Artigos

01 nov 2023

O CAMINHO DO BREJO


TÁTICA UTILIZADA POR JOSEPH GOEBBELS

Por incrível que possa parecer, muita gente, com enorme prazer, segue devota da velha tática, largamente utilizada pelo ministro da PROPAGANDA NAZISTA, Joseph Goebbels, que dá conta de que a -REPETIÇÃO DE MENTIRAS AUMENTAVA AS CHANCES DE CLASSIFICÁ-LAS COMO VERDADEIRAS-. 


REPETIÇÃO DE VERDADES

Ora, se levarmos em boa conta que a REPETIÇÃO DE MENTIRAS produz o convencimento de que venham a ser reconhecidas como VERDADES, da mesma forma há que se admitir que a REPETIÇÃO DE VERDADES oferece chances idênticas de serem entendidas, e aceitas, como algo dotado de VERACIDADE. Mais ainda quando devidamente acompanhadas de provas sobre aquilo que é dito e repetido.  


OBVIEDADES SUPREMAS

Mesmo levando em boa conta que OBVIEDADES SUPREMAS dispensam REPETIÇÕES, ainda assim, partindo do princípio de que a maioria dos nossos meios de comunicação são fiéis seguidores de Joseph Goebbels, aí se impõe uma necessária REPETIÇÃO daquilo que escrevi ontem, quando apontei que o CAMINHO DA PROSPERIDADE, -ECONÔMICA E SOCIAL- passa: 1- PELA REDUÇÃO DE IMPOSTOS; 2- PELA LIBERDADE ECONÔMICA; e, 3- PELO CONTROLE DO GASTO PÚBLICO, QUE POR SUA VEZ REFLETE EM JUROS MAIS BAIXOS. 


CAMINHO DO BREJO

Pois, tão logo publiquei o editorial de ontem, Lula, como se tivesse tomado conhecimento do conteúdo achou por bem, com absoluta certeza e convicção, apontar que sob o comando petista-comunista no Brasil a ordem única é seguir o CAMINHO DO BREJO


LULA SÓ PENSA NAQUILO

Além de confirmar que mandou às favas a ideia de DÉFICIT ZERO, Lula não escondeu que tem os OLHOS GORDOS voltados para as eleições municipais. Isto significa que não medirá esforços -FINANCEIROS- para eleger prefeitos e vereadores petistas. Para forrar o CAIXA, Lula SÓ PENSA NAQUILO, ou seja, na CRIAÇÃO DE NOVOS IMPOSTOS E/OU AUMENTO DE ALÍQUOTAS DOS JÁ EXISTENTES, visando O AUMENTO DE ARRECADAÇÃO. Tudo que define o real CAMINHO DO BREJO!


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: DEMOROU..., por Igor Morais. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

31 out 2023

O CAMINHO DA PROSPERIDADE


PROSPERIDADE

Antes de tudo, não precisa ser iniciado em economia para entender e/ou compreender que o CAMINHO DA PROSPERIDADE, -ECONÔMICA E SOCIAL- independente de país, estado ou município, passa, basicamente, pela 1- REDUÇÃO DE IMPOSTOS; 2- ABERTURA DA ECONOMIA; CONTROLE DO GASTO PÚBLICO, QUE POR SUA VEZ REFLETE EM JUROS MAIS BAIXOS. 


EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Mais: a REDUÇÃO DE IMPOSTOS e CONTROLE DO GASTO PÚBLICO é uma resultante -direta- da EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, que pode ser obtida através da INOVAÇÃO e da DIGITALIZAÇÃO. 


GUINADA

Pois, até os bebês que frequentam as creches Brasil afora já perceberam que o atual governo - petista-socialista-comunista -, detesta a PROSPERIDADE. Como tal, dias antes de assumir o volante do Brasil resolveu abandonar por completo o CAMINHO QUE LEVA À PROSPERIDADE.  Ou seja, além de AUMENTAR IMPOSTOS tratou de colocar o GASTO PÚBLICO em rota de absoluto DESCONTROLE. 


REFORMA TRIBUTÁRIA

Mais: não obstante o desejo cruel de condenar o Brasil ao fracasso, encaminhou uma proposta de REFORMA TRIBUTÁRIA desprovida da necessária SIMPLIFICAÇÃO e colocou no texto, com a devida compreensão dos parlamentares -socialistas- tudo aquilo que propõe um efetivo AUMENTO DE ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE , por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

30 out 2023

GANÂNCIA POR ARRECADAÇÃO


TÍTULOS MUNDIAIS

Os governantes petistas, mais do que todos que comungam das demoníacas ideias socialistas/comunistas, além de ostentar os títulos de -MAIORES CORRUPTOS E INSUPERÁVEIS MENTIROSOS da história contemporânea, também nunca esconderam o quanto são providos de uma desproporcional GANÂNCIA ARRECADATÓRIA.


LULA JOGOU A TOALHA

Pois, o chefe do PT, na última 6ª feira, 27, em café da manhã com a imprensa, estufou o peito e AFIRMOU, ALTO E BOM SOM, sem surpreender, tudo aquilo que já venho AFIRMANDO através dos meus editoriais. Na real Lula -JOGOU A TOALHA- ao dizer que -DIFICILMENTE O BRASIL ATINGIRÁ O DÉFICIT ZERO NAS CONTAS PÚBLICAS EM 2024-, como foi PROMETIDO pelo seu desmoralizado MINISTRO-POSTE,  Fernando Haddad. Disse mais: -QUE UM ROMBO DE 0,5% ou 0,25% NÃO É NADA! Que tal?


MISSÃO IMPOSSÍVEL

Mais: como estava diante de uma plateia de jornalistas-petistas, usando da corriqueira MENTIRA jogou a culpa nos AGENTES DO MERCADO chamando-os de GANANCIOSOS. Pois, para que fique bem claro, Lula e seu partido são, desde sempre, GANANCIOSOS POR ARRECADAÇÃO. A propósito, a palavra -DIFICILMENTE- utilizada por Lula é mais uma MENTIRA, pois, a considerar o fantástico festival de IRRESPONSÁVEIS GASTOS PÚBLICOS, a tentativa da obtenção do PROMETIDO -DÉFICIT ZERO-, independente da GANÂNCIA ARRECADATÓRIA, já nasceu como uma MISSÃO IMPOSSÍVEL.


MAIOR DO QUE O PREVISTO

Pois, antes que algum leitor desavisado pense que estou de má vontade com o GASTADOR GOVERNO LULA, eis o que disse, também na última 6ª feira, 27, o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron (que integra a equipe do MINISTRO-POSTE): - O governo federal pode fechar 2023 com um DÉFICIT PRIMÁRIO PIOR DO QUE O PREVISTO.


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: OS FILHOTES DE MUSSOLINI, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

27 out 2023

CONDUTA ÉTICA


RACIONALIDADE, LIBERDADE E RESPONSABILIDADE

De um modo geral, as correntes filosóficas que estudam a ÉTICA, notadamente no JORNALISMO, se baseiam na teoria que sustente a RACIONALIDADE, A LIBERDADE E A RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL de forma que suas palavras e suas ações possam ser MEDIDAS por ele e COMPREENDIDAS E ACEITAS COMO VÁLIDAS por aqueles que o cercam. 


FUNDAMENTO PRINCIPAL

Por tudo que li a respeito da ÉTICA JORNALÍSTICA, que vem apresentando um visível processo de deterioração, o mais lamentável é que são poucos os JORNALISTAS dispostos a se mobilizar pela LIBERDADE DE IMPRENSA. Vale lembrar que o fundamento principal da ÉTICA JORNALÍSTICA, qualquer que seja a sua acepção, está na DEFESA DA LIBERDADE, DA VERDADE, DA JUSTIÇA, DA PLURALIDADE DE OPINIÕES E, COM ÊNFASE REDOBRADA, DA VIGILÂNCIA DOS ATOS DE GOVERNO.  


PRÁXIS DOUTRINÁRIA

É preciso levar em conta, nesta impressionante doutrinação IDEOLÓGICA que se tornou uma PRÁXIS nos meios de formação de jornalistas, que o exercício da profissão propõe um choque entre o -VALOR DA VERDADE E A RESPONSABILIDADE SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO QUE É DITO OU PUBLICADO-. A partir daí nasce e se alimenta a DESCONFIANÇA NO PROFISSIONAL E/OU NA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO, que também dá a entender que se mostra identificada com a mesma PRÁXIS DOUTRINÁRIA.


REGRA DE OURO

Para concluir, em ÉTICA JORNALÍSTICA - O NOVO DEBATE-, Rushworth Kider, que presidiu o Institute of Global Ethics, lamenta que a REGRA DE OURO - princípio segundo o qual -cada um deve agir em relação aos outros do mesmo modo que gostaria que os outros agissem em relação a si-, não é muito prática nem mesmo praticada. Kider sustenta o seu ponto de vista perguntando - Como aplicar a REGRA DE OURO em relação a um político ou governante que visita a redação para pedir que uma reportagem sobre um caso de corrupção não seja publicada? 

Qualquer semelhança com o que estamos vendo, mais do que sabido, não se trata de mera coincidência.


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: EQUIDISTÂNCIA CRETINA, por Silvio Sibemberg. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

26 out 2023

BRASIL: DEMOCRACIA FAKE


IDEIA FALSA

Todo santo dia a palavra DEMOCRACIA é repetida por todos os cantos do nosso imenso país dando uma FALSA IMPRESSÃO de que o POVO É SOBERANO. Mais: como tal, fortemente influenciado e/ou manipulado pela mídia, a maioria dos brasileiros acredita, piamente, que o nosso regime democrático estabelece que CABE AO POVO DECIDIR AS QUESTÕES DE ESTADO. 


REPÚBLICA FEDERATIVA

Na real, mesmo sem levar em consideração que de uns tempos para cá o tirano STF passou a assumir o terrível papel de DECISOR DE TUDO, sem o menor respeito à LEI, há que se levar em boa conta que o BRASIL, ao contrário de ser uma DEMOCRACIA é uma REPÚBLICA. Melhor: a Carta Magna estabelece que o Brasil é uma REPÚBLICA FEDERATIVA.


ÚNICO ATO

Vale lembrar que numa DEMOCRACIA, no seu conceito antigo, todos os cidadãos decidiam as questões de Estado. Numa REPÚBLICA, a decisão, por ser COLETIVA, foi reduzida a menos de 1% do POVO, que se resume no -ÚNICO- ATO DE ELEGER UM REPRESENTANTE QUE VOTARÁ TODAS AS QUESTÕES EM SEU NOME. 


CONSTITUIÇÃO CIDADÃ???

De novo: NUMA DEMOCRACIA, VOCÊ DECIDE TUDO! NUMA REPÚBLICA VOCÊ SÓ VOTA (SE QUISER) A CADA QUATRO ANOS!. Ou seja, gostem ou não QUEM DECIDE TUDO EM SEU NOME É O SEU REPRESENTANTE. A propósito, vale lembrar que o POVO BRASILEIRO NUNCA FOI CHAMADO PARA APROVAR, POR PLEBISCITO, A CONSTITUIÇÃO DE 1988, vendida ao incauto POVO BRASILEIRO como sendo a CONSTITUIÇÃO CIDADÃ. 


SAQUE FEDERATIVO

Atenção: ontem, 25, a REPÚBLICA FEDERATIVA, por 323 votos a favor, 119 contra e uma abstenção, aprovou, ao bel prazer, na Câmara dos Deputados, a TAXAÇÃO DOS SUPER-RICOS, que nada mais é do que UM ESTÚPIDO AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA. Como bem diz o vereador de Porto Alegre, Ramiro Rosário, a nova alíquota de 15% revela o quanto Lula e Haddad estão dispostos a SAQUEAR o nosso bolso para TAPAR O ROMBO que eles mesmos criaram. Serão mais de R$ 40 bilhões tirados do bolso desses investidores por ano. A desculpa da vez é que são os “super ricos” que foram taxados em “paraísos fiscais”, como se eles estivessem fazendo algum tipo de justiça social com isso. A verdade tem de ser dita: eles estão aumentando impostos de todos, todos os dias. Das compras de US$ 50 dólares de bugigangas no exterior a fundos de investimento aqui dentro. Ninguém irá escapar. Nada tem a ver com “tirar dos ricos e dar aos pobres”. Eles vão tirar dos ricos, dos pobres, da classe média, de todo mundo e passar para quem? Não é difícil adivinhar...


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O PREÇO DA OMISSÃO, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

25 out 2023

A CANOA FURADA


REFORMA TRIBUTÁRIA

Mais do que sabido, a REFORMA TRIBUTÁRIA tem razoável chance de ser aprovada ainda neste ano. Partindo deste pressuposto, nada melhor do que recontar a ótima história da CANOA FURADA DOS IMPOSTOS, escrita pelo administrador Stephen Kanitz, e publicada, em 30 de junho de 1999, na coluna -Ponto de Vista- da revista Veja. Eis:


RACIOCÍNIO LÓGICO

Antes da descoberta do Brasil, um índio que quisesse fazer uma CANOA derrubava uma árvore e após UM MÊS DE TRABALHO tinha a sua canoa novinha em folha. Você, leitor, se quisesse fazer o mesmo descobriria, assustado, as razões da nossa estagnação e má distribuição de renda. Para facilitar o raciocínio, vou supor que você, leitor, esteja EMPREGADO numa INDÚSTRIA DE CANOAS e que após um mês de trabalho, talhando a mesma árvore, receba R$ 1000 de salário. Descontados (à época) 15% de IMPOSTO DE RENDA E 8% DE CONTRIBUIÇÃO SOCIAL o salário se reduz a R$ 770 reais. No final do ano você SAI DO EMPREGO e ENTRA NA LOJA disposto a comprar a CANOA QUE FABRICOU E NEGOCIA A MESMA COM SEU PATRÃO. 


CÁLCULO

O patrão, ao levar em conta que você, leitor, é da casa, resolve não cobrar o CUSTO DA MATÉRIA PRIMA (madeira), só a sua MÃO-DE-OBRA. Fazendo o cálculo em voz alta para que o leitor acompanhe o raciocínio, diz: - Seu salário foi de R$ 1000 reais, que, acrescido de 50% de encargos sociais, soma R$ 1500 reais. Tem mais 11% de IPI, 22% de ICMS, tem PIS, COFINS e mais 58 taxas e tributos, o que totaliza R$ 2200 reais. Ah, tem ainda 5% do meu lucro, igual à média brasileira. Pronto: o barco é seu pela bagatela de R$ 2310 reais.


TRÊS VEZES O SEU SALÁRIO

Você, leitor, olha o PREÇO DA CANOA (R$ 2.310,00), compara com o SEU SALÁRIO (R$ 770,00) e, imediatamente, percebe que não tem como COMPRAR A SUA CANOA porque ela custa TRÊS VEZES SEU SALÁRIO POR CONTA DOS IMPOSTOS.


DESDE SEMPRE

O Brasil, como se vê, desde sempre, está numa legítima CANOA FURADA não pela GANÂNCIA DO CAPITAL, mas pela CARGA TRIBUTÁRIA DO GOVERNO, que consome 65% do CUSTO DO PRODUTO. Karl Marx deve estar se revirando na cova ao constatar que quem EXPLORA O TRABALHADOR não são os 5% DE LUCRO DO CAPITALISTA, mas, sim, os 65% do ESTADO. Em tese, como se percebe, a NOSSA PRODUÇÃO SÓ PODE SER VENDIDA se existirem consumidores que ganhem TRÊS VEZES MAIS do que aqueles que produzem. Ou seja, você, leitor, só consegue comprar os produtos elaborados por quem ganha R$ 260 reais. De novo: - quem ganha R$ 770 reais não consegue comprar aquilo que produziu. Que tal? 


O VELHO E INJUSTO MAIS DO MESMO

Concluindo, vale lembrar que sob o pretexto de SIMPLIFICAR O SISTEMA TRIBUTÁRIO, os governantes já estão se aproveitando da tramitação da REFORMA TRIBUTÁRIA para fazer o velho e injusto MAIS DO MESMO, ou seja, AUMENTAR AINDA MAIS A CARGA DE IMPOSTOS.


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: QUEM É O DONO DA VIDA DE ANTÔNIA?, por Fernanda Estivallet Ritter. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais