Artigos

23 set 2015

PAGAR OU CAIR FORA


PENSAR+

Antes de tudo volto a informar, principalmente porque estamos diante de uma crise econômica, política e social, que o objetivo do PENSAR+ é, de forma voluntária, produzir textos e estudos com o propósito de fazer com que a sociedade não confunda CAUSA com EFEITO.

 


MELHORAR A COMUNICAÇÃO

Os Pensadores sabem, de antemão, que a tarefa não é simples. Afinal, como se percebe, a confusão é histórica. O que garante, aliás, uma enorme dificuldade para ser bem entendida. Ainda assim, a ordem é não desistir, mas melhorar, constantemente, a comunicação.  


EXEMPLO

Vejam, por exemplo, a reação daqueles que estão indo às ruas e/ou entupindo as redes sociais com manifestações contrárias ao aumento de impostos (federais, estaduais e municipais). O que fazem, mas não percebem, é que estão lutando apenas contra os EFEITOS. As CAUSAS, infelizmente, permanecem INTACTAS.


DESPESAS OBRIGATÓRIAS

A CAUSA, que deveria ter sido atacada bem antes das decisões tomada pelos nossos governantes, está no expressivo e contínuo aumento das DESPESAS OBRIGATÓRIAS. Como não foi tratada com reprovações ou contestações, restou o estrago (EFEITO) que agora está sendo apedrejado.
 


PESSOAL

Vale registrar que em torno de 90% das DESPESAS OBRIGATÓRIAS é representada por gastos com pessoal (folha servidores públicos ativos e inativos). Pela reações, o povo sempre dá a entender que não sabe que todos os aumentos salariais do setor público, depois de aprovados, são para sempre. 


ATACANDO O EFEITO

Como se vê, quando os aumentos salariais são discutidos, ninguém sai às ruas ou se manifestam contra a elevação das DESPESAS OBRIGATÓRIAS. Como a CAUSA não é atacada, o povo, de forma equivocada, vai para a rua para atacar o EFEITO, que é representado pelo aumento da carga tributária.
 


PAGAR OU CAIR FORA

Detalhe: as Corporações, percebendo que o aumento da carga tributária produz revolta na cabeça e no bolso dos pagadores de impostos, tomaram todas as precauções: fecharam a brecha contra eventuais arrependimentos. Mais: além da estabilidade no emprego ainda impuseram, através de leis pétreas, a impossibilidade de perda dos aumento concedidos.

Ontem à noite, como se viu, ao invés de atacar a grande CAUSA, o governo do RS resolveu mexer no EFEITO, ou seja, aumentou as alíquotas de ICMS de forma absurda. O que resta agora é: PAGAR OU CAIR FORA. Que tal?  
 



Leia mais

22 set 2015

PERGUNTAS PERTINENTES


PERFIL DOS LEITORES

Pelas mensagens que recebo dos leitores, a maioria, senão todos, desenvolve o raciocínio lógico, desfruta de bom discernimento e possui um senso mínimo de justiça. Como tal gostaria que respondessem, com total sinceridade, o seguinte:
 


PERGUNTA

- Você considera possível que as leis (ou cláusulas contratuais), inclusive aquelas consideradas como -PÉTREAS-, devam ser cumpridas quando não existem recursos suficientes para tanto?
 


CLÁUSULA PÉTREA

Para colaborar com o raciocínio pergunto: - Se na certidão de nascimento de qualquer indivíduo que deu o último suspiro, constar uma cláusula -pétrea que impeça que o falecido pare de respirar, isto significa que o mesmo fica impedido de morrer?


ANALOGIA

Por analogia, a situação financeira do Estado do RS passa pela mesma situação. Isto significa que, queiram ou não, NÃO HÁ MAIS RECURSOS SUFICIENTES PARA ATENDER A CLÁUSULA (PÉTREA) que determina o pagamento da folha de salários dos servidores ativos e inativos. Ou seja, o Estado do RS, faliu.


SERVIÇO

Mais: - Considerando que o salário é a contrapartida do serviço prestado, quando não há a prestação do serviço  é justo e cabível a existência da remuneração? Ora, como o serviço deve ser pago depois de prestado, a cláusula pétrea não deveria atender a esta lógica? 


TODOS INATIVOS

A propósito: Enganam-se todos aqueles que dizem que a Folha de Pessoal paga pelo Tesouro do Estado do RS é composta por Ativos e Inativos (aposentados e pensionistas). Na real, o RS só possui INATIVOS no setor público, pois ninguém trabalha e mesmo assim recebe. Pode? 


ESTUDO

Ah, antes que respondam as perguntas acima vejam o que diz o seguinte estudo feito pelo pensador (Pensar+) Darcy Francisco dos Santos:

No RS, por exemplo, temos 475 coronéis aposentados para 21 na ativa; 87% dos servidores tem aposentadoria especial, a metade com 50 anos de idade mínima e ¼ sem idade mínima. Isto tudo depende da constituição federal, é verdade, mas não se vê movimento de governador algum para mudar a licenciosidade. Em compensação, o governadores estão sempre reclamando do governo federal e vivem de pires na mão em Brasília.

Enquanto culparmos os outros , a União, os Estados Unidos, o FMI e o diabo, não teremos solução. Ainda se acredita, aqui, que o RS quebrou e o culpado é a dívida da União, despesa que responde por apenas 11% da sua receita corrente líquida. Ninguém fala, por exemplo, da previdência, que consome dispêndio líquido de 32%.
 



Leia mais

21 set 2015

PLANO DE VOO


PLANO SUICIDA

Volto a lembrar que no momento em que a maioria dos eleitores do nosso pobre país decidiu entregar o comando da NAVE -BRASIL- aos pilotos Lula e Dilma -Petistas-, alguns poucos (como é o caso deste editor), trataram de alertar, constantemente, que o -PLANO DE VOO- (PROGRAMA DE GOVERNO) do PT era suicida. Simplesmente porque havia sido elaborado e planejado pelo Foro de São Paulo. 
 


FELIZ VIAGEM

Sem mostrar interesse algum em saber para onde seriam levados, à porta da NAVE todos iam sendo recebidos calorosamente pelos pilotos e por uma enorme  equipe de comissários, sempre sorridentes, que faziam a entrega de BOLSAS carregadas de guloseimas, com votos de uma Feliz Viagem.


MOTORES FALHANDO

Passados alguns anos de viagem, na medida em que o efeito da drogas contidas nas guloseimas iam cessando, os enganados passageiros se deram conta de que não havia o mapa de voo indicando o destino da NAVE. Além disso, um ruído ensurdecedor avisava que os motores estavam falhando. 


ROUBADOS

Percebendo o desconforto à bordo, os pilotos trataram de enviar sucessivas mensagens -mentirosas- para tentar acalmar os passageiros. Foi quando alguém gritou que, enquanto os passageiros estavam sob o domínio das drogas servidas pouco antes da decolagem, a tripulação tratou de roubar o máximo que pode dos dorminhocos.  


GOLPISTAS

Os pilotos, na tentativa de evitar que todos os passageiros conferissem suas bagagens, pediram que todos permanecessem sentados, com os cintos afivelados. Como nem todos quiseram atender ao pedido, a tripulação  chefiada por Lula e Dilma passaram a chamá-los de GOLPISTAS. 


COLISÃO

Foi neste exato momento que a maioria percebeu que além de ladrões, os condutores da Nave estavam cumprindo um Plano de Voo (programa) com determinação suicida. A rota -bolivariana-, que havia sido escrita e definida pelo Foro de São Paulo bem antes do PT assumir o comando da Nave, tinha como propósito a COLISÃO.
 


TERRORISTAS

Muita ATENÇÃO: não se trata de uma Nave desgovernada. Ao contrário,  a NAVE -BRASIL- vem sendo governada, com rara maestria, para se espatifar.

Muitos passageiros, em pânico, na tentativa de mudar a rota, já tentaram entrar na cabine de comando para tirar dali os terroristas suicidas. Até agora, infelizmente, não conseguiram abrir a porta. Tá difícil...
 

EM TEMPO: Se o fato de pedir o Impeachment da presidente Dilma é uma atitude GOLPISTA, então o maior GOLPISTA é Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT.



Leia mais

18 set 2015

A GRANDE CAUSA


EDUCAÇÃO

Quem tem algum discernimento sabe o quanto a EDUCAÇÃO é responsável pelo desenvolvimento de uma nação. Assim, quanto melhor a qualidade da EDUCAÇÃO, mais o povo terá condições para conseguir melhorar a renda e a qualidade de vida.

 


MATÉRIA PRIMA

Como a grande -MATÉRIA PRIMA- de um país é o seu povo, para que ela se transforme em algo realmente útil e de boa qualidade é necessário que seja constantemente -lapidada-. Esta lapidação, ou preparação da MATÉRIA PRIMA, como se sabe, se faz por ensinamento da leitura, da ciência e do comportamento.

 

 

 


CAPACITAÇÃO

Portanto, países cujos governantes se dedicam a dar uma boa EDUCAÇÃO aos seus povos mostram ser mais capacitados para produzir produtos e serviços competitivos e de boa qualidade. Ou seja, a EDUCAÇÃO é, como referi no primeiro bloco, a grande responsável pelo desenvolvimento de qualquer Nação. 


SUBDESENVOLVIMENTO PARA SEMPRE

Pois, depois de ler o relatório da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado ontem pelo IBGE, fiquei mais do que convencido de que o BRASIL, pelo resultado apresentado, continua fazendo de tudo para permanecer, eternamente, no SUBDESENVOLVIMENTO.

 


13 MILHÕES DE ANALFABETOS

Vejam que em 2013 o Brasil registrou 13 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais. Este contingente de pessoas, por exemplo, supera a população da cidade de São Paulo (11,8 milhões) e representa 8,3% do total de habitantes do país.


PÁTRIA EDUCADORA

Atenção: segundo o relatório é considerado analfabeto quem não é capaz de ler nem de escrever um simples bilhete. Que tal? Agora, o mais revoltante:  o BRASIL - PÁTRIA EDUCADORA-, é a oitava maior população mundial de adultos analfabetos. Pode?  


FERRAMENTA DEFEITUOSA

Como a lapidação da matéria prima -CONHECIMENTO- se dá através do ensino, onde a ferramenta principal é representada pelo PROFESSOR, o resultado do relatório identifica, claramente, que essas CHAVES-MESTRAS se mostram muito defeituosas.

Ora, como os professores do ensino público, principalmente, são de péssima qualidade, o produto (aluno) que se prepara para a vida profissional acaba sendo descartado pelo mercado de trabalho. Como não consegue ser reciclado, por falha da ferramenta (professor), o seu destino, infelizmente, é o lixo. 



Leia mais

17 set 2015

PROPINA TRIBUTÁRIA


VALORES E PRINCÍPIOS

Ontem, ao se declarar absolutamente favorável ao retorno da CPMF, desde que a arrecadação do tributo seja repartida com os estados e municípios, o governador do RJ, Luiz Fernando Pezão, deu uma clara demonstração do quanto os -valores e princípios- estão cada vez mais raros no nosso pobre país.
 


PORTA-VOZ

Vejam que Pezão não falou por si, mas como um -REPRESENTANTE/PORTA-VOZ- eleito pela maioria dos governadores e prefeitos, que também apoiam a elevação da alíquota de 0,20%, proposta pelo governo Dilma, para 0,38% (0,10% para Estados e 0,08% para Municípios).


FALTA DE DINHEIRO???

O curioso, para não dizer lamentável, é que Pezão (apelido que ganhou por calçar sapatos número 47,5) fez uma revelação absurda aos meios de comunicação, quando disse, de PÉS JUNTOS, que a necessidade do tributo se dá por FALTA DE DINHEIRO.
 


EXCESSO DE GASTOS!!!

Ora, para quem é formado em Economia e Administração de Empresas, como é o caso do governador do RJ, dizer que FALTA DINHEIRO nos cofres públicos dos Estados e Municípios é uma excrescência. Ou mau caratismo. Seres que apenas respiram sabem, de cor e salteado, que os problemas do País, dos Estados e dos Municípios residem, EXCLUSIVAMENTE, no EXCESSO DE GASTOS, e não na ESCASSEZ DE RECURSOS. 


OLIMPÍADA E COPA DO MUNDO

Aliás, é sempre oportuno lembrar, por exemplo, que só o custo da Olimpíada de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro, deve ficar acima de R$ 36,7 bilhões. Valor maior, portanto, do que o -déficit orçamentário- do governo Dilma. Além disso, o gasto com a Copa do Mundo, custou aos cofres públicos mais de R$ 30 bilhões. Que tal?


FLANELINHAS

Lembro que no dia anterior, tanto Pezão quanto seus representados se mostravam visceralmente contrários ao tributo. A presidente Dilma, sabendo que o tecido social brasileiro está muito corrompido, não se fez de rogada: para obter apoio igualou os governadores e prefeitos aos -flanelinhas-. Acenou com uma -PROPINA TRIBUTÁRIA-. 


PARA ABRIR AS MENTES POLUÍDAS

Para abrir as mentes poluídas dos governantes que apoiam a CPMF, eis o que informa o estudo feito pelo pensador Ricardo Bergamini:

A necessidade de financiamento do governo aumentou entre 2010 e 2013. Após chegar a R$ 91,7 bilhões em 2012 (-1,9% do PIB), volta a ultrapassar o patamar de 2010 (R$ 120,65 bilhões ou (-3,1% do PIB), atingindo R$ 165,9 bilhões (-3,2% do PIB) em 2013. Neste indicador, o saldo negativo indica um déficit, que terá que ser financiado através da emissão de passivos financeiros.

Já a despesa de consumo final do governo, que são os gastos empregados em bens e serviços individuais e coletivos que as três esferas governamentais disponibilizam gratuitamente, passou de 18,3% do PIB em 2010 (R$ 710,4 bilhões) para 19% em 2013 (R$ 980,2 bilhões) na Conta Intermediária do Governo (CIG).

É o que mostra a publicação Estatísticas de Finanças Públicas e Conta Intermediária de Governo, que o IBGE passa a divulgar anualmente a partir de 2015. Elaborada em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a primeira edição do estudo apresenta resultados para os anos de 2010 a 2013 para os governos federal, estaduais e municipais. O objetivo é fortalecer e aprimorar a metodologia de apuração de estatísticas de governo por meio da harmonização de conceitos e metodologias, e do compartilhamento de informações entre a STN e o IBGE.
 



Leia mais

16 set 2015

RS - UM ESTADO DERROTADO


TRISTEZA E DESESPERANÇA

Ontem, os gaúchos que realmente sustentam o falido Estado do RS, pagando impostos extorsivos que são usados para satisfazer privilégios absurdos conquistados pelos servidores (que não produzem coisa alguma), viveram um dia de muita tristeza e desesperança. 
 


NOSSAS FAÇANHAS

De forma nunca vista ao longo dos 180 anos de existência da Assembleia Legislativa do Estado, centenas de manifestantes (furiosos), ligados a sindicatos e associações de funcionários públicos do Estado, simplesmente impediram o funcionamento da CASA DO POVO.

Só pelo que se viu, e ouviu, a letra do Hino Riograndense precisa ser reescrita, com a seguinte correção: -NÃO SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA-.
.
 


GOLPE

É importante deixar bem claro que ao impedir, de forma animalesca, o funcionamento da Assembleia Legislativa, os servidores deram um estupendo e certeiro GOLPE na fragilíssima DEMOCRACIA GAÚCHA. Um horror! 

Atenção:  o mais incrível é que o ato DITATORIAL aconteceu na exata semana em que os gaúchos comemoram a data mais importante do Estado (20 de Setembro). Isto explica, quem sabe, por que o RS festeja uma derrota (Revolução Farroupilha). Pode ser...


DEMÔNIOS

Vejam que os projetos que os deputados votariam ontem, que motivou a mobilização dos servidores, não têm nada de extraordinário e/ou prejudicial para os manifestantes, como de resto deveriam ter. Pois, mesmo assim, esses comunistas sempre veem demônios em todos os textos.
 


REFUGIADOS

Aqui entre nós: pela passividade que é mostrada por 97% da população do RS, que não enfrentam os 3% que gozam de altos privilégios que sustentam, dá a impressão de que para a maioria dos gaúchos a ficha ainda não caiu. Parece que desconhece a real situação financeira do RS. Só pode.

A continuar assim, onde a piora é crescente, quem enxergar a realidade nua e crua acabará se igualando aos refugiados da Síria: tratarão de sair do RS em busca de um lugar menos infernal. 
 


PROFESSORES

O pior de tudo é que a maioria dos manifestantes que impediram a entrada dos deputados na Casa do Povo são PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Que tal? Só por aí já se tem uma ideia do estrago que estão fazendo nas cabeças de mais de 75% dos alunos, que frequentam as escolas públicas do RS.


CRIME HEDIONDO

A propósito: No RS, neste péssimo 2015, o ANO LETIVO das escolas públicas do Estado não aconteceu. Olhando para o calendário, mesmo que houvesse uma enorme mobilização de recuperação, não há a mínima possibilidade física para que isto aconteça. Para piorar, ninguém será reprovado. Isto é, indiscutivelmente, um CRIME HEDIONDO.


O que se viu ontem, a bem da verdade, não é nada diferente do que vem acontecendo nos últimos anos. Ainda assim serve para mostrar o quanto as Corporações Sindicais do RS já PRIVATIZARAM O QUE DEVE SER PÚBLICO E SE EMPENHAM DE TODAS AS FORMAS PARA ESTATIZAR O QUE AINDA É PRIVADO.
 



Leia mais