À CATA DE INVESTIMENTOS
É muito comum ver governadores e prefeitos saírem mundo afora à cata de investimentos para seus estados e municípios. Para seduzir potenciais interessados tratam de mostrar, através de sites, vídeos e folhetos coloridos, as características que possam, quem sabe, influenciar na decisão dos investidores.
O RS E PORTO ALEGRE FAZEM O CONTRÁRIO
Pois, por incrível que possa parecer, nos últimos anos, o RS e sua capital, Porto Alegre, resolveram fazer o contrário: através de várias decisões que vem sendo tomadas tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Vereadores, os políticos gaúchos estão fazendo de tudo para ESPANTAR INVESTIMENTOS.
NOVOS E ANTIGOS
Esta fantástica e incrível providência, diga-se de passagem, vale não só para NOVOS investimentos. Os ANTIGOS, que em outras épocas foram seduzidos, a cada dia que passa buscam novos ares, só para ficar longe da estupidez gaúcha, hoje a principal característica do RS.
RS - ESTADO CALOTEIRO
O Estado do RS, mais do que sabido, por absoluta incompetência de seus governantes está mergulhado numa (anunciada) crise cuja solução se mostra simplesmente impossível. Explico: como os DIREITOS ADQUIRIDOS são para sempre, ou seja, não permitem revisão e/ou redução, não há como sair da enorme encrenca. Desesperado, o governador gaúcho só tem anunciado e praticado CALOTES.
ARRECADAÇÃO INSUFICIENTE
Como as atividades econômicas estão desaparecendo do RS, e a crise econômica do país impõe redução de consumo, a arrecadação é insuficiente para honrar a folha de pagamento dos servidores.
Como os governantes anteriores não fizeram a reforma previdenciária do Estado e, -atenção- o número de inativos que são suportados pelo Tesouro (leia-se PAGADORES DE IMPOSTOS) é superior ao número de funcionários ativos, o RS chegou ao ponto do esgotamento dos recursos.
FORA, INVESTIDORES!
Pois, mesmo diante desta caótica situação do Estado, que por si só já vem promovendo uma debandada de investimentos NOVOS e ANTIGOS, ontem os vereadores de Porto Alegre resolveram que na Capital do Estado não é permitida a existência de investidores de casas de espetáculo. Pasmem: por unanimidade, os estúpidos edis aprovaram a MEIA-ENTRADA para jovens entre 16 e 29 anos, de baixa renda. Pode?
COMO AFUGENTAR INVESTIMENTOS
Hoje, para mostrar o quanto está disposto a afugentar investimentos, o governador do RS ingressou com ação cautelar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o bloqueio de contas do Estado aplicada quando não há o pagamento da parcela da dívida.
Os vereadores de Porto Alegre, por sua vez, mostraram que além de estúpidos também são injustos. Sim, porque deveriam estender a tal de MEIA-ENTRADA para todos os habitantes da Capital. Mais: deveriam propor 50% de desconto para tudo, desde restaurantes, taxis, etc., e, principalmente, IMPOSTOS MUNICIPAIS.
BRIC
Em 2001, quando o economista Jim O'Neill apresentou o estudo mostrando que os países que mais se destacavam no cenário mundial como potências emergentes, o mesmo usou a sigla BRIC para identificar os participantes -Brasil, Rússia, Índia e China-.
BRICS
Em abril de 2011, quando Jim O'Neill adicionou a África do Sul ao grupo de países emergentes destacados, a sigla BRIC passou a ser conhecida por BRICS, pois o "S" identifica South Africa.
É preciso deixar claro, portanto, que ao adicionar a letra "S" não faz com que o -BRICS- seja chamado de -OS BRICS-, como insistem inúmeros jornalistas desinformados.
Mais: o BRICS não é um bloco Comercial e tampouco Econômico. É apenas um grupo de países EMERGENTES.
EQUÍVOCO
Pois, a partir do ano passado (2014) ficou evidente para o mundo todo que economista Jim O'Neill cometeu um grave erro ao dizer que fazer investimentos nos países emergentes identificados pela sigla -BRICS- era um bom negócio. Principalmente, Brasil, Rússia e China.
MODELO ECONÔMICO E GOVERNANÇA
O erro cometido por O'Neill foi não ter se fixado nos MODELOS ECONÔMICOS e na GOVERNANÇA dos países-membros do BRICS. Os estudos deram ênfase maior ao tamanho das populações que, em condições normais, até poderiam gerar, além de produção competitiva um importante acréscimo de consumo.
Vejam, por exemplo, o que acontece no Brasil, Rússia e China:
BRASIL
No Brasil, mais do que sabido, no PT de Lula e Dilma a Matriz Econômica visa, exclusivamente, o SUBDESENVOLVIMENTO. E em termos de governança, o PT promoveu enorme esforço com igual foco em duas frentes: CORRUPÇÃO E INCOMPETÊNCIA.
RÚSSIA
A Governança da Rússia mostra, além dos sérios problemas políticos, advindos da crise que criou tanto com a Criméia quanto com a Ucrânia, a dificuldade histórica que tem para estabelecer uma economia de mercado. Com tantos problemas a economia russa contraiu 3,2% nos cinco primeiros meses do ano e está caminhando rumo à recessão.
CHINA
Como a China é COMUNISTA, por mais que seus dirigentes digam que a sua economia seja de MERCADO, o fato é que ninguém confia nos dados que o governo informa. Quando dizem que a economia cresce 7% ninguém sabe se isto confere com a realidade. Ora, sem transparência fica difícil fazer projeções. O fato é que nos últimos meses muita coisa ruim está acontecendo por lá.
Como se vê, o BRICS só agrega países em dificuldade. Todos por vontade de seus governantes. Fala aí, O'Neill.
PAPEL DA IMPRENSA
O papel da imprensa, mais do que sabido, deveria ser o de informar, através de noticiários, sobre tudo que acontece no nosso cotidiano. Para que isso aconteça, os meios de comunicação se valem de seus jornalistas, repórteres e colunistas.
APAIXONADOS PELO SOCIALISMO
Atenção: -digo -deveria- porque no Brasil, infelizmente, as escolas que formam jornalistas e comunicadores têm por princípio que seus alunos só estarão aptos para desempenhar a profissão depois de estarem comprovadamente apaixonados pelo socialismo. Como toda a regra tem exceção, só alguns poucos (pouquíssimos) conseguem sair daquele mau ambiente com o cérebro intacto.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO (???)
Vejam, por exemplo, que enquanto os meios de comunicação saem em defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO E/OU DE IMPRENSA, a maioria de seus jornalistas-colaboradores pregam, de forma frontal e deliberada, um indisfarçável desprezo a todos aqueles que defendem, de fato, a LIBERDADE. Pode?
NEOLIBERAL
Ao invés de começar a estudar para descobrir as vantagens oferecidas pelo LIBERALISMO, que só produz efeitos positivos para o progresso econômico, social e político, os maus profissionais da mídia não fazem outra coisa senão atacar os LIBERAIS. Para tanto usam, constantemente, entre os mais diversos adjetivos, o termo NEOLIBERAL. O curioso é que nem sabem o que isto significa...
MODELO LIBERAL
Pois, mesmo diante do indisfarçável insucesso que o socialismo proporciona, notadamente porque tira dos indivíduos o DIREITO DE SER, AGIR E SE MANIFESTAR, os LIBERAIS continuam sendo atacados como se fossem responsáveis pelos fracassos. E o que mais chama atenção nisso tudo é que o MODELO LIBERAL ainda não foi tentado no nosso pobre país. Pode?
OBRA DO DEMÔNIO
A bem da verdade é preciso que se diga que o LIBERALISMO é, realmente, muito mau e implacável com quem não produz, mas adora viver às custas dos demais. E também é desprezível para quem vive de privilégios, coisa que, infelizmente, é abundante no Brasil. Isto, aliás, faz com que o LIBERALISMO seja visto por aqui como obra do demônio.
VERDADES E MENTIRAS
Ainda que esteja muito consciente de que o alcance do Ponto Critico é insignificante se comparado com os meios de comunicação abertos e tradicionais, o fato é que grande parte das informações que são passadas à população não carregam muita verdade. Com raras exceções, a maioria dos periódicos se preocupam em dizer e repetir mentiras governamentais (de esquerda) até que o povo fique convencido de que se trata de uma verdade.
E, por outro lado, quem diz VERDADES sabe bem que não tem como repeti-las à exaustão para que num dia elas se tornem MENTIRAS.
ESCURIDÃO
Como todos os brasileiros já perceberam, o nosso pobre país simplesmente perdeu o chão e está em franca queda, num abismo cuja escuridão não permite que se calcule o tempo da viagem e, por consequência, o que pode restar depois do impacto.
PRECIPÍCIO
Da queda, portanto, todos já estão muito conscientes. O que muita gente, devido à tontura que a falta de ar proporciona, ainda não sabe, mas precisa saber, é que o precipício não apareceu abruptamente no caminho do Brasil.
CAMINHADA
Antes de tudo é preciso deixar bem claro que desde quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, nenhum governante se propôs a colocar o nosso pobre país numa rota de franco progresso. Ainda assim, quem achou por bem (ou mal) dar início à caminhada que levou o Brasil a este enorme despenhadeiro foi o PT, com Lula à frente, a partir de 2002.
SEM PERGUNTAS
Para ganhar o apoio do povo, o PT colocou ao longo do CAMINHO DO CAOS todos os tipos de flores e guloseimas, para que todos se lambuzassem à vontade sem questionar os efeitos. Assim, embriagados pelo perfume do endividamento, ninguém fazia perguntas. Nem sobre o custo da obra e muito menos aonde o povo brasileiro estava sendo levado. Detalhe: enquanto isso a corrupção corria solta.
TAREFA DE DILMA
Resumindo: quando o Brasil já estava se aproximando da curva que levava ao precipício, Lula se aproveitou de todas as formas do torpor do povo brasileiro para pedir que elegessem Dilma como sua sucessora. Como se vê agora, com grande nitidez, coube a ela apenas a tarefa de empurrar o nosso pobre país para o abismo.
VOCAÇÃO DESTRUIDORA
Ora, quem conhece Dilma Neocomunista Rousseff sabe muito bem que a sua vocação é a incompetência e a forte capacidade intervencionista. O resultado, portanto, não poderia ser outro senão o caos econômico que estamos vivendo.
LIBERALISMO
Não sei quando a queda vai acabar. Tampouco o que vai sobrar depois do impacto. Como precisamos experimentar um novo modelo e um novo caminho faço aqui uma proposta: como nada deu certo até agora e, principalmente, nunca foi tentado o LIBERALISMO, nada melhor do que fazer esta importante experiência. Que tal?
INSULTO
Quem se dispôs a ler a coluna escrita pelo neocomunista Luis Fernando Veríssimo, no Estadão de ontem, com o título - O VÁCUO-, se não faz parte do grupo cada vez menor dos apaixonados pela ideologia do atraso, certamente se sentiu insultado. Sim, porque o estúpido escritor simplesmente resolveu chamar de VIRA-LATAS RAIVOSOS todos os indignados com o enlameado PT, que só quer saber de corrupção e incompetência.
LEU TANTO PARA ISSO?
Pois, quando já me preparava para rebater os insultos, o pensador (Pensar+) e colunista da Veja.com, Rodrigo Constantino já havia escrito um texto, com o titulo: LEU TANTO PARA ISSO? ERA MELHOR SER ANALFABETO..., que reputo como brilhante e oportuno. Eis:
MÁXIMA
Tenho uma máxima que escrevi num pedaço de papel, mandei emoldurar e pendurei em meu escritório:
“JAMAIS SUBSETIMAR NEM A ESTUPIDEZ NEM A CANALHICE DE UM ESQUERDISTA".
Tive que adotar essa medida radical pois, invariavelmente, via-me na ingrata situação de ficar surpreso com as coisas que saíam do lado de lá. Pensava comigo: “Não é possível. Eles não vão tão longe assim na cara de pau, não podem ser tão pérfidos”. Foi para evitar a surpresa que adotei a medida extrema.
Hoje não caio mais da cadeira, evitando o risco de machucar a coluna ou o pescoço, quando leio os textos dos ícones esquerdistas – e sim, eu os leio, pois é preciso saber o que “pensam” e qual tipo de canalhice vão puxar da cartola para defender o indefensável. E por isso lá fui eu hoje, ler a coluna de Veríssimo.
FILHO DO ÉRICO
Confesso ao leitor: tive que olhar para a máxima estampada na parede, e mesmo assim fiquei um tanto incrédulo: “Não é possível. O filho do Érico está mesmo comparando milhões de brasileiros indignados com a roubalheira, o cinismo e a incompetência do PT a cães vira-latas?” Está. Vejam com os próprios olhos:
Houve um tempo em que os cachorros corriam atrás dos carros. Era uma cena comum: vira-latas perseguindo carros, latindo, como se quisessem expulsar um intruso no seu meio. Às vezes viam-se bandos de cães indignados, perseguindo carros que passavam, e dava até para imaginar que um dia conseguiriam alcançar um, dos pequenos, pará-lo, cercá-lo e… E o quê? Comê-lo? Nunca ficou claro o que os cachorros fariam se alcançassem um carro.
[…]
Os manifestantes contra o governo sabem o que não querem — a Dilma, o Lula, o PT no poder —, mas ainda não pensaram bem no que querem. Se conseguirem derrubar o governo, que cada vez mais se parece com um Fusca indefeso sitiado por cães obsoletos, o que, exatamente, pretendem fazer com o vácuo?
COM TODAS AS LETRAS
Depois de chamar os milhões de brasileiros de cachorros vira-latas raivosos, Veríssimo consegue se superar na cara de pau, e diz que não entende o motivo da revolta, já que o governo atual faz exatamente o que a oposição liberal gostaria. Diz que a “nova” gestão econômica, com Joaquim Levy, é um “sonho dos neoliberais”. Sério! O filho do Érico escreveu isso mesmo, assim, com todas as letras:
A política econômica atual é um sonho neoliberal. Seu oposto seria uma volta à política econômica pré-Levy? Dependendo de como for impedida a Dilma, o vácuo pode ser preenchido pela ascensão do vice-presidente (tudo bem), pelo eleito num novo pleito (seja o que Deus quiser) ou pelo Eduardo Cunha (bate na madeira). O que os manifestantes preferem? A raiva precisa de um mínimo de previsão.
NEOLIBERALISMO
Veríssimo fala como se os liberais não tivessem propostas construtivas, como se não tivessem previsto o caos atual fruto do desenvolvimentismo esquerdista defendido pelo próprio colunista, como se a alternativa ao PT fosse um grande vácuo incerto, e que talvez fosse melhor manter mesmo essa quadrilha incompetente para não arriscar algo pior. É impressionante! O filho do Érico tenta culpar o “neoliberalismo” pelas desgraças causadas – e antecipadas pelos liberais – pelo intervencionismo estatal enaltecido pela esquerda!
E claro, depois desse espetáculo de canalhice, Veríssimo passa sua mensagem, associando as manifestações atuais, dos “cachorros vira-latas raivosos”, ao regime militar, como se protestar contra o PT hoje fosse pedir por uma ditadura, e não pela aplicação das leis democráticas de nosso país:
A LUTA ERA OUTRA...
Sugiro a quem se preocupa com o momento nacional que faça um pouco de arqueologia histórica para manter as coisas em perspectiva. Procure na imprensa da época a reação causada pela marcha da família com Deus pela liberdade contra a ameaça comunista. Também foi uma manifestação enorme, impressionante. E foi o preâmbulo do golpe de 64, e dos 20 anos negros que se seguiram e hoje tanta gente quer ver de novo. Pode-se argumentar que os tempos eram outros, tão distantes que os cachorros de então ainda corriam atrás de carros, e a luta era outra. Mas o triste é que ainda é a mesma luta.
VÁCUO DE INTELIGÊNCIA
Pois é, caro leitor, saiba que se você foi um dos milhares nas ruas domingo passado, expressando sua indignação contra o governo corrupto e incompetente do PT, defendendo o juiz Sérgio Moro, cobrando a renúncia ou o impeachment constitucional da presidente, você não passa de um cão vira-lata defensor da ditadura militar. Ao menos é o que “pensa” um dos ícones da esquerda nacional.
Veríssimo acerta numa só coisa: ainda é a mesma luta. Uma luta contra a canalhice de “intelectuais” que pregam o socialismo do conforto do capitalismo. Uma luta contra a esquerda retrógrada, autoritária. Uma luta contra a incompetência desenvolvimentista dos que nunca aprendem com os próprios erros. Uma luta contra bajuladores de tiranias de esquerda, como Cuba. Uma luta contra a desonestidade intelectual. Ainda é a mesma luta, e essa luta será eterna, pois canalhas sempre existirão..
Em tempo: chega a ser hilário o filho do Érico falar em “vácuo pós-Dilma”, uma vez que o imenso vácuo se dá justamente com Dilma no poder! Um vácuo de inteligência, capacidade de gestão, honestidade.
ALI BABÁ
As Aventuras de Ali Babá e os 40 Ladrões, conto fictício que integra o -Livro das 1001 Noites-, é uma das histórias mais lidas, ouvidas e conhecidas no mundo todo. Segundo alguns críticos e historiadores, os contos mais antigos, que perfazem a obra clássica, datam do século XII.
RELAÇÃO ESTREITA
Pois, ainda que se diga que o raio dificilmente cai num mesmo lugar, no Brasil esta lógica não se verifica. Ao contrário, até história de Ali Babá e os 40 Ladrões-, que é um CONTO DE FICÇÃO, há uma relação muito estreita com a HISTÓRIA do ex-presidente Lula, absolutamente REAL, que mais parece o AQUI BABÁ. Vejam:
ALI BABÁ E LULA
Ali Babá era lenhador. Lula, metalúrgico. O tesouro de -Ali Babá e os 40 ladrões- se encontrava numa caverna, que se abria com a expressão -Abre-te, Sésamo-. O tesouro de Lula, o AQUI BABÁ, nas estatais, notadamente na Petrobras, que, até recentemente atendia pelo nome de -Pixuleco-.
FINAL FELIZ
O conto de Ali Babá encerra com um final feliz para todos menos para os ladrões. No Brasil, pela forma como as investigações estão sendo conduzidas há quem acredite que a HISTÓRIA REAL pode imitar aquela FICÇÃO. Até porque, enquanto alguns Ladrões já foram presos e outros estão sendo investigados, o chefe Lula e seu poste -incompetente- permanecem soltos e agindo de forma revoltante. O que pode levar os brasileiros a um FINAL TRISTE.
MAIS CORRUPTO
É praticamente impossível que a HISTÓRIA REAL de Lula, o AQUI BABÁ, ganhe mais fama do que o CONTO DE FICÇÃO -As Aventuras de Ali Babá e os 40 Ladrões-. De qualquer forma, uma coisa já é mais do que certa: dificilmente algum país do mundo conseguirá ver um governo mais corrupto do que os dois últimos governos petistas. Duro, não?
OLHOS VISTOS
Enquanto a economia brasileira definha a olhos vistos, a presidente Dilma insiste com medidas que sabidamente não deram certo. Para piorar ainda mais a situação, também não consegue a aprovação de outras que poderiam ajudar, temporariamente, no tratamento das doenças que estão matando o nosso pobre país. Pode?
GRÉCIA
Vale registrar que até a Grécia já resolveu rever certas posições que aqui no Brasil a maioria do povo não admite fazer. Com isso, a confiança só diminui e a tristeza só aumenta. Esta mentalidade atrasada se manifesta com força impressionante no falido Estado do RS, que abunda em arrogância.