Artigos

11 mar 2010

RESPOSTAS À INÚMERAS MENSAGENS


Compartilhe!           

LEITORES PASMOS
Depois que muitos empresários vieram a público manifestando total preferência eleitoral por Dilma Rousseff, inúmeros leitores/assinantes do Ponto Crítico não param de enviar mensagens mostrando total indignação. Para ganhar tempo com as respostas e/ou comentários faço uso desta edição.
PERGUNTAS
Em forma de pergunta os leitores, atônitos, querem saber como é possível os empresários lamentarem, sistematicamente, o peso dos impostos, as taxas de juros, o câmbio valorizado, a burocracia absurda, o PNDH/3 e outros projetos bolivarianos e ainda assim preferem a candidata Dilma como presidente.
DESCONHECIMENTO SOBRE ECONOMIA
A resposta, embora muito fácil, pode causar alguma surpresa pelo impacto. Tudo porque no Brasil ainda reina um forte desconhecimento sobre economia. O povo simplesmente desconhece que o sistema econômico em vigor no Brasil, desde a proclamação da República, é o Mercantilismo.
SISTEMAS ECONÔMICOS
O Mercantilismo, para quem não sabe, é o mais legítimo conchavo estabelecido entre governo e empresários. E aumenta fortemente com o Nacionalismo. No Brasil, para esconder a nojenta cumplicidade, os interessados agentes públicos e privados espalharam uma mentira: rotularam a prática econômica de Capitalismo. Como repetiram isto à exaustão, o povo continua convencido de que o péssimo sistema adotado é o Capitalismo. Entretanto, o Capitalismo significa livre consumo individual onde há, também, livre concorrência. As atividades econômicas acontecem nesse ambiente de acordo com o simples desejo dos consumidores.
SOCIALISMO
Embora convencido da dificuldade para mudar as cabeças equivocadas, ainda assim insisto: o Brasil ainda não teve o prazer de provar o Capitalismo e suas fantásticas vantagens. Enquanto a velha mentira permanece solidificada na mente do povo, já saturado com os efeitos obtidos com o Mercantilismo travestido de Capitalismo, mais ele fica tentado a conhecer, na prática, o Socialismo.
PROGRAMA BOLIVARIANO
O governo atual, assim como será o próximo caso Dilma seja eleita, manterá a meta ideológica do PT: implantar definitivamente o Socialismo no Brasil. O discurso em defesa do crescimento do Estado é incontestável. Vem sendo, inclusive, repetido todos os dias, por Lula e Dilma. Bem de acordo com o programa bolivariano já em vigor na Venezuela, Cuba, Equador, etc.
CONCHAVO
É inegável que existe um bom número de empresários arejados e totalmente favoráveis ao livre mercado. Mas a cumplicidade geral está a mil. Como ninguém quer ficar fora do conchavo, do Mercantilismo, a preferência está para a candidata Dilma. Até o momento em que o Estado assuma de vez a economia.Estamos perto de passar, enfim, para o Socialismo. Sem nunca ter conhecido o Capitalismo. Está respondido?