Artigos

23 mar 2021

A ESCOLHA DE SOFIA, OU DOS BRASILEIROS


JEN OU EVA

No famoso romance do escritor americano William Styron, publicado em 1979, a polonesa Sofia Zawistowka, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, se vê forçada a escolher entre seus dois filhos, Jen e Eva, qual deles seria exterminado pelos nazistas na câmara de gás.


QUEM PODE TENTAR SOBREVIVER?

Pois, diante das decisões draconianas que são DECRETADAS E/OU DECIDIDAS a todo momento por vários governadores, prefeitos, juízes, desembargadores e ministros do STF, um bom punhado de brasileiros honestos, dedicados ao trabalho e ao aprendizado, com o propósito de satisfazer suas vontades e necessidades assim como de seus dependentes, está diante de uma legítima ESCOLHA do tipo que foi submetida a polonesa Sofia Zawistowka, qual seja a de definir quem tem o direito de tentar sobreviver.


AUTORIDADES INTOCÁVEIS

Confesso que nunca imaginei como possível, mesmo sabendo que boa parte das INSTITUIÇÕES brasileiras são ocupadas por AUTORIDADES INTOCÁVEIS, as quais, na flagrante maioria das vezes, tomam decisões que atendam, piamente, aos IDEAIS SOCIALISTAS, que alguns estados e municípios poderiam chegar a este lamentável estado de penúria e/ou falta de LIBERDADE como esta que estamos vivendo. 


DISTÚRBIOS MENTAIS E PSICOLÓGICOS

Entretanto, a REALIDADE aí está para demonstrar que estamos entregues aos desejos de DITADORES INOMINÁVEIS, que, a rigor, não têm compromisso algum com a SAÚDE DE SEUS POVOS. Se, por algum momento, estes FACÍNORAS foram levados a decretar LOCKDONW, imaginando que a transmissão do CORONAVÍRUS se dava no ambiente do TRABALHO e do CONSUMO, passadas as primeiras semanas esta decisão provou ser absolutamente INÓCUA. Pior: ABALOU demasiadamente a estrutura FINANCEIRA DAS FAMÍLIAS, DAS EMPRESAS, provocando DISTÚRBIOS MENTAIS e PSICOLÓGICOS em grande escala.


PRIMAVER ÁRABE

O fato é que, inquestionavelmente, a situação já ultrapassou todos os limites possíveis e imaginados de paciência e de capacidade de sobrevivência. Aliás, como bem admite o pensador e cientista político Paulo Moura, o quadro atual que o Brasil está vivendo por conta das DITADURAS impostas por vários governadores e prefeitos, está levando muitos brasileiros a copiar, ipsis literis, a PRIMAVERA ÁRABE. Vamos ver até quando a corda da paciência e da tolerância resiste. Ou será falta de CORAGEM?????


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: JACARÉ - por SILVIO SIBEMBERG. Para ler acesse:  https://www.pontocritico.com/espaco-pensar-artigo/jacare-230321



Leia mais

22 mar 2021

INFECTOECONOMISTAS


CARTA ABERTA

Ontem, ao tomar conhecimento da Carta Aberta assinada por 181 economistas, pedindo MEDIDAS EFETIVAS DE COMBATE À COVID-19, tratei, imediatamente, de verificar os nomes daqueles que aderiram ao manifesto que, segundo foi informado, deverá ser enviado hoje, segunda-feira, aos presidentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

 


PARTICIPANTES DE GOVERNOS FHC, LULA E DILMA

Pois, quando percebi que na extensa lista constavam nomes de ex-ministros da Fazenda, ex-presidentes do Banco Central, vários banqueiros e alguns professores, me veio à cabeça o que escrevi no meu editorial do dia 16/3, mostrando o que aconteceu nos últimos 30 anos no nosso empobrecido Brasil, nos quais a maioria dos subscritores da Carta Aberta participou dos incompetentes governos FHC, Lula e Dilma.


CATASTRÓFICOS

Nesse longo período, vale lembrar, quando a economia estava sob o comando de boa parte dos subscritores do manifesto, o PIB brasileiro apresentou, em média, uma insignificante alta de 1,8% ano, enquanto que as DESPESAS PÚBLICAS, quer por JUROS ALTOS, quer por AUMENTOS CONSTANTES DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES - ATIVOS E INATIVOS-, aumentaram, em média, algo como 5% ano. Mais: a TAXA DE INVESTIMENTO foi pífia e ninguém falava em REFORMAS. 


COMMODITIES

Detalhe: nos períodos em que houve alta do PIB, influenciando na obtenção da média de 1,8%, o que realmente contribuiu foram os altos preços internacionais das COMMODITIES, tanto agrícolas quanto minerais, que o Brasil produz graças ao interesse e desempenho da INICIATIVA PRIVADA. E mesmo assim, estes bravos exploradores e/ou produtores enfrentaram uma péssima ou inexistente INFRAESTRUTURA (Estradas, Portos, Ferrovias, Saneamento, etc.).


SUBSÍDIOS A PAÍSES COMUNISTAS

Ora, quem pouco ou nada fez para mudar -positivamente- a situação do nosso empobrecido Brasil, e no último governo petista, também não se posicionou contra os criminosos -subsídios- (na ordem de R$ 33 bilhões) a países comunistas, como Cuba, Venezuela, Nicarágua, Argentina e Angola, por exemplo, certamente que não é merecedor de algum crédito. 


INFECTOLOGISTAS

Ainda que tenha inúmeros motivos e razões para não acreditar em boa parte dos subscritores, também me chamou a atenção o falso conhecimento que têm sobre INFECTOLOGIA. Talvez, por não se sentirem muito à vontade para discutir ECONOMIA, a considerar o que deixaram de fazer enquanto ocuparam cargos nos governos FHC, LULA e DILMA, acharam por bem invadir a praia dos INFECTOLOGISTAS. 


VOLTA DOS MAUS GOVERNOS

Na real, aqui entre nós, o que pretendem os 181 -economistas- é apenas e tão somente a volta dos maus governos, que acumularam graves problemas SOCIAIS E ECONÔMICOS, para poderem se lambuzar com BAIXO CRESCIMENTO DO PIB e ELEVAÇÃO BRUTAL DAS DESPESAS. Só pode. 



Leia mais

19 mar 2021

GERAÇÃO DE DEFICIENTES MENTAIS


AVALIAÇÃO DAS PREOCUPAÇÕES COM A COVID-19

Passados 12 meses desde o momento em que a OMS classificou o CORONAVÍRUS como PANDEMIA, já é possível fazer uma razoável avaliação das preocupações demonstradas por inúmeros governantes e/ou autoridades e, principalmente, sobre o caminho adotado pelos meios de comunicação em geral, onde a maioria, infelizmente, para deixar claro a LINHA IDEOLÓGICA de seus colaboradores, preferiu propagar muito MEDO aos cidadãos do nosso empobrecido Brasil. 


FICHA CURRICULAR DO GOVERNADOR DO RS

No caso dos governantes estaduais, como um atento cidadão gaúcho, e, principalmente, porque recentemente o governador Eduardo Leite ganhou espaço na mídia nacional como candidato do PSDB à presidência do Brasil nas eleições de 2022, entendo que este é um bom momento para DAR a FICHA CURRICULAR do péssimo chefe do Executivo do RS, notadamente quanto à SAÚDE do povo gaúcho.


ESSENCIAL E O SUPÉRFLUO

Em primeiro lugar, pelas MANIFESTAÇÕES POPULARES,  que pipocaram em centenas de municípios do RS, já se tem uma clara ideia do quanto os gaúchos estão em total desacordo com o estúpido LOCKDOWN imposto de forma arbitrária pelo governador Eduardo Leite, que, no alto de seu conhecimento celestial resolveu decidir tudo aquilo que entende como ESSENCIAL e/ou SUPÉRFLUO para ser ofertado e consumido em todo o território do RS.  


CARTILHA SOCIALISTA DO PSDB

Pois, a rigor, sem a mínima ponta de ironia, desabafo ou reação de quem está revoltado com as medidas absurdas tomadas pelo governador do RS, o fato é que, por ser filiado ao PSDB, tudo que faz é baseado no que diz e propõe a CARTILHA SOCIALISTA do partido. A mesma, aliás, que durante o período em que governou o Brasil não promoveu um aumento médio do PIB acima de 1,8%, enquanto que as DESPESAS PÚBLICAS, notadamente de SERVIDORES PÚBLICOS, aumentaram, em média, algo em torno de 5%, os IMPOSTOS, idem. Ou seja, sem se preocupar com o AUMENTO DE RENDA dos PAGADORES DE IMPOSTOS, tratou de empobrece-los ainda mais.


QUEBRADOR DO PRESENTE

Pois, tão logo a PANDEMIA foi decretada, Eduardo Leite tratou de mostrar que é um governador determinado. Colocou, certamente, na sua missão de governar o RS, que a sua grande pretensão é chegar ao término de seu mandato como um decidido QUEBRADOR DE EMPRESAS. Mesmo sabendo que não pode acabar com todas as empresas, pouco importando o tamanho, Leite parece focado em LEVAR 70% dos EMPREENDIMENTOS GAÚCHOS à FALÊNCIA. Se o ex-governador petista Olívio Dutra ganhou o apelido de Exterminador do Futuro, Eduardo Leite já é considerado como QUEBRADOR DO PRESENTE. 


SAÚDE MENTAL, FÍSICA E ESPIRITUAL

Mais: mentirosamente, Eduardo Leite, afirma a todo momento que é a FAVOR DA SAÚDE dos gaúchos. Ora, quando se trata de SAÚDE, para que haja um pleno equilíbrio é necessária a SAÚDE MENTAL, FÍSICA E ESPIRITUAL. E, na falsa pretensão de se colocar em DEFESA DA SAÚDE, o que já temos contabilizado em grande número no Estado do RS, é um enorme contingente de cidadãos com seríssimas complicações psicológicas decorrentes do LOCKDOWN. Além de, depressivos e perturbados mentalmente, muitos já tentaram acabar com a própria vida. 

Este é, gostem ou não, o governador do RS, Eduardo Leite.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR +  de hoje: GRATUIDADE SÓ PARA QUEM PRECISA - por FERNANDA BARTH. Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

18 mar 2021

CERTIFICADO DE GARANTIA


GARANTIA DO PRODUTO

Quando alguém se dispõe a comprar um veículo, um eletrodoméstico ou um computador, por exemplo, bem antes do consumidor perguntar sobre a GARANTIA DO PRODUTO, o vendedor se antecipa e usa o prazo que foi criteriosamente estipulado pelo fabricante, que acredita tanto na durabilidade quanto na boa e duradoura funcionalidade do seu produto, como um forte argumento de venda. 


DIREITOS FUNDAMENTAIS

Pois, da mesma forma, ainda que muita gente não deu a devida importância, muito menos os péssimos ocupantes do Poder Judiciário, o fato é que, de acordo como o Art. 5° da Constituição Federal, os DIREITOS FUNDAMENTAIS, como DIREITO À VIDA, DIREITO À PROPRIEDADE, DIREITO À LIBERDADE, DIREITO À IGUALDADE e DIREITO À SEGURANÇA, são GARANTIDOS pelo Estado a todos os brasileiros. 


CLÁUSULA PÉTREA

Mais: OS DIREITOS FUNDAMENTAIS estão GARANTIDOS E PROTEGIDOS por CLÁUSULA PÉTREA, que se define como uma previsão Constitucional que NÃO PODE SER SUPRIMIDA DE FORMA ALGUMA, nem mesmo por uma PEC - Projeto de Emenda Constitucional. Da mesma forma, aliás, como acontece com o 13° salário e os salários dos servidores públicos. 


PRAZO DE VALIDADE ESGOTADO

Pois, por incrível que possa parecer, a considerar o lamentável papel do Judiciário brasileiro, notadamente da Suprema Corte, o DIREITO À LIBERDADE ganhou interpretação bem diferente. Mesmo protegido por Cláusula Pétrea, o DIREITO À LIBERDADE, conferido pelo Art. 5° da CF, não é minimamente respeitado. Ou seja, o CERTIFICADO DE GARANTIA, na interpretação de certos juízes, desembargadores e a maioria dos ministros do STF, não tem valor algum ou o prazo de validade venceu.


CLÁUSULA SUPER PÉTREA

Bem diferente, portanto, do que acontece com os salários dos servidores. Vejam que nem mesmo a indisponibilidade de recursos serve para ao menos SUGERIR, temporariamente, uma eventual e necessária redução salarial. Esta questão, simplesmente indiscutível, prova que de tudo que está PROTEGIDO, ou BLINDADO POR CLÁUSULAS PÉTREAS pode ser revisto ou ser passivo de interpretação diversa, exceto os SALÁRIOS DOS SERVIDORES. Esta CLÁUSULA É SUPER PÉTREA!


DIREITOS HUMANOS

Vejam, por exemplo, que uma boa parte dos governadores, prefeitos, juízes e outras tantas -autoridades- simplesmente passaram por cima do DIREITO FUNDAMENTAL À LIBERDADE, não sabem, ou não querem saber que por ser FUNDAMENTAL, o DIREITO À LIBERDADE é baseado nos DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS. 


FAZER DINHEIRO, GANHAR DINHEIRO E TIRAR DINHEIRO

Em meio a tantos LOCKDOWNS, que só prejudicam, exclusivamente e muito, o setor PRIVADO, vale lembrar que enquanto os americanos usam o termo MAKE MONEY (FAZER DINHEIRO), os brasileiros usam GANHAR DINHEIRO, e o Estado Brasileiro, em todos os seus níveis, de forma implacável, só faz TIRAR O DINHEIRO dos PAGADORES DE IMPOSTOS. Mais: este tal de TIRAR O DINHEIRO DOS CIDADÃOS, não raro é considerado ROUBAR O DINHEIRO DO POVO, como fizeram, com grande maestria, os governos FHC, LULA e DILMA.



Leia mais

17 mar 2021

O LEMA DO JUDICIÁRIO: PRA TRÁS, BRASIL !


LEMA DO ATRASO

Inobstante as constantes, nojentas e inconcebíveis INTERFERÊNCIAS do STF, tanto de forma MONOCRÁTICA quanto COLEGIADA, nos Poderes Executivo e Legislativo, e na vida dos cidadãos brasileiros, que passaram a ser censurados por qualquer DECLARAÇÃO ou mesmo PENSAMENTO que ousa manifestar, o fato é que de uns tempos para cá, mais precisamente depois que o povo brasileiro resolveu eleger um presidente com perfil ideológico CONSERVADOR, boa parte do PODER JUDICIÁRIO, a olhos vistos, passou a decidir com base no LEMA DO ATRASO, ou seja,  -PARA TRÁS, BRASIL! -


CASO DA CHURRASCARIA FOGO DE CHÃO

Nos últimos dias, por exemplo, os brasileiros de bem se encheram de preocupação quando tomaram conhecimento da absurda e preocupante decisão da juíza do Trabalho, Mirna Rosana Ray Macedo Correa, da 52ª Vara do TRT1, que simplesmente condenou a churrascaria Fogo de Chão ao pagamento de R$17 milhões por danos morais coletivos por promover demissão em massa sem prévia negociação coletiva. Uma cena recheada do mesmo horror que, sabidamente, promoveu o fechamento de inúmeras empresas na Venezuela, considerado como PAÍS-REFERÊNCIA para os anseios dos amantes do comunismo.  


CASO DA CEEE

Nesta semana, pra quem não sabe, foi a vez da desembargadora Laura Louzada Jaccottet, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, entrar em cena para provar o quanto está focada no lema - PRA TRÁS, BRASIL!.-. Sem pestanejar, ou procurar entender minimamente a grave situação pela qual passa a CEEE -Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), a desembargadora simplesmente suspendeu o já atrasadíssimo LEILÃO DE PRIVATIZAÇÃO da estatal, que estava marcado para o próximo dia 31 de março. Que tal?


O CASO DA FERROGRÃO

O STF, por sua vez, ou mais precisamente o celestial ministro Alexandre de Moraes, botou mais uma vez para quebrar. Para mostrar que o lema -PRA TRÁS, BRASIL!- é sério e um alvo a ser atingido, o sinistro Moraes, atendendo a um pedido de liminar do PSOL, tomou a fatídica decisão de suspender o projeto que prevê a construção da FERROGRÃO, importante ferrovia prevista para ligar o Mato Grosso e o Pará com o propósito de facilitar o escoamento do agronegócio. Detalhe: a FERROGRÃO é tida e havida como a MENINA DOS OLHOS do ótimo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Pode?


POSTURA

Como se vê, a luta para tirar o Brasil das mãos da destruidora ESQUERDALHA que mamou por mais de 30 anos nas tetas do nosso empobrecido Brasil não é tarefa pequena. Enquanto muitos LIBERAIS/CONSERVADORES discutem e não raro desaprovam a postura do presidente Bolsonaro, os SOCIALISTAS (todos) se mantém unidos e prontos para impedir que o BRASIL VÁ, ENFIM, PARA FENTE. O curioso nisto tudo é que as FORÇAS ARMADAS, que são religiosamente remuneradas para defender o povo, estão dando a entender que não estão nem aí na defesa do Brasil contra o COMUNISMO. Pode??????


ABAIXO ASSINADO

A propósito, ao cumprimentar o comunicador Caio Copolla pela nobre atitude de criar um ABAIXO ASSINADO pendido o Impeachment do ministro Alexandre Moraes, faço votos que o povo brasileiro se interesse vivamente pela questão e cuide de assinar o quanto antes este importante DOCUMENTO DIGITAL(https://www.instagram.com/tv/CMcITOIDhAM/?igshid=pe2qqf). Pelo que se sabe o número de assinantes já está em torno de 2 milhões.



Leia mais

16 mar 2021

O PIB E A DESPESA PÚBLICA NA ÚLTIMA DÉCADA


30 ANOS DE GOVERNOS DE CENTRO ESQUERDA

Mesmo sabendo que a turma da esquerda, com o apoio irrestrito e comprometido de grande parte da mídia, sempre fará uso da velha e poderosa NARRATIVA que tem como propósito confundir as mentes dos pobres brasileiros, cujos cérebros foram brutalmente mutilados pelo ENSINO -BOLIVARIANO- defendido e desenvolvido, por décadas, pelo patrono Paulo Freire, ainda assim me proponho a mostrar com NÚMEROS INCONTESTÁVEIS, o que, de fato, restou ao nosso empobrecido Brasil após 30 ANOS de governos de CENTRO-ESQUERDA.  


EDUCAÇÃO

Começando pela EDUCAÇÃO, quem fornece os resultados pífios são os números do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Aluno). Uma simples olhada é o suficiente para perceber o tamanho da tragédia: o Brasil foi parar, e se manter, com galhardia, nas últimas posições do ranking mundial.


JUROS ALTOS e DESINDUSTRIALIZAÇÃO

No tocante aos JUROS, a taxa Selic se manteve sempre em níveis altíssimos, o que levou as DESPESAS FINANCEIRAS ao primeiríssimo lugar no item -GASTOS PÚBLICOS- informados através da EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO. Além disso, o nosso empobrecido país foi vítima de um lamentável processo de DESINDUSTRIALIZAÇÃO que durou muitos anos. 


ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO E ESTATAIS

No quesito CORRUPÇÃO, aí os números já identificam o tamanho da encrenca que se transformou em MARCA REGISTRADA dos governos de CENTRO-ESQUERDA. Mais: as ESTATAIS serviram de modelo e um ótimo motivo para roubalheiras de todo tipo e tamanho, daí o interesse em aumentar ainda mais o número de ESTATAIS ao longo do período. 


PIB ESTAGNADO

No tocante ao PIB, os números mostram que a economia brasileira ficou praticamente ESTAGNADA. E não raro apresentou índices de RECESSÃO. Isto é a prova provada do quanto a MATRIZ BOLIVARIANA foi desastrosa para o país. Acrescente-se aí, para enorme desespero daqueles que têm algum discernimento, que em meio a uma clara ESTAGNAÇÃO, as DESPESAS DE PESSOAL - ATIVOS E INATIVOS seguiram crescendo ano após ano, sem parar. 


TRANSFERÊNCIA DE RENDA DO SETOR PRIVADO PARA O SETOR PÚBLICO

SÍNTESE: enquanto a parte da sociedade que FAZ O PRODUTO teve a RENDA PER CAPITA reduzida (-0,8% na última década), a RENDA DOS SERVIDORES PÚBLICOS, cuja DESPESA JÁ É A MAIOR DE TODOS OS GASTOS PÚBLICOS, aumentou fortemente. Uma inquestionável TRANSFERÊNCIA DE RENDA do setor privado para o setor público.

Pois, mesmo diante destas provas incontestáveis, há quem critique, e impeça, com grande ferocidade, a política LIBERAL-DEMOCRÁTICA que o atual governo pretende desenvolver. Mais: ao invés de criticar os equívocos batem com força arrasadora nos acertos. Pode? 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: STF, O PIOR DA POLÍTICA - por PERCIVAL PUGGINA . Para ler acesse o link: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais