Artigos

09 mar 2010

O AVANÇO BOLIVARIANO


Compartilhe!           

DISSIDENTE CUBANOS
Os amantes da liberdade de imprensa, ou simplesmente da liberdade e da democracia, estavam ansiosos por ler, na imprensa cubana, alguma notícia a respeito do dissidente Guillermo Fariñas, em greve de fome já há 14 dias no paraíso do Caribe. Principalmente, porque a morte de Orlando Zapata só foi divulgada seis dias depois, quando já restava somente o esqueleto do dissidente.
DEU NO GRANMA
Ontem, finalmente, o Granma, conhecido como diário oficial de Cuba divulgou uma nota de esclarecimento. E, para não fugir à regra, bem de acordo com o regime que impera na Ilha. O governo ditatorial disse que Guillermo Fariñas era, além de agente dos Estados Unidos, um delinquente violento comum. Maravilha, não?
LISTA NEGRA
A já esperada vontade do governo brasileiro, finalmente foi colocada em prática: saiu, ontem, a lista negra de produtos que deverão ser sobretaxados em retaliação aos subsídios empregados pelos EUA à produção de algodão.
ÀS FAVAS
Ou seja, como o governo Lula-petista sempre teve em mente que deveria romper, de alguma forma, com os EUA, só faltava um motivo. Qualquer um. Como o algodão estava na prateleira das oportunidades para o ataque, a commodity acabou sendo usada como meio providencial para resolver o desejo do PT, de mandar os EUA às favas com repercussão mundial.
ÓDIO E PRAZER
É possível, e natural, que muita gente entenda que neste caso o fundamento é comercial e não ideológico. Mesmo com uma boa ponta de razão, o peso do prazer, eternamente manifestado pelos petistas, falou mais alto na decisão. Uma soma, portanto, de prazer com ódio, sempre nutrido aos EUA.
MAIS CARO
O resultado desta estúpida retaliação prometida já mostra o grande prejudicado: os consumidores brasileiros. Se ainda manifestarem interesse, ou necessidade, de adquirir os produtos atingidos pelas nova alíquotas vão precisar pagar muito mais caro.
ESPORTE PREFERIDO
Para o governo, sempre insensível, isto é nada. Absolutamente nada. No entanto, caso a demanda ainda continue firme, a arrecadação de impostos será bem maior. Afinal, não é este o esporte preferido deste governo?Só para deixar claro: para os americanos o impacto da retaliação será, simplesmente ZERO. De novo: ZERO.