BALANÇO
Dentro de mais alguns dias o governo do nosso empobrecido país estará, enfim, sob nova direção. Como a troca do comando está sendo saudada por uma grande maioria de brasileiros, é absolutamente necessário que todos sejam muito bem informados sobre o que acontecerá daqui para frente. .
DESEMPENHO DA ECONOMIA
Pois, de antemão, pelo estrago que os governos Lula/Dilma fizeram nas CONTAS PÚBLICAS, por mais que precisemos nos manter confiantes no futuro é preciso que todos saibam que não há a menor possibilidade de ser revertido o péssimo desempenho da economia brasileira para este ano e o próximo.
CAOS CONTRATADO
É extremamente importante que todos os brasileiros entendam, com absoluta clareza, que o CAOS para estes dois próximos períodos está contratado. O governo Dilma-Petista vai entregar posto com um PIB negativo assegurado, em torno de 4%, para 2016. Desgraça igual a que foi alcançada em 2015. E, em 2017, se tudo der certo, a única coisa que pode acontecer é um estrago menor.
REFORMAS
Vejam, portanto, que a obra de reconstrução do país não será uma tarefa fácil e de pouca duração. E mesmo assim, o novo comando só será capaz de colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento se fizer grandes e necessárias REFORMAS.
REFUNDADO
Assim como uma estrada que se encontra totalmente esburacada e com várias pontes destruídas precisa de tempo, investimento e muito serviço para voltar às condições normais de uso, o Brasil só poderá receber um tráfico razoável de negócios se for muito bem reformado. Ou refundado, melhor dizendo.
PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Eu, por exemplo, sei muito bem o que precisa ser feito. Aliás, desde o primeiro editorial do Ponto Critico (lá se vão quase 15 anos) o que mais faço é identificar: 1- onde estão os reais PROBLEMAS que dificultam e/ou impedem o nosso crescimento; e, 2- constantemente, apontar para as reais SOLUÇÕES.
LIBERDADE
Como defendo com unhas e dentes as ideias liberais e todos os estudos mostram que quanto maior a liberdade maior o desenvolvimento, quem sabe esta nova administração, que muito provavelmente comandará o Brasil até 2018, inicie por aí?
Uma coisa é mais do que certa: basta haver uma diminuição da intervenção do governo na economia para que o país inicie a mudança do atual cenário.