LAS VEGAS
Mais do que sabido LAS VEGAS é uma das poucas cidades do mundo onde a maioria dos turistas têm a oportunidade de 1- jogar nos mais diversos cassinos; 2- frequentar excelentes restaurantes; e 3- assistir grandes e maravilhosos espetáculos que são oferecidos pelos magníficos hotéis -temáticos- distribuídos por todos os cantos da cidade que nunca dorme.
HOUDINI
No item - ESPETÁCULOS-, os hotéis se esmeram na escolha e apresentação daqueles que mais agradam os turistas. E neste particular Las Vegas está intimamente associada à shows apresentados por mágicos e ilusionistas mais consagrados mundo afora. Um deles, para quem não sabe, é Harry Houdini, considerado por muitos como o maior mágico de todos os tempos.
PEÇA DE FICÇÃO
Feitas estas observações, a considerar as mais diversas enganações contidas no -ARCABOUÇO FISCAL- sugiro que Lula organize, urgentemente, uma comitiva com destino à Las Vegas, para tentar negociar com os mágicos que estão com SHOWS nos hotéis da cidade, para ver qual deles é capaz de fazer, ou iludir, o POVO BRASILEIRO para que acredite, piamente, que o projeto do governo não é uma PEÇA DE FICÇÃO.
TRUQUE
Esta sugestão, de imediato, pode soar como irônica aos olhos e mentes dos leitores, mas antes de tudo peço que entendam, claramente, que 94% da DESPESA PÚBLICA está totalmente ENGESSADA, ou seja, garantida -constitucionalmente- por CLÁUSULAS PÉTREAS, sem a menor chance de diminuição. Mais: se levarmos em conta que o PT ADORA GASTAR, sem a menor responsabilidade, tudo que contém no projeto denominado ARCABOUÇO FISCAL não passa de TRUQUE para disfarçar um notório e inevitável AUMENTO DE IMPOSTOS. Simples assim.
MÁGICA FISCAL
A rigor, ao invés de ARCABOUÇO FISCAL, o projeto tem todos os ingredientes para ser visto e reconhecido como uma verdadeira -MÁGICA FISCAL-.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A CAMA O SOFÁ E A CLASSE MÉDIA, por Percival Puggina. confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
PASÁRGADA
PASÁRGADA, segundo o poeta Manoel Bandeira, autor da conhecida obra- VOU ME EMBORA PRA PASÁRGADA-, é o grande sonho ou a grande esperança que estejam no mais fundo da alma do homem. É o lugar maravilhoso que permite amar à vontade, praticar todos atos físicos que a saúde lhe veda no mundo real. Mais: em PASÁRGADA não poderá haver tristeza nem desalento, pois tudo lhe permitiria o seu rei e livre seria o seu corpo para todos os tipos de prazeres.
DISTRITO FEDERAL
Pois, quem se dispõe a analisar e comparar -PASÁRGADA-, como definiu o poeta Manuel Bandeira, com - BRASÍLIA- verá, com muita nitidez, que ambas têm muita coisa em comum. Vejam, por exemplo, o que segundo o Boletim de Conjuntura do Distrito Federal, em 2022 a ECONOMIA BRASILIENSE cresceu 4,3%, se comparado ao ano anterior, registrando um PIB de R$ 337,063 bilhões.
RESULTADOS ALTAMENTE POSITIVOS
A publicação indica RESULTADOS ALTAMENTE POSITIVOS no MERCADO DE TRABALHO DO DF, como : QUEDA de 1,1% na TAXA DE DESEMPPREGO na comparação entre os últimos trimestres de 2021 e 2022, além de CRESCIMENTO de 3,4% no RENDIMENTO MÉDIO dos trabalhadores entre o terceiro e o quarto trimestres de 2022.
PASÁRGADA BRASILEIRA
Ora, mais do que sabido e comentado, a imensa maioria que habita o DF é composta por FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. Como tal, queiram ou não, o fato é que são pessoas que NÃO FAZEM PRODUTO ALGUM. Na real se APROPRIAM daquilo que é disponibilizado por quem produz. Mais: por pertencerem à seleta -PRIMEIRA CLASSE DE BRASILEIROS-, têm DIREITO À SALÁRIOS E BENEFÍCIOS absurdamente maiores do que recebem os BRASILEIROS DE -SEGUNDA OU TERCEIRA CLASSE-, cuja OBRIGAÇÃO -CONSTITUCIONAL é PROVER RECURSOS PARA GARANTIR O ALTO SUSTENTO dos habitantes da PASÁRGADA BRASILEIRA.
LAGO SUL
Aliás, de acordo com o estudo da FGV Social, divulgado recentemente, o BAIRRO mais rico do nosso país é o -LAGO SUL-, situado no Distrito Federal. No Lago Sul, a renda média da população é de R$ 23.241 -três vezes maior que o rendimento da cidade mais abastada, que fica em Nova Lima, em Minas Gerais. O Lago Sul, para quem não sabe, é habitado basicamente por FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. Que tal?
ENSINO
Dediquei, inteiramente, os dois últimos Editoriais ao lamentável ENSINO PÚBLICO que reina no nosso imenso Brasil. Como o tema é por demais importante, cabe repetir, exaustivamente, para que seja bem compreendido, que ENSINO nada mais é do que a forma de PASSAR CONHECIMENTO DE UMA PESSOA PARA OUTRA, DE MANEIRA SISTEMÁTICA. E, como tal, envolve a INTERAÇÃO de três ELEMENTOS BÁSICOS: 1- PROFESSOR; 2- ALUNO; e, 3- OBJETO DE CONHECIMENTO.
NOSSO PROBLEMA NÚMERO 1
Pois, tão logo publiquei o Editorial da última 6ªfeira, 14, com o título -O CONCEITO DO ENSINO- me deparei com o texto -NOSSO PROBLEMA NÚMERO UM-, do professor Stephen Kanitz, que inicia dizendo: - Estou arrasado. Primeiro, porque descobri recentemente um problema nacional muito sério que estava sendo deliberadamente escondido pelos nossos -EDUCADORES-. Segundo, porque não percebi por mim mesmo por que os dados estavam disponíveis há mais de 20 anos e são fáceis de analisar. O fato é que o número de brasileiros com QI IGUAL OU SUPERIOR A 145 é de apenas 150.000 habitantes.
MAIS CRIATIVOS, PENSAM MELHOR
Detalhe: QIs de 140 a 145 são os MAIS CRIATIVOS; aqueles que veem o todo, aqueles que PENSAM MELHOR sobre as consequências futuras; aqueles que PENSAM EM TODOS OS LADOS DA QUESTÃO. Mais: desses (150 mil), subtraia os mais velhos que não aproveitamos, os nerds, os socialmente inadequados que são muito comuns nessa faixa, e aqueles que foram identificados por outros países e convidados a mudar, e nosso número efetivo será muito menor, talvez 50.000. Os Estados Unidos têm 1,2 milhão de habitantes com QI acima de 145, com bolsas de estudo desde cedo e monitorados de perto.
E a China, acredite ou não, tem 6 milhões de habitantes com QI de 145, devido ao tamanho da população e um QI médio de 108. Com essa informação, o jogo acabou. A China venceu.
CENSO ESCOLAR DE 2020
Como temos tão poucos GÊNIOS, deveríamos procurá-los desde cedo, varrendo o país, como fazem os Estados Unidos e a China. Mais: confirmando minha mera estimativa, o CENSO ESCOLAR DE 2020 encontrou apenas 24.242 alunos com QI acima de 140. Para piorar, nossos ministros da Educação nunca se preocuparam com esse tópico, como fizeram os Estados Unidos e a China, e hoje pagamos um preço elevado.
NEGACIONISTA
Somos contra recompensar alunos, somos contra prêmios. Somos contra a meritocracia, qualquer reconhecimento pela aprendizagem contínua de alguns. Argumentar, como muitos farão nos comentários, que o QI não significa nada, é ser NEGACIONISTA. Significa, e muito.
Devido ao descaso, somos o único país a ter uma redução em nosso QI, ao longo dos anos, devido ao ensino básico estatal. Que tal?
ESPAÇO PENSAR+
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O APARELHAMENTO DA EDUCAÇÃO E A CRIMINALIDADE, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
VOLTANDO AO TEMA
Bastante impressionado (não surpreso) quanto aos resultados das provas realizadas pelo SAERS - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO RS -, tema que abordei no Editorial de ontem, 13, com o título -ESCOLAS PÚBLICAS DO RS: FÁBRICA DE IMBECÍS-, onde o DADO MAIS CRÍTICO diz respeito ao lamentável resultado da prova de MATEMÁTICA, apontando que 96% dos estudantes do 3º ano do ENSINO MÉDIO tiveram DESEMPENHO SOFRÍVEL, resolvi voltar ao assunto com o propósito de fazer esclarecimentos que julgo necessários.
ENSINO
Antes de tudo, para que fique bem claro, o ENSINO é uma forma de PASSAR CONHECIMENTO DE UMA PESSOA PARA OUTRA DE MANEIRA SISTEMÁTICA. E esse sistema pode existir tanto em escolas e universidade como também dentro de determinadas empresas, a fim de que seus colaboradores adquiram habilidades necessárias para desempenharem suas atividades de maneira ainda mais eficiente.
TRASMISSOR, RECPETOR E OBJETO
Como tal, para que não reste dúvida, o ENSINO implica a interação de três elementos básicos: 1- PROFESSOR; 2- ESTUDANTE (ALUNO); e, 3- o OBJETO DE CONHECIMENTO. Assim, o PROCESSO DE ENSINO nada mais é do que a TRASMISSÃO DE CONHECIMENTOS DA FONTE, -O PROFESSOR-, para o RECEPTOR, o -ESTUDANTE-, ou ALUNO.
AVALIAÇÃO DO RECEPTOR E DO TRANSMISSOR
Ora, partindo da corretíssima premissa de que o ENSINO implica a INTERAÇÃO de PROFESSOR, ALUNO E OBJETO DE CONHECIMENTO, assim como os ALUNOS /ESTUDANTES precisam ser AVALIADOS, os PROFESSORES mais ainda e com a mesma frequência. Até porque, de forma geral, os RECEPTORES só ganharão CONHECIMENTO desde que o TRANSMISSOR (PROFESSOR) mostre CAPACIDADE E QUALIFICAÇÃO para tanto.
CAUSA E CONSEQUÊNCIA
Como se vê, claramente, o SAERS tratou apenas da AVALIAÇÃO DOS ALUNOS (RECEPTORES) e DEIXOU LIVRE OS PROFESSORES (TRANSMISSORES). Isto remete pela enésima vez, para algo que abordo com muita frequência nos meus editoriais: ao invés de ATACAR AS CAUSAS, a maioria prefere ATACAR AS CONSEQUÊNCIAS. De novo: PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO DO RS SÃO A -CAUSA -DA IMBECILIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. O -EFEITO- está, nitidamente, nas NOTAS obtidas pelas provas.
PENSAR E AGIR
Antes de tudo é mais do que sabido, em qualquer lugar do mundo, que o SER HUMANO É AQUILO QUE A EDUCAÇÃO FAZ DELE. Com diversas facetas e formas de se PENSAR E AGIR, a EDUCAÇÃO, por ser complexa, é resultante da mistura de ENSINO e PESQUISA com o propósito de fazer com que as pessoas em geral se tornem EDUCADAS e/ou CIVILIZADAS.
IMBECILIZAR OS ALUNOS
Pitágoras, célebre filósofo e matemático grego, lá por volta de 500 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, disse: -EDUCAI AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ PRECISO PUNIR OS HOMENS. Pois, a considerar os resultados das provas do SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO RS (SAERS), revelados ontem, tudo que os governos gaúchos, na companhia nefasta do CPERS, um dos maiores e mais atuantes sindicatos do país, representando cerca de 80 mil trabalhadores(as) em EDUCAÇÃO do ESTADO DO RS, o ENSINO GAÚCHO tem por objetivo -IMBECILIZAR OS POBRES ALUNOS das escolas públicas do Estado.
CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E PORTUGUÊS
Participaram das provas elaboradas e aplicadas pelo SAERS, em outubro do ano passado, 336 mil estudantes das REDES -MUNICIPAL E ESTADUAL- do RS. O propósito, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação -SEDUC-, é avaliar os CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO 3º ano do ENSINO MÉDIO.
SOFRÍVEL É ELOGIO
Entre todos os períodos de estudo contemplados, a etapa final do Ensino Médio foi a que apresentou os PIORES RESULTADOS. Em LÍNGUA PORTUGUESA, 73% dos estudantes tiveram DESEMPENHO SOFRÍVEL . No entanto, a ENCRENCA MAIOR ficou por conta da MATEMÁTICA: No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, apenas 37% tiveram DESEMPENHO CONSIDERADO ADEQUADO.
FUTURO DO RS
Em tese, a AVALIAÇÃO aponta que 96% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio na rede pública no RS tiveram desempenho SOFRÍVEL EM MATEMÁTICA. Por mais que os resultados não configurem SURPRESAS, o fato é que o FUTURO DO RS está nas mãos e mentes de cidadãos que vem sendo MASSACRADOS POR ENSINAMENTOS PURAMENTE IDEOLÓGICOS ministrados por -professores- bem orientados pelo CPERS, entidade SOCIALISTA que promove GREVES INTERMINÁVEIS e forte IMBECILIZAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RS.
106 ANOS
Na próxima segunda-feira, 17, Roberto Campos, nascido em 1917 e falecido em 2001, completaria 106 anos. Reconhecido como um dos nossos maiores economistas, notadamente pelo fato de ser -liberal -autêntico-, Campos ganhou fama pelas suas -tiradas- sarcásticas, inteligentes e sempre muito oportunas.
RECOLOCAR
Mais do que sabido, ao assumir o controle do nosso infeliz Brasil, a partir do mês de janeiro deste ano, Lula e seus comparsas trataram de recolocar o país na rota acelerada voltada para o COMUNISMO. Usei , propositadamente, -o termo RECOLOCAR porque, na real, a rota do COMUNISMO apenas foi interrompida, em 2016, por conta do IMPEACHMENT de Dilma.
DEMOCRACIA PELA JANELA
Desta vez, para desobstruir o caminho que leva, de forma obsessiva, ao pretendido COMUNISMO, seus principais aliados não perderam tempo: trataram com maestria, de jogar pela janela a já doente DEMOCRACIA, tida e havida como instrumento que poderia atrapalhar o PLANO DE GOVERNO DE LULA E DO PT.
GRANDE BATALHA
Como as forças contrárias passaram a ser constantemente perseguidas, ameaçadas e/ou impedidas de se manifestar, o que resta é levar o máximo de esclarecimentos para o enfrentamento desta GRANDE BATALHA. Para tanto escolhi as seguintes 12 oportunas frases do saudoso Roberto Campo. Eis:
12 FRASES SE CAMPOS
1 – No Brasil, a burrice tem um passado glorioso e um futuro promissor.
2 – Este é o país dos controles, no qual o Estado controla tudo, exceto a si mesmo.
3 – Nada mais parecido com um monetarista do que um estruturalista no poder.
4 – Todas as revoluções, em seu fervor inicial, tendem a confundir moralidade com moralismo. Aquela é uma virtude; este, um cacoete.
5 – Mais tarde eu viria a perceber que essa baixa capacidade de produzir mitos é característica tanto do capitalismo quanto da democracia. Produzem resultados práticos, mas é diminuta sua capacidade de fabricar mitos. O socialismo, de outro lado, é mais forte na produção de mitos que de resultados.
6 – O mundo não será salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes.
7 – Política é a arte de fazer hoje os erros do amanhã, sem esquecer dos erros de ontem.
8 – O paradoxo político é, assim, que nos países de fraca capacidade empresarial privada, justificar-se-ia a intervenção do governo, mas a este falta competência para tanto; e, nos países de cultura mais sólida, onde o governo poderia intervir com menor possibilidade de erro, sua intervenção é desnecessária.
9 – O camelo é um cavalo planejado por um comitê de economistas; nem por isso é um animal inútil…
10 – Empresa privada é aquela que o governo controla, empresa estatal é aquela que ninguém controla.
11 – O capitalismo tem preços flexíveis e prateleiras cheias; o socialismo, preços congelados e prateleiras vazias.
12 – Na inflação capitalista, os preços sobem; na inflação socialista, os produtos somem.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: AS INSTITUIÇÕES, TÃO FOFAS. Por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar