Artigos

06 jun 2011

ESTADOS MAIS SUBDESENVOLVIDOS


Compartilhe!           

FECOMÉRCIO FELIZ
Pelo que informa a nota expedida pela Fecomércio/RS, na semana passada, a diretoria da entidade ficou feliz com a decisão do STF, que decretou a ilegalidade da guerra fiscal entre os Estados. Segundo a Fecomércio/RS foi um passo decisivo para o fim da guerra fiscal no Brasil.
O QUE DIZ O STF
De acordo com o presidente do STF, Cezar Peluso, os incentivos só podem ser oficializados depois de acordo entre os Estados e o Distrito Federal, o que não ocorre. Além disso, a prática fere o princípio federativo de igualdade de tributação.
ÚNICO RECURSO
Pois é, gente. Com os olhos vendados (como sempre), os políticos e empresários insistem, equivocadamente, em chamar de guerra fiscal os incentivos fiscais que cada Estado oferece para tentar atrair investimentos. Ora, fora a importante questão logística, digam aí: - Que outro recurso os governadores dispõem para atrair novos investimentos para seus Estados?
E A INFRA-ESTRUTURA?
Vejam bem: se nada for oferecido, que motivo levará uma ou mais indústrias a se instalar em Estados mais pobres e sem qualquer apelo logístico e sem capacidade de consumo? Ora, uma vez impedida a concessão de incentivos fiscais, que tipo de vantagem pode compensar a precária infra-estrutura que reina, de forma impressionante, em quase todos os Estados da Federação?
MARASMO
Portanto, uma coisa é absolutamente certa: sem poder conceder incentivo fiscal muitos Estados e milhares de municípios estarão condenados ao marasmo. Mais: se for levado em conta que os governos Lula e Dilma resolveram ressuscitar a velha e estúpida matriz Nacional Desenvolvimentista, mais conhecida como NACIONALISTA, a indústria que quiser se instalar no Brasil não tem como ficar longe de São Paulo. O RS, para quem ainda não sabe, também sairá muito prejudicado. Será que a Fecomércio está ciente disso?
MELHOR PARA PALOCCI
Caso o ministro Palocci deixe a Casa Civil, o que é bastante provável independente de vir a ser demitido ou se demitir, quem vai ganhar muito com isso, financeiramente, é ele próprio. Sim, porque poderá voltar às consultorias e com isso ganhar muito dinheiro.
SEM PALOCCI VAI PIORAR
Fiquem atentos: se Palocci permanecer no cargo a situação não melhora, sem ele piora muito. Como é só o Palocci e não o governo Dilma que está sendo pressionado para cair fora, o que vem por aí não é nada bom.Palocci, mesmo com todos os defeitos é melhor, mas muito melhor do que qualquer outro que venha a lhe substituir. Esperem para ver. E assistir.