Artigos

30 set 2024

A FÁBULA DE ESOPO ATUALIZADA


REVISITANDO A FÁBULA -A CIGARRA E A FORMIGA-

Aproveito este editorial para repassar o excelente e oportuníssimo texto do pensador André Burger -REVISITANDO A FÁBULA -A CIGARRA E A FORMIGA-, postado na sua conta do Facebook na semana passada. Mais: sugiro que os leitores encaminhem aos seus amigos, assim como, para seus filhos e netos. Eis: 


A LULA E O LEÃO

É atribuído a Esopo, na Grécia Antiga, a criação da fábula como gênero literário. Hoje, 26 séculos depois, podemos recontar sua fábula mais conhecida, a CIGARRA E A FORMIGA, com novos personagens: a LULA e o LEÃO.
Ambos os animais se tornaram líderes de seus respectivos países. O LEÃO recebeu um país com um governo quebrado com um orçamento deficitário, pois sempre gastavam mais do que recolhiam de impostos e, por consequência, com inflação elevada. A LULA, ao contrário, recebeu um país onde os gastos eram inferiores a receita dos impostos e, se existia inflação, era pequena e controlada.


O LEÃO

O LEÃO, animal forte e voluntarioso, em apenas dez meses à frente do país que recebera, falido e desacreditado em todo o reino animal, conseguiu equilibrar as contas públicas e reduzir a inflação. Fez isso com determinação e conhecimento que as soluções que implantava eram corretas, pois estavam de acordo com a lógica e as leis econômicas elementares.


A LULA

A LULA, molusco capaz de mudar de cor e formato para se adequar aos lugares por onde passa ou, mesmo, assumir padrões variados para enganar seus opositores, está mais preocupada em ser popular para manter o poder. Como não dispõe da inteligência, força e tenacidade do Leão, seu método de liderar é agradar a tantos quanto possa, não importando o certo ou errado, o justo e o injusto. A mutabilidade da Lula é sua principal característica.
Ao governar, a Lula seguiu na busca por popularidade e gastou o que o país não tinha. Em menos de 18 meses do início do seu governo apresenta um orçamento que se equilibra porque diversos gastos não são incluídos. Retomando as mesmas práticas das duas outras vezes que havia governado. Os malacólogos sérios dizem que é enganação, os mais heterodoxos, chamam de contabilidade criativa.


VAI FALTAR DINHEIRO

O que a LULA está fazendo é conhecido desde Esopo e se sabe que não dará certo. Tal como a cigarra, vai faltar dinheiro para o futuro porque foi dada prioridade ao presente. Afinal uma Lula vive pouco tempo e é o presente que importa. Ou seja, o animal que viver lá no futuro que se vire.
Por outro lado, o LEÃO, bem mais longevo, se preocupa com o futuro e, portanto, busca que o amanhã possa ser melhor que o presente. Sua ação foi oposta ao da Lula: conter os gastos presentes, investir, para que as próximas gerações possam ter vidas melhores. O Leão estudou e tomou conhecimento que as sociedades que souberam ter orçamentos equilibrados, gastando menos do que arrecadam, foram as que mais prosperaram. Assim criou regras que obrigam que os governos, seu e de quem o suceder, apresentem déficit zero. Se houver superavit significa que tirou demais dos seus concidadãos animais e então deve reduzir os impostos. Caso contrário, havendo déficit, deve reduzir os gastos e não aumentar a arrecadação ou criar dinheiro, porque sabe que isso cria inflação.


LULA É LULA E O LEÃO É MILEI

O interessante dessa fábula, com a LULA e o LEÃO, é que pode ser contada em relação a vários países e diferentes épocas. O senso comum nos leva com clareza a identificar qual animal e qual país foi bem-sucedido, da mesma forma com a despreocupada cigarra e a diligente formiga. Isso aconteceu na história dos homens repetidas vezes e está acontecendo agora. Não é difícil identificar na América do Sul que a Lula é o Lula e o Leão é o Milei. O final da história é conhecido e tem a mesma moral da fábula de Esopo.



Leia mais

27 set 2024

IBGE - ESTATÍSTICAS SOB SUSPEITA


EXPRESSÃO DA REALIDADE

Mais do que sabido, toda e qualquer ESTATÍSTICA, para que possa ser reconhecida por todos como algo CONFIÁVEL, antes de tudo precisa EXPRESSAR A REALIDADE de acordo com os PARÂMETROS CONSIDERADOS VÁLIDOS na sociedade em que se situam.


IBGE IDEOLÓGICO

Partindo deste claro pressuposto, vale lembrar o que escrevi, no início de 2023, quando Lula escolheu para presidir o IBGE o comprometidíssimo economista petista, Marcos Pochmann. Na ocasião, por conta das incontáveis FRAUDES que de resto se tornaram MARCA REGISTRADA DO PT, alertei sobre a real possiblidade de que, sob o comando de Pochmann, grande parte dos dados e estatísticas divulgadas pelo IBGE -IDEOLÓGICO- entrariam em -MODO SUSPEITO-, do tipo que faz com que a sociedade suspeite que os números e dados são produzidos com o propósito de atender, SOB MEDIDA, aos INTERESSES DO GOVERNO. 


SOB SUSPEITA

Pois, como revelou nesta semana a Gazeta do Povo, a CRISE QUE SE INSTALOU NO IBGE é um importante indício de que as SUSPEITAS se tornaram REALIDADE, segundo afirmam os próprios funcionários da instituição. Mais: para o analista financeiro VanDyck Silveira, as mudanças em marcha no IBGE são EMBARAÇOSAS ao sinalizar para métodos de controle das informações nacionais, algo que parece inspirado em PAÍSES AUTORITÁRIOS E INÉDITOS EM DEMOCRACIAS. “Dados enfeitados ainda não surgiram, mas os rumores dão a entender UMA POSSÍVEL MANIPULAÇÃO DE DADOS OFICIAIS. 


ORGANIZAÇÃO PARALELA

Silveira arrematou dizendo - “É difícil de acreditar que um órgão da mais alta qualidade profissional como o IBGE esteja sendo apoderado politicamente pelo governo, a partir da criação de uma ORGANIZAÇÃO PARALELA. Tenho muita preocupação sobre como produzirão dados de emprego, inflação e Produto Interno Bruto”. Na mesma linha- preocupante-, o conselheiro de empresas Ismar Becker disse que “considera ter sido “mais um tiro no pé” do terceiro governo de Lula dar respaldo aos planos estruturais de Pochmann, personagem identificado por sua militância partidária. A partir do momento que ele entrou no IBGE, acabou a credibilidade”.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ : O DESGOVERNO, por Alex Pipkin. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

26 set 2024

PERSONALIDADE NEGATIVA


PERSONALIDADE POSITIVA

No editorial de ontem, 25, achei por bem registrar a natural e corriqueira postura do presidente da Argentina, Javier Milei, o qual considerei -PERSONALIDADE -POSITIVA- da ASSEMBLEIA GERAL DA ONU, entidade esta, segundo o próprio liberal e todos aqueles que têm um pingo de discernimento, defende uma retrógrada postura -WOKISTA-, tida e havida em prosa e verso como a DOENÇA MENTAL destruidora da moral, dos princípios e valores OCIDENTAIS. 


PERSONALIDADE NEGATIVA

Pois, tão logo publiquei o meu editorial, me deparei com o esclarecedor texto do jornalista J. R Guzzo, publicado no Estadão de ontem, 25, no qual expõe a nojenta postura de Lula, que não por acaso é tido e havido como legitima -PERSONALIDADE NEGATIVA- do evento. No artigo, -Lula levou ‘bonde’ de 100 pessoas a Nova York só para representar de novo papel de anão diplomático. Seus estrategistas têm uma miragem em que ele aparece como salvador do meio ambiente mundial, enquanto ele preside um país que vive os piores incêndios florestais em 20 anos-, Guzzo expõe a velha e absurda postura, mais do que sabida e esperada, do nosso intrometido presidente socialista/comunista. Eis aí o belo texto do jornalista J. R. Guzzo: 


LULA EM NOVA YORK

O presidente Lula e o seu governo não conseguem mais dar dois passos, para qualquer lado, sem criar um escândalo. Também não conseguem, há muito tempo, articular duas sentenças coerentes em seguida quando pretendem explicar o que estão fazendo em suas funções. O resultado tem sido essa sequência cada vez mais alarmante de agressões à moralidade pública, à inteligência comum e aos requisitos mais elementares da competência que se exige para administrar uma barraca de feira.

Dá a impressão de psicose em estágio clínico já avançado, e possivelmente irreversível. Passa pela cabeça de alguém, isso para se ficar apenas no último surto, que Lula vá a Nova York para ler um discurso na ONU e leve consigo uma comitiva com mais de 100 pessoas - que já tinha torrado, até a hora do desembarque, R$ 750 mil? Para começar, ninguém na plateia prestou a menor atenção ao que ele estava dizendo. Nunca prestam. Mas há muito tempo não havia, como desta vez, tanta expectativa de nada.


EXIBICIONISMO

É claro que não. Lula, em seus 21 meses de governo, quis se exibir como líder internacional de Terceiro Mundo – tudo o que conseguiu até agora foi se tornar o Bobo Alegre número 1 do planeta. Fala, fala e fala, mas nunca faz nexo. Os ouvintes se cansam, naturalmente, e o resultado prático é que já esqueceram dele para qualquer conversa séria. A sua equipe de relações públicas continua falando em geopolítica, “novo balanço” de forças no mundo, “projeção de poder”, Sul Global e outras bobagens. Mas nem ela acredita no que fala.

Já estaria ruim o suficiente se as coisas ficassem aí, mas não ficam. Cada viagem dessas é uma espetacular exibição de assalto ao dinheiro de quem paga imposto neste país – uma compulsão desesperada em saquear, antes que a polícia chegue, tudo o que está nas prateleiras do supermercado. Não pode ser por acaso. Ninguém leva por acaso mais de 100 pessoas numa viagem de luxo a Nova York, paga com dinheiro do Erário Público; é má intenção direto na veia.


CARDUME

O que esse cardume todo foi fazer em Nova York? Não é possível, por nenhum critério, mandar 100 pessoas para ajudarem o presidente numa viagem oficial – ainda mais quando se leva em conta que ele não iria fazer nada na viagem em questão. Ajudar como? Esse último bonde de Lula levou para Nova York, por exemplo, uma ministra da “Gestão e Inovação em Serviço Públicos”. Estamos, aí, em pleno deboche. Já não deveria existir esse Ministério, que até hoje não geriu e nem inovou absolutamente nada – quem é capaz de citar uma única obra da ministra? Vira piada total quando ela vai com Lula para a ONU, onde não existe a menor possibilidade de tratar qualquer assunto de gestão ou de inovação.

Para pior dos pecados, a viagem da ministra da Gestão foi justamente a mais cara – só a sua passagem ficou em R$ 46 mil. (A explicação que deu para este despropósito é a seguinte: “nesta época”, as passagens para Nova York são “muito caras”.) É juntar inutilidade a desperdício de dinheiro que não é dela, o que fica ainda pior quando Lula repete, dia e noite, que “o governo” não tem um tostão furado – e que só pode realizar seu sonho de ajudar os pobres se aumentar os impostos. Então por que está pagando a viagem da aspone a Nova York?


ENCHER O BUCHO

E o Advogado-Geral da União, então? Acredite se quiser, mas você pagou a viagem dele também. Que raios a Advocacia-Geral da União tem a ver com a Assembleia Geral da ONU? Será que Lula precisa de um advogado-geral quando vai a Nova York? O resto desse trem da alegria é a mesma lástima. Foram capazes de levar quatro gatos gordos da Controladoria Geral da União, a ministra dos “Povos Indígenas” e sua corte de assessores (seis, no caso) e dois funcionários de uma desconhecida Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República.

Houve gente dos “ministérios” que Lula inventou para fazer “reforma agrária”, promover a “igualdade racial” e combater “a fome”. Que trabalho eles podem ter feito em Nova York? É especialmente cômica a ideia de que mandaram para você a conta dos restaurantes em que a turma do combate “à fome” foi encher o bucho em Nova York. Que tal? Não podia faltar, enfim, a armada da divisão de propaganda. Conseguiram, desta vez, levar para Nova York nada menos que dezesseis serventuários da Secretaria de Comunicação.


TORRAÇÃO DE DINHEIRO DO TESOURO NACIONAL

Quanto à discurseira, nenhum tipo de novidade. Tudo se resumiu a Lula representando de novo o seu papel de anão diplomático – quanto mais ele fala ao mundo, mais anão o Brasil fica. Seus estrategistas em geopolítica, com a inspiração de Janja e outros cientistas sociais, têm uma miragem recorrente em que Lula aparece como líder supremo do “enfrentamento” à “mudança do clima” e salvador do meio ambiente mundial. Na vida real, ele preside um país que está vivendo os seus piores incêndios florestais dos últimos vinte anos – e que não tem a mais remota ideia do que o seu governo pode fazer a respeito. Tudo o que conseguiu, em Nova York, foi jogar mais uma vez a culpa nos outros – na “mudança do clima”, nos países ricos, no capitalismo e nos seus suspeitos de sempre.

O presidente e o seu ministro “de facto” do exterior fizeram questão de confirmar na ONU, mais uma vez, a sua aversão fundamental aos regimes democráticos. (A única participação visível do ministro oficial foi aparecer com os fones de tradução simultânea ouvindo um discurso de Lula - em português.) Não aceitam em nenhuma circunstância admitir o que o resto do mundo já reconheceu há muito tempo – que a Venezuela é uma ditadura e que o seu amigo Nicolás Maduro roubou a última eleição. Continuam fixados na crença de que o farol para a humanidade está localizado entre os terroristas do Hamas e os terroristas do Irã. O resto é viagem e torração de dinheiro do Tesouro Nacional.



Leia mais

25 set 2024

MILEI LEVA TROFÉU DESTAQUE NA ONU


TROFÉU DESTAQUE

No claro entender, quem acompanhou, como eu, os 20 discursos que foram promovidos ontem, 24, nesta 79ª sessão da -ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS-, um dos principais eventos promovidos pela ONU onde os Chefes de Estado dos 193 PAÍSES MEMBROS têm representação -igualitária-, já elegeu o presidente da Argentina -Javier Milei- como ganhador -disparado- do TROFÉU DESTAQUE desta Edição. 


INCLINAÇÃO NATURAL PARA O SOCIALISMO

Sem surpreender, o tema desta edição -Não deixar ninguém para trás: Agindo juntos para o avanço da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para as gerações presentes e futuras-, serviu como uma luva para evidenciar o quanto a grande maioria dos países -membros- tem forte inclinação natural para o socialismo. 


LULA: MIDAS NEGATIVO

Como já era mais do que esperado, o pronunciamento do presidente Lula, na abertura da Assembleia, se constituiu no velho e surrado MAIS DO MESMO. Desta feita, no entanto, a impressão que passou ao mundo é de que ninguém mais leva à sério o que Lula diz, sugere ou propõe. Na real, até os comunistas mais ferrenhos veem o nosso presidente como um MIDAS NEGATIVO, ou seja, tudo que toca, ou se aproxima, vira encrenca, como de resto comprovam -ESCANCARADAMENTE- as nossas combalidas CONTAS PÚBLICAS. 


VIVA LA LIBERTAD, CARAJO!

Já no seu aguardado discurso, o presidente da Argentina, Javier Milei, fez o correto DIAGNÓSTICO do atual papel da ONU, ao acusar a organização internacional de cometer crimes contra a humanidade durante a pandemia e de impor sua AGENDA IDEOLÓGICA tipicamente de esquerda. Entretanto, entre as múltiplas razões que levaram Milei a ser eleito como DESTAQUE desta edição foi a sua mensagem final, já bastante conhecida : -VIVA LA LIBERTAD, CARAJO



Leia mais

24 set 2024

DA PROBABILIDADE À CERTEZA


RISCO

Antes de tudo, RISCO, por definição, é resultante do cálculo da PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA de algo INCERTO ou DESCONHECIDO. Por consequência, portanto, o RISCO é algo inerente ao FRACASSO e/ou ao SUCESSO, de tudo que está em jogo, tanto para aquilo que PROJETAMOS quanto para o que achamos por bem INVESTIR. 


DESEQUILÍBRIO ENTRE RECEITAS E DESPESAS DO GOVERNO

Pois, partindo desta clara e indiscutível premissa, não cabe dizer que o Brasil corre sério RISCO FISCAL, como a grande maioria dos ECONOMISTAS e PALPITEIROS -fala e escreve-, diariamente, na vã tentativa de explicar o crescente e incrivelmente prazeroso -DESEQUILÍBRIO ENTRE RECEITAS E DESPESAS DO GOVERNO-.


CERTEZA

Portanto, se levarmos em conta mais do que certa que RISCO é resultante da PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA, em se tratando da QUESTÃO FISCAL do nosso empobrecido Brasil a tal PROBABILIDADE já deu lugar à CERTEZA DE OCORRÊNCIA DO FRACASSO. Mais: considerando que o propósito do PT e seus aliados sempre foi a DESTRUIÇÃO ECONÔMICA, o ROMBO FISCAL é festejado como um RETUMBANTE SUCESSO. 


ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO 2025

Esta verdade é de tal forma CRISTALINA que nem mesmo a eterna e perseguida PRETENSÃO PETISTA/COMUNISTA de AUMENTAR DRASTICAMENTE OS IMPOSTOS, como está posto claramente no -ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO 2025, tem como propósito ZERAR O ROMBO FISCAL do próximo exercício. Ou seja, o PT et caterva só tem olhos voltados para INDECENTES E CRESCENTES DESPESAS PÚBLICAS.   



Leia mais

23 set 2024

A VELHA MATRIZ ECONÔMICA


RELATÓRIO ANUAL DO FMI

Consta, de forma muito clara no relatório anual do FMI -Fundo Monetário Internacional-, que graças aos resultados obtidos com as REFORMAS ESTRUTURANTES, promovidas nos governos TEMER e BOLSONARO-, o -PIB POTENCIAL DO BRASIL- foi revisado para cima, (passou de 2% para 2,5%). Pois de forma nada ética, que de resto é a MARCA REGISTRADA do PT, Lula -et caterva- festejaram a -REVISÃO- como se fosse uma consequência direta e exclusiva de suas propostas e decisões.


MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA

Ora, o que está acontecendo no nosso empobrecido Brasil é a CÓPIA FIEL da MATRIZ ECONÔMICA BOLIVARIANA, instituída no governo Dilma e comandada pelo péssimo Guido Mantega. Naquela ocasião, que agora se repete, O QUE FALA MAIS ALTO É O CONSUMO, por conta dos ESTÍMULOS GOVERNAMENTAIS, tipo -MAIOR ACESSO AO CRÉDITO, BENEFÍCIOS SOCIAIS E REAJUSTE DO SALÁRIO-MÍNIMO ACIMA DA INFLAÇÃO. 


INFLAÇÃO

Mais do que sabido, o que faz a economia crescer é a OFERTA, ou seja, a DEMANDA é resultante daquilo que é PRODUZIDO. Portanto, como a economia está sendo sustentada por um CONSUMO em nível superior ao que é OFERTADO, o efeito desta grave encrenca leva o conhecido nome de INFLAÇÃO.  


ROTA DO FRACASSO

Gostem ou não, o fato é que a INFLAÇÃO E A DETERIORAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS -DÉFICIT FISCAL-, são fatores que levam À FALTA OU REDUÇÃO DO CRESCIMENTO DA TAXA DE INVESTIMENTO. Como se vê, dando continuidade a esta política econômica, o governo deixa claro que prefere a ROTA DO FRACASSO ECONÔMICO. 



Leia mais