SOL E FRIO
Paris amanheceu hoje com muito sol e temperatura baixa: 7 graus. Segundo a meteorologia, a temperatura não sobe muito (não deve passar de 16 graus). E os próximos dias prometem ser ainda mais frios, com mínima de 3 e máxima de 9 graus. Bom, portanto, para caminhar pela cidade e tomar um bom vinho, o que pretendo fazer depois do encerramento do SIAL, que acontece nesta tarde.
EM BUSCA DE NOVIDADES
Quanto ao SIAL, que encerra nesta tarde, o dia de ontem foi bastante movimentado, com presença de público superior aos dias anteriores. Embora a dificuldade para transitar nos corredores da feira resolvi percorrer alguns pavilhões em busca de mais novidades.
BOTECO BRASIL
No estande do Brasil no Pavilhão 3, a Apex-Brasil marcou um belo tento ao promover rodadas de negócios entre as empresas brasileiras e compradores pré-selecionados, com grande poder de compra e que já vinham manifestando interesse pelos produtos brasileiros, vindos de países do norte da África (Egito, Marrocos e Tunísia), do Oriente Médio (Arábia Saudita) e também do Leste Europeu (Romênia).As rodadas de negócios aconteceram no -Boteco- do Brasil, um espaço muito bem bolado, com a atmosfera dos típicos bares do país, onde são preparadas e servidas porções de comidas típicas brasileiras.
CAFÉ NA CHINA
É crescente o interesse dos consumidores chineses por café, o que vem criando enormes oportunidades tanto para as cadeias de café quanto para os fabricantes de equipamentos. Mesmo que a preferência seja infinitamente maior pelo chá (1 milhão de tons/ano), o consumo cresce de forma impressionante. Segundo previsão do Barclays Capital, entre 2011 e 2015 o crescimento do consumo de café na China, que superava 25 mil tons/ano em 2010, deve ser de 40% ao ano, em média.
DIFICULDADE PARA VENCER
Produtos novos são sempre muito festejados quando são lançados no mercado. Entretanto, a taxa de sucesso dos lançamentos de novos produtos é bastante limitada: cerca de 7 produtos de 10 desaparecem das prateleiras de lojas três anos depois de serem lançados.O problema é que produtos novos precisam de algum tempo para se estabelecer e para convencer o consumidor. Como vivemos num mundo econômico dominado por muita impaciência e requisitos de curto prazo, o mercado não perdoa.
CRUZ VERMELHA
Pela 12ª vez consecutiva, a Cruz Vermelha já está recolhendo todos os tipos de alimentos expostos no SIAL 2012. Os produtos são destinados as pessoas carentes e menos favorecidas da região de Paris. A previsão para esta edição é de uma arrecadação em torno de 50 toneladas de alimentos.
VINHO
Desde 2007, o SIAL apresenta um espaço dedicado aos produtores de vinho na França. É o Fórum de Inovação do Vinho, que tem os seguintes propósitos:- Espaço reservado ao encontro dos profissionais do vinho e de grandes marcas internacionais.- Lugar reservado a degustação de vinhos de alta gama e de Grand Crus.- Com o tema: As iniciativas inovadoras na promoção do vinho no mundo, é possível navegar pela internet em blogs especializados em vinho, com olhar voltado para catálogos e troca de ideias sobre o mercado.Seria ótimo que os nosso produtores de vinhos aprendessem com os franceses. Estou certo de que parariam de pedir ao governo medidas protecionistas.