Artigos

10 mar 2010

BRASIL NADA COMPETITIVO


Compartilhe!           

SABIDO
Tanto para a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, quanto para as mais diversas entidades e os próprios cidadãos brasileiros, duas coisas já eram mais do que sabidas: 1- da existência do Custo Brasil; e, 2- do peso que ele representa para a produção interna.
ANÁLISE CIENTÍFICA
Mas, para não ficar na eterna especulação numérica dos valores, relativos e absolutos, e querendo desvendar com clareza o tamanho da encrenca, a ABIMAQ foi além: encomendou um estudo científico para acabar com as dúvidas por ventura ainda existentes. Uma análise bem criteriosa do conjunto de fatores que contribuem para tirar a competitividade da nossa indústria, que há décadas nos incomoda.
MATRIZ GLOBAL
Competitividade essa agravada, principalmente, depois que o Brasil aderiu à globalização, iniciada no governo Collor. Para quem não lembra foi quando o país resolveu se abrir para o mundo, ao invés de permanecer nas trevas como reza o atrasado programa nacional-desenvolvimentista.
DECEPÇÃO TOTAL
Embora sabido que o Custo Brasil sempre foi alto, a decepção aumentou quando o estudo revelou o tamanho da brutalidade: o setor produtivo brasileiro tem custos 36,27% mais altos em comparação com as empresas dos Estados Unidos e da Alemanha.Eis os oito itens mais importantes, de uma lista de 30, que dificultam a vida de quem produz: os impostos, os altos juros, a burocracia, o excesso de regulamentações, a falta de investimentos em infraestrutura, os custos da energia e de insumos básicos e os encargos sociais e trabalhistas. Empresas daqui, assim como as de fora que operam no Brasil, repito, se defrontam há décadas com esses problemas. O estudo só esclarece o peso de cada um para uma comparação com a situação de duas potências mundiais.
REVOLTA
O que mais me entristece, e me deixa revoltado, é que depois de divulgados números tão sérios e preocupantes os governantes permanecem insensíveis às mudanças. Ao contrário. Se já não bastasse o definitivo desinteresse por fazer reformas, o governo brasileiro vai mais além: para tornar ainda maior o insuportável Custo Brasil segue promovendo mais inviabilidade econômica competitiva.Vide o conjunto de propostas que estão sendo analisadas neste momento. Todas elas, como se sabe, elevam de forma brutal as já espetaculares despesas do governo. Como o Brasil já é pouco competitivo, com a aprovação das propostas a solução para financiar a estupidez é única: mais impostos.
TONELADAS DE IGNORÂNCIA
Como o povo é provido de toneladas de ignorância, só por aí é perceptível a impossibilidade de entendimento da relação custo/benefício das propostas. E que a fonte de custeio é o tributo.
O QUE INTERESSA
Como a estupidez já está gravada no DNA dos políticos e na ignorância da sociedade, que vibra com a gastança sem limites, ninguém vai se opor aos benefícios que estão sendo apreciados:
Um novo programa de gastos para ser agregado ao Bolsa Família; o aumento de quatro para seis meses do período para a licença maternidade, obrigatório;
Enquanto isso apavora alguns poucos, a maioria do povo brasileiro só tem olhos para uma votação: aquela que elimina os participantes do BBB10. Pelo interesse do povo (mais de 70 milhões de votos) fica claro o que realmente interessa ao país.