Artigos

09 abr 2021

DISCERNIMENTO: A MUTILAÇÃO DO CHIP


PLATÃO

Platão, como bem descreve Francisco Porfírio, graduado em filosofia, foi o primeiro filósofo a afirmar a existência de um DUALISMO PSICOFÍSICO NO SER HUMANO, ou seja, uma COMPOSIÇÃO DUPLA FORMADA ENTRE O CORPO E A ALMA. Segundo Platão, existe uma alma, perfeita e imaterial, e um corpo, material, limitado e imperfeito, que nos fazem tal como somos. Como tal, os seres racionais conseguem viver uma vida plena, pois somente a RACIONALIDADE leva ao mundo das ideias.

 


ARISTÓTELES

Aristóteles, por sua vez, afirma que o ser humano é um ANIMAL POLÍTICO, ou seja, vive em sociedade, participa ativamente e até constrói regras para essa sociedade. Nesse sentido, Aristóteles afirma que o ser humano só é capaz de realizar tais atividades por causa de uma característica intrinsecamente sua: a LINGUAGEM. O ser humano é um animal dotado da palavra, da linguagem, diferente dos outros animais. A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar. Justamente por essas possibilidades, podemos realizar uma infinidade de tarefas, que vão desde o desenvolvimento de técnicas até o estudo da matemática, da música e da lógica.


DESCARTES

Já René Descartes, mesmo se opondo à filosofia escolástica, que afirmava que todo ser vivente possui uma alma, reafirmou o dualismo psicofísico de Platão, aplicando-o apenas aos seres humanos. Segundo Descartes, os animais são apenas autômatos da natureza, ou seja, espécies de seres mecânicos que desenvolvem movimentos mecanicamente. Isso significa dizer que o ser humano é capaz de pensar, falar e movimentar-se livremente e de acordo com sua vontade, ao passo que os animais apenas desempenham tarefas mecânicas.


CHIP DO DISCERNIMENTO

Ora, considerando que estamos em plena ERA DIGITAL, ou ERA DA INFORMAÇÃO E/OU TECNOLÓGICA, fica muito mais fácil entender que só os SERES HUMANOS, diferente dos demais animais, são portadores -naturais- de um CHIP cujos CIRCUITOS INTEGRADOS proporcionam o DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO e/ou do DISCERNIMENTO.


MUTILAÇÃO DE CHIPS

Pois, para enorme tristeza, ao longo das últimas décadas milhões de CHIPs que a natureza colocou na mente de cada -ser humano- brasileiro, cujos circuitos são capazes de promover e desenvolver o DISCERNIMENTO, foram intencionalmente MUTILADOS e/ou AVARIADOS. Esta tragédia, infelizmente, fez com que um grande contingente de brasileiros passasse a agir e/ou se comportar como os DEMAIS ANIMAIS, ou seja, desprovidos do RACIOCÍNIO. Daí a razão para que se muita gente diga que o povo, em geral, passou a agir a cada dia mais como se fosse GADO.


MELHORES EFEITOS

O resultado, atendendo perfeitamente ao que foi proposto por aqueles que são seguidores da IDEOLOGIA SOCIALISTA/COMUNISTA, aí está. Para provar o quanto são inquestionáveis as suas vontades, tudo aquilo que diz respeito ao exercício da LIBERDADE e dos demais DIREITOS FUNDAMENTAIS são imediatamente bombardeados, deteriorando ainda mais os CHIPS.  Mais: para a obtenção de melhores efeitos, os MUTILADORES DE CHIPS contam com a expressiva companhia da MÍDIA  ABUTRE, que morre de paixão pelo SOCIALISMO.  



Leia mais

08 abr 2021

UMA NOVA CONSTITUIÇÃO ESTÁ, ENFIM, AMADURECENDO?


PAÍS INGOVERNÁVEL

Antes de tudo faço questão de sempre deixar bem claro que, à luz do que foi colocado na Constituição de 1988, em momento algum imaginei como possível o Brasil vir a se transformar num país realmente JUSTO, DEMOCRÁTICO e em condições reais de poder trilhar o sempre pretendido e muito esperado caminho virtuoso do CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Aliás, a bem da verdade, até o sofrível então presidente José Sarney admitiu, publicamente, que da forma como foi aprovada a CONSTITUIÇÃO DE 1988 tornaria o BRASIL UM PAÍS INGOVERNÁVEL. Dito e feito!


NOVA CONSTITUIÇÃO

Vale lembrar que não foram poucas as vezes que alertei sobre a necessidade de ESCREVER UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, a considerar que muitos DIREITOS lá colocados não são passíveis de extinção e/ou qualquer modificação nem mesmo por meio de PECs, ou PROPOSTAS DE EMENDA CONSTITUCIONAL. Tudo porque foram BLINDADAS por CLÁUSULAS PÉTREAS, que só podem ser modificadas através de UMA NOVA CONSTITUIÇÃO. Coisa, aliás, que pouquíssimos brasileiros sabem.


DIREITOS INDIVIDUAIS FUNDAMENTAIS

Portanto, como já referi em editoriais anteriores, o fato e a CAUSA DE TODAS AS CAUSAS do nosso insistente e inquestionável atraso se deve ao excesso de DIREITOS e a escassez de DEVERES como foi colocado intencionalmente, na CONSTITUIÇÃO de 88. Bem diferente do que acontece, por exemplo, na Carta Magna dos EUA, que ACIMA DE TUDO defende os DIREITOS INDIVIDUAIS FUNDAMENTAIS, como DIREITO À VIDA, À PROPRIEDADE e à LIBERDADE.


LIVRO DE MODESTO CARVALHOSA

Pois, embora já tenha publicado ótimos e esclarecedores artigos escritos por excelentes CONSTITUCIONALISTAS, como Ives Gandra Martins, Antônio Augusto Meyer dos Santos, Marcelo Shenk Duque, entre outros, recomendo a leitura da magnífica obra do jurista Modesto Carvalhosa - UMA NOVA CONSTITUIÇÃO PARA O BRASIL- DE UM PAÍS DE PRIVILÉGIOS PARA UMA NAÇÃO DE OPORTUNIDADES-, que traduz em linguagem muita simples e certeira o que deve constar numa CONSTITUIÇÃO DECENTE E JUSTA PARA TODOS. 


LIVE IMPERDÍVEL

Como importante contribuição sobre este tema, sugiro aos leitores e seus seguidores que reúnam suas famílias e assistam, com muita atenção, a -live- comandada pelo pensador Hélio Beltrão, que contou com a presença do professor Modesto Carvalhosa e do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança. O link é este (https://twitter.com/heliobeltrao/status/1379973983685255168?cn=ZmxleGlibGVfcmVjcw%3D%3D&refsrc=email).Tenho absoluta certeza que assistindo o vídeo e lendo o livro, todos os brasileiros entenderão que sem mexer na CAUSA PRINCIPAL, o Brasil seguirá conduzido por princípios INJUSTOS E NADA DEMOCRÁTICOS.

 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: UNIDOS PELO VÍCIO - por PERCIVAL PUGGINA. Para ler acesse https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/unidos-pelo-vicio-080421



Leia mais

07 abr 2021

CERTEZAS CONFIRMADAS DEPOIS DE UM ANO DE PANDEMIA


AFIRMAÇÕES SACRAMENTADAS

Passados pouco mais de um ano desde que a PANDEMIA DE COVID-19 começou a fazer parte do dia a dia do nosso empobrecido Brasil, entre poucas CERTEZAS e inúmeras INCERTEZAS que dominam o ambiente que envolve este sério problema de SAÚDE PÚBLICA, DUAS AFIRMAÇÕES já estão totalmente SACRAMENTADAS: 

  1. Todas as MORTES, tanto de pessoas quanto de empresas, são de exclusiva responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro;  
  2. Todas as RECUPERAÇÕES, pessoais e empresariais, assim como a VACINAÇÃO, só aconteceram por força das decisões tomadas por governadores, prefeitos e pelo judiciário.

SEM MODERAÇÃO

Se levarmos em conta o descarado e imenso ódio que é destilado a todo momento, SEM MODERAÇÃO, pela MÍDIA ABUTRE, contra tudo que é dito ou decidido pelo presidente Jair Bolsonaro, seus ministros e colaboradores, este poderoso aval impulsiona o convencimento das -CERTEZAS- fazendo com que passem a ser vistas pelos manipulados como VERDADES PLENAS. Algo, aliás, bem afinado com o estilo do ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, autor da frase: “Uma mentira contada mil vezes se torna verdade”


VERDADEIROS CULPADOS

Observem, por exemplo, que em todos os noticiários que resolvem mostrar o SOFRIMENTO de empresários e empregados do SETOR PRIVADO, os repórteres apontam sempre, alto e bom som, que a tragédia tem como culpada a PANDEMIA DE COVID-19. Ou seja, mentem intencionalmente, uma vez que a desgraça é motivada apenas e tão somente pelo LOCKDOWN, que é decidido e determinado por governadores e/ou prefeitos. De novo: ao invés de responsabilizar quem realmente produz o CAOS, a MÍDIA ABUTRE atribui a tragédia do CORONAVÍRUS e suas cepas ao Presidente da República. Pode?


DECISÕES

Não é preciso ser iniciado em sociologia para saber que todos os seres humanos, desde o momento em que acordam e até que voltam a dormir, tomam decisões de todos os tipos e tamanhos. Como tal, dentro de suas individualidades, depois de verificar os efeitos, verão que nem todas as decisões foram bem sucedidas. Já aos olhos dos outros, que sabem mais da vida alheia do que de sua própria, há quem concorde e há quem discorde das decisões tomadas. Mais ainda no caso de decisões tomadas por lideranças, que valem para todos. Aí as pesquisas de opinião servem para informar se as decisões foram consideradas boas, satisfatórias ou ruins pelos liderados.


PROCESSO DE VACINAÇÃO

Como estamos em período de plena VACINAÇÃO, há quem simplesmente se RECUSE A ENTENDER que o curso da aplicação dos IMUNIZANTES depende, diretamente, 1- da quantidade de VACINAS DISPONÍVEIS; 2- do universo de pessoas a serem VACINADAS; e, 3- da LOGÍSTICA, que cuida da agilidade do processo de VACINAÇÃO. Ora, mesmo que se leve em conta que o Brasil é referência mundial na tarefa de VACINAÇÃO, o fato é que não somos produtores de VACINAS CONTRA A COVID-19 e suas variantes. Como dependemos de países que produzem a matéria prima, e as quantidades adquiridas, pelo nível alto de demanda mundial, entram na programação de entrega obedecendo a capacidade de produção, a VACINAÇÃO não pode ser imediata para todos. Tudo, portanto, depende das quantidades produzidas e/ou devidamente despachadas pelos laboratórios produtores. 


LÓGICA FINAL

Ora, por tudo que existe de lógica neste processo que envolve a FABRICAÇÃO e a APLICAÇÃO das VACINAS, uma coisa é absolutamente certa: a tarefa de VACINAÇÃO, para todos os brasileiros que por vontade própria assim o desejam, estará praticamente resolvida. Entretanto, pela forma com que a MÍDIA ABUTRE vai continuar atuando e informando, a responsabilidade pelas MORTES de pessoas e empresas será do presidente Bolsonaro. E as recuperações serão festejadas como obras dos governadores que mais distribuíram recursos em forma de publicidade para a MÍDIA ABUTRE. 



Leia mais

06 abr 2021

VERSÕES MIDIÁTICAS


SUPER LIVE

Assisti, ontem na íntegra, a Super Live do InfoMoney, em parceria com a XP Investimentos, com a participação do ministro da Economia Paulo Guedes. Como previsto, os entrevistadores queriam saber, principalmente, o que Guedes poderia adiantar a respeito do complicado -ORÇAMENTO ANUAL DE 2021-.


INTRIGAS

Pois, a primeira coisa que ficou muito clara é que tudo que Guedes falou a respeito deste importante tema é, ainda que sem surpresa, bem diferente de tudo que a MÍDIA ABUTRE vem constantemente divulgando. Aliás, além de não ter a mínima iniciação e/ou boa vontade para lidar com assuntos de economia, a grande e revelada especialidade da MÍDIA ABUTRE é JOGAR PARA A TORCIDA o máximo possível de MENTIRAS recheadas com doses extravagantes de INTRIGAS com o nítido propósito de dificultar e/ou atritar o relacionamento entre o POVO, o EXECUTIVO e o LEGISLATIVO.


BARULHO DAS INTRIGAS

Quanto ao ORÇAMENTO 2021, Guedes foi cirúrgico na comunicação e no convencimento ao dizer que as EMENDAS e ACORDOS negociados com os parlamentares devem ser JURIDICAMENTE PERFEITAS E POLITICAMENTE SATISFATÓRIAS. Mais: tudo que chegou até agora ao conhecimento do público foi, através da MÍDIA ABUTRE, o BARULHO ENSURDECEDOR DAS INTRIGAS, que serve para esconder o principal, e o SILÊNCIO SEPULCRAL DA TENDÊNCIA DAS NEGOCIAÇÕES que estão em curso. 


JURO BAIXO DECORRE DE FISCAL FORTE

Pela enésima vez, Guedes afirmou o óbvio, qual seja de que JURO BAIXO é fruto, ou depende diretamente, de FISCAL FORTE. Ou seja, quanto mais próximo do equilíbrio fiscal, menor será a TAXA DE RISCO PAÍS que, por sua vez, é a real formadora do preço dos JUROS cobrados por quem se dispõe a conceder crédito ao Brasil. Neste mesmo raciocínio, quanto mais cresce o percentual da DÍVIDA/PIB, mais o governo precisa acenar com TAXAS DE JUROS MAIS ELEVADAS. Simples assim, até para quem está no primeiro ano do ensino básico/fundamental. 


INVESTIMENTO PRIVADO

Para equacionar este inevitável ENDIVIDAMENTO PÚBLICO que cresceu estupidamente com a PANDEMIA, Guedes disse que o caminho a seguir é o saudável INVESTIMENTO PRIVADO. Citou para reafirmar que o Brasil está no caminho certo, caso dos leilões de CONCESSÃO À INICITIVA PRIVADA de inúmeros aeroportos, que começam a acontecer nesta semana, e das PRIVATIZAÇÕES da ELETROBRÁS, dos CORREIOS, das REFINARIAS da PETROBRÁS, etc., que já estão em tramitação. 


VACINAÇÃO E REFORMAS

Para finalizar, o ministro Paulo Guedes salientou que o GOVERNO NÃO DEVE SER VISTO COMO AUTORIDADE PÚBLICA, MAS COMO SERVIDOR PÚBLICO. Mais: Guedes arrematou dizendo que o CAMINHO DA PROSPERIDADE DO BRASIL depende, e muito, de DUAS IMPORTANTES PROVIDÊNCIAS: da VACINAÇÃO e das REFORMAS. Quanto mais pessoas VACINADAS, mais rápido as atividades econômicas e sociais voltam a ser exercidas. E quanto mais e boas REFORMAS forem aprovadas, menor será o CUSTO BRASIL.  



Leia mais

05 abr 2021

A SAÍDA É VIA PLANO B


DESPESA MAIOR

Ao longo dos últimos 30 anos, não foram poucos os meus editoriais alertando, insistentemente, sobre o crescente GASTO PÚBLICO, notadamente da FOLHA DOS SERVIDORES - ATIVOS E INATIVOS -, cujos valores já estão próximos de 70% da arrecadação de impostos sobre a RENDA, sobre o CONSUMO, sobre a PROPRIEDADE, sobre SERVIÇOS e, pasmem, até mesmo sobre a PRODUÇÃO e, muito em breve, sobre o PATRIMÔNIO.  


LIDERANÇA DOS GASTOS PÚBLICOS

Se, por muito tempo, o grande e maior responsável pelos crescentes GASTOS PÚBLICOS foi a DESPESA com PAGAMENTO DE JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA, hoje, indiscutivelmente, o que ocupa a liderança é a DESPESA COM FOLHA DE SALÁRIOS E VANTAGENS DOS SERVIDORES PÚBLICOS e da PREVIDÊNCIA SOCIAL. A PREVIDÊNCIA, vale sempre lembrar, congrega APOSENTADOS do SETOR PRIVADO, (BRASILEIROS de 2ª CLASSE) e APOSENTADOS do SETOR PÚBLICO (que integram a privilegiada 1ª CLASSE, ou CLASSE ESPECIAL).


DUAS CLASSES SOCIAIS

De novo: ainda que esteja escrito no Art. 5º da Constituição, que -TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA-, o fato, inquestionável, é que a SOCIEDADE BRASILEIRA está dividida, absurda e inconstitucionalmente, em DUAS CLASSES SOCIAIS, onde uma parcela reduzida integra a abjeta 1ª CLASSE, ou CLASSE ESPECIAL, carregada de privilégios; e outra, que reúne a maioria do povo brasileiro, compõe a deplorável 2ª CLASSE, cujo DEVER MAIOR é sustentar a pesada e CRESCENTE CONTA das FOLHAS DE PAGAMENTO.


O -PLANO A- FOI ENTERRADO

Pois, como nem mesmo a PANDEMIA de COVID-19 foi capaz de mexer com os sentimentos -nada solidários- da 1ª CLASSE, uma vez que nenhum SERVIDORE PÚBLICO admitiu  possível redução de salário e/ou provento, aí o -PLANO A-, que buscava, incessantemente, o tratamento ISONÔMICO para todos os brasileiros, coisa que só seria possível concretizar colocando todos os brasileiros numa ÚNICA E IDÊNTICA CLASSE SOCIAL com CUSTOS, BENEFÍCIOS E VANTAGENS IGUAIS E SUPORTÁVEIS POR TODOS, simplesmente foi enterrado. Diante desta triste realidade, antes de jogar a toalha e me dar por vencido proponho que seja posto em prática o -PLANO B-, cujo objetivo cuida, também, de atender o que determina o artigo 5ª da Constituição Federal.


SOBROU O -PLANO B-

O PLANO B, para ser bem específico e claro, propõe que, diante da total impossibilidade de acabar com a 1ª CLASSE, ou CLASSE ESPECIAL, todos os brasileiros que atuam no SETOR PÚBLICO E PRIVADO devem ter o DIREITO DE FREQUENTAR UMA MESMA CLASSE SOCIAL, onde todos passam a ter IDÊNTICAS VANTAGENS, como, por exemplo, a ESTABILIDADE NO EMPREGO e a CERTEZA de que toda a vez que algum funcionário do SETRO PÚBLICO for beneficiado com aumento de salário ou qualquer outra vantagem, este mesmo e integral benefício deve ser concedido, imediatamente, a todos os empregados da INICIATIVA PRIVADA. 

 

Ah, para dar início ao que propõe o -PLANO B-, todos os brasileiros passariam a ter o DIREITO, às custas do Tesouro Nacional, do mesmo reajuste, de 170,8% que os Deputados se autoconcederam (passou de R$ 50 mil para R$ 135,4 mil) quanto ao valor do reembolso de despesas de assistência com saúde. 


CAOS ECONÔMICO E SOCIAL

Se, por um lado, é mais do que certo que esta ISONOMIA PLENA, GERAL E INTEGRAL, como reza o PLANO B, levará TODAS AS EMPRESAS BRASILEIRAS À FALÊNCIA e, por consequência, todos os EMPREGOS do SETOR PRIVADO; por outro deixará bem claro que ao provocar o CAOS ECONÔMICO E SOCIAL TOTAL obrigará a realização de todas as REFORMAS que o Brasil necessita para fazer valer o que está posto no ART 5º da CF. Que tal?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: UM DIA NA VIDA DE BOLSONARO - por PERCIVAL PUGGINA. Para ler acesse: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/um-dia-na-vida-de-bolsonaro-050421



Leia mais

01 abr 2021

MANIPULAÇÃO DE INFORMAÇÃO É TECH, É POP, É TUDO. TÁ NA GLOBO!


TRÊS PILARES

Por mais que os índices, tanto de audiência quanto de faturamento, dos potentes veículos de comunicação da Rede Globo estejam em queda livre, como pode ser observado no balanço financeiro recentemente divulgado, o fato é que as demais empresas jornalísticas concorrentes ainda estão longe de ameaçar a liderança que foi construída ao longo de muitos anos sobre um poderoso alicerce com três importantes pilares: NOVELAS, NOTICIÁRIOS E FUTEBOL.


CAMPANHA DIÁRIA

Pois, se por um bom tempo os veículos de comunicação da Globo fizeram de tudo para serem vistos e reconhecidos por produzir e entregar um JORNALISMO SÉRIO E DOTADO DE GRANDE CREDIBILIDADE, de uns tempos para cá, notadamente depois que Jair Bolsonaro foi empossado, em janeiro de 2019, o que mais se viu foi exatamente o contrário. A partir de então, ou bem antes até para os menos atentos, os programas jornalísticos do Grupo Globo se transformaram em legítimos CAPÍTULOS DIÁRIOS de uma FORTE CAMPANHA com o claro propósito de FORMAR OPINIÃO e PROPAGAR, sem a mínima hesitação e recheada de NARRATIVAS de cunho IDEOLÓGICO SOCIALISTA, a necessidade urgente de derrubar, a qualquer custo, o presidente da República. 


RESPONSÁVEL PELO CAOS ECONÔMICO, SOCIAL E FINANCEIRO

Ora, como se não bastasse o interesse claro de TRANSFORMAR EM COISA RUIM PARA O POVO BRASILEIRO todas as DECISÕES tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro, onde a maioria delas consta no exaustivo Programa de Governo que ajudou na sua eleição, no início de 2020 o Brasil também foi atingido pela complicada PANDEMIA DO COVID-19. Isto fez com que a MÍDIA ABUTRE, na qual a Globo se destaca de forma ímpar, passasse a VENDER AOS SEUS SEGUIDORES A IDEIA, E A CERTEZA de que o CAOS ECONÔMICO, SOCIAL e FINANCEIRO que o Brasil vive (não se sabe até quando) tem apenas um responsável: Jair Bolsonaro. 


GOLPISTAS

Assim, de forma muito bem orquestrada, os veículos identificados como MÍDIA ABUTRE, na companhia de vários políticos, juristas, magistrados, ministros do STF, empresários e outros tantos GOLPISTAS adeptos do PATRIMONIALISMO, passaram a construir, conjuntamente, a bandeja que se destina a servir, em praça pública, a tão cobiçada cabeça do presidente Bolsonaro. E, neste particular, os GOLPISTAS tentam, de todas as formas, convencer o pobre público brasileiro, de que Bolsonaro é DITADOR e que eles são os legítimos defensores da DEMOCRACIA e da LIBERDADE. Pode?


DEFENSORES DA DEMOCRACIA? CONTA OUTRA...

Vejam por exemplo, quem são os SEIS POTENCIAIS CANDIDATOS à disputa pela Presidência da República em 2022 que assinaram, ontem, 31/3, um MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA: o ex-ministro da Saúde LUIZ HENRIQUE MANDETA; JOÃO AMOEDO ( Novo); CIRO GOMES  (PDT), EDUARDO LEITE ( governador do RS); JOÃO DORIA (governador de SP); e LUCIANO HUCK (Globo). Todos, sem distinção, detestam a DEMOCRACIA. Todos defendem e/ou baixaram decretos que impõem a FALTA DE LIBERDADE. Exigem e pregam, atos que propõem a PRISÃO DOS CIDADÃOS QUE QUEREM E PRECISAM TRABALHAR. Que tal?  


NARRATIVAS FALSAS

Portanto, aproveitando a campanha publicitária da própria Globo, o que nos resta é apenas confirmar o seguinte: MANIPULAÇÃO DE INFORMAÇÃO, VIA NARRATIVAS FALSAS, É TECH, É POP, É TUDO. TÁ NA GLOBO!



Leia mais