Artigos

11 ago 2015

DESASTRADA E MAL-INTENCIONADA


INTRIGADO

Não conheço o Estado do Maranhão. Também não recordo se alguma vez conversei com um maranhense. Ontem, no entanto, fiquei intrigado com os aplausos que os moradores de São Luis, capital daquele Estado, conferiram à pra lá de desastrada, mal-intencionada e incompetente presidente Dilma Neocomunista Rousseff, ao discursar durante  um evento de entrega de imóveis do Minha Casa Minha Vida.


NOTÁVEIS

Como é mais do que sabido, de norte a sul e de leste a oeste do país, a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Lula da Silva, já são conhecidos no mundo todo como os chefes de governo que mais mentiram, mais promoveram desgoverno e, principalmente, aqueles que lideraram os maiores corruptos do mundo. Por isso, confesso que não entendi os aplausos daqueles maranhenses.


VALE TUDO

Ao ouvir as palmas, Dilma tratou de FAZER UM APELO:  - "Vamos repudiar sistematicamente o vale-tudo para atingir qualquer governo, seja o governo federal, seja o governo dos estados, dos municípios. No vale-tudo, quem acaba sendo atingido pela torcida do -quanto pior, melhor-, é a população do país como um todo". Que tal?


NINGUÉM PENSA NO BRASIL

"Ninguém que pensa no Brasil, ninguém que pensa no povo brasileiro deve aceitar a teoria dos processos que falam: -eu não gosto do governo, então, vou enfraquecer ele-. Então, eu aposto no -quanto pior, melhor-. Quanto pior, melhor para quem? Para quem? É pior para a população, para o povo e para todos nós", disse Dilma, aos gritos (como se os maranhenses fossem surdos). Pode? 


MAIS DO QUE PROVADO

Ora, sem qualquer ponta de ironia ou pouco caso, mas usando de toda a sinceridade, se há alguém que apostou tudo de mais um pouco no QUANTO PIOR, MELHOR, foram os petistas, principalmente Lula e Dilma, com seus planos econômicos catastróficos. Isto já está mais do que provado.  


MELHOR PARA O PT

Como se não bastasse a aplicação pré-concebida da Matriz Bolivariana, que praticamente está deixando o Brasil cada dia mais parecido com a Venezuela e/ou Grécia, os governos Lula/Dilma focaram, isto sim, no QUANTO PIOR PARA O POVO, MELHOR PARA O PT. Principalmente ao apadrinhar as roubalheiras que fizeram na Petrobras e outras estatais. 


RENÚNCIA

Confesso que diante de tanto descalabro petista não entendi o que levou os maranhenses de São Luis a aplaudirem o discurso de Dilma. Mas, faltando poucos dias para as grandes manifestações brasileiras marcadas para o próximo domingo, 16 de agosto, aí, certamente, saberão que os petistas são merecedores de vaias. Muitas vaias. E de sobremesa a renúncia da presidente, que já não tem apoio algum. 

 



Leia mais

10 ago 2015

SOLIDARIEDADE À LÓGICA DO RACIOCÍNIO


PENSAR+

Já publiquei vários editorias informando aos leitores os princípios do PENSAR+. Trata-se de um grupo informal, formado por profissionais que se propõem a construir conteúdos didáticos, que tenham como propósito levar ao conhecimento da sociedade a efetiva relação CAUSA/EFEITO das propostas e decisões
tomadas pelos governantes, em todos os níveis.


GRAU DE OBVIEDADE

No entanto, os pensadores que integram o Pensar+, estão carecas de saber que, mesmo quando se dedicam a produzir conteúdos que até poderiam ser dispensados, face ao alto grau de obviedade, do tipo que até os mais resistentes se rendem aos argumentos e/ou cálculos econômicos, jamais serão capazes de convencer os doentes ideológicos, que lutam raivosa e constantemente contra a simples lógica do raciocínio.

 

 


SOLIDARIEDADE

É importante salientar que nenhum integrante do Pensar+  tem compromisso de ser SOLIDÁRIO  com os demais pensadores. Afinal, cada um sabe como e quando deve se defender das críticas que recebe. A SOLIDARIEDADE, no entanto, só se manifesta sempre, e para valer, quando alguém fere a lógica do raciocínio. 


DOENTE IDEOLÓGICO

É o caso dos amplos conteúdos fornecidos pelo pensador e economista Darcy Francisco dos Santos, que vem sendo atacado de forma vil por um jornalista neo-comunista, que a cada palavra dita e escrita expõe, claramente, o quanto o seu corpo todo está infectado pela doença ideológica do atraso. O grau de estupidez é tamanho que o jornalista simplesmente se recusa a entender o óbvio, em termos de soluções para o falido Estado do RS.


BLOG DO DARCY

Hoje, no seu blog, Darcy do Santos expõe mais uma vez, aquilo que é óbvio para quem tem apenas algum miolo, mas é absurdo para quem não tem nenhum. Como solidário à lógica do raciocínio, proponho que leiam e discordem de alguma coisa, se é que isto seja possível. Eis -alguns- pontos que Darcy propõe para o RS:

 

 


ALGUNS PONTOS

1) Fazer a reforma da previdência, visando corrigir o problema das aposentadorias precoces, onde 87% dos servidores se aposentam com cinco ou dez anos a menos, sendo a metade com 50 anos de idade mínima e ¼ sem essa exigência. Levando em consideração que nos países ricos as pessoas estão se aposentando com 65 ou 67 anos, a maioria países sociais-democratas, eu pergunto onde está o neoliberalismo em defender isso?

2) Modificar os critérios da pensão por morte, onde uma pessoa jovem com todas as condições para trabalhar pode ficar até 50 anos ou mais, dependendo da situação, recebendo uma alta remuneração paga pelo contribuinte. Isso é neoliberalismo?

3) Alterar o plano de carreira do magistério, um plano da década de 1970, o mais velho do País, anterior à vigência de LDB, que define carreiras que não existem mais, que só vai pagar um salário melhor para o professor no final de sua carreira, quando ele está deixando a sala de aula. Se eu fosse demagogo e populista, eu defenderia isso, mas prefiro ser o que sou, responsável com o futuro de meu Estado.

4) Aposentadoria complementar, se o Estado mais rico do país, São Paulo, e a União, já adotaram. A União, no atual governo.

5) Alterar o acordo da dívida, visando pagar menos e zerar o saldo devedor, onde está o neoliberalismo?

6) Rever os altos salários iniciais de algumas categorias, como condição para pagar melhor outras que recebem muito pouco, na opinião do próprio jornalista. Isso é neoliberalismo, Sr. Juremir?

7) Extinguir a licença- prêmio, um privilégio vergonhoso do servidor público o qual muitos órgãos de elite pagam em dinheiro, quando não se consegue para uma melhor remuneração para o magistério, por exemplo. Isso é neoliberalismo, Sr. Juremir? Só para seu esclarecimento, este instituto não existe mais na União.

8) Alterar as regras das incorporações das funções gratificadas na aposentadoria, passando para a média em vez da última. Isso é uma regra aprovada pela reforma previdenciária de 2003, do Presidente Lula. 

9) Evitar a concessão de reajustes salariais reais. Se o Estado não está conseguindo dar nem a inflação, como vai dar aumentos reais? Aumentos reais, quer dizer acima da inflação. O Senhor não é obrigado a saber isso, afinal o Senhor não é da área. 

10) Conter o crescimento das outras despesas correntes. Para quem não sabe, isso é economizar no consumo. Não é isso que fizemos na nossa casa, quando o dinheiro escasseia?

11) Mudança no pacto federativo, visando melhorar a distribuição das receitas? O Senhor é contra isso?. Seria bom deixar claro para seus leitores.
 


NEO-BOBISTA

Sei que é uma luta desigual, porque não sou jornalista e não tenho uma coluna diária num importante jornal da Capital. Mas vou continuar usando dos escassos recursos de que disponho, um blog pessoal, para continuar rebatendo acusações que beiram a idiotice e nem parecem vir de um jornalista que há tanto tempo detém um espaço tão importante na imprensa gaúcha.

Eu quero é acabar com os privilégios e com as regras que conduzem à aposentadoria precoce, para, com isso, sobrar mais recursos para aplicar em saúde, educação e segurança. Vou lhe dizer uma coisa (ao jornalista) que o senhor não sabe, porque não leu o meu livro (citado), na página 245, onde mostra que entre 1971 e 1974 o Estado do RS aplicava 1,9% do PIB em educação e 1,1% em previdência e agora despende 1% em educação e 2,9% em previdência. Está transferindo para previdência o que deveria aplicar em educação. Estamos com os olhos na nuca, olhando para trás e nos cegando diante do futuro. E o Senhor defende essas coisas e muita gente lhe segue achando que o Senhor é que está certo. Há uma certa hora em que a cegueira é um mal irreparável, assim disse José Ingenieros.

O que acontece é o que senhor não se conforma com minhas previsões de que o seu partido (PT) estava conduzindo o Estado para o descalabro financeiro, embora uma grande parte da crise seja estrutural e venha de trás. Se o Senhor ler a página 150 do livro citado, verá que eu já falava em Estado Ingovernável e se ler a 298 verá que eu já previa um déficit anual de R$ 4 bilhões até 2019. E isso que o livro é de fevereiro de 2014, quando grande parte dos reajustes salariais foi concedida em abril/2014, quando o livro já havia sido lançado.

O governo passado concedeu reajustes que chegam a três vezes o crescimento provável da receita para muitas categorias, até 2018, e ainda esgotou os recursos que vinham financiando os déficits, contrariando o art. 21, combinado com o 16 e 17 da lei de responsabilidade fiscal, e o Senhor ficou quieto, quando eu denunciava sempre que podia na imprensa.

É que eu não sou populista, tenho compromisso com o futuro de meu Estado, embora não represente nada na política. A única coisa que Deus me deu foi o entendimento das coisas e a honestidade de propósitos diante delas. E disso não vou me afastar, nem que o Senhor queira com esses ataques traiçoeiros.

Se há uma coisa de que tenho orgulho é de pensar assim. Se isso é neoliberalismo não me interessa. Prefiro ser neoliberalista a ser neobobista, dizendo coisas que nem eu entendo o que é.
 



Leia mais

07 ago 2015

NOVELA DAS OITO E MEIA


NOVELA PETISTA

O capítulo da cansativa e já muito prolongada NOVELA PETISTA, que foi ao ar ontem, às oito e meia da noite, para todo o país, em cadeia de rádio e televisão, mesmo mostrando um cenário pra lá de repetitivo, foi simplesmente espetacular. 


JOSÉ DE ABREU

Contando com a atuação de vários petistas (que ainda não foram presos), o ator José de Abreu foi um dos destaques, pela forma convicta com que vem atuando nesta diabólica trama que envolve o já terminal governo Dilma Rousseff.  


PANELAS RONCANDO SEM PARAR

Ainda que a maioria dos brasileiros queiram que a rainha da novela, representada pela presidente Dilma, seja destronada o mais rápido possível, para salvar o que resta no nosso pobre Brasil, a plateia formada por milhões de sofredores de todo o país resolveram homenagear o PT e seu programa-capítulo de ontem de forma única, magnífica e singular: durante os 10 minutos de apresentação, as panelas roncaram, sem parar. Foi, simplesmente, um SHOW. 


FESTIVAL DE MENTIRAS

Pelo que foi dito e mostrado, caso o PT inscreva o episódio de ontem no próximo Festival de Mentiras, que acontece anualmente na cidade de Nova Bréscia, RS, aí não tem para ninguém. Literalmente, o capítulo vai roubar (a palavra mais correta é esta mesmo) a cena. Mais: o PT nem precisará corromper (outro termo preciso) os jurados. 


SITUAÇÃO TRÁGICA

Ainda que o marqueteiro do PT tenha se virado nos trinta para montar um programa que deveria ser sério, como deu a entender pela fisionomia dos atores (reais), as cenas e as manifestações, extremamente carregadas de mentiras e falsidades, só não levaram os telespectadores e/ou ouvintes a dar boas risadas porque a situação é trágica. 


ANO DE TRAVESSIA

No final do programa, como que querendo colocar a cereja no bolo, a presidente Dilma Rousseff me deixou comovido ao dizer, sem explicar, que sabe suportar “pressões e até injustiças”. Com muita dificuldade para ouvir, face ao alto som do panelaço, vi Dilma se despedir (do programa e não do governo...) dizendo que o Brasil está em "ano de travessia" e que o país voltará a crescer economicamente com "todo nosso potencial". Comovente, não?



Leia mais

06 ago 2015

A ARCA BRASILEIRA


PERVERSIDADE

Segundo a tradição bíblica, diante da crescente perversidade humana que se espalhava por todos os cantos da Terra, Deus resolveu que deveria destruir tudo e a partir daí começar um mundo novo.  Para tanto, como diz a história, Deus optou por uma chuva torrencial, com duração de 40 dias e 40 noites, que se transformou num vasto Dilúvio.
 

 


ARCA DE NOÉ

Antes, porém, ao perceber que havia um único homem justo sobre a Terra, com o nome de Noé, mandou que ele construísse uma ARCA e colocasse nela, além de sua família, apenas dois exemplares (macho e fêmea) de cada espécie de animal existente. 


MUNDO NOVO

Ainda que muita gente acredite que a Arca de Noé realmente existiu e/ou que foi encontrada mais recentemente no Monte Ararat, na Turquia, o fato é que o tal mundo novo, que teria nascido depois do  Dilúvio, continua sendo habitado, principalmente no Brasil, por muita gente perversa, corrupta, incompetente e cheia de privilégios.
  


PARALELO

Pois, fazendo um paralelo entre a história da Arca de Noé e o que acontece no nosso pobre Brasil, o que não falta são semelhanças e coincidências. Só que na forma contrária, ou seja, os malfeitores e privilegiados é que foram escolhidos para serem salvos do Dilúvio. Senão, vejamos:
 


DEUS

- DEUS, no caso do Brasil, é bem retratado não só pelo PT e seus aliados como pela maioria dos representantes dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Até porque todos se julgam e decidem como se Seres Celestiais fossem, não?

 
 


DILÚVIO

- O DILÚVIO, sem tirar nem por, tem tudo a ver com a forte crise que está destruindo, sem dó nem piedade, o nosso pobre país. Obra que os malfeitores produziram com forte conhecimento de engenharia de destruição.


ANIMAIS

Os ANIMAIS, escolhidos para serem os únicos sobreviventes do -Dilúvio-, que já está liquidando com a economia do nosso pobre país, estão representados pelos privilegiados funcionários públicos, tanto federais, quanto estaduais e municipais.

Sem qualquer esforço para entender esta parábola basta observar o que fizeram os nossos valorosos deputados federais nesta madrugada: por 445 votos a favor, apenas 16 contrários e 6 abstenções, aprovaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reajusta salários de várias carreiras de servidores, provocando impacto de R$ 2,45 bilhões por ano apenas para a União. Que tal?
 



Leia mais

05 ago 2015

GREVE CONTRA IMPOSTOS


CONTRA IMPOSTOS

Muitos brasileiros, profundamente cansados de perceber que o governo administra muito mal os recursos que arrecada, o que mais gostariam de fazer, certamente, é uma GREVE CONTRA O PAGAMENTO DE IMPOSTOS. Pois, ao diminuir fortemente o consumo, está atingindo tal propósito. 
 


RESPOSTA

Pois, em resposta, como que pronto para passar o atestado de mau administrador, tanto o governo federal quanto o governo do RS, este principalmente, entendem que a saída está no aumento de impostos. Mal sabem, por serem incompetentes,  que o povo responderá com maior redução do consumo.  Pode?


PENSAR+

Diante de tanto descalabro que parece não ter fim, quem se dedica a PENSAR acaba sofrendo duplamente. Primeiro, porque percebe que são poucos aqueles que conseguem reunir alguma capacidade, razoável, para usar o raciocínio lógico. Segundo, porque decorrente da falta de discernimento o povo não tem capacidade de distinguir o que é CAUSA e o que é EFEITO. Coisa que impede qualquer solução definitiva dos problemas que nos afetam.


INCAPACIDADE PARA TRABALHAR

Não é à toa que o Brasil e, principalmente, o RS, preferem se dedicar mais aos fracassos do que às realizações. A prova maior disso é que os brasileiros, os gaúchos mais ainda, trabalham sob decretos e controles criados por governantes que mostram, diariamente, o quanto são incapazes de trabalhar. Eles usam, tanto a energia de quem produz porque não têm nenhuma para oferecer, quanto os produtos que não sabem produzir. 

 


SINCERIDADE DOS DESONESTOS.

Enquanto o tempo passa e nada do que precisa ser feito acontece, o povo brasileiro, mormente os gaúchos, dominados pela ignorância e pela fé impensada esperam que, do nada, alguma coisa boa apareça para fazer a felicidade geral da Nação. Com isso, vivemos o grande -ESPETÁCULO DA SINCERIDADE DOS DESONESTOS-.  


REVOLTA AINDA MAIOR

Aliás, falando em desonestidade, o que produz revolta ainda maior quanto aos tenebrosos crimes de corrupção, que não param de ser descobertos, é a declaração daqueles que são mencionados pelos delatores-premiados:  todos dizem, alto e bom som, que são inocentes e que nunca receberam dinheiro algum.   


O RIO GRANDE TEM CHANCE

Em tempo: sugiro a leitura do artigo da lavra do pensador (Pensar+) Roberto Rachewsky, com o título -O RIO GRANDE TEM CHANCE- publicado no jornal ZH de ontem. Para ler basta clicar (http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2015/08/05/artigo-o-rio-grande-tem-chance/?topo=13,1,1,,,13 ). Boa leitura!



Leia mais

04 ago 2015

CEGOS IDEOLÓGICOS


COMPORTAMENTO NOVO

No editorial de ontem fiz uma alusão a um texto escrito pelo pensador (Pensar+) Percival Puggina, cujo título esclarece muito bem o comportamento daqueles que só muito recentemente resolveram criticar o governo petista. 


TEXTO DO PUGGINA

Para quem não leu, o texto do Puggina (parte inicial) diz o seguinte:

"Com a crise multiforme se expandindo em todas as dimensões da vida política, econômica e social, com os escândalos vindo a lume como saem os lenços, amarradinhos um ao outro, da cartola do mágico, com a crise pedindo passagem a bordoadas e deixando pelo caminho as vítimas da inflação, da recessão e do desemprego, aí, meu caro leitor, é muito fácil criticar o governo petista.

Dureza foi apontar os males do petismo quando, antes de assumir poder político real, ele era o megafone de todas as reivindicações, perante os portões das fábricas e dos palácios. Difícil era confrontá-lo quando, como grande inquisidor das condutas de seus adversários, orientava os mais candentes sermões em favor - lembram? - da moralidade e da austeridade"
 


FIÉIS À MATRIZ NEOCOMUNISTA

Pois, ainda que o Puggina esteja absolutamente certo, mesmo diante do evidente e indiscutível caos econômico-financeiro promovido pela Matriz Neocomunista que o país e, particularmente, o Estado do RS vivem, alguns comunicadores não arredam nem o pé e muito menos a cabeça: preferem se manter fiéis ao comando do pensamento ideológico-neocomunista.
 


NEO-COMPORTAMENTO

Um exemplo que evidencia o que diz o texto do Puggina é retratado pelo neo-comportamento do jornalista David Coimbra, (jornal Zero Hora), que depois de se mudar para Boston, EUA, passou a usar, de forma surpreendente, a lógica do raciocínio. A mudança foi significativa, a ponto de deixar muita gente surpresa com a importante guinada. 


COMPORTAMENTO RETRÓGRADO

Já um exemplo que evidencia, com toda clareza, que nem o caos é capaz de fazer com que aflore a lógica do raciocínio é o que, constantemente, diz e escreve, cheio de convicção, o jornalista Juremir Machado (jornal Correio do Povo).

Vejam que mesmo diante dos sérios estudos feitos pelo mestre em Contas Públicas, Darcy Francisco dos Santos, que não deixam dúvidas sobre a necessidade de Reformas Estruturais no RS, e no Brasil, o jornalista Juremir entende que a cura das finanças do RS passa por novos empréstimos. Pode?


IDEOLÓGO DO ATRASO

O ideólogo do atraso, mostrando total dificuldade que tem para lidar com a aritmética,  em artigo que escreveu no dia 02/08 usa a velha e surrada expressão -neoliberal- para atacar Darcy dos Santos. E segue dizendo que o economista aposta em privatizações, alteração da previdência, enxugamento de serviços e despesas.

Como se vê, mesmo que alguns estejam mudando só depois que o caos se instalou, outros, por fidelidade ideológica do atraso, preferem ficar bem longe do exercício da lógica do raciocínio. Que tal?


FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS DO ATRASO

No seu longo e confuso texto Juremir diz, também:

"Quem quiser saber para onde vai o governo, preste atenção no que diz o seu ideólogo neoliberal, Darcy Francisco dos Santos. Para ele, ao que parece, o funcionalismo gaúcho ganha mais do que o Estado pode pagar e se aposenta cedo demais. Como Estado, no seu entender, pelo que se pode compreender, deve ser como empresa e não gastar mais do que arrecada, a conclusão é óbvia: diminuir serviços, cortar benefícios, vender patrimônio, aumentar a idade para aposentadoria, cortar pensões por morte para viúvas jovens, etc. Coisas que o governo tucano de Dilma Rousseff também começou a fazer com seu ajuste fiscal.
E até mesmo aumentar impostos ainda que isso contrarie a ideologia e constranja os parceiros."

QUE TAL?
 


Sem Título



Leia mais