Artigos

29 ago 2022

O STF UNIU O BRASIL


UNIDOS COMO NUNCA

Em meio às decisões -tirânicas- da maioria dos ministros da Suprema Corte, com atenção maior à Alexandre de Moraes, Luiz Roberto Barroso e Edson Fachin, uma coisa, mais do que certa, precisa ser reconhecida e festejada: apenas estes três ministros foram capazes de UNIR O BRASIL contra o STF. Mais: UNIDOS COMO NUNCA, de forma espontânea e vigorosa, os inconformados e enojados brasileiros já marcaram presença nas manifestações que deverão acontecer Brasil afora, no próximo 7 de setembro. 


TEXTO DO JORNALISTA J. R. GUZZO

A propósito, o jornalista J.R. Guzzo, na sua coluna de hoje da Gazeta do Povo, resume bem as atitudes lamentáveis do ministro Alexandre do Moraes, no texto -Graças a Alexandre de Moraes, a justiça brasileira é igual à de republiquetas-. Eis: 

O ministro Alexandre de Moraes, com o apoio cego, incondicional e automático da maioria dos seus colegas do STF, está impondo ao Brasil uma justiça de Idi Amin – aquele deboche violento, e baseado na força bruta, que as piores ditaduras da África fazem da trágica deformidade que apresentam como o seu aparelho judicial.

Nem existe mais esse Idi Amin, uma caricatura de ditador patológico que foi estrela do noticiário internacional nos anos 70, nem o seu regime de barbaridades. Mas pelo que indicam os fatos, os puros e simples fatos, o seu estilo de fazer justiça ressuscitou no Brasil de hoje e está transformando o ministro Moraes, junto com o resto do Supremo, numa espécie de cópia mal resolvida dos déspotas subdesenvolvidos de 50 anos atrás.


LIBERDADE DE OPINIÃO

“Temos liberdade de opinião, mas eu não posso garantir a liberdade de quem deu a opinião”, diz Amin numa piada que circula nas redes sociais. É um retrato perfeito do STF de hoje. Falam, em seus manifestos à nação e em suas palestras em universidades dos Estados Unidos ou Europa, que o cidadão brasileiro tem direito de pensar livremente e dar a sua opinião sobre o que bem entenda. Mas a cada cinco minutos Moraes está mandando a polícia atrás de quem tem opiniões que ele acha “antidemocráticas” – e aí se vê que a liberdade de ninguém está garantida depois que a opinião foi dada, mesmo que numa conversa particular. É exatamente o que acaba de acontecer com os “empresários golpistas”, um grupo que trocava ideias pelo WhatsApp e foi enfiado por Moraes nos inquéritos totalmente ilegais que ele usa há três anos para perseguir pessoas cujas posições políticas não admite. No caso, trata-se de admiradores do presidente da República – mais uma vez.


EMPRESÁRIOS GOLPISTAS

O seu estilo de fazer justiça ressuscitou no Brasil de hoje e está transformando o ministro Moraes, junto com o resto do Supremo, numa espécie de cópia mal resolvida dos déspotas subdesenvolvidos de 50 anos atrás.

Que ideias os empresários estavam trocando? Não interessa: eles têm o direito, garantido pela Constituição Federal, de expressar suas opiniões pessoais. Mais ainda, estavam dando essas opiniões dentro de um grupo fechado de correspondência, cuja privacidade foi violada; o teor do que se dizia ali acabou publicado na imprensa. Como diz a respeito o ex-ministro Marco Aurélio Mello: “Não há crime de opinião no Brasil”. Mas Moraes e o STF desrespeitam grosseiramente este princípio – o caso dos “empresários golpistas”, na verdade, é apenas a última demonstração de sua longa e repetida insistência em rasgar a lei, nesse e em outros assuntos.


REPUBLIQUETA AFRICANA

Moraes mandou a polícia invadir às 6 horas da manhã os escritórios e as residências dos empresários sem ao menos avisar o Ministério Público – a única autoridade, no Brasil, que tem direito a fazer denúncias criminais e solicitar à justiça que elas sejam examinadas. Mas Moraes, há três anos, ignora o MP de maneira sistemática e truculenta; nesse caso, só mandou um comunicado aos procuradores depois de iniciada a operação. É pior ainda. O MP, a quem cabe a exclusividade da acusação, é contra essa investigação dos “empresários golpistas”, por não ver nenhum cabimento nisso – não há qualquer prova, nem indício, de atividade ilegal por parte do grupo. É contra, aliás, outras investigações do ministro e já pediu formalmente que sejam arquivadas. Não adianta nada. Ele passa por cima dos pedidos ou, então, abre investigações novas, e igualmente ilegais, sobre o mesmo assunto. Moraes, por lei, não pode tocar inquérito policial nenhum. Faz isso o tempo todo.

 

Os empresários também não poderiam, segundo diz a lei, ter a sua conduta sob a apreciação do STF; só são julgadas ali, quando é o caso, pessoas que têm foro privilegiado, como o presidente da República, ministros de Estado e outras altas figuras. É óbvio, até para um advogado de porta de cadeia, que nenhum deles é nada disso, e caso tivessem feito alguma coisa errada (o que o MP acha que não fizeram) teriam de responder a um juizado de primeira instância. Mas e daí? A própria justiça, através do STJ, já decidiu, em outro aspecto da questão toda, que transcrições escritas de conversas no WhatsApp não são prova de coisa nenhuma. Moraes passou por cima disso também – prova é o que ele acha que é prova. Fim de conversa.

Está tudo errado, em suma, neste caso dos “empresários golpistas”. Na justiça de republiqueta africana que o STF criou no Brasil, entretanto, o que se está fazendo aí é “a defesa da democracia”.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje, MEDO, MEDO TERRÍVEL, É O CASTIGO DOS TIRANOS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

26 ago 2022

VOTO: A ARMA DA CIDADANIA


FRASE ALERTA

Uma das afirmações que, repetidamente, é pronunciada em países onde impera a propalada e encantada -DEMOCRACIA-, principalmente nos períodos que antecedem as eleições, dá conta de que -O VOTO É A ARMA DA CIDADANIA-. Esta FRASE-ALERTA, no entanto, de nada serve para os CIDADÃOS-ELEITORES que não sabem usar corretamente a ARMA-VOTO. Mais: este importante equipamento só consegue proteger o CIDADÃO-ELEITOR caso a munição disparada acerte no centro do alvo. Caso contrário, por força da Constituição, o ELEITO ficará, ao longo de quatro longos anos, infernizando e frustrando a vida e os desejos do CIDADÃO-ELEITOR. 


LISTA-ALVO

Assim, a partir desta devida compreensão que precisa ser sempre lembrada e relembrada em todos os momentos, e não apenas nas vésperas das eleições, proponho aos leitores e familiares que cuidem, cada um, de elaborar uma LISTA-ALVO dos CANDIDATOS que, nesta ELEIÇÃO 2022, se mostram prontos e dispostos a concorrer aos cargos de PRESIDENTE DO BRASIL, GOVERNADOR, SENADOR, DEPUTADO ESTADUAL E DEPUTADO FEDERAL. 


A MINHA LISTA PARA PRESIDENTE E GOVERNADOR

Ora, a considerar que o prazo de inscrição das candidaturas já foi encerrado, como havia prometido em editorial que escrevi 60 dias atrás, já comecei a elaborar a minha LISTA -SUGESTÃO- de BONS E/OU MELHORES CANDIDATOS. Começando pelos CHEFES DO EXECUTIVO, para PRESIDENTE DA REPÚBLICA, por razões mais do que óbvias, só há espaço para o nome de JAIR BOLSONARO-22. Como sou eleitor do RS, para GOVERNADOR o meu voto vai para ONIX LORENZONI-22. Já para SENADOR também não tenho dúvida: o meu voto vai para HAMILTON MOURÃO-100. Pronto.


DEPUTADO FEDERAL

Já para candidatos à DEPUTADO FEDERAL pelo RS, consta na -minha primeira lista- os sugestivos nomes de: MARCEL VAN HATTEM- 3030; FÁBIO OSTERMANN-3000; FELIPE PEDRI-2228; LASIER MARTINS-1901; OSMAR TERRA-1522; SANDERSON 2210. DE novo: trata-se de uma -primeira lista-, na qual constam os candidatos que merecem a minha total confiança.  

Sugiro, pelas mesmas razões, que os eleitores do Paraná vejam com bons olhos o candidato THOMAS KORONTAI - 1433.


DEPUTADO ESTADUAL

No que diz respeito a DEPUTADO ESTADUAL do RS, a minha -primeira lista- de sugestões contempla os seguintes candidatos: FERNANDA BARTH-20022 ; DRA. ANA CORONEL-30230; FABIANO RHEINHEIMER-22210 ; FELIPE CAMOZZATO-30000; RAMIRO ROSÁRIO-45200; VALTER NAGELSTEIN-10010. De novo: esta é uma PRIMEIRA LISTA DE NOMES que estou sugerindo aos leitores-eleitores. No decorrer da -curta- campanha, outros nomes podem ser adicionados, desde que, obviamente, mostrem boas razões para tanto. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje o excelente artigo do pensador Guilherme Baumhardt, UMA STASI PARA CHAMAR DE NOSSA. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.



Leia mais

25 ago 2022

FEITOS E DESFEITOS


PESQUISAS

A considerar que estampam as mais diversas pesquisas que indica a intenção de voto dos eleitores para PRESIDENTE DO BRASIL, independente das dúvidas que pairam quanto à credibilidade de vários institutos, uma coisa é certa: infelizmente, um elevado número de brasileiros se mostra muito disposto, quer por formação ideológica socialista, quer por pura ignorância, a entregar o governo do nosso país para autênticos e declarados COMUNISTAS.


FORO DE SÃO PAULO

Detalhe importante: não se trata de mera opinião, mas de claras afirmações, repetidas a todo momento sem o menor constrangimento, pelos próprios candidatos de ESQUERDA cujos partidos, cheios de orgulho, fazem questão de ostentar que são fiéis e ardorosos integrantes do - FORO DE SÃO PAULO - organização comunista responsável pela elaboração e aplicação da Cartilha (passo a passo) que vem norteando, por exemplo, as ações governamentais de Cuba, Venezuela, Argentina, Bolívia, Chile, Nicarágua, etc.


AVENTURA

Ora, se o COMUNISMO fosse algo novo e, portanto, desconhecido, isto por si só faria com que muita gente viesse a manifestar interesse em embarcar nesta -triste- aventura. Entretanto, a história esta aí para contar, tim tim por tim tim, que em todos os lugares onde o COMUNISMO foi instalado, o resultado sempre foi o mesmo: a DESTRUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL, cujo número de assassinatos daqueles que ousaram se opor ao regime ultrapassa a marca de 100 MILHÕES de pessoas. Tudo porque nos REGIMES COMUNISTAS, o que não é admitido, em hipótese alguma, é a LIBERDADE. 


PROCESSO INTERROMPIDO

No Brasil, mais do que sabido, o processo de aceleração da instalação do REGIME COMUNISMO foi INTERROMPIDO, 1- com o impeachment de Dilma Petista, a presidente que jogou o país numa brutal derrocada econômica -sem precedentes-; e 2 - com a descoberta dos fantásticos casos de CORRUPÇÃO que dominaram as administrações do PT, com Lula e Dilma à frente. Pois, pelo que revelam as pesquisas, há quem, como se estivesse sob efeito de drogas pesadas, queira a volta dos COMUNISTAS AO PODER, para que possam dar continuidade ao processo de DESTRUIÇÃO DO NOSSO PAÍS. Pode?


REALIZAÇÕES E COMPARAÇÕES

Ora, mais que sabido, mas sempre deve ser lembrado, uma coisa é certa: SEM LIBERDADE NÃO HÁ DEMOCRACIA. E SEM DEMOCRACIA E LIBERDADE NÃO HÁ COMO O SOCIAL E A ECONOMIA PROSPERAREM. A propósito dos avanços que o Brasil obteve com o atual governo -Bolsonaro- eis a mensagem que foi postada hoje, por Mateus Colombo Mendes, na sua conta do Tweeter: 

- No aniversário do melhor ministro da Economia do melhor Governo de todos os tempos, vamos relembrar fatos sobre a economia do Brasil durante o Governo Bolsonaro:

- LUCROS RECORDE NAS ESTATAIS, depois de anos de prejuízos bilionários nos governos do PT.

- Em 2015 (último ano de Dilma), o prejuízo das estatais havia sido de R$ 32 bilhões.

- Em 2019, no Governo Bolsonaro, o lucro das Estatais foi de R$ 109 BILHÕES. Em 2020, lucro de R$ 60 e, em 2021, 34,1 BILHÕES, apesar da crise da Covid-19

- Maiores recordes da Petrobras e do BNDES.

- Governo usou dividendos das estatais para Auxílio Emergencial e apoio às empresas na pandemia

- RECORDE DE ABERTURA DE EMPRESAS - Governos do PT: 8 milhões (8.003.233) em QUATORZE anos (2003-2016). 09. Bolsonaro: 8,1 milhões (8.113.259) de novas empresas em 3,5 anos

- MAIOR NÚMERO DE BRASILEIROS TRABALHANDO NA HISTÓRIA. São 98 milhões de pessoas com algum trabalho (formal ou informal). Retomamos o emprego como poucos países no mundo! Sofremos uma grave queda da covid, mas desde julho de 2020, não paramos de crescer.

- Hoje temos o MENOR DESEMPREGO DESDE 2015 (grave crise econômica do PT). Saldo de empregos formais no pós-pandemia (julho/2020 a junho/2022): +5,3 milhões de empregos. Saldo de todo o Governo Bolsonaro: +4,55 milhões

- No último Caged (junho de 2022), todos os 26 estados mais o DF registraram saldo positivo de empregos. Saldo de empregos em 2022 (até junho): +1.334.791 *(1,3 milhões)

- CRESCIMENTO SUPERIOR AOS PAÍSES MAIS RICOS. No auge da crise mundial, o PIB do Brasil foi um dos poucos a crescer. Em 2021, a projeção do PIB do Brasil era de +3,4% 22. Fechamos 2021 com crescimento de +4,6%.

- O PIB brasileiro cresceu 0,6% no acumulado de 2020/2021 (os dois anos da pandemia), superando seis países-membros do G7 24. Com esses resultados, o PIB brasileiro superou o patamar pré-coronga.

- Projeção do PIB 2022 coloca o Brasil na frente de todos os países mais ricos do mundo: #1 - Brasil: +3,9% #2 - Canadá: +3,9% #3 - Itália: +2,2% #4 - Alemanha: +1,6% #5 - Reino Unido: +1,4% #6 - Japão: +1,0% #7 - EUA: –1,2%

- CRESCEMOS NO RANKING DE LIBERDADE ECONÔMICA. Após décadas de políticas de esquerda, Brasil era um dos países menos livres do mundo. Nos últimos 3 anos subimos 20 posições.

- LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA: lei do Presidente Bolsonaro responsável por desburocratizar os negócios e estimular nossa economia.

- Único grande país do mundo a registrar queda nos preços em geral. Maior deflação em 40 anos

- Inflação recorde em países como EUA, França, Japão, Argentina. Uma das gasolinas mais baratas do mundo. Impostos federais sobre combustíveis ZERADOS por Bolsonaro. Impostos estaduais sobre combustíveis reduzidos graças a projeto do Presidente.  

- REDUÇÃO HISTÓRICA DE IMPOSTOS . Desde 2019, foram reduzidos impostos sobre produtos que precisamos importar. Foram reduzidos também impostos para a produção da indústria e do agro nacionais.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ o artigo de Percival Puggina, A REVOLUÇÃO COM CONTRACHEQUE. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

24 ago 2022

A LUTA AGORA É PELA RECUPERAÇÃO DA LIBERDADE PERDIDA


IMPÉRIO DA LIBERDADE

Desde as minhas primeiras leituras, um dos personagens que mais me chamou a atenção foi Thomas Jefferson, terceiro presidente e principal autor da DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS. Thomas Jefferson é reconhecido mundo afora como -PERSONAGEM MARCANTE- do tipo que visualizava o país como a FORÇA por trás de um grande IMPÉRIO DE LIBERDADE.  


ÁRVORE DA LIBERDADE

Pois, hoje cedo, lendo as mensagens que haviam chegado no meu WhatsApp, me deparei com a célebre frase de Thomas Jefferson - A ÁRVORE DA LIBERDADE DEVE SER REGADA DE QUANDO EM QUANDO COM O SANGUE DOS PATRIOTAS E DOS TIRANOS. É O SEU ADUBO NATURAL -. Como se percebe, infelizmente, por tudo que está acontecendo no nosso país, o povo brasileiro dá nítida impressão de que simplesmente esqueceu de REGAR A ÁRVORE DA LIBERDADE. 


FALTA DE ÁGUA E DE CUIDADO

Vale registrar, por mais que seja algo que cause certo sofrimento, que sequer é necessário o uso de lentes para perceber, com muita clareza, que as FOLHAS DA NOSSA ÁRVORE DA LIBERDADE não raro apresentam uma coloração amarelada, o que pressupõe que a planta não é sistematicamente REGADA e, por consequência, sofre pela doença que se caracteriza como FALTA DE CUIDADO E/OU PREOCUPAÇÃO.


NEM LIBERDADE NEM DEMOCRACIA

Este imperdoável descuido e/ou total falta de atenção de parte do povo brasileiro como um todo resultou, a olhos vistos, numa evidente e lamentável PERDA DA LIBERDADE. Como tal faz-se necessário empreender uma nova LUTA, qual seja a LUTA PELA RECUPERAÇÃO DA LIBERDADE PERDIDA. Mais: ao contrário do que vem sendo vendido pelo STF, com apoio das forças SOCIALISTAS, a DEMOCRACIA só existe com LIBERDADE. Ora, como a LIBERDADE deixou de existir, pela lógica de qualquer raciocínio a conclusão é de que além da LIBERDADE o povo brasileiro também ficou sem a DEMOCRACIA.


PROPRIEDADE DO PÚBLICO

Para concluir, eis uma outra frase de Thomas Jefferson, que cabe perfeitamente como esclarecimento ao embriagado povo brasileiro: - QUANDO UM HOMEM ASSUME UMA FUNÇÃO PÚBLICA, DEVE CONSIDERAR-SE PROPRIEDADE DO PÚBLICO -. O que acontece no Brasil, sem medo de errar, é o contrário: o POVO, pelas decisões estapafúrdias de alguns ministros do STF, virou PROPRIEDADE DE QUEM ASSUMIU A FUNÇÃO PÚBLICA. Pode?


NOTA DE REPÚDIO

 

 

 

Profundamente preocupado com as constantes e -inconstitucionais- decisões que vem sendo tomadas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, as quais contrariam o que determina a importante e legítima LIBERDADE DE EXPRESSÃO, o Clube de Editores e Jornalistas de Opinião do RS vem a público manifestar total repúdio aos ataques e impedimentos impostos ao uso do pétreo DIREITO DE OPINAR. O CLUBE DE OPINIÃO, é importante ressaltar, tem como objetivo ações e posicionamentos a favor das liberdades de imprensa e opinião, repudiando de modo veemente toda e qualquer tentativa de cerceamento dessas prerrogativas, sejam de parte de governos, instituições ou pessoas.

Fernando Di Primio- presidente
Júlio Ribeiro 
Gilberto Simões Pires 
Felipe Vieira 
José Luiz da Silva
Polibio Braga
Alexandre Appel
Glauco Fonseca
Rogério Amaral
Milton Cardoso 
Sérgio Jost
Flávio Pereira

Guilherme Baumhardt

Rogério Mendelski

Karin Miskulin

Vitor Bley de Moraes

Fernanda Barth

Percival Puggina



Leia mais

23 ago 2022

A GLOBO VENDEU UMA ENTREVISTA E ENTREGOU UMA INQUISIÇÃO


TIREI O PÓ E AS TEIAS DE ARANHA...

Ontem à noite, após quase quatro anos de jejum absoluto, tirei o pó e as teias de aranha que estavam acumuladas no teclado do controle remoto da minha televisão, o canal que dá acesso à programação da esquecida TV Globo, para assistir à anunciadíssima -ENTREVISTA- que -SERIA- concedida pelo -candidato- Jair Bolsonaro aos âncoras -William Bonner e Renata Vasconcellos-, do Jornal Nacional, noticiário este que já deixou -faz muito tempo- de ser algo sério, notável e de grande interesse da maioria do povo brasileiro.


O GRANDE VILÃO DO BRASIL

Assim, às 20h30m, pontualmente, depois de consultar o guia de canais, acessei o canal da Globo e fiquei esperando a decantada entrevista. Entretanto, ao longo dos 40 minutos que -estariam- reservados para a -ENTREVISTA-, o que vi e ouvi foi, a rigor, um PRONUNCIAMENTO OFICIAL DA EMISSORA, lido e interpretado, de forma teatral, pela treinada dupla que ancora o lamentável JN. Na real, pelo que depreendi, as cenas -dramáticas- que deram cor e vida ao espetáculo televisivo, foram montadas com um único e programado propósito: fazer do -candidato- Jair Bolsonaro o GRANDE VILÃO DO BRASIL.


INQUISIÇÃO

Pois, em meio a ataques -inquisitivos-, cujo objetivo é o de buscar o ARREPENDIMENTO pelas decisões que Bolsonaro tomou ao longo do seu mandato (obedecendo estritamente o que consta no seu Plano de Governo) o -candidato- precisou ousar e/ou fazer um esforço fora do comum para usar o -democrático- DIREITO DE FALAR E SE DEFENDER das -AFIRMAÇÕES ABSURDAS- que eram feitas de forma sistemática pelos odiosos apresentadores que, em momento algum, fizeram questão de disfarçar suas más e revoltantes intenções. 


RECOLOQUEI AS TEIAS DE ARANHA

Na real, depois de assistir o ATO DE INQUISIÇÃO, que felizmente contou, na medida do possível e do visível e indisfarçável desgosto dos dois péssimos âncoras do JN, com algumas rebatidas certeiras, possíveis e oportunas proferidas pelo -candidato- Jair Bolsonaro, tratei, imediatamente, de mudar de canal. Mais: sem esquecer de recolocar, com cuidado redobrado, as teias de aranha que havia retirado pouco antes de assistir ao dramático espetáculo teatral. 


RESUMO

Resumindo: a TV Globo, sem surpresa, a considerar o esforço que vem fazendo para recolocar o seu CANDIDATO -LULA- na presidência do Brasil, VENDEU UMA ENTREVISTA COM JAIR BOLSONARO e ENTREGOU, DE BANDEJA, UMA INQUISIÇÃO. Felizmente, para alegria do POVO BRASILEIRO -DE BEM-, Bolsonaro ganhou um número maior de admiradores. Tudo graças ao que vem fazendo pelo Brasil e pela nítida imbecilidade dos apresentadores da pobre emissora que um dia foi platinada. 



Leia mais

22 ago 2022

O ESCANDALOSO SISTEMA PROPORCIONAL


SISTEMA PROPORCIONAL E MAJORITÁRIO

É pra lá de corriqueiro, mais ainda em períodos de campanha eleitoral, depositar no colo dos pobres eleitores a CULPA das más escolhas dos políticos que são eleitos para representá-los nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e Câmara Federal. Mal sabem esses desinformados que no Brasil, por força da Constituição, vigora o indecente SISTEMA PROPORCIONAL para eleger VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS, diferente do que acontece para eleger SENADORES, PREFEITOS, GOVERNADORES E PRESIDENTE DA REPÚBLICA, cujo sistema adotado é o MAJORITÁRIO. 


APENAS 27 DEPUTADOS FEDERAIS FORAM ELEITOS PELO POVO

Só para que os leitores-eleitores tenham uma ideia do que representa este péssimo e nada democrático -SISTEMA PROPORCIONAL-, que define os DEPUTADOS FEDERAIS que devem ocupar as 513 CADEIRAS na Câmara Federal, prestem bem a atenção no seguinte: APENAS 27 DEPUTADOS FORAM REALMENTE ELEITOS PELO VOTO. Os demais -486 DEPUTADOS- foram eleitos por força dos votos obtidos pelas LEGENDAS DOS PARTIDOS e não pelo eleitor. Pode? 


O ELEITOR ESCOLHE APENAS 5% DOS VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS

De novo, para que não paire a mínima dúvida, acredite: a rigor, você praticamente não escolhe o seu deputado. Assim, é possível afirmar, de antemão e com todas as letras, que não cabe ao eleitor a CULPA pelas más escolhas de seus representantes. Afinal, como podem ser culpados os eleitores que elegem apenas 5% dos VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E DEPUTADOS FEDERAIS, enquanto 95% são -eleitos- por força do escandaloso e fétido SISTEMA PROPORCIONAL?


É ASSIM QUE FUNCIONA A DEMOCRACIA?

Volto a afirmar, baseado em fato, que o SISTEMA PROPOCIONAL é até mais do que escandaloso. Observem, por exemplo, que um candidato à Câmara Federal que recebeu insignificantes 285 VOTOS, nas Eleições de 2018, foi eleito enquanto outro, que recebeu 185 mil votos, de outro partido, não saiu vitorioso. Isto é possível? É assim que funciona a tal de DEMOCRACIA? 


QUOCIENTE PARTIDÁRIO

Infelizmente, a QUANTIDADE DE CADEIRAS que cada PARTIDO vai ocupar depende de seu QUOCIENTE PARTIDÁRIO, que é calculado DIVIDINDO-SE O NÚMERO DE VOTOS VÁLIDOS DA LEGENDA PELO QUOCIENTE ELEITORAL DO ESTADO. Pode? O curioso é que não vejo interesse de parte do Poder Legislativo em mudar este péssimo SISTEMA PROPORCIONAL. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: CONTRA OS FATOS: ETIQUETAS E NARRATIVAS, NASCIDAS UMAS PARA AS OUTRAS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais