terão muita coisa para comemorar.
Assim, não há como contestar o DESENCANTO revelado pelos índices que medem o grau de CONFIANÇA na nossa economia. É uma pena, mas pelo silêncio das ruas tudo indica que a DESCONFIANÇA gera SATISFAÇÃO.
PREGOS NO CAIXÃO
Ontem, diversos ocupantes dos poderes Legislativo e Judiciário, cada um portando um poderoso martelo, entraram em cena, como se estivessem participando de uma competição, para mostrar quem colocaria o maior números possível de pregos no caixão onde repousa o moribundo e malcheiroso Brasil.
DOIS GRUPOS
Esta TURMA DO ATRASO, ainda que seus componentes ajam sempre de forma bem afinada, se divide em dois grupos bem distintos: uma parte se manifesta de forma puramente dogmática, de acordo com o que prega a ideologia social/comunista; a outra tem compromissos voltados para garantir e/ou criar privilégios corporativistas.
FAZER BARULHO
Ainda que estes dois grupos juntem hoje uma minoria de brasileiros, ninguém desconhece que ambos, em que pese a defesa de interesses diferentes, geralmente ocupam o mesmo palco para mostrar o quanto são capazes de fazer barulho e gerar enorme confusão.
APOIO DA MÍDIA
Chama a atenção que em todas as manifestações e/ou reivindicações que fazem a todo momento, independente das motivações de cada grupo, ambos contam sempre com forte e gratuito apoio da mídia. Mais: quando ocorre algum tumulto e/ou eventual conflito com as forças policiais, a mídia só notícia que a violência partiu exclusivamente destes agentes.
SEPULTAR O BRASIL
Como o Brasil como um todo (União, Estados e Municípios) está em situação pré-falimentar, gostem ou não a recuperação da saúde financeira passa pela realização de REFORMAS, PRIVATIZAÇÕES e CONCESSÕES. Pois, mesmo assim, por todos os cantos do País o que se vê é a união dos ideológicos (liderados pelo PT, PSOL e PDT) com os corporativistas (sindicalistas) ambos mostrando que têm como grande propósito sepultar o Brasil.
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
Felizmente, já nesta madrugada, 24 vereadores de Porto Alegre deram um chega pra lá na turma do atraso e entregaram um belo presente de aniversário para a Capital do RS, que completa hoje 247 anos: a aprovação (24 votos a favor e 12 contra) do projeto de lei complementar do Executivo (PLCE) 002/19, que altera o Estatuto dos Funcionários Públicos do município e contém o crescimento vegetativo da folha salarial.
Com galhardia estes 24 valentes vereadores enfrentaram a TURMA DO ATRASO e acabaram com boa parte dos privilégios dos servidores municipais. A proposta aprovada altera a relação do regime de trabalho dos servidores públicos municipais, os acréscimos e gratificações, no que diz respeito à composição, concessão e incorporação de parcelas que compõem a remuneração praticada.
“A revisão do Plano de Carreira dos Servidores, algo já adotado pela União e no Estado, é essencial para que possamos buscar o equilíbrio financeiro e efetuar o pagamento da folha, em dia”, afirmou o prefeito Nelson Marchezan Júnior. "O comportamento das despesas municipais tem apresentado elevação constante e desproporcionalmente superior à elevação das receitas, enquanto os sistemas de remuneração de pessoal no setor público foram construídos num cenário hiperinflacionário, que se encontra superado há quase 30 anos, sem que qualquer adequação legislativa tenha sido feita naqueles sistemas."
A implementação dessas mudanças em sistemas se fará em menos de 30 dias. Nos próximos cinco anos, a partir de 2019, a Prefeitura economizará R$ 100 milhões. Em dez anos, deixará de gastar, automaticamente, entre R$ 180 milhões a R$ 200 milhões.