SEM MEDO DE MENTIRAS
Ontem, sem causar mínima surpresa, o presidente Lula afirmou, publicamente, que -o governo não pode "ter medo de enfrentar a mentira". Mais: em tom nada convincente atacou o que chamou de "pessoas travestidas de políticos que na verdade tentaram dar um golpe". Que tal?
PRERROGATIVA DO PRESIDENTE
Antes de tudo, na sua PRIMEIRA AFIRMAÇÃO Lula dá a entender a todos os brasileiros, e estrangeiros em geral, que está pra lá de convencido de que -MENTIR É -PRERROGATIVA- DO PRESIDENTE- e como tal usa e abusa do DIREITO DE FALAR INVERDADES. Na real, Lula insinua QUE NÃO GOSTA DE CONCORRÊNCIA!
É PRECISO MENTIR
A rigor, antes que apareça alguém disposto a me acusar por publicações falsas, basta assistir o vídeo publicado pela Agência Reuters, de 16 de junho de 2023, onde o próprio Lula, sem o menor constrangimento, afirma -TENHO QUE MENTIR, É PRECISO MENTIR. POLÍTICO TÊM QUE MENTIR, PORQUE SEMPRE É MAIS FÁCIL ACREDITAR EM UMA MENTIRA! Que tal?
FALTA CREDIBILIDADE
Mais: O empresário João Amoedo, que nutre indisfarçável simpatia por Lula e/ou pela esquerda em geral, reforçou, ontem, em entrevista que concedeu ao UOL, ao se referir ao recuo no anúncio das alterações do PIX, que o GOVERNO LULA PECA POR FALTA DE CREDIBILIDADE. E completou dizendo: -o entendimento do brasileiro ao ver a revogação foi de que TEMOS UM GOVERNO FRACO ou UM GOVERNO QUE MENTE. Ou as DUAS COISAS...
Para completar, eis como resumiu o jornalista J.R.Guzzo: -Lula, o governo e os jornalistas estatizados que correram mais uma vez em seu socorro não vão convencer ninguém de que foram vítimas de mentiras da internet. A maioria da população fica convencida, isto sim, de que quem está mentindo são eles.
VACA SAGRADA
Da mesma forma que para os hindus a VACA É UM ANIMAL SAGRADO, para os brasileiros o -PIX-, por conta de sua espetacular aceitação como forma de pagamento e recebimento -instantâneo-, passou a ser visto no Brasil como -INSTRUMENTO SAGRADO-, do tipo que não suporta AMEAÇAS, PERTURBAÇÕES e/ou INTERVENÇÕES -FISCALISTAS-, de GOVERNANTES ENXERIDOS.
CRIME HEDIONDO
O governo Lula, mesmo sabendo que em VACAS SAGRADAS NÃO SE MEXE, resolveu testar o povo brasileiro, e de pronto foi imediatamente rechaçado por TODOS os brasileiros, independente de cor, idade, gênero, ideologia e escambau... Ao se meter numa UNANIMIDADE NACIONAL, o governo protagonizou um verdadeiro CRIME HEDIONDO, do tipo que não tem PERDÃO.
PÂNICO
O FATO, indesmentível, é que uma BRUTAL DESCONFIANÇA tomou conta do Brasil inteiro, a partir do exato momento em que o Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, achou por bem se valer do PIX para obter informações visando nítido e inegável propósito -FISCAL-. Esta péssima ideia, mais do que esperado, gerou uma enorme -ONDA DE DESCONFIANÇA, do tipo -TSUNAMI-, provocando um claro sentimento de PÂNICO na sociedade brasileira.
ERRO GROSSEIRO
Mesmo diante do indisfarçável CAOS, o Secretário da Receita Federal -NÃO ADMITIU- que cometeu um GROSSEIRO ERRO. Muito pelo contrário: ao anunciar a revogação da instrução normativa que TRATAVA DA (confessada) FISCALIZAÇÃO DO PIX disse, sem ruborizar, que “pessoas inescrupulosas distorceram o ato normativo” do Fisco e prejudicaram “muita gente no Brasil”. Pode?
O SOM ESTRIDENTE DA SIRENE DISPAROU
Quando até os mais OTIMISTAS começam a perder as ESPERANÇAS é porque o som estridente da SIRENE DA REALIDADE entrou em ação sinalizando -sem parar- que o PERIGO é iminente e como tal a situação exige a tomada de decisões que tenham como propósito conter os prejuízos -pessoais, econômicos e sociais- decorrentes do desenvolvimento da tragédia anunciada.
AÇÕES FRACASSADAS
Na real, o SOM ESTRIDENTE DA SIRENE DA REALIDADE sinaliza, com absoluta clareza, que o FLAGRANTE E SERÍSSIMO PERIGO que se faz presente tem como CAUSA MAIOR a prazerosa insistência do governo Lula em repetir inúmeras AÇÕES FRACASSADAS que já foram testadas, à exaustão, sendo que -TODAS -simplesmente TODAS-, resultaram em notórios e gravíssimos PREJUÍZOS para a SOCIEDADE EM GERAL.
INSISTÊNCIA TRÁGICA
Pois, enquanto a SIRENE segue emitindo os sinais de PERIGO IMINENTE, o que chama muito a atenção, em meio ao enorme -corre-corre- é o fato de mesmo sob forte pisoteio inúmeros brasileiros ainda acreditam que insistindo, repetindo, e potencializando as AÇÕES FRACASSADAS, em algum momento elas acabarão se transformando em algo BENÉFICO para todos. Pode?
MAIS POR DESEJO E MENOS POR CONFIANÇA
Como bem aponta o senador Sérgio Moro, em artigo publicado na Gazeta do Povo, até os agentes econômicos que deram ao governo algum crédito inicial, MAIS POR DESEJO QUE POR CONFIANÇA, já perceberam que o futuro está comprometido com um déficit nominal de 8% do PIB e dívida pública crescente. O pior é que os maus resultados da economia, com dólar elevado, inflação e juros crescentes, não levam à alteração da política econômica. Lula e o PT estão acorrentados à crença de que -GASTO É VIDA- e não dão sinais que irão mudar uma vírgula de seus projetos econômicos já testados e fracassados.
REPROVADO!
Mais do que sabido, até poucos dias atrás (ainda dentro do ano de 2024) -TODOS- os institutos de pesquisa davam precisa conta de que -MAIS DA METADE- (51%) do povo brasileiro dizia, com todas as letras, NÃO CONFIAR no GOVERNO LULA. Mais: a forma como o Lula vem governando o nosso empobrecido Brasil é -REPROVADA- entre os que têm:
1-renda mensal superior a cinco salários-mínimos (59%);
2- os moradores da Região Sul (56%); e,
3- entre quem tem Ensino Superior (55%) e Ensino Médio (52%).
PIX
Pois, bastou 2025 dar o ar de sua graça para que Lula e seu POSTE colocassem mais combustível na FOGUEIRA DA DESCONFIANÇA. Para tanto decidiram EMPORCALHAR O -PIX-, dando a entender que o -PODEROSO E REVOLUCIONÁRIO INSTRUMENTO DE TRANSFERÊNCIA MONETÁRIA INSTANTÂNEO,- que desde a sua criação caiu no gosto, na preferência e na utilização de -TODOS OS BRASILEIROS- estaria na mira para se transformar no mais novo alvo de TRIBUTAÇÃO.
MONITORAMENTO? SAI DESSA...
Como o propósito do governo Lula é, antes de tudo, DESTRUIR TUDO QUE EXISTE DE BOM OU RAZOÁVEL, é praticamente IMPOSSÍVEL ACREDITAR que a pretensão de Lula e seu POSTE é APENAS fazer uso das TRANSAÇÕES FEITAS POR PIX para que a RECEITA FEDERAL possa monitorar as pessoas físicas que movimentam mais de 5 mil reais; e pessoas jurídicas que movimentam mais de 15 mil reais. Conta outra, Haddad...
CONFIANÇA NO BREJO
Sendo -VERDADEIRA OU NÃO- a PRETENSÃO do governo Lula, de TRIBUTAR AS TRANSAÇÕES FEITAS POR PIX, o FATO é que o -ESTRAGO JÁ FOI FEITO- e não é pequeno. Mais: vale lembrar que quando o SETOR FINANCEIRO entra em -MODO DESCONFIANÇA- fica muito difícil a recuperação. Assim, nadai mais lógico do que acreditar que as próximas PESQUISAS venham a informar que o -EMPORCALHAMENTO DO PIX- vai mostrar, nitidamente, que a CONFIANÇA NO GOVERNO LULA FOI, LITERALMENTE, PRO BREJO.
FRASES DA SEMANA
Dentre as -selecionadas FRASES DA SEMANA- que às 6ª feiras Ari Fusevick publica na Gazeta do Povo acompanhadas de irônicos comentários, porém certeiros, separei DUAS por conta das repercussões que produziram nas REDES SOCIAIS, tidas e havidas, como bem afirma o jornalista J. R. Guzzo, como TERROR DAS DITADURAS EM TODO O MUNDO e, SIMETRICAMENTE, o TERROR DA ESQUERDA, como diz o ótimo jornalista J.R. Guzzo.
PRESIDENTE DO IBGE
A primeira e absurda frase saiu da boca do desacreditado presidente do IBGE, Márcio Pochmann, ao afirmar, sem sequer conseguir convencer os petistas mais ferrenhos: -É inadmissível uma autoridade questionar os dados do IBGE-. Como bem comenta Ari Fusevick, - Nunca pergunte a uma mulher sua idade, a um homem seu salário, a um petista o que aconteceu com Celso Daniel e ao IBGE de onde eles tiram seus números.
AR IRRESPIRÁVEL
Vejam que até o jornalista Lauro Jardim, do comprometidíssimo jornal O Globo, disse que o -ar está perto do irrespirável na cúpula do IBGE-. Na semana passada, dois diretores pediram demissão: Elizabeth Hypolito e João Hallak Neto, respectivamente diretora e diretor-adjunto de Pesquisas Econômicas, a mais importante do órgão. E até o fim deste mês também devem sair Ivone Batista e Patrícia Costa, diretora e diretora-adjunta de Geociências. O motivo do adeus é o mesmo nos dois casos: INSATISFAÇÃO TOTAL com a gestão do petista Marcio Pochmann. O descontentamento maior é com a decisão de Pochmann de criar a Fundação IBGE+, considerada dentro do IBGE uma espécie de ORGANIZAÇÃO PARALELA. Essa fundação tiraria o protagonismo do próprio IBGE na condução das pesquisas do país.
FIM DA CENSURA
A segunda frase, contendo verdades, pronunciada por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, ou Meta, ao anunciar o FIM DA CENSURA EM SUAS PLATAFORMAS DIGITAIS diz o seguinte: “Países da América Latina possuem TRIBUNAIS SECRETOS que podem mandar que empresas removam conteúdos na surdina”. Aí, Ari Fusevick completou dizendo: - E os gringos seguem sem dar os devidos créditos ao Brasil. Se duvidar, ainda acham que a sede do STF fica em Buenos Aires. Que tal?
O POVO DE VERDADE
Pela primeira vez na história, como refere J. R. Guzzo, o POVO DE VERDADE, na voz de centenas de milhões de pessoas, pode falar e ouvir o que quiser. Não é Musk, nem Zuckerberg que falam nas redes, como os jornalistas falam nos jornais, no rádio e na televisão – e não são eles, na verdade, que deixam a esquerda transtornada. Quem fala na internet é a população, direto, e é a vontade bruta da população que cria o pânico no “campo progressista”. O X, o Facebook, o Instagram e todo o resto das redes sociais provam, minuto a minuto, em tempo real, que a maioria das pessoas não quer o que a esquerda quer – na verdade, quer o contrário.
Em nenhum momento passa pela cabeça da esquerda indagar se não haveria alguma coisa errada em sua fé atual, já que o povo demonstra uma fé oposta nas redes sociais. Sua única reação é gritar: “Fascismo. Não pode. Prende”. É por isso que toda a eleição, hoje em dia, é tratada pela esquerda como uma ameaça mortal à democracia. Quem discorda pode ganhar, como aconteceu com Trump nos Estados Unidos, com Milei na Argentina, com Giorgia Meloni na Itália, e pode acontecer em breve na Alemanha e no Canadá. O que eles querem, cada vez mais, é eleição do tipo Venezuela, ou TSE, as únicas que realmente resolvem. Rede social, nesse caso, é fascismo puro.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ESTADO DEMOCRÁTICO DO DINHEIRO, por Marcel van Hatten. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
DORES E SOFRIMENTOS
Mais do que perceptível, os notáveis sofrimentos econômicos produzidos com esmero e dedicação pelo governo Lula, que foram anunciados, à exaustão, em 2024, dando conta de que as dores se fariam presentes, de forma gradual, implacável e vigorosa ao longo de 2025, já estão dando o ar de sua péssima graça, aqui e ali, com desenhos pra lá de assustadores.
ADMISSÃO DO ÓBVIO
Vejam que até a Rede Globo, companheira de primeira hora do governo Lula, acabou se rendendo à realidade trágica e se viu obrigada a admitir o óbvio ao publicar o seguinte texto: -a recente tempestade perfeita vivida pelas varejistas brasileiras está prestes a ter um novo capítulo. Além de lidar com a concorrência das estrangeiras, as altas taxas de juros e a escalada do dólar, as empresas se preparam agora para um REPASSE DE PREÇOS que deve chegar a 10% no primeiro trimestre do ano.
PROJETO DO PT
Para provar que nada do que já vimos e sentimos é obra do acaso, basta levar em conta o que disse, com calma, convencimento e determinação, o ex-presidente do PT, Rui Falcão, na recente entrevista que concedeu à FolhaPress:
- O nosso PROJETO é ANTICAPITALISTA, com as devidas atualizações de experiências anteriores. Isso é essencial para que a gente possa ser realmente antissistema, apontando um rumo que se contraponha ao próprio sistema e à extrema-direita. A extrema-direita está fazendo uma disputa política permanente. Ao contrário da esquerda e do nosso governo.
PROMESSA EM CURSO
Disse mais o petista da gema: -Não podemos entregar NOSSA IDENTIDADE E NOSSO PROJETO, mas sim fortalecê-los. Já aprendemos no passado que só a governabilidade institucional não é suficiente para lutar contra isso. Precisamos de força social mobilizada.
Este claro e perseguido estado de coisas ruins, deixa mais do que evidente, notadamente para os mais espantados e surpresos, que o PROJETO PETISTA JAMAIS ESCONDEU QUE A SUA OBRA SÓ TERMINA DEPOIS QUE NÃO RESTAR PEDRA SOBRE PEDRA. ESSA É A PROMESSA EM CURSO.
CAMPEÃO...
Para finalizar e confirmar que a ROTA DE DESTRUIÇÃO é para valer, anotem aí: 2024 foi o ano com maior número de pedidos de recuperação judicial dos últimos 20 anos. Que tal?
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: DIGA-ME COM QUEM ANDAS, por André Burger. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar.