Artigos

20 fev 2025

INFINITAMENTE MENTIROSO


INFINITAMENTE MENTIROSO

Mais do que sabido, ANALFABETO FUNCIONAL é a pessoa que consegue ler, escrever e ouvir, mas não consegue compreender textos ou realizar operações matemáticas. Ontem, entretanto, tão logo Lula declarou -aos quatro ventos- que a ECONOMIA BRASILEIRA -hoje- está INFINITAMENTE MELHOR do que nós pegamos", até os ANALFABETOS FUNCIONAIS compreenderam, nitidamente, o quanto o presidente é -INFINITAMENTE MENTIROSO-.


REMÉDIO POTENTE

Na real, sem qualquer ponta de ironia, esta estúpida declaração de Lula funcionou como um potente REMÉDIO com efeito devastador sobre o ANALFABETISMO FUNCIONAL, que, sabidamente, tem como CAUSAS PRINCIPAIS: 1- a falta de acesso à educação de qualidade; 2- a falta de professores capacitados; e 3- a ausência de infraestrutura adequada.


MODO QUASE PARANDO

Enquanto Lula -MENTE SEM PARAR-, na certeza de que é capaz de convencer o povo brasileiro de que o BRASIL está no rumo da PROSPERIDADE, uma avalanche de números nada animadores dá a correta dimensão de que a ECONOMIA BRASILEIRA já está em MODO -QUASE PARANDO-.


ARMÍNIO SAIU DO ARMÁRIO GRITANDO

Neste CLIMA DE DESESPERANÇA REAL E DESANIMADORA, até o ex-presidente do BC, Armínio Fraga, que de forma ABERTA E CONVICTA fez o -L-, deixando claro ser um forte apoiador de Lula, assim como do Programa de Governo do PT, -SAIU DO ARMÁRIO- e ao bater a porta do cômodo afirmou, na semana passada, que o atual cenário econômico do Brasil apresenta sintomas muito graves de um “PACIENTE NA UTI-. Citou, enfaticamente, que os juros futuros estão “na lua a perder de vista” e que a única área que pode ajudar a autoridade monetária é a POLÍTICA FISCAL, a qual é totalmente ignorada pelo presidente Lula. 

Mais: ao se dirigir ao presidente do BC, Gabriel Galípolo, completou dizendo: - “Você, como uma pessoa de confiança das altas autoridades do nosso país, talvez possa convencê-las de que NÃO TEM MÁGICA e que a -FESTA ACABOU-.



Leia mais

19 fev 2025

A MÍDIA EM MODO -ÊXTASE-


MODO -ÊXTASE-

Ontem, à tarde, tão logo o sinistro procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, decidiu oferecer ao STF, (leia-se ministro Alexandre de Moraes), a tão esperada e, portanto, nada surpreendente, denúncia contra 34 pessoas ACUSADAS de -ESTIMULAR- e -REALIZAR- atos -GOLPISTAS- contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito, a MÍDIA TRADICIONAL, eivada de EUFÓRICOS LULISTAS e ESQUERDISTAS EM GERAL, entrou em MODO -ÊXTASE-.


NARRATIVA

Pois, a bem da mais pura verdade, coisa que a MÍDIA TRADICIONAL não tem o menor apreço e compromisso, a NARRATIVA imediatamente utilizada para iluminar a tal DENÚNCIA dá a entender que a -ACUSAÇÃO- dos 34 DENUNCIADOS seja percebida como -CONDENAÇÃO-. Mais: SEM DIREITO À DEFESA e muito menos ANISTIA, coisa que, aqui entre nós e o mundo, só pode alcançar àqueles que já foram condenados por crimes cometidos.


NOS EUA...

Enquanto a MÍDIA TRADICIONAL -IDEOLÓGICA- se concentra na DENÚNCIA OFERECIDA PELA PGR, lá nos EUA, como bem refere o jornalista Paulo Figueiredo, o advogado americano Martin De Luca, responsável pela ação da empresa do Trump e Rumble contra Alexandre de Moraes nos EUA, disse o seguinte, sobre o -JULGADOR- DA DENÚNCIA:  

"Este caso trata de responsabilizar ALEXANDRE DE MORAES EM UM TRIBUNAL AMERICANO PELA FORMA COMO ELE EXERCEU SUA AUTORIDADE. Ele usou o judiciário não como um árbitro neutro da justiça, mas como uma arma para silenciar opositores políticos, seja Jair Bolsonaro ou um dissidente político que recebeu asilo nos Estados Unidos. Nós solicitamos um julgamento com júri para determinar se um juiz estrangeiro pode usar seu cargo para ditar qual discurso é permitido nos Estados Unidos". Este é um caso histórico que definirá o futuro da liberdade de expressão e da soberania digital nos Estados Unidos. 


MAIS DO QUE CENSURA

Disse mais: NUNCA ANTES UM JUIZ ESTRANGEIRO TENTOU IMPOR CENSURA A EMPRESAS AMERICANAS DEPOIS QUE O GOVERNO DOS EUA REJEITOU SEU CASO LEGAL. Este processo não é apenas sobre Rumble e TRUTH Social—é sobre estabelecer um precedente de que empresas americanas seguem a lei dos EUA, não os ditames de tribunais estrangeiros agindo sem a aprovação do nosso governo." "Este processo é sobre mais do que censura—é sobre proteger a soberania digital da América. O Ministro Moraes está usando lawfare para alcançar além das fronteiras do Brasil para silenciar a oposição política nos Estados Unidos. Este é um precedente perigoso. Se for permitido que continue, abre a porta para governos estrangeiros -weaponizarem- seus tribunais para controlar o discurso e neutralizar seus opositores políticos em solo americano."



Leia mais

18 fev 2025

A NOVA ORDEM: FRANQUEZA E SINCERIDADE


CARTILHA DO POLITICAMENTE CORRETO

É mais do que sabido que a maioria dos palestrantes, debatedores e/ou de entrevistados que participam dos mais variados programas da -MÍDIA TRADICIONAL-, para -SAIR BEM NA FOTO- se rendem, do início ao fim da participação, ao que manda a velha, surrada, falsa e nojenta -CARTILHA DO POLITICAMENTE CORRETO. Como tal, a SINCERIDADE deve dar lugar à política da BOA VIZINHANÇA.


FALSO E OPORTUNISTA

Se até pouco tempo atrás o POLITICAMENTE CORRETO, mesmo deixando um rastro de FALTA DE SINCERIDADE, agradava aos ouvintes e leitores, de uns tempos para cá quem achou por bem continuar nessa toada passou a ser rotulado, com razão, como FALSO e/ou OPORTUNISTA. 

Muitas pessoas ainda não gostam, mas o fato é que a SINCERIDADE já começa a ganhar espaço. Ou seja, de MENTIRAS E ENGANAÇÕES os povos de boa parte do mundo já estão mais do que CANSADOS. 


JÁ ERA...

Pois, na semana passada, na medida em que ouvia, com atenção, o fantástico e SINCERO discurso proferido pelo vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, mais avançava a minha clara certeza de que as decisões que vem sendo tomadas pelo presidente Donald Trump estão dando a correta impressão de que o -POLITICAMENTE CORRETO- já era... No seu lugar, felizmente, tanto a SINCERIDADE quanto a FRANQUEZA, estão renascendo e caindo no gosto da maioria dos povos.  


LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Vance foi cirúrgico quando condenou a inquestionável pressão que ainda é exercida pelos governos europeus sobre os órgãos de comunicação social devido “à chamada desinformação", bem como a CENSURA nas redes sociais. Mais do que sabido, na Europa, assim como no Brasil, a LIBERDADE DE EXPRESSÃO está sob constante ameaça, coisa que nos EUA, sob a administração de Donald Trump, é algo simplesmente INEGOCIÁVEL. 



Leia mais

17 fev 2025

LULA FOI PRO BREJO


O GRANDE ASSUNTO

Nos últimos dias, o assunto mais comentado nos quatro cantos do país diz respeito aos resultados -praticamente -IDÊNTICOS- fornecidos por -UM, DOIS, TRÊS-, institutos de pesquisas - QUAEST, ATLASINTEL E IPEC- apontando para uma BRUTAL QUEDA DE POPULARIDADE do presidente Lula. Ainda assim, o que mais chamou a atenção é que esses institutos eram vistos pela sociedade em geral como -SIMPÁTICOS AO GOVERNO E À MÍDIA TRADICIONAL-, e como tal não raro eram taxados de -MANIPULADORES dos RESULTADOS DAS PESQUISAS-.


DERRETIMENTO

O FATO é que diante do extraordinário DERRETIMENTO DA POPULARIDADE DE LULA E DE SEU PÉSSIMO GOVERNO, nem mesmo qualquer sentimento de SIMPATIA é capaz de se impor à NUA E CRUA REALIDADE. A única dúvida que ainda paira no AR DA SENSATEZ CRESCENTE E/OU RENOVADA é que ainda há inúmeros brasileiros que acreditam piamente que mais dia menos dia Lula entregará, com juros e correção, tudo aquilo que prometeu durante a campanha eleitoral. 


DATAFOLHA

Pois, para os mais resistentes, do tipo que não dão o devido crédito aos resultados apontados pelas pesquisas dos três Institutos - QUAEST, ATLASINTEL E IPEC-, sugiro que olhem com atenção ao que diz a pesquisa DATAFOLHA que foi divulgada na sexta-feira (14). Se a situação de Lula já era considerada, com sobra, como PÉSSIMA, o índice de APROVAÇÃO apontado pela DATAFOLHA, na ordem de insignificantes 24% dá a dimensão correta do DERRETIMENTO. A queda de popularidade, que caiu nada mais nada menos do que 11 pontos percentuais em dois meses, é algo inédito.  Que tal?


OITO PONTOS

Em tese, como aponta o site da Exame, OITO PONTOS explicam a queda de popularidade do Lula: 

1. O eleitor esperava mais do governo: Na avaliação dos auxiliares de Lula, ressuscitar os velhos programas não traz resultado positivo porque, no inconsciente popular, eles passaram a ser obrigação.

2. Crises do Pix e do preço dos alimentos: a repercussão negativa das crises do Pix e do aumento do preço dos alimentos foi colocada na conta de Lula pela opinião popular. O aumento do nível de emprego também não significou melhores salários. A criação de postos de trabalho se concentra em vagas de salário-mínimo -- e quem ganha menos gasta mais na proporção de sua renda para comer.

3. Insatisfação da classe média: assim como os mais pobres, a classe média não tem percebido uma melhora econômica e também é afetada pela inflação, que reduz o poder de compra. O excesso de medidas para ampliar a arrecadação do governo também preocupa a classe média, na avaliação de auxiliares do presidente. O temor de taxação do Pix é um exemplo que sintetiza esse sentimento, apontam. Além do custo dos alimentos, os preços dos combustíveis pesam na avaliação negativa desse extrato populacional.

4. A comunicação ruim do governo: a avaliação entre auxiliares de Lula é de que o presidente mantém o discurso de fomentar o antagonismo entre o patrão e o trabalhador, enquanto o brasileiro passou a ter outros anseios.

5. O governo perde de goleada nas redes sociais: enquanto a direita dominou as redes sociais, o governo não sabe como navegar nesse "mar digital". A falta de estratégia e coordenação das diversas áreas leva a ações fragmentadas e sem forças para dialogar com o público que está nas redes sociais.

6. A relação de Lula com a classe política piorou: entre os assessores do presidente, a avaliação é de que Lula não evoluiu e acha que pode fazer política como nos dois primeiros mandatos, quando a liberação de emendas garantia a votação das pautas de interesse do governo. Além disso, o petista não tem se reunido com deputados e senadores na mesma intensidade com que fazia nos mandatos anteriores.

7. Ministros palacianos enfraquecidos: para assessores de Lula, falta no Palácio do Planalto alguém que tenha proximidade com o presidente para dizer "algumas verdades" a ele como faziam José Dirceu, Luiz Gushiken, José Genoíno ou Antonio Palocci em seus outros mandatos.

8. A equipe de ministros é fraca: Com exceção do ministro dos Transportes, Renan Filho, considerado um "tocador" de obras, e do ministro da Educação, Camilo Santana, que criou o programa pé de meia, a avaliação é de que a equipe de ministros não entrega resultados satisfatórios para alavancar a popularidade de Lula.



Leia mais

14 fev 2025

ASSINO EMBAIXO!


CUMPRIMENTOS À GAZETA DO POVO

Antes de tudo me apresso em CUMPRIMENTAR, através deste editorial, a diretoria do Jornal -GAZETA DO POVO-, pela iniciativa de PROTOCOLAR uma MANIFESTAÇÃO -ESCRITA- entregue à -Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH, que está no Brasil para acompanhar a situação da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Atenção: sem causar mínima surpresa, o FATO é que até agora nenhum outro meio de comunicação acompanhou a excelente e oportuna decisão da GAZETA DO POVO.   


CONTEÚDO DA MANIFESTAÇÃO

Para que os leitores tomem conhecimento, aí vai, na íntegra, a referida MANIFESTAÇÃO, a qual ASSINO EMBAIXO:

- A Gazeta do Povo saúda a vinda da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos ao Brasil para acompanhar de perto os desafios enfrentados pela democracia brasileira. A presença desta Comissão representa uma oportunidade importante de reafirmar os princípios do Estado de Direito e contribuir para que a normalidade institucional seja restaurada em nosso país. A vigilância internacional sobre o respeito aos direitos humanos é decisiva para que abusos sejam corrigidos e não se consolidem como práticas institucionalizadas.


RELATO FIDEDIGNO

Como jornal comprometido com os valores democráticos, com a informação de qualidade e com o debate público responsável, a Gazeta do Povo, que completou 106 anos no último dia 3 de fevereiro, SENTE A NECESSIDADE DE CONTRIBUIR COM O TRABALHO DA COMISSÃO, oferecendo um relato fidedigno e equilibrado, embora sucinto, do que entende serem os abusos que vêm sendo perpetrados contra a liberdade de expressão no país.


RESTRIÇÃO CRESCENTE À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Embora o Brasil tenha uma tradição de imprensa livre e vibrante, nos últimos anos testemunhamos um processo de restrição crescente à liberdade de expressão, com medidas tomadas em total contrariedade à Constituição. A normalidade institucional, que deveria ser assegurada pelas instâncias jurídicas, tem sido sistematicamente ameaçada por decisões judiciais que restringem o debate público, silenciam vozes dissidentes e estabelecem um clima de insegurança para jornalistas, analistas e cidadãos.

No conjunto, trata-se de restrições extraordinárias, em geral tomadas sem transparência e com uma fundamentação, quando existente, incompatível com os critérios legais e políticos que regem as nações democráticas. As medidas ferem diferentes princípios constitucionais ligados à liberdade de expressão. Dentre eles, podemos citar:

- DESRESPEITO AO DEVIDO PROCESSO LEGAL: A abertura, pelo STF, de sucessivos inquéritos sigilosos sem objeto específico, permitindo que ministros atuem simultaneamente como vítimas, investigadores e julgadores, violando o sistema acusatório, ofereceu o arcabouço central que facilitou todos os demais abusos. O chamado inquérito das fake news é o mais longevo, tendo sido aberto há quase seis anos. Inúmeros cidadãos, incluindo críticos ao STF, em razão dessas críticas e em situações muito diversas, foram objeto de investigação, em um modus operandi que, independentemente das disposições dos ministros, pode ser caracterizado como perseguição. Não há nenhuma previsão oficial quanto ao seu encerramento.

Além disso, investigações sigilosas e decisões judiciais que afetam a liberdade de expressão têm sido implementadas sem permitir amplo direito de defesa, comprometendo a previsibilidade do sistema jurídico e gerando um ambiente de medo. Em agosto de 2024, o jornal Folha de S.Paulo revelou que o ministro Alexandre de Moraes criou uma unidade informal dentro do Judiciário para produzir e modificar relatórios que embasavam decisões em casos do STF sob sua própria supervisão. Esses documentos eram usados para justificar medidas restritivas contra indivíduos previamente selecionados por Moraes, que determinava até mesmo quais postagens em redes sociais deveriam ser alvo de investigações. Sua equipe pressionava servidores do tribunal a cumprir ordens fora dos trâmites judiciais normais.



Leia mais

13 fev 2025

MÚLTIPLAS ESPECIALIDADES


MENTIROSO COM ORGULHO

A história aí está para comprovar o quanto milhões de brasileiros, impulsionados e influenciados pela MÍDIA TRADICIONAL-ESQUERDISTA-, se deixaram levar pelas constantes, espertas e oportunas declarações preferidas pelo sindicalista e/ou político Lula, que mais adiante, cheio de confiança, chegou a ADMITIR -PUBLICAMENTE- que MENTE -COM ORGULHO-.


COMEDIANTE-MOR

O fato é que, movida por paixão inebriante, a confissão -aberta e sincera- do já presidente Lula, soou no cérebro da esquerda brasileira como -PIADA. Como tal o PIADISTA PETISTA, que se imaginava -COMANDANTE-MOR DA NAÇÃO BRASILEIRA, ganhou fama como COMEDIANTE-MOR DA NAÇÃO BRASILEIRA.


LADRÃO INCOMPARÁVEL

Pois, em meio a MENTIRAS de todos os tipos e tamanhos, Lula também se revelou, segundo atestam todas as instâncias da Justiça, inclusive o antigo STF, como LADRÃO INCOMPARÁVEL DA NAÇÃO. Mais: todos que participaram dos inusitados ATOS DE CORRUPÇÃO receberam, com votos de louvor, a ANULAÇÃO DE SUAS SENTENÇAS. Outros tantos, mais do que sabido, foram convidados a participar de seu governo, devidamente abençoados pela CORTE SUPREMA. 


ECONOMISTA-CHEFE

Nos últimos dias, com fervor, Lula deu um novo passo: se consagrou como ECONOMISTA-CHEFE DO GOVERNO, Como tal disse, recentemente, um monte de BOBAGENS que para muitos se confundem com -PIADAS SEM GRAÇA- que este espaço prefere não expor para preservar o meio ambiente, que de antemão já está submerso por toneladas de fezes governamentais. 


INSACIÁVEL

Mais: INSACIÁVEL em todas as suas especialidades -MENTIROSO, COMEDIANTE, LADRÃO E ECONOMISTA- Lula se superou, ontem, ao dizer, na cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, esta pérola: 

- Esse País só vai dar certo o dia que a classe média voltar para a escola pública. E só vai voltar para a escola pública, quando ela melhorar. Já foi assim: os grandes intelectuais brasileiros estudaram em escolas públicas. Marilena Chauí, Florestan Fernandes, Paulo Freire, são filhos de escola pública. Que tal?


ANTI-BRASIL

Sem esquecer que, também ontem, 12, Lula disse que o presidente do BC, Gabriel Galípolo, irá “consertar” a alta taxa de juros do país e que é preciso dar tempo para que ele atue. Mais: declarou que o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto, tinha atitudes “anti-Brasil”. ESPETACULAR, NÃO? 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR de hoje: O DÉFICIT FEDERAL DE 2024, UM ENGODO, por Darcy Francisco dos Santos. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais