TUDO PREVISTO
A situação calamitosa das finanças públicas do Estado do RS, que por absoluta falta de dinheiro em caixa levou o governador a precisar parcelar o pagamento dos salários dos funcionários públicos -do Poder Executivo-, demonstra, claramente, que nada daquilo que acontece em solo gaúcho é obra do acaso.
AMANTE DO CAOS
Afinal, um povo que, depois de eleger um governante petista, cujo mandato ficou marcado por ter expulsado a fábrica da Ford do RS e por ter destruído com a já frágil economia do Estado, ainda não se deu por satisfeito e resolveu eleger outro governante petista, que promoveu uma destruição ainda maior, só pode ser amante do caos.
PRISÃO DO GOVERNADOR
Pois, ainda que não deva ser visto com surpresa o PEDIDO DE PRISÃO do governador José Ivo Sartóri, feito pelo Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado e pelos Oficiais da Brigada Militar na última sexta-feira, o fato é que tal atitude é mais um atestado que prova a quantas anda a enorme estupidez que reina no ambiente gaudério.
DEVERIAM PRENDER
Ainda que o desembargador João Barcelos de Souza Júnior, do Órgão Especial do TJRS, tenha negado o pedido de prisão, no meu entender, melhor seria se a detenção do governador Sartóri tivesse acontecido. Provavelmente, a partir daí o povo gaúcho veria, com maior nitidez, que a prisão não faria com que o caixa do Tesouro do Estado do RS fosse abastecido.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Infelizmente, como insisto desde sempre, pouquíssimos se referem às CAUSAS e muitos só atacam as CONSEQUÊNCIAS. A prova aí está: o governador anterior, que tomou decisões efetivas, calculadas e bem pensadas, com o propósito de levar o Estado do RS à falência, em nenhum momento foi brindado com um pedido de prisão.
LISTA
Aliás, o economista e pensador (Pensar+), Igor Morais, fez uma pequena lista de decisões que levaram o Estado do RS à falência. Mesmo assim, nenhuma das entidades acima citadas entrou com pedido de prisão do responsável pelo caos. Deveria, portanto, receber ordem de PRISÃO PERPÉTUA, quem:
- Aumentou o salário mínimo estadual em 20% ( quando a inflação era 6% ).
- Aumentou em 70% os gastos com Cargos de Confiança.
- Abriu concurso públicos, contratando mais funcionário, mesmo sabendo que o Estado não tinha condições de pagá-los.
- Rolou para a gestão seguinte o brutal aumento nas taxas de serviços públicos.
MAIS...
- Tomou 60% dos Depósitos Judiciais, aumentando para 7 BILHÕES a dívida do Estado.
- Investiu 114 milhões em Segurança Pública, mas gastou 483 milhões em propagandas do Partido.
- Criou várias secretarias desnecessárias apenas para empregar a companheirada.
- Tomou 1,3 Bilhões das verbas de manutenção e ampliação da CEEE para cobrir outras despesas, o que explica os apagões pelo Estado por falta de manutenção.- Retirou da iniciativa privada as estradas pedagiadas, diminuindo o valor dos pedágios. Mas no entanto não usou o dinheiro arrecadado para a manutenção das estradas que, agora, estão em situação deplorável por todo o Estado.
- Gastou somente com diárias 325,3 milhões de reais. 89,7% mais do que Yeda e 68,4 % a mais do que Rigotto.
- Seus gastos pessoais com o Cartão Secreto chegaram a 7 milhões de reais.
E agora????
DESCONTENTAMENTO
O enorme descontentamento que o povo brasileiro vem demonstrando, tanto com a incompetência que vem sendo imprimida pelo governo Dilma quanto pela forte corrupção que foi deflagrada pelos petistas a partir de 2002, só vem sendo tornado público e transparente através de pesquisas de opinião.
ROUBADO E MAL GOVERNADO
O povo, portanto, só expõe a sua enorme e farta insatisfação apenas aos pesquisadores. Ou seja, esse enorme sentimento não é traduzido em forma de protestos e/ou manifestações de rua. Uma prova de que o povo é tolerante e tem interesse apenas em saber, e dizer aos pesquisadores, que, além de roubado é muito mal governado.
COMPORTAMENTO PADRÃO
Este comportamento -padrão- dá uma boa ideia do quanto o povo brasileiro é paupérrimo em termos de discernimento. Como não consegue desenvolver a arte de PENSAR, a maioria acaba agindo exclusivamente por instinto, o que, infelizmente, não os torna diferente dos demais animais.
ATROFIA CEREBRAL
Esta séria atrofia cerebral é resultante objetiva da educação que o povo recebe. Daí a razão pela qual os brasileiros, em geral, são educados apenas para assumir DEVERES. Quanto aos DIREITOS, definidos por lei, nem sabem de sua existência.
IMUNES AO PENSAMENTO
Por serem absolutamente IMUNES AO PENSAMENTO, grande parte dos brasileiros acaba, como se sabe, apostando tudo na fé e na sorte. Quanto mais rezam e se agarram aos santos e aos pés-de-coelhos, mais otimistas se tornam. Pode?
O LÍCITO E O HONESTO
Diante desta ingenuidade -construída-, os espertos privilegiados agem como podem em benefício próprio. Para assegurar os benefícios para todo o sempre exigem que sejam colocadas em -leis pétreas- (imutáveis) todas as vantagens que pleiteiam. A partir daí simplesmente deixam de ter problemas com a HONESTIDADE, pois estão certos de que seus ganhos são LÍCITOS. É triste, mas real: quem goza de privilégios, sem qualquer constrangimento entende que tudo aquilo que recebe, por ser lícito, deve ser visto pela sociedade como algo honesto. Pode?
PERMANENTE
Muita gente não tem ideia, por exemplo, que uma vez concedida uma vantagem salarial a qualquer servidor público, como ele goza da estabilidade, a despesa se torna permanente. O direito adquirido, portanto, nunca mais poderá ser retirado, mesmo que o governo não tenha recursos para pagar. Pode?
O que mais choca é que diante de tamanha incompreensão e incapacidade para pensar e, portanto, discernir, o povo não consegue perceber que as leis -pétreas- os deixam amarrados e destinados a pagar a conta dos privilegiados. Quando exigem mudanças e retiradas de vantagens, não sabem que elas só tem condições de ocorrer pelo lado da força e não mais pela forma democrática.
NADA POLITIZADO
Volta e meia me sinto impelido a escrever sobre coisas que acontecem no Estado do RS. Principalmente, para tentar frear o convencimento que muita gente carrega de que o povo gaúcho é POLITIZADO. Como não suporto mentiras e enganações, me obrigo a repetir sempre o quanto é falsa esta ideia-afirmação.
ESGOTADAS AS FONTES
Embora já tenha comentado em editoriais anteriores que a situação financeira do Estado do RS estava piorando a olhos vistos, desta vez devo informar que, finalmente, estão absolutamente esgotadas as fontes de financiamento da sua deficitária máquina pública. Não por falta de vontade política, mas por exclusiva falta de recursos, o governo já não tem como pagar os salários dos servidores.
PEDRA CANTADA
Esta pedra, repito, foi cantada de forma reiterada faz algum tempo. Como não foram tomadas as providências necessárias para promover o equilíbrio orçamentário, os constantes déficits vinham sendo cobertos por saques em contas alheias (Caixa Único e Depósitos Judiciais e atraso no pagamento dos fornecedores).
DE MAL A PIOR
Se a situação já vinha de mal a pior, o ex-governador Tarso Genro, como petista da gema, fez o que os comunistas sabem e adoram: usou o seu mandato para agravar ainda mais a situação deplorável das contas públicas.
Ao conceder aumentos irresponsáveis de salários dos servidores, e lançar mão de quase tudo que havia na conta dos Depósitos Judiciais, deixou para o seu sucessor despesas impossíveis de serem honradas.
MANIFESTAÇÃO
Pois, diante da impossibilidade que já existe para pagar a folha, os servidores resolveram ir às ruas para gritar e manifestar que não aceitam, nem concordam, em hipótese alguma, que seus salários venham a ser pagos de forma parcelada.
CAUSAS INTACTAS
Como se vê, os funcionários -grevistas- estão mostrando que são portadores de cérebros atrofiados, pois atacam exclusivamente as CONSEQUÊNCIAS, deixando as CAUSAS absolutamente intactas. Pela atitude que demonstram, mal sabem que greve não GERA RECURSOS. Ao contrário, serve para mostrar que os serviços públicos, que além da péssima qualidade que têm, não pioram quando os funcionários não trabalham.
DESPREPARO
O despreparo, somado ao destempero, é tamanho, que até agora nenhum grevista, ou manifestante, se declarou, por exemplo:
1- contra aumentos impossíveis de serem pagos;
2- contra a farra dos salários acima do teto;
3- contra privilégios absurdos;
4- contra a falta de um sistema de Previdência complementar;
5- contra a estabilidade no emprego;
6- contra o déficit público;
7- a favor de Reformas do Estado;
8- a favor da Responsabilidade Fiscal.
Que tal?
FRUSTRADOS
Ontem, quando a Agência de Classificação de Risco, Standard & Poor's, manifestava a decisão de rebaixar a perspectiva da nota soberana do nosso pobre país, de ESTÁVEL para NEGATIVA, não está errado quem esteja pensando que tal notícia tenha deixado os governantes petistas cheios de frustração.
CONFIANTES NO CAOS
Como obedientes de primeira hora das propostas definidas pelos membros do Foro de São Paulo, desde a sua fundação, o governo Dilma e todos os seus doentes seguidores estavam confiantes que o Brasil estava pronto para perder, definitivamente, o selo de INVESTMENT GRADE.
APESAR DOS ESFORÇOS
Pois, apesar dos esforços que os governos Lula e Dilma fizeram, tanto para destruir a imagem do nosso país quanto, principalmente, para promover a hecatombe que atinge a nossa economia, a S&P frustrou os petistas ao colocar o Brasil um degrau acima do GRAU ESPECULATIVO.
DECISÃO ADIADA
Para quem tem algum juízo ficou evidente que a decisão tomada ontem pela S&P, diante da grave situação que vive a economia brasileira e das perspectivas muito ruins à frente, teve um componente muito mais político do que técnico. Desta forma, a cassação do certificado de Grau de Investimento apenas foi adiada.
PRÉ-CALOTE
Houve momentos em que os petistas criticavam as decisões das Agências de Classificação de Risco, dizendo que elas não gostavam do Brasil e que estavam a serviço dos EUA. Desta vez, no entanto, pelo que se espera, o ataque será contra o erro cometido pela S&P, de não rebaixar a nota soberana do Brasil para PRÉ-CALOTE.
ROMBOS
Ainda que o mês de Agosto, considerado mundialmente como mês do desgosto, ainda não tenha começado, pelo que se sabe até agora é que a CORRUPÇÃO, cujos desvios de dinheiro público são simplesmente assustadores, não fazem mínima sombra ao tamanho do prejuízo calculado pela devastação promovida pela Matriz Econômica Bolivariana. Um horror.
SACO CHEIO
Na última sexta-feira, 24/07, ao discursar para uma plateia de sindicalistas que se acotovelavam para assistir a posse do presidente do Sindicato (só podia) dos Bancários do ABC, o ex-presidente Lula disse, alto e bom som, que está de SACO CHEIO.
CHEIO DE DINHEIRO
Ora, se for levada ao pé da letra esta declaração, só pelo que já foi descoberto em termos de CORRUPÇÃO nas operações -MENSALÃO- e -LAVA JATO-, não está errado quem imagine que o SACO DE LULA deve estar CHEIO DE DINHEIRO. Só pode...
ESTOU DE SACO CHEIO
Ainda assim, depois de assistir o discurso de Lula, que por várias vezes era interrompido por aplausos frenéticos dos sindicalistas, não tive outra alternativa senão proferir as mesmas palavras ditas pelo ex-presidente:- EU TAMBÉM ESTOU DE SACO CHEIO!
TRANSBORDOU
Aliás, não é de hoje que estou de SACO MUITO CHEIO deste governo. Imagino, inclusive, que muitos leitores do Ponto Critico devem estar se sentindo da mesma forma. Entretanto, depois de ouvir algumas pérolas ditas por Lula Malfeitor, aí o que já estava CHEIO simplesmente TRANSBORDOU. Como por exemplo:
PÉROLAS
1- Estou cansado das mentiras e safadezas (contra Dilma).
2- O que a gente vê na televisão parece os nazistas criminalizando o povo judeu.
3- Não tem pessoa com caráter mais forte nesse País que a Dilma.
4- Estou -profundamente irritado- com a reação de pessoas que se diziam democráticas e que não aceitaram até agora o resultado da eleição. Sei que é difícil para parte da elite brasileira aceitar certas coisas".
5- Tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa.
6- Quem vem apostando no fracasso deste País vai quebrar a cara.
TRANQUILIDADE PARA MENTIR
O que mais chama a atenção em tudo isso é que Lula, Dilma e seus seguidores, mesmo diante de múltiplas e indiscutíveis provas, tanto de atos de corrupção praticados quanto de incompetência para administrar o nosso pobre país, é a tranquilidade que mostram ao dizerem que são extremamente justos e honestos. E que a sociedade em geral é a grande safada e/ou criminosa. Pode?
PESQUISAS
Tais manifestações acontecem no mesmo momento em que pesquisas de opinião pública informam, claramente, que Dilma só é aprovada por 7% dos brasileiros. E mais de 60% dos brasileiros querem o impeachment imediato da presidente. Que tal?
DESTAQUE MAIOR
Enquanto a CORRUPÇÃO (apenas no que diz respeito à Operação Lava Jato) segue ganhando novos e horripilantes capítulos a cada dia que passa, os noticiários do país não tem outra alternativa senão dar maior espaço para expor o quanto estamos sendo roubados pelos atuais governantes.
CONTAS PÚBLICAS
Diante desta encrenca monumental, que precisa ser destacada, sobra menos espaço (nos jornais) e tempo (nas emissoras de rádio e televisão) para informar, de forma clara, o quanto é terrível a situação das nossas contas públicas, que, por consequência, está afetando brutalmente a nossa economia.
META FISCAL
Com isso aproveito o artigo escrito pelo economista e pensador (Pensar+) Paulo Rabello de Castro, com o título: "Governo abandona meta fiscal e confiança se esvai". Eis:
Ao anunciar a revisão da meta fiscal de 2015 para o chamado “superávit primário”, que é a economia feita para pagar juros, reduzindo o alvo de R$ 66 bilhões (1,1% do PIB) para R$ 8,7 bilhões (0,15% do PIB), o governo não apenas reconheceu que planejou mal suas contas deste ano, por não estimar bem a profundidade da crise no setor produtivo afetando a receita esperada de impostos como, sobretudo, passou a aceitar que a dívida pública bruta (hoje 62% do PIB) deverá crescer muito nos dois anos seguintes, tornando impossível as agências de risco americanas não admitirem o rebaixamento da nota de crédito do Brasil.
DESCONTINGENCIAMENTO
O governo também criou um “descontingenciamento antecipado” de receitas futuras, figura esdrúxula e inédita na gestão fiscal brasileira, ao enviar ao Congresso um pedido de perdão de R$ 26 bilhões, caso algumas receitas de resultado especulativo (como a de regularização de capitais no exterior) não renderem a arrecadação esperada.
DEEPESAS CONTINGENCIADAS
Despesas precisariam ser contingenciadas pela presidente (erro grave cometido em 2014 e apontado pelo TCU) e agora a equipe econômica pede licença para não contingenciar despesas de igual magnitude, legalizando a má prática.
FRUSTRAÇÃO DAS RECEITAS???
Para além do desmonte da boa gestão pública, o País perde ao ouvir a explicação equivocada de que o “problema” nasce na frustração das receitas, cuja arrecadação vem crescendo 2,2% (em doze meses, até maio) e assim “obrigando” o governo a aprofundar o corte nos investimentos já ceifados.
O governo OMITE que a despesa total não financeira até maio vem inchando 11,5%, com as de custeio indo a 16% de expansão. Ao somar-se a isso a explosão dos encargos financeiros em 7% do PIB (R$ 408 bilhões até maio!) se conclui pela total impossibilidade de qualquer solução na linha convencional de mais aumento da carga tributária que, aliás, já não responde a tal apelo.
A SOLUÇÃO ESTÁ NA CARA
A solução está na cara: adotar regra de contingenciamento de TODA a despesa pública baseada na variação do PIB nominal, ao passo que se encare com seriedade uma reforma financeira a fim moderar, no tempo, uma política de juros públicos que leva o Brasil a ser, de longe e há muito tempo, o País que mais encargos paga para rolar sua própria dívida interna.
O não enfrentamento de um verdadeiro ajuste acoplado a um programa de longo prazo para ressuscitar o PIB levará os mercados a adotarem um caminho de correção pelo câmbio, que facilmente encostará nos R$ 3,50 nas próximas semanas.