ORGANISMO DOENTE
Quando alguma dor ou um mal estar não desaparece rapidamente, ou até se torna repetitivo, é prova de que há algo de errado com o nosso organismo. Com isso, antes que a preocupação aumente é preciso descobrir a verdadeira causa dos problemas que estão provocando desconforto.DIAGNÓSTICO
Para obter o correto DIAGNÓSTICO, o especialista consultado, após fazer o exame visual e de observação da parte afetada, normalmente pede ao paciente uma bateria de exames, que podem ser, por exemplo, de sangue, urina, eletrocardiogramas, etc...PROGNÓSTICO
De posse dos exames, e suficientemente convencido de que chegou ao correto DIAGNÓSTICO, o especialista faz o seu PROGNÓSTICO, ou seja a probabilidade ou não de cura das doenças apresentadas. Caso a ciência admita a cura com um bom tratamento, antes de tudo é preciso que o paciente esteja pronto e convencido de que o sucesso depende da sua colaboração.O CORPO DA ECONOMIA BRASILEIRA
Se compararmos a economia brasileira ao organismo humano, por exemplo, vemos um corpo tomado por várias e complicadas doenças, todas muito sérias e doloridas. Como o DIAGNÓSTICO de todas elas já foi feito pelos mais diversos especialistas do mundo todo, a probabilidade de ocorrência de erro de interpretação é praticamente nula.DOENÇAS GRAVES
Alguns exames que vem sendo feitos e mostrados a todo momento, revelam que o Brasil sofre de graves doenças, como: 1- a INFLAÇÃO, que deveria ser fraca e/ou inexistente, se mostra extremamente robusta (os números acima da meta);2- o PIB, que deveria se mostrar forte e crescente, a cada semana que passa dá sinais do agravamento de uma anemia devastadora. Se a contaminação iniciou pelo setor industrial, o comercial já está no mesmo caminho;DESEPESAS PÚBLICAS
3- As DESPESAS PÚBLICAS, que deveriam encolher de forma decisiva, crescem sem parar, sufocando a já extraordinariamente baixa TAXA DE CRESCIMENTO E A COMPETITIVIDADE dos agentes econômicos do país.COMBINAÇÃO EXPLOSIVA
Esta explosiva combinação de fatores (que não são os únicos), como informam os especialistas e todos aqueles que usam a lógica do raciocínio, fazem do Brasil um país doente. E os governantes petistas-neocomunistas, liderados pela incompetente Dilma Rousseff, por tudo que vem fazendo nos últimos anos, dão a entender que não querem e não estão interessados na cura dos males que atingem o país. Querem, isto sim, o agravamento de todas as doença. Pode?ASSUNTO DO MOMENTO
Encerrada a Copa do Mundo no Brasil, o assunto que a partir de agora passa a ocupar boa parte da mídia e as redes sociais, até outubro/novembro, é - Eleições 2014 -.MUITA ATENÇÃO
Ao contrário do que muitos brasileiros pensam é preciso deixar bem claro que não é o futebol que faz o nosso país ser melhor ou pior do que os demais. O que realmente interessa, mesmo que o povo esteja frustrado e desencantado, é o que rola na nossa sofrida economia e na nossa lamentável política.ATENTOS AOS PROGRAMAS
Portanto, as -ELEIÇÕES 2014- devem e/ou precisam ser vistas como algo muito sério. Afinal, a partir do resultado das urnas é que poderemos ter alguma noção daquilo que pode ou vai acontecer no nosso pobre país. Sendo assim, o melhor de tudo é ficar atento aos programas apresentados pelos candidatos.PRAGMATISMO
No que diz respeito aos pretendentes ao cargo de Presidente, no meu entendimento a melhor postura que o eleitor pode/deve assumir é o PRAGMATISMO. Se não existe o candidato ideal, o melhor que se pode fazer é ficar longe daquele que faz o mal maior.BOLIVARIANISMO
Neste particular, entre aqueles que melhor se apresentam nas pesquisas, Dilma Rousseff é a candidata que, sabidamente, vai fazer de tudo para completar a obra iniciada no seu primeiro mandato, qual seja de levar o Brasil, de forma firme e proposital, para o núcleo do Bolivarianismo.MATRIZ ECONÔMICA E POLÍTICA
Como os resultados desta lamentável Matriz Econômica e Política já é pra lá de conhecido, como pode ser constatado através da situação de penúria que vivem os cubanos, venezuelanos, bolivianos e argentinos, por exemplo, quem gosta de miséria já escolheu o seu candidato.O INFERNO É O LIMITE
Já aqueles eleitores que ainda sonham com um regime mais aberto (mesmo que não tenha compromisso com o saudável liberalismo), tanto Aécio Neves quanto Eduardo Campos se mostram mais esperançosos. Pelo menos deixam claro que o caminho que preferem passa longe do Bolivarianismo.Ou seja, antes de jogar a toalha dizendo que não vai votar, peço que reexamine a sua postura e faça valer a lógica do PRAGMATISMO. Caso contrário, o inferno é o limite. Pense nisto!ARTIGO
Através do artigo da lavra do deputado estadual Raul Pont, do PT do RS, que também se assina como -professor-, que foi publicado na semana passada no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, os leitores do Ponto Critico podem concluir, de forma clara e transparente, o quanto impera o atraso e a estupidez, cada dia mais, no pobre Estado do RS.CONHECIMENTO TÉCNICO
Entretanto, antes que os leitores tirem qualquer conclusão a respeito da fantástica-obra prima- assinada pelo atrasadíssimo deputado petista é preciso que tomem bom conhecimento dos seguintes detalhes:DETALHES 1 E 2
1- a Empresa Carris Porto Alegrense, por ser pública, é de propriedade do governo municipal;2- de 2009 a 2012, a Prefeitura de Porto Alegre repassou mais de R$ 20 milhões para cobrir prejuízos, que ano após ano são contabilizados;DETALHES 3 E 4
3- a Carris, que transporta em torno de 20% dos passageiros da Capital do RS, cobra a mesma tarifa das demais concessionarias e detém um legítimo -filé mignon- em termos de linhas de operação do transporte público de Porto Alegre. 4- ainda assim, a Carris é a ÚNICA empresa de transporte de passageiros de Porto Alegre que vem conseguindo, por anos a fio, fechar no vermelho. Com prejuízos colossais, aliás.SAÍDA MAIS FÁCIL (???)
Pois, mesmo diante de tamanho descalabro, gritante, o deputado Raul Pont, do PT, prega que ao invés da Prefeitura Municipal fazer a nova licitação para o transporte público de Porto Alegre, a saída mais fácil, lógica e que daria outra qualidade de planejamento e operação para esse serviço, é a Carris operar todo o sistema. Pode?ARGUMENTOS ABSURDOS
Segundo Pont argumenta, nesse momento a constituição de um MONOPÓLIO DE TRANSPORTE PÚBLICO significa dar um grande passo para qualificar, racionalizar e dar eficiência ao transporte de passageiros de Porto Alegre. Entregar, enfim, a uma empresa que não vise ao lucro, que possa planejar toda a operação, ter agilidade de atender sazonalidade, picos, sem os entraves de concessões privadas que impedem a ação comum ou cooperativa.CONVITE PARA CAIR FORA
Mais: Para Pont a Carris serve como uma caixa de compensação de caráter e controle públicos que permita manter a tarifa social, a venda antecipada, entre outras medidas, é uma hipótese que o poder público tem que debater antes de saídas externas. Pont termina o seu pensamento -petista do atraso- dizendo que estamos num outro momento no país. Ou seja: mais fácil do que fazer licitações internacionais, a Carris, já pública, pode ser a alternativa e a referência de futuro para o transporte de Porto Alegre e exemplo para o país. Depois que li a proposta do deputado Raul Pont conclui que nada mais é do que um convite para que todos saiam imediatamente de Porto Alegre. Argh...NOVA IORQUE
Escrevo este editorial sentado, confortavelmente, numa das centenas de cafeterias -Starbucks-, no centro da maravilhosa, acolhedora e sempre lotada Nova Iorque, onde cheguei no início da manhã de domingo. No horário da final Argentina x Alemanha, a impressão que se tinha é que o mundo todo resolveu assistir a partida na Time Square. Loucura.FIASCO VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO
Pois, para encerrar de vez esse assunto -Copa do Mundo-, que simplesmente tomou conta do nosso pobre país por mais de um mês, não posso deixar de falar do fiasco verde, amarelo, azul e branco que a nossa -Canarinho- fez dentro e fora das quatro linhas.PELA HONRA E PELA DIGNIDADE
Depois de tomar uma sonora goleada da Alemanha, o técnico Felipão e o capitão Tiago Silva, ao invés de ficarem calados resolveram chamar a imprensa, na 6ª feira à tarde, para dizer o seguinte: (palavras textuais) Admitindo que a Seleção perdeu a vergonha contra a Alemanha, contra a Holanda todos entrariam em campo para lutar pela honra e pela dignidade.DESPROVIDO DE TUDO
Como a Holanda despachou o Brasil pelo escore de 3x0, levando em conta as afirmações de Felipão e Tiago Silva, o Brasil se tornou, futebolisticamente falando, um país absolutamente desprovido de VERGONHA, HONRA E DIGNIDADE.QUESITO MENTIRA
Agora, o nosso futebol ganhou enorme semelhança, em gênero, número e grau, à tudo que existe de ruim na nossa economia e na nossa política. Somos, decididamente, um país bolivariano em todos os aspectos. Inclusive, e principalmente, no quesito MENTIRA. Um horror!NEYMAR
Vejam que naquilo que é preciso ser COLETIVO, caso do futebol, a Seleção Brasileira, treinada (?) por Felipão, se aprestou como um time onde o que interessa é o individual. E, neste caso, o indivíduo é um só: Neymar. Nota: a minha análise foi feita a partir do PRODUTO-SELEÇÃO. Se os INGREDIENTES, não são de todo ruim ficou claro que a mistura e o MODO DE FAZER tornou o produto com mau sabor.INTERVENÇÕES
Já na economia e no social, onde as decisões devem caber exclusivamente aos indivíduos, aí o governo impõe o COLETIVO GOVERNAMENTAL. Para tanto usa e abusa de intervenções de todo o tipo. Ontem, ao entregar a Copa para a Alemanha, Dilma certamente percebeu o quanto os brasileiros estão com um gosto muito amargo na boca...DL 8243
Ainda que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves diga que na semana próxima, em votação no Plenário, será definitivamente derrubado o DL 8243 (decisão tomada pela presidente Dilma Neocomunista que obriga o Executivo a dar voz aos Conselhos populares), é preciso estar muito vigilante. Em ESTADO DE ALERTA, melhor dizendo.NOTA FEDERALISTA
Para que o universo dos leitores do Ponto Crítico entendam, e se preocupem, com a determinação deste governo DILMA-NEOCOMUNISTA para implantar formalmente, o quanto antes, o Regime Bolivariano no Brasil, aproveito a Nota Oficial do Federalista (partido político em formação). Eis:1- O decreto nº 8243/14, firmado pelo Governo Federal, impõe duro golpe à democracia e ao que dispõe a Constituição Federal no que tange ao equilíbrio entre os Três Poderes da República ?Legislativo, Executivo e Judiciário - com o propósito de neutralizar dois deles: o Legislativo e o Judiciário.INCONSTITUCIONAL
2- A assinatura do DL 8243 pela Sra. Presidente da República é completamente inconstitucional, em face da vedação imposta pelo Art. 84, incisos IV e VI, alínea -a-, mais o art. 3º e vários outros dispositivos que tratam da Organização do Estado Brasileiro na Constituição Federal. Ou seja, além de o Poder Executivo não poder legislar por se tratar de atribuição exclusiva do Poder Legislativo, um -decreto? deve apenas detalhar uma lei já existente. Nunca criar nova lei, ou novo regramento. Mesmo as Medidas Provisórias só tem valor jurídico permanente se forem aprovadas pelo Legislativo Federal.PARTICIPAÇÃO SOCIAL
3- Tal Decreto-Lei, ao instituir uma Política Nacional de Participação Social com -o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a -sociedade civil- (como descrito no art. 1º do citado documento) impõe a conexão da Presidência da República diretamente com o que denomina de -sociedade civil-, ou seja, a pretensão de ?governar com a -sociedade civil organizada- à margem do Poder Legislativo e também do Judiciário.AFRONTA
Independentemente das interpretações que se possam dar à tal expressão ? que pode até mesmo incluir líderes sindicais, inúmeros -movimentos sociais- e até integrantes de grupos terroristas como MST e outros, mesmo à margem da legalidade existencial -, o fato é que o tal decreto presidencial se caracteriza como uma afronta à Sociedade Brasileira e às Instituições. Grupos, Movimentos e indivíduos podem sugerir, propor e até fazer campanha por suas ideias, como qualquer cidadão, mas não podem, em hipótese nenhuma, serem guindadas diretamente à condição de representantes da Sociedade Brasileira ligadas diretamente ao Poder Executivo. Isso se caracteriza como uma medida de mais concentração de poderes e um golpe às Instituições com a reprodução conceitual dos -soviets- no início do Século passado, dos quais se originou a extinta URSS.ABERRAÇÕES
4- O Decreto traz inúmeras aberrações jurídicas e pretende ferir de morte a ainda incipiente democracia brasileira. Trata-se de ato absolutamente ilegal e sequer deve ser tratado pelo Congresso Nacional e sim pelo Ministério Público Federal, cujo papel é a defesa das instituições nacionais. Por sua clara inconstitucionalidade, pois fere também o artigo 60, Inciso III § 4º, que veda qualquer medida tendente a extinguir a forma federativa do Estado Brasileiro, bem como, o voto direto, secreto e universal, e a separação dos Poderes, os Federalistas conclamam para os seguintes pontos:PONTOS
a) Que o Ministério Público Federal, no cumprimento de suas funções, ingresse imediatamente com uma medida judicial no Supremo Tribunal Federal, suspendendo em caráter liminar a eficácia de tal Decreto,-in totum-; b) Que o Senado Federal instaure, na forma da Lei, o impeachment da Sra. Presidente da República, por improbidade e prevaricação, perfeitamente definidos em lei, uma vez que o Decreto nº 8243/14, assinado pela Presidente, é ato de detalhamento de lei já existente, como define a norma constitucional, e jamais a substituição e/ou sobreposição de lei, muito menos ainda, com a ousada pretensão de desorganizar os Três Poderes instituídos. À Presidência da República é permitido propor leis ao Congresso, jamais substituí-lo! c) Que os cidadãos brasileiros se movimentem firmemente das mais diversas formas, seja acionando seus representantes no Congresso Nacional e das demais Casas Legislativas em todo o País, seja por meio de suas entidades de classe, explicitando clara e objetivamente a contrariedade a tal ato precursor de um governo totalitário.VOLTANDO AO TEMA
Aproveitando este momento em que o mundo todo está curtindo os últimos jogos da Copa do Mundo de 2014, decidi que deveria voltar ao tema que ensejou o editorial de ontem, com o título: - Humildade 7x1 Arrogância -.CAUSA MORTIS
Sem respeitar o cadáver da Seleção Brasileira que está sendo velado na Granja Comary, a Comissão Técnica da CBF resolveu promover uma Coletiva de Imprensa com o propósito de explicar a -Causa-Mortis- do falido e/ou inexistente esquema técnico-tático apresentado nesta Copa.POSTURA
Pois, o que mais me chamou a atenção foi a postura, tanto do técnico Felipão quanto do coordenador Carlos Alberto Parreira, diante das perguntas feitas pelos jornalistas presentes.MESTRE MANTEGA
Felipão, ao manter a mesma teimosia e postura arrogante que apresentou durante os jogos que a Seleção disputou, deu a entender que seu líder e grande mestre é o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que vem fazendo a mesma coisa com a economia brasileira.MELHOR EQUIPE
Pelas respostas e declarações que Felipão deu ontem percebo que desaprendeu quase tudo sobre futebol e, principalmente, sobre Copa do Mundo. Primeiro, porque um Torneio, como é o caso do Mundial, não é capaz de revelar o melhor do mundo, mas o vencedor/campeão. Um campeonato, onde todos jogam contra todos, é a modalidade que ainda pode ensejar a real e melhor equipe entre todas.MELHORES?
Portanto, ao dizer que o Brasil esta entre as quatro melhores do mundo, depois de todas as dificuldades que teve contra a Croácia, Chile, Colômbia e México, por exemplo, Luiz Felipe Mantega se apresentou como uma enganador também fora de campo. Mais: a Seleção Brasileira, pelo fato do Brasil sediar a Copa 2014, ficou desobrigada de passar pela peneira da classificação para o Mundial.PANTOMIMA
Para completar a postura arrogante da Comissão Técnica, coube ao coordenador Carlos Alberto Parreira, que até então vinha se mostrando um profissional sereno e capaz, dar o tiro de misericórdia. Ao ler a carta da Dona Lúcia, em cujo texto ela mesmo declara que não entende de futebol, só faltou Parreira ir às lágrimas para mostrar o quanto estava comovido.Assisti ontem, uma verdadeira pantomima, bem de acordo com o que o governo Dilma e sua equipe vem fazendo com o Brasil todo.