Artigos

12 dez 2023

ACREDITEM, NÃO É PIADA!


COFECON

Antes de tudo, para que os leitores saibam, o COFECON- Conselho Federal de Economia, criado pela Lei nº 1.411/51, é uma AUTARQUIA que tem como função principal REGULAMENTAR E FISCALIZAR além de assegurar o exercício LEGAL E ÉTICO DA PROFISSÃO DE ECONOMISTA.


HABILITAÇÃO

Isto significa, claramente, que para estar habilitado para exercer a profissão de ECONOMISTA, o profissional precisa ter graduação no curso de Ciências Econômicas e registro no Conselho Regional de Economia, sendo -INDISPENSÁVEL-  A CONTRIBUIÇÃO A SER RECOLHIDA ANUALMENTE pelo fato de se tratar de uma obrigação de natureza parafiscal, conforme decisão do STF datada de 2002. 


SEM LIBERDADE

Como se vê, salta aos olhos de princípio ao fim que nenhum ECONOMISTA tem a LIBERDADE para desenvolver a sua profissão antes de CONTRIBUIR com a famigerada AUTARQUIA - que nada mais é do que uma pessoa jurídica de DIREITO PÚBLICO que executa atividade TÍPICA DE ESTADO. 


MULHER ECONOMISTA DE 2023

Pois, contrariando tudo que passa pela cabeça de qualquer ser animal - racional ou não- no sábado passado, 9/12, o COFECON anunciou a escolha de DILMA PETISTA ROUSSEFF como a MULHER ECONOMISTA DE 2023. Que tal? Antes que algum leitor imagine que se trata de uma FAKE NEWS -com pinceladas de MÁ VONTADE, PERSEGUIÇÃO, IRONIA e/ou grande DEBOCHE-, peço que entenda que a escolha teve como MOTIVAÇÃO a significativa contribuição que Dilma promoveu para o desenvolvimento econômico e social do país ao longo de sua carreira.


NÃO É PIADA

A escolha de Dilma Rousseff se deu através da formação de lista de mulheres indicadas pelos Conselheiros federais, Conselhos Regionais de Economia e Comissão Mulher Economista e Diversidade. Em lista secreta, o Plenário do Cofecon formou LISTA DÉCUPLA, a partir da qual os CORECONS, por meio de seus plenários, formaram lista tríplice. Entre os três nomes mais votados, Dilma foi eleita a Mulher Economista do Ano, em votação secreta, pelo Plenário do Cofecon.

De novo, para que não seja confundido como piada: para o COFECON, Dilma reflete o reconhecimento do seu legado e expertise no campo econômico, bem como seu papel fundamental na formulação e implementação de políticas que moldaram a trajetória econômica do Brasil. Pode?



Leia mais

11 dez 2023

DERROTAR O BOLSONARISMO: A MISSÃO DO PT


OS CONFESSADOS OBJETIVOS DO PT

Na semana passada, durante reunião realizada na embaixada do Brasil em Berlim (disponível no youtube), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, deixou bem claro os -OBJETIVOS DO PT- para os próximos anos. Antes de tudo, afirmou Pimenta, precisamos eleger candidatos que sejam CONTRA O BOLSONARO. Não estamos mais na época de construir nomes, TEMOS QUE GANHAR AS ELEIÇÕES. Mais: precisamos formar alianças nas cidades para DERROTAR O BOLSONARISMO. Para tanto já está em jogo o desenho que a gente vai ter lá na frente, em 2026, transformando um evento de Estado, organizado com DINHEIRO PÚBLICO, em um encontro partidário.


PROPAGANDA OFICIAL DO GOVERNO

Segundo informa Omar Godoy, da Gazeta do Povo, para dar conta da sua parte nessa missão Paulo Pimenta contará com um fantástico orçamento de R$ 647 MILHÕES  destinados à PROPAGANDA OFICIAL DO GOVERNO EM 2024– um senhor aumento se comparado aos R$ 359 MILHÕES disponíveis neste ano (e que não inclui a publicidade mantida pelos bancos públicos e grandes estatais). Que tal?


PIMENTA DETONADO NA BASE

Chama atenção, no entanto, que até o petista da gema, o jornalista apresentador Chico Pinheiro já se deu conta que a comunicação do Planalto “poderia ser bem melhor”. Da mesma forma os MILITANTES DA BASE PETISTA estão detonando o ministro da Secom na internet. - “Paulo Pimenta parou no século passado e a comunicação é ruim, tocada de qualquer jeito”, “Ele está preocupado só com seu projeto pessoal. E até nisso vai dar errado. Um show de incompetência, orgulho e falta de empenho”, “Não é nem amadorismo, já virou deboche mesmo. Parece que estão fazendo só para constar” são algumas das opiniões emitidas por petistas anônimos no Twitter/X.


HOMEM DE CONFIANÇA DE LULA

Para setores do governo, também insatisfeitos com a arrogância do chefe da Secom o que mais se ouve é que Pimenta comete gafes e cria “ruídos desnecessários”. Entre tantas, uma que mais desagradou os petistas em geral foi durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, quando o ministro relativizou a atuação do Hamas após os ataques de 7 outubro contra Israel. Isto sem falar o quanto costuma postar homenagens a líderes latinos que cometeram crimes contra a humanidade, como Che Guevara, Fidel Castro e Hugo Chávez. O fato é que por ser HOMEM DE CONFIANÇA DE LULA, Pimenta já antecipou que vai fazer de tudo e mais um tanto no sentido de impulsionar as campanhas municipais do PT.


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: OS TRÊS TERREMOTOS, por Percival Puggina. confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

08 dez 2023

IMAGINE...


UTOPIAS

Da mesma forma como é UTÓPICO o que propõe a canção IMAGINE, escrita e interpretada pelo consagrado músico John Lennon, a qual leva seus embevecidos apreciadores a IMAGINAR UM MUNDO DE PAZ, SEM FRONTEIRAS, SEM PAÍSES E SEM RELIGIÃO, além de considerar a vã possibilidade de que o foco da humanidade deveria estar em VIVER UMA VIDA DESAPEGADA DE BENS MATERIAIS, a tal da DEMOCRACIA que o -populista- presidente Lula prega, defende e propõe, só prospera na pobre IMAGINAÇÃO de seus apaixonados seguidores.


A INFALÍVEL FRASE DE ABRAHAM LINCOLN

Entretanto, como é absolutamente infalível e verdadeira a célebre frase atribuída a Abraham Lincoln : -É POSSÍVEL ENGANAR ALGUMAS PESSOAS TODO O TEMPO; IGUALMENTE É POSSÍVEL ENGANAR TODAS AS PESSOAS POR ALGUM TEMPO; MAS É IMPOSSÍVEL ENGANAR TODAS AS PESSOAS TODO O TEMPO-, a IMAGINAÇÃO -utópica- acaba cedendo o lugar para um claro e evidente sentimento de FRUSTRAÇÃO e/ou ENGANAÇÃO.


IPEC E DATAFOLHA

Pois, para comprovar o quanto a frase é infalível, duas novas pesquisas -IPEC e DATAFOLHA-, publicadas hoje na Gazeta do Povo, dão conta que UM TERÇO DOS BRASILEIROS DESAPROVA o terceiro governo do presidente Lula, com uma avaliação RUIM OU PÉSSIMA CRESCENTE -DESDE O INÍCIO DO ANO- (11 meses de gestão do petista). Na pesquisa IPEC, por exemplo, a AVALIAÇÃO RUIM OU PÉSSIMA SALTOU DE 24% EM MARÇO PARA 30% EM DEZEMBRO, enquanto que o DATAFOLHA  apurou uma oscilação de 29% para 30%.


DATAFOLHA ENTREGOU OS PONTOS?

Vale lembrar que dados apurados e publicados pelo DATAFOLHA, instituto que sempre vendeu a ideia da tal DEMOCRACIA IMAGINADA POR LULA E PELOS COMUNISTAS QUE O CERCAM, levou muita gente a desconfiar que suas pesquisas têm compromisso de agradar a esquerda. Pois, a considerar o que revela a recente pesquisa, até mesmo a DATAFOLHA se inseriu no final da frase de Lincoln, que diz, claramente, que é IMPOSSÍVEL ENGANAR TODAS AS PESSOAS TODO O TEMPO. 


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: PARA O STF DE ALEXANDRE DE MORAES, VALE ATÉ PUNIR OS FILHOS PELOS ATOS DOS PAIS, por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

07 dez 2023

A VOLTA DO SOCIAL SINDICALISMO


EVOLUÇÃO POLÍTICA NO BRASIL

No seu irretocável texto - O SOCIAL SINDICALISMO E A EVOLUÇÃO POLÍTICA NO BRASIL-, o pensador Stephen Kanitz, divergindo da percepção comum de um embate entre ESQUERDA e DIREITA, explica que nos últimos oitenta anos, o CENÁRIO POLÍTICO brasileiro se caracterizou, basicamente, pela predominância de DUAS CORRENTES IDEOLÓGICAS DE ESQUERDA: -A SOCIAL DEMOCRACIA -(PSDB)- e -O SOCIAL SINDICALISMO- (PT)- na companhia de diversos PARTIDOS TRABALHISTAS, todos proponentes da ESQUERDA e como tal francamente a favor de uma MAIOR INTERVENÇÃO ESTATAL, argumentando que intelectuais iluminados, Fabianos e Positivistas, embasados nas ciências sociais e econômicas, são capazes de tomar decisões muito mais eficazes do que o indivíduo.


LIBERAIS E CONSERVADORES

De outro lado, os LIBERAIS, assim denominados porque simplesmente defendem a LIBERDADE, entendem, desde sempre e por óbvio, que o RESULTADO DA SOMA DAS ESCOLHAS INDIVIDUAIS (MERCADO)- são preferíveis às determinações de economistas e burocratas. Isto aliado ao FATO de que quando indivíduos cometem erros eles geralmente são menores. Além disso, aprendem com seus erros e os problemas comuns são resolvidos a medida que ocorrem. Totalmente diferente do que acontece com o ESTADO, onde as consequências dos erros são DESASTROSAS e como tal os PREJUÍZOS são debitados para a sociedade. Já os CONSERVADORES, por sua vez, são aqueles que valorizam os conhecimentos e práticas tradicionais, mesmo que estes não sejam estritamente científicos, como exemplos a serem seguidos, em vez de teorias não testadas de intelectuais.


SOCIAL DEMOCRACIA

Dentro do quadro -real-, segundo Kanitz, de 1940 a 2002 prevaleceu a abordagem da SOCIAL DEMOCRACIA. Figuras como Delfim Netto, Fernando Henrique Cardoso, Bresser Pereira, Darcy Ribeiro e Mangabeira Unger, influenciadas pelo Iluminismo, Positivismo e Ciências Sociais, desempenharam papéis significativos na formulação de políticas públicas. Implantaram, por exemplo, a COMPULSORIEDADE DO TRABALHADOR BRASILEIRO em contribuir para fundos de pensão, saúde, educação e FGTS, no valor de 48% da produção do trabalhador, porque na sua mão o dinheiro seria supostamente mal gasto, imprevidentes que são na opinião da esquerda. Assim é a SOCIAL DEMOCRACIA, que oferece aposentadoria, saúde, educação, necessárias para a população.


FÁBRICA SEM PATRÃO

A ideia de ensinar administração financeira no ensino fundamental, alertando sobre todos esses riscos, é a solução CONSERVADORA E LIBERAL, mas não da esquerda. O SOCIAL SINDICALISMO concorda com todos os princípios da SOCIAL DEMOCRACIA, mas diverge quanto à LIDERANÇA DO PROCESSO. Em vez de intelectuais e políticos vindos da classe média, eles advogam o PODER NA MÃO DO POVO OU REPRESENTANTES FIDEDIGNOS, Lula por exemplo. Essa rixa remonta à REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, quando operários confrontavam-se com administradores e engenheiros nas fábricas, considerados incompetentes e inúteis. A Revolução Russa de 1917 é um exemplo histórico onde a eliminação da classe administrativa intermediária foi implementada, e os comitês de fábrica implantados. Nascia a FÁBRICA SEM PATRÃO, mandando em tudo e fiscalizando a produção.


A VOLTA DO SOCIAL SINDICALISMO

Segundo o SOCIAL SINDICALISMO, as chefias de instituições não precisam ser especialistas na área, escolhidas por mérito. Esses podem ser facilmente convocados pelo sindicalista ou representante do povo, que sempre saberá escolher a melhor solução apresentada por esses economistas e cientistas sociais, respeitados os interesses do trabalhador. Na implantação também não há necessidade de administradores profissionais, somente leis, diretrizes, estímulos fiscais e planos econômicos claros, que tudo será implantado.

Voltamos assim, em 2023, a um SOCIAL SINDICALISMO, com a crescente alocação de sindicalistas e representantes do povo, em posições estratégicas em fundos de pensão, órgãos governamentais e empresas estatais. E a continuada rejeição de administradores e técnicos profissionais para os cargos a favor de “políticos”. A consequência será um CENÁRIO DE CRESCIMENTO LIMITADO, DE BAIXA PRODUTIVIDADE E DE RESISTÊNCIA À MERITOCRACIA E UMA COMPLACÊNCIA À MEDIOCRIDADE. 



Leia mais

06 dez 2023

TRISCAIDECAFOBIA


PARTIDOS POLÍTICOS

Antes de tudo vale lembrar que após a revogação do AI-2, em 1979, que estabelecera o bipartidarismo forçado nos anos da -ditadura- iniciada com a Revolução de 1964, foram criados os seguintes partidos políticos:

1- PDS - Sucessor da antiga ARENA, considerado como partido do governo militar;

2- PMDB - Sucessor do antigo MDB (a lei de então obrigava todo partido político a ter seu nome iniciado com a palavra "partido");

3- PP - Partido de centro-direita comandado por Tancredo Neves e que também abrigava o então governador do Rio Chagas Freitas;

4- PTB - Partido de centro-direita comandado por Ivete Vargas, criado somente para "roubar" a sigla do ex-governador Leonel Brizola, que retornara do exílio e reivindicava o legado do Trabalhismo representado pelo antigo PTB, extinto pelos militares;

5- PDT - Partido de centro-esquerda fundado por Leonel Brizola para assumir o legado do Trabalhismo após a perda do direito de uso da sigla PTB;

6- PT - Partido de esquerda que reunia essencialmente representantes do movimento sindical liderado pelos metalúrgicos do ABC, capitaneados por Lula, e setores da intelectualidade.


A HISTÓRIA DA NUMERAÇÃO DOS PARTIDOS

Pouco após a criação desses partidos, foi marcado um SORTEIO para definir a numeração dos mesmos nas eleições de 1982, as primeiras a serem realizadas segundo o novo modelo. Resultado: 1- PDS; 2- PDT; 3- PT; 4- PTB; e, 5- PMDB

Nos anos seguintes, com a criação de novos partidos os números passaram a ter dois dígitos, sendo que os partidos já existentes ganharam o DÍGITO 1 À FRENTE DOS ANTERIORES. Assim, os partidos acima citados ficaram com a seguinte numeração:

11- PDS; 12- PDT; 13- PT; 14- PTB e 15- PMDB.


NÚMERO 13

O mais interessante, incrível e pra lá de curioso, nesta história da NUMERAÇÃO DOS PARTIDOS, é o que o DESTINO quis que o NÚMERO 13, mundialmente conhecido como -um sinal de azar ou de mau presságio-, ficasse com o PT.


DEUS DA TRAPAÇA

Pois, como bem aponta o site Brasil Paralelo, na mitologia nórdica, Loki, o deus da trapaça, apareceu em um banquete sem ser convidado. Ele era a décima terceira pessoa à mesa, desencadeando o caos e a tragédia entre os presentes. Segundo a BBC, na tradição cristã, 13 era o número de pessoas presentes na última ceia, sendo a DÉCIMA TERCEIRA PESSOA, JUDAS, O TRAIDOR. 


TRISCAIDECAFOBIA

Mais: no cinema, assim como na cultura pop, o NÚMERO 13 é retratado como um símbolo de azar, um elemento sempre presente em filmes de terror e histórias sobrenaturais. E não para por aí: - em muitos edifícios, não há um 13º andar. Os botões do elevador pulam do 12 para o 14. Da mesma forma muitos hotéis não têm o 13º quarto e não são poucos os aviões que não têm assento 13. Esse medo do número 13 tem até nome: TRISCAIDECAFOBIA. Tão difícil quanto o nome é saber onde essa aversão ao número 13 começou. Como se percebe, o PT está altamente comprometido com o AZAR E A DESTRUIÇÃO. Atenção: NÃO POR ACASO, o Indicado do PT para o STF, Flávio Dino, será sabatinado na CCJ no próximo DIA 13 DE DEZEMBRO. 


ESPAÇO PENSAR+

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O QUE KARL MARX DIRIA SOBRE CONTABILIDADE CRIATIVA DO GOVERNO LULA III?, por João Darzone. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

05 dez 2023

OBJETO E OBJETIVO


OBJETO

Mais do que sabido por qualquer empreendedor, o OBJETO SOCIAL de uma empresa define, em tese, os tipos de atividades que a mesma se propõe a exercer ao longo do tempo. Como tal precisa ser bem direcionado e incluir as prováveis atividades que a empresa poderá exercer ao longo do tempo.


OBJETIVO

Através das atividades exercidas pela empresa, assim definidas no OBJETO SOCIAL, os empreendedores, quotistas ou acionistas têm como OBJETIVO, ou PROPÓSITO, ainda que incertos e/ou arriscados, a OBTENÇÃO DE RESULTADOS (LUCRO) razoavelmente compensadores ao longo do tempo. 


LUCRO

Observem que sem LUCRO os INVESTIMENTOS praticamente deixam de existir, assim como a inovação e o crescimento. Mais: os governos também resultam altamente prejudicados, pois sem lucro, por mais que queiram, não conseguem arrecadar impostos. 


O OBJETIVO PETISTA É O PREJUÍZO

Pois, na LÓGICA DOS PARTIDOS E/OU POLÍTICOS DA ESQUERDA BRASILEIRA, o OBJETIVO DAS EMPRESAS ESTATAIS é o PREJUÍZO. Não por acaso devem fechar 2023 com um ROMBO de quase R$ 6 bilhões. Detalhe: nos últimos cinco anos, sob a batuta de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, as estatais federais apresentaram LUCRO. A única exceção foi em 2020, quando (por conta da COVID) fecharam com PREJUÍZO de R$ 600 milhões. Mais: em 2021 o LUCRO foi de R$ 3 bilhões e, em 2022, atingiu o valor de R$ 5 bilhões.


DE 2012 A 2017 FOI SÓ PREJUÍZO

Atenção: de acordo com números do Banco Central, para evidenciar que o OBJETIVO DO PT é o PREJUÍZO, as ESTATAIS, de 2012 a 2017, FECHARAM NO VERMELHO. Isto significa, com todas as letras e números, que novamente o Tesouro Nacional será chamado para cobrir esse brutal DÉFICIT

A propósito: a Petrobras, sob a batuta de Lula, volta ao passado por conta da REESTATIZAÇÃO DE REFINARIAS, além de indicações políticas para compor a diretoria e o Conselho. Que tal?



Leia mais