Artigos

19 ago 2015

DIÁLOGO FAMILIAR


DECISÃO LAMENTÁVEL

A decisão pra lá de lamentável que a Polícia Militar e mais 40 categorias de funcionalismo do Estado do RS tomaram ontem, de parar completamente os (péssimos) serviços públicos que deveriam prestar à sociedade gaúcha, me fez lembrar do seguinte diálogo familiar envolvendo um pai e seus dois filhos:


DIÁLOGO

- O pai chega em casa à noite e comunica aos filhos que acabara de ser despedido de seu emprego. Como pagava uma -mesada- de 500 reais para a sua filha, que além de estudar também ajudava nos afazeres domésticos, se dirigiu a ela e disse que enquanto não voltasse a trabalhar, por óbvio, a mesada estava suspensa.
 


GREVE

A filha, mostrando não ter noção de que o dinheiro da mesada vinha do salário do pai, simpesmente não aceitou a decisão paterna. Como tal reagiu dizendo que a partir daquele momento estavam suspensas as tarefas domésticas que lhe estavam conferidas. Ou seja, a menina decretou GREVE. 


REAÇÃO DIFERENTE

Já o filho, que também estudava e estava prestando estágio numa empresa privada, e para tanto recebia alguns trocados, ao receber a notícia mostrou uma reação diferente: olhou para o pai e disse que estava pronto para ajudá-lo a enfrentar o momento difícil que a família toda certamente iria passar.
 


SEMELHANÇA

Pois, fazendo um paralelo entre a situação do falido Estado do RS, cujas finanças se encontram arrasadas por absoluta incompetência governamental, vê-se uma enorme semelhança entre a história daquela família e o drama que vive a pobre sociedade gaúcha.


NADA SOLIDÁRIOS

Enquanto os servidores (que, literalmente, não fazem produtos, mas se apropriam deles) se negam a entender que a altíssima arrecadação de impostos, por excesso de despesas se mostra insuficiente para pagar as -mesadas-,  ao invés de manifestar solidariedade e mostrar vontade de ajudar, reagem com uma GREVE GERAL. Pode?


QUEM DECIDE

É importante lembrar que Estado do RS tem 11 milhões de habitantes que se submetem, pacificamente, à vontade de 311 mil servidores públicos (2,8%), que simplesmente se negam a trabalhar. E, para piorar, o tamanho da despesa com os servidores (ativos e inativos) equivale a praticamente tudo que é arrecadado com impostos.  Isto tem cura?



Leia mais

18 ago 2015

COMBATE À CORRUPÇÃO? ESTOU NESSA!


MATEMÁTICA

O povo brasileiro em geral, lamentavelmente, de forma frontal e sincera não esconde o quanto detesta a matemática. Diz isso, aliás, sem qualquer constrangimento, como vem revelando as mais diversas pesquisas de opinião ao longo dos últimos anos.

 


INCAPAZ

Se for levado em consideração que a maioria dos brasileiros sofre de -ANALFABETISMO FUNCIONAL-, (termo usado para definir aquele que não consegue interpretar textos lidos), o fato de detestar a matemática torna o brasileiro também incapaz para ler e interpretar tabelas e/ou montar orçamentos e controles financeiros. 


ROMBOS

Vejam, por exemplo, que o povo só está revoltado (com total razão) com os atos de roubalheira e corrupção, que evoluiu de forma impressionante nos governo Lula/Dilma. Já outros rombos, muito maiores, não têm sido alvo de manifestações e protestos, infelizmente.  


RANKING

No ranking internacional, em uma escala até 100, quanto menor a nota, maior a corrupção. Como a nota do Brasil é 43, isto significa que a corrupção no nosso país é muito alta. Aliás, a Fiesp -Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-, estima que só neste item (corrupção) os cofres públicos do Brasil perdem entre R$ 50 bilhões e R$ 80 bilhões. Que tal?


INCOMPETÊNCIA É MAIOR DO QUE A CORRUPÇÃO

Ora, mesmo que o povo esteja tomando algum conhecimento do quanto a corrupção está desviando o dinheiro dos impostos, infelizmente não sabe que os rombos nos cofres públicos provocados pela incompetência são muito maiores. Só o Banco Central, por exemplo, teve um prejuízo de mais de 50 bilhões neste ano com operações cambiais. Imaginem a quanto chegarão os rombos depois de abertas as contas do Banco do Brasil, Caixa Federal e BNDES. 


INICIATIVA IMPORTANTE

Entretanto, ainda que a incompetência precise ser atacada, para que alguma coisa realmente melhore no nosso pobre país é preciso combater, com urgência, a corrupção. Por isto estou apoiando, de corpo e alma a iniciativa dos procuradores da Operação Lava Jato, que lançaram, nas redes sociais, um PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR (PLI). São 10 MEDIDAS, muitas delas paradas -há décadas- no Congresso, que precisam virar leis. 


VAMOS NESSA?

Como informa Gil Castello Branco, secretário-geral da Associação Contas Abertas, são 528 projetos de lei de combate à corrupção que estão praticamente engavetados no Congresso Nacional. Um deles é de 1998. A maioria não chegou sequer nas comissões de análise. Em 2013, no auge das manifestações, um outro foi tirado da gaveta. Ele inclui na lei dos crimes hediondos a corrupção passiva e ativa. Foi aprovado pelo Senado e mandado para Câmara dos Deputados, onde está parado até hoje.


O projeto das 10 MEDIDAS, de iniciativa popular, PRECISA RECONHECER 1,5 MILHÃO DE ASSINATURAS EM PELO MENOS CINCO ESTADOS. 

Eis aí o que disse Deltan Dallangnol, procurador da República ao programa Fantástico do último domingo:


No Brasil, do modo como o nosso sistema funciona hoje, a corrupção é um crime que compensa.
Uma das razões é que a pena mínima, de dois anos, é cumprida em regime aberto, com serviços comunitários. A pena mínima para roubo, por exemplo, é o dobro: quatro anos.
“Por que que para roubo é o dobro da pena mínima, quando um outro crime contra o patrimônio, como a corrupção, que afeta às vezes milhões de pessoas, tem uma pena menor?”, diz Ivar Hartmann, professor de Direito da FGV.
“Hoje a pena da corrupção é uma piada e uma piada de mau gosto”, destaca Deltan Dallagnol, procurador da República.
A proposta é que quanto mais dinheiro for roubado, maior seja a pena. E para recuperar o dinheiro, comprovado o desvio e o enriquecimento ilícito, não seria preciso demonstrar na Justiça qual foi o ato de corrupção que levou ao pagamento da propina.
Além disso, dinheiro e bens vindos da corrupção poderiam ser confiscados, como já acontece nos casos de tráfico de drogas.
A condução dos processos ficaria mais rápida, evitando a prescrição dos crimes, como aconteceu com o Propinoduto. Fiscais da Receita do estado do Rio permitiram a sonegação de impostos em troca de propina. O caso é de 2002. Os fiscais foram condenados em primeira instância. Mas o recurso está agora na terceira instância. E tem uma quarta pela frente. E o crime de corrupção já prescreveu.
“É como se a corrupção nesse caso, embora comprovada e comprovados quem foram os seus autores, jamais tivesse existido”, explica Deltan Dallagnol.
- Se o meu filho cometer uma travessura e eu virar para o meu filho e falar ‘filho, papai não gostou do que você fez. Papai, por isso, vai te colocar de castigo’. Daqui a 12 anos, não só meu filho vai virar um transgressor profissional, mas eu vou estragar a arma dele, porque eu vou criar na minha casa um ambiente em que as regras não funcionam.
A anulação de processos também ficaria mais difícil. Evitando desfechos como o da Operação Satiagraha, que investigava crimes financeiros envolvendo o banqueiro Daniel Dantas. A ação foi anulada e o banqueiro solto porque as provas foram apreendidas no terceiro andar de um prédio, não no 28º, como constava do mandado de busca e apreensão.
“Advogados erram, promotores erram, juízes erram. Mas você não derruba um prédio inteiro porque você encontrou um furo no encanamento. Você conserta o furo e segue em frente”, afirma Deltan Dallagnol.
Outra proposta dos procuradores é criminalizar o caixa dois de campanhas eleitorais e a responsabilização dos partidos políticos. E, finalmente, programas de prevenção para treinar servidores, fiscalizá-los e divulgar campanhas para criar no povo uma cultura contra a corrupção.
“A gente precisa de democracia, precisa de um bom aparato de leis, precisa de instituições que estejam funcionando para poder fazer boas investigações, mas a gente precisa de um cidadão que procure zelar pelo seu voto”, defende o cientista político da PUC-Rio Ricardo Ismael.

Acesse agora e assine (http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas



Leia mais

17 ago 2015

A FRUTA NÃO ESTÁ MADURA


16 DE AGOSTO

Como muita gente sabe, o povo brasileiro foi às ruas no dia 16 de agosto de 1992 para exigir o afastamento imediato do então presidente Fernando Collor. Ontem, no entanto, o 16 de agosto, que também caiu num domingo, em termos comparativos não registrou o mesmo número de brasileiros nas ruas, desta vez, para pedir o afastamento da péssima presidente Dilma e do PT.


INSIGNIFICANTES

O que chama atenção é que os motivos que levaram o povo a sair às ruas para detonar o Collor são considerados  insignificantes, em comparação com as razões que estão sendo apresentadas hoje, para exigir o impeachment, ou renúncia, da presidente Dilma.   


CINCO VEZES MAIOR

Se for levado em conta que a rejeição ao governo Dilma (77,7%) é a maior da história do nosso pobre país, superando ao governo Collor, em 1992; e que mais de 66% dos brasileiros se dizem favoráveis ao impeachment da presidente, o número de pessoas que deveria ir às ruas para protestar, deveria ser, no mínimo, cinco vezes maior ao verificado ontem.


CUMPRIMENTOS AOS HERÓIS

Pelo que se viu ontem é de se lamentar que o povo, em geral, só é -BOM DE BICO- em pesquisas, mas se omite de forma incrível na hora de -BOTAR O BLOCO NA RUA. Ainda assim envio os meus sinceros cumprimentos aos heróis que não se contentaram apenas em dizer o que pensam aos pesquisadores e foram às ruas para mostrar o quanto estão descontentes com tanta mentira, corrupção e incompetência.     


ZONA DE CONFORTO

Há quem esteja reprovando a atitude de alguns meios de comunicação, dizendo que houve má vontade e distorção de informações sobre o movimento nas ruas. Pois, ainda que cada um tenha o sagrado direito de contestar, se compararmos o que dizem as pesquisas com a disposição mostrada pelo povo, para protestar de -corpo presente-, aí fica evidente o quanto os brasileiros estão omissos, preferindo a ZONA DE CONFORTO. 


VIGA-MESTRE

Sei não, mas do jeito que as coisas estão se mostrando, o fato da reprovação de Dilma ser maior do que a do Collor, em 1992, não assegura, pelo menos a curto prazo, que o fim do governo petista está próximo. Vale lembrar que a VIGA-MESTRE que sustenta o Impeachment, independente do cumprimento da lei, é formada pelas manifestações públicas do povo nas ruas. A partir daí é que as instituições agem.   


A FRUTA ESTÁ VERDE

Posso estar enganado, mas pelo que vi ontem a fruta ainda não está madura. A contabilidade informa que menos de UM MILHÃO de brasileiros foram às ruas. Pelas pesquisas deveriam ser, no mínimo, CINCO MILHÕES. Que tal? 



Leia mais

14 ago 2015

NÃO VAI TER GOLPE!


DIALOGA BRASIL (????)

Ontem, pouco antes de chegar ao evento Dialoga Brasil, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff foi saudada por representantes de mais de 30 movimentos sociais, todos identificados com o comunismo, que aos gritos diziam -NÃO VAI TER GOLPE-. 


COM O MEU APOIO

Pois, antes de tecer comentários sobre a declaração firme, consciente e objetiva do presidente da CUT, Vagner Freitas, que pediu aos movimentos sociais para irem às ruas "entrincheirados, com armas na mão, se tentarem derrubar a presidente", devo esclarecer que apoio irrestritamente o -NÃO VAI TER GOLPE-. 

 

 


CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO

Aliás, a bem da verdade devo admitir que até agora não vi uma só alma dizer, em qualquer tom de voz, que apoia o necessário e urgente afastamento da presidente Dilma  pela via do GOLPE. O que os brasileiros exigem é tão somente o cumprimento da Constituição. Nada mais. 


PENALIDADE

Portanto, se a lei é infringida e a penalidade determina que o faltoso deve ser punido com a perda do cargo, que se respeite a lei. E como a presidente Dilma sabidamente cometeu crimes de responsabilidade fiscal , além de outros, o que tem tudo para ser considerado GOLPE é tão somente o não cumprimento da lei.   


SILÊNCIO TOTAL

No Brasil, infelizmente, quem defende o estrito cumprimento da lei, por incrível que possa parecer, vem sendo chamado de GOLPISTA pelos comunistas baderneiros. Pois, ontem, para coroar a estupidez, o presidente da CUT, Vagner Freitas, contando com aprovação da presidente Dilma, que se manteve silenciosa, disse, alto e bom som, que os movimentos sociais irão às ruas -ENTRINCHEIRADOS, COM ARMAS NA MÃO, SE TENTAREM DERRUBAR A PRESIDENTE. Pode?


ESTOU PRONTO

Embora não possa ser visto com surpresa ou novidade este tipo de comportamento e/ou ameaças, o fato é que todos aqueles que exigem apenas o CUMPRIMENTO DA LEI são vistos pelos comunistas como bandidos, maus caráteres e, principalmente, GOLPISTAS.

Pois, se assim for, desde já informo que gente desse tipo não me acovarda. Ao contrário, não tenho qualquer receio de responder na mesma moeda. Isto significa que se precisar fazer alguma coisa pra defender o que é justo e correto, estou pronto.   


GREVE CONTRA A AUSTERIDADE

Para terminar vejam o que acontece no RS: os funcionários públicos, que não conseguem receber seus salários em dia por conta das dificuldades financeiras do Estado, informam que vão entrar em greve CONTRA AS MEDIDAS DE AUSTERIDADE pretendidas pelo governo.

Ora, a austeridade que está sendo discutida tem apenas um objetivo: a obtenção de recursos para poder pagar a folha dos servidores. Nada mais. Pois, mesmo assim não admitem austeridade. Pode?   



Leia mais

13 ago 2015

OS ARREPENDIDOS ESTÃO NA MODA


CAIXA DE MENSAGENS

Na medida em que vou recebendo mensagens, mesmo depois de ler e responder acabo guardando muitas delas. Com isso, a minha caixa vai ficando cada dia mais abarrotada. O que torna muito difícil a busca por uma ou outra que tenho certeza de que foi guardada.

 

 


2014

Pois, ontem, olhando com atenção a minha carregada caixa, percebi que havia algumas mensagens recebidas ao longo de 2014. Nessas, vários mensageiros/leitores ainda se mantinham firmes em defesa da presidente Dilma Petista e seus atos horripilantes. Como tal contestavam as minhas opiniões de que pagaríamos muito caro pelos estragos que hoje já se mostram palpáveis, indiscutíveis e nada exagerados. 


2015

Aproveitando a descoberta resolvi analisar também as mensagens recebidas neste ano (já se passaram quase oito meses).  Foi aí que percebi, com absoluta clareza, que a coisa simplesmente mudou. E de forma bem radical, pois simplesmente deixei de receber mensagens contestatórias e/ou de alegria e apoio ao PT e seu governo. 


MUDANÇA DE POSTURA

Hoje, felizmente, o que mais se vê é um aumento, constante, do número de mensageiros revoltados e cheios de argumentos dizendo que eles e todos os brasileiros foram vítimas de mentiras, incompetência e corrupção proporcionados pelos governos Lula/Dilma. Uma prova de que os meus editoriais não foram em vão, ainda que a mudança de postura dos convertidos se deu muito mais por conta da crise e menos pelos meus argumentos.
 


 


ACORDAR O BOM SENSO

Insisto: ainda que depois de ver o leite derramado e constatar o estrago feito fique fácil falar em desaprovação, mesmo assim é preciso acolher esse enorme universo de conscientes tardios. Uma prova de que sempre é possível acordar o bom senso e exercitar o discernimento.
 


NA MODA

Entretanto, o que chama a atenção é que muita gente está demonstrando grande euforia com os -arrependidos- que passaram a escrever artigos tardios dizendo que o PT abriga criminosos e que o governo Dilma é movido a mentiras, incompetência e corrupção.

Mesmo que devam ser aplaudidos, como já me referi, não entendo porque tantos e rasgados elogios aqueles que perceberam o óbvio com enorme atraso. Dá uma nítida impressão de que o ARREPENDIMENTO ESTÁ NA MODA. 
 


DITADURA DO PROLETARIADO

Pois, com tanta gente se manifestando, é de se lamentar que mesmo depois de 25 anos de existência e atuação, nenhum meio e comunicação de massa teceu qualquer comentário sobre a existência do Foro de São Paulo. Trata-se de algo simplesmente inexplicável, considerando que o FSP é tido e reconhecido como o laboratório dos ensaios e práticas comunistas que se desenvolvem de maneira franca e aberta em vários países da América Latina.

Essa mesma mídia, surda/muda, tampouco repercute as afirmações que vem sendo feitas, abertamente, por alguns -revolucionários- que lutaram ao lado de Dilma Rousseff durante o período da -DITADURA MILITAR- . Eles afirmam, categoricamente, que jamais defenderam a democracia. O que pretendiam, e lutaram com forças e armas, era pela imposição de uma DITADURA DO PROLETARIADO.
 



Leia mais

12 ago 2015

A CRISE É PURA CONSEQUÊNCIA


DEDICAÇÃO

Aqueles que acompanham os editoriais do Ponto Crítico sabem bem o quanto tenho me dedicado, muitas vezes de forma exaustiva e/ou até cansativa, em explicar o que é CAUSA e o que é CONSEQUÊNCIA nas propostas e decisões que acabam por promover a existência e/ou o aprofundamento das mais variadas crises.  


ESCRITO NAS ESTRELAS

Volto, portanto, a afirmar mais uma vez, que esta CRISE econômica, social e política que o país vive (ou -policrise-, como refere o governador paulista Geraldo Alckmin), a qual já estava escrito nas estrelas,  é pura CONSEQUÊNCIA de má administração pública petista. Sob todos os aspectos (técnicos e morais). 


ATAQUE ÀS CAUSAS

Como os EFEITOS estão sendo sentidos em praticamente todas as atividades e pessoas, o que é preciso enfatizar neste momento é que a cura só será possível através de um ataque frontal às CAUSAS que levaram a esta situação. Jamais, como muita gente que não pensa está a exigir, pelo aprofundamento das CONSEQUÊNCIAS. 


DECISÃO DA MOODY'S

Usando, portanto, fatos muito recentes, a lógica do raciocínio impõe o entendimento, com absoluta clareza, de que a decisão tomada pela Moody's, agência de classificação de risco, de rebaixar o -rating soberano do Brasil-, de "Baa2" para "Baa3" (última nota dentro da faixa considerada como grau de investimento), não pode ser vista como CAUSA dos nossos problemas.


BLOQUEIO DE RECURSOS

Da mesma forma é preciso salientar que a notícia que o governo do Estado do RS recebeu, ontem, da Secretaria do Tesouro Nacional, de que todos os recursos do Estado gaúcho ficarão bloqueados até que a parcela da dívida com a União, referente a julho, seja paga, conforme reza o contrato de NEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS ESTADOS, também não é CAUSA de coisa alguma.
 


TUDO PREVISTO

Tais desastres terríveis, que atingem tanto o Brasil quanto o RS, como pode ser constatado por todos aqueles que resolverem consultar os ARTIGOS ANTERIORES do Ponto Critico, verão que tudo que está acontecendo foi, exaustivamente, previsto, comentado e anunciado por este editor.


SÓ SABEM DA EXISTÊNCIA

O que mais preocupa, como saliento no início deste editorial, é que algumas autoridades, eleitas e nomeadas, apenas se deram conta dos problemas plantados e construídos por eles mesmos. Não mostram, infelizmente,  preocupação em atacar as CAUSAS dos problemas que geraram a crise.

Vejam, por exemplo, a atitude lamentável do deputado federal Perondi, que preferiu criticar o governo Federal pelo bloqueio das contas do Estado do RS. Pode? O deputado, como se vê, se nega a fazer uma leitura correta do problema. Tanto é verdade que em momento algum propôs medidas que levem a debelar as chamas deste incêndio infernal. 

O que me entristece é que os brasileiros, e os gaúchos, depois de tantas exposições, acharam melhor ver a crise chegar, ao invés de propor medidas capazes de evitar os seus terríveis e evidentes EFEITOS. Pode? 



Leia mais