CÚPULA DAS AMÉRICAS
Espero que ninguém se iluda a ponto de ficar alimentando a hipótese de uma aproximação dos EUA com os países latinos, na 5ª Cúpula das Américas, que acontece nesta semana em Trinidad e Tobago.
NEO-DITADORES
Esta hipótese está fora de qualquer cogitação simplesmente porque estarão presentes alguns neoditadores, como Chávez, Morales, Correa e Lugo, além de outros anti-americanos do norte.
CUBA
A decisão tomada ontem, pelo presidente Barack Obama, de suspender algumas restrições impostas a Cuba para permitir que cidadãos cubano-americanos possam viajar e enviar dinheiro com maior facilidade para a ilha, não será suficiente para agradar os latinos.
AUSENTE
De qualquer forma estou curioso para saber como será tratado o líder americano na América Latina depois de ter conquistado os corações dos países da Europa e do Oriente. Principalmente, porque Cuba não estará presente na Reunião da Cúpula, uma vez que está suspensa da OEA desde 1962 devido ao alinhamento com a antiga URSS.
COAGIR OBAMA
Quem fará todos os comentários, certamente, será o líder Chávez, que até vai cochichar com Fidel, em Cuba, antes de ir para Trinidad e Tobago. Vai ser uma festa. Penso que a Cúpula Latino-Americana, com tantos malucos, ainda vai tentar coagir o presidente Obama. Quem sabe...
DUSSELDORF
Como ontem, segunda-feira, foi feriado de Páscoa em praticamente toda a Europa aproveitei para passar o dia na Altstad de Dusseldorf, já a caminho de Hannover. A impressão obtida é de que todos os moradores da cidade e todos os visitantes também resolveram passar o dia ali. Nunca vi tanta gente. Por óbvio, o consumo de cerveja servido nas centenas de bares e restaurantes do bairro antigo é incalculável. Ainda mais com sol e temperatura de 20 graus. Prost!
NA ALEGRIA E NA TRISTEZA
Se o faturamento da indústria alemã apresentou uma estupenda queda de 23,3% no mês de fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, é possível que a indústria cervejeira não deva estar sofrendo tanto. Afinal, quem está conseguindo driblar a crise bebe para festejar; e quem está metido nela bebe para esquecer.